Cervinia na Itália dicas

Cervinia na Itália: unindo a fome com a vontade de esquiar

Que os brasileiros são apaixonados por viajar e comer bem na Itália, todo mundo sabe. Mas alguns, também são fãs dos esportes na neve, como ski e snowboard. Logo, unir a paixão pela Itália (e sua boa gastronomia) com a de esquiar foi a tarefa que recebi do meu marido para comemorar os seus 60 anos em um roteiro com a família no inverno europeu.

Inverno na Itália Roteiro Cervinia
Aniversário no inverno na Itália: esquiando em Cervinia

Breuil-Cervinia na Itália: viagem de neve e ski em família

Quando se pensa em esquiar na Europa, normalmente França e Suíça são os destinos mais lembrados. Mas já pensou na Itália? Já ouviu falar de Cervinia nos Alpes Italianos? O destino foi uma grata surpresa. A dica surgiu na minha sessão de terapia, recomendação do meu psiquiatra que é apaixonado por esquiar. Segui a “receita médica” à risca e, assim, Cervinia na Itália entrou para o mapa do Café Viagem!

Cervinia: da terapia para o inverno na Itália

Neste post, conto tudo que você precisa saber para montar um roteiro em Cervina. Destino que considero um achado charmoso para um roteiro de inverno na Itália com neve, pistas de esqui, paisagens icônicas e excelente gastronomia. Ah, e “recomendado pelos melhores psiquiatras!” Uma legitima viagem terapia em família.

Cervinia Italia
Monte Cervino (Matterhorn) ao fundo

Onde fica Cervinia na Itália: destino de inverno e neve

Inicialmente, vamos localizar Cervinia no mapa. Oficialmente conhecida como Breuil-Cervinia, está a noroeste da Itália, na região do Vale de Aosta (Valle d’Aosta) nos Alpes italianos. A partir de Milão, são 180 km. Faz parte da menor região da Itália cercada por imponentes montanhas. A capital do Vale de Aosta é Aosta.

Entre os italianos, Breuil-Cervinia é conhecida como um destino de ski super exclusivo e até luxuoso, um dos mais famosos da Europa. Porém, pouco explorado entre os brasileiros. 

onde fica Cervinia na Italia
Cervinia bem ao norte da Itália no Vale de Aosta, fronteira com Zermatt na Suíça

Matterhorn, montanha do chocolate Toblerone e o cartão postal de Cervinia na Itália 

Breuil-Cervinia faz fronteira com Zermatt na Suíça e divide com ela a fantástica e icônica paisagem do Monte Cervino – mais conhecido como Matterhorn. Nada mais nada menos que a montanha que inspirou o formato da barra de chocolate Toblerone. 

A saber: Matterhorn é uma das montanhas mais fotografadas do mundo, com 4478 metros. Tem a silhueta de uma pirâmide e pode ser vista em vários pontos da pitoresca e charmosa vila de Cervinia. 

onde comer em Cervinia na Italia Vale de Aosta
Matterhorn (Monte Cervino) e centro de Cervinia aos pés da montanha do chocolate Toblerone

Destino de inverno na Itália:  Breuil-Cervinia

A vila de Cervinia na Itália parece cenário de filme, cercada por chalés, montanhas, hotéis, restaurantes e muita neve. Mesmo quem não esquia (minha filha, por exemplo) pode aproveitar outras atividades além de curtir a paisagem.

A região de Breuil-Cervinia é ponto de alpinismo desde 1865, e em 1936 se estabeleceu como resort com a inauguração da primeira gôndola.

Cervinia Italia neve

Breuil-Cervinia: para esquiar na Itália

Em contrapartida, os fãs de esporte na neve, encontram na região de Cervinia na Itália pistas para vários níveis de esquiadores ( iniciantes a profissionais). A área de esqui ítalo-suíça conecta as cidades de Valtournenche, Breuil-Cervinia e Zermatt (na Suíça) e é uma das maiores dos Alpes. Os 3 locais fazem parte do Matterhorn Ski Paradise com 350 km de belas encostas e gigantes da natureza, como o Monte Cervino e o Monte Rosa.

Aos pés do famoso Monte Cervino (Matterhorn), Breuil-Cervinia na Itália é uma das estações de maior altitude nos Alpes (a base está a 2050 metros). Ou seja, possibilidade de neve de boa qualidade e uma temporada longa de ski que vai de outubro a maio.

TEMPORADA: outubro a maio

MONTANHA Base – 2.050 m e Topo – 3.480 m

PISTAS: 72 pistas, média de 34% iniciante / 61%Intermediário / 5% Avançado

+ Clique aqui para baixar o Mapa das pistas em Matherhorn Ski Paradise ou visite o site www.cervinia.it

O que fazer em Cervinia na Itália: principais atrações

Certamente, Cervinia na Itália não é um destino para encher a agenda de atrações (será que foi por isso que meu psiquiatra me recomendou?). É destino para relaxar, curtir a paisagem da neve, esquiar, aproveitar a estrutura do hotel e o clima mágico da montanha. 

Além de esquiar, você pode caminhar pelo pequeno centrinho, fazer trilha, passear no teleférico e admirar o visual do alto da montanha. Durante o dia, minha família se encontrava para almoço no centro histórico ou em restaurantes na parte baixa da montanha. 

No fim do dia, nada melhor do que algumas horas relaxando em um dos centros de bem-estar de Cervinia ou no spa do seu hotel. Felizmente, nosso hotel oferecia um espaço revigorante com sauna relaxante, um banho de hidromassagem e outras terapias. Recomendo fortemente: VRetreats Cervino.

Outra opção para o fim de tarde é o chamado Après-ski. Ou seja, uma espécie de happy hour animado com música e drinks para finalizar o dia próximos às pistas. De quebra, curtindo uma atmosfera energizante.

Para jantar, Cervinia oferece vários pontos gastronômicos. No entanto, achamos mais tranquilo jantar sempre em família no nosso hotel que oferecia a opção de meia pensão na tarifa (normalmente, 50 euros a mais por pessoa, por dia). 

Atrações em Cervinia na Itália: além do ski

  • centrinho histórico de Cervinia (pequena vila para percorrer a pé) com bares, cafés, lojas e restaurantes. Veja aqui as opções gastronômicas que indicamos!
  • passear de teleférico
  • Para crianças: Kid-Zone do Lino’s Bar, com tobogã de neve, brinquedos infláveis e outras atrações
  • caminhadas com “snowshoes”, patinação, tours de trenó e snowmobile e trilha Gran Balconata del Cervino
  • Visitar vilas ou cidades vizinhas: Maison de l’Alpage, Chamois, Valtournenche e, um pouco mais distante, Aosta e Courmayeur

Cervinia na Itália em família: a viagem no lugar da festa!

Meu filho e meu marido, praticantes do snowboard, passaram a maior parte do tempo nas pistas. Já, minha filha, que não quis esquiar, aproveitou a estrutura do hotel e os passeios pela vila. Juntos, curtimos MUITO a neve, a paisagem encantadora da região e os restaurantes maravilhosos na montanha e na vila. De quebra, celebramos em alto estilo o aniversário de 60 anos do meu marido que sempre sonhou com essa viagem de inverno e neve na Europa. Parabéns Mojo, foi uma “festa” para poucos convidados mas muito bem celebrada.

Onde comer em Cervinia na Itália

No pequeno centro da vila de Cervinia você encontra ótimas opções de bares e restaurantes em chalés alpinos, como o Snowflake e o Grivola. Para quem procura algo mais sofisticado, o Wood – cozinha contemporânea com estrela Michelin – é uma dica certeira.

Muitos hotéis também oferecem excelentes restaurantes abertos ao público (sob reserva), como o Principe della Nevi (Snowflake), o Saint Hubertus Restaurant (no Resort de mesmo nome) e o restaurante do VRetreats Cervino.

Na montanha, estão algumas das pérolas gastronômicas de Cervinia, como La Bricole e o Chalet Etoile, aberto desde 1974. E ainda: o descolado Rocce Nere ,um bistrô de montanha de fácil acesso mesmo para quem não esquia (mas é preciso pegar o teleférico).

restaurante na montanha em Cervinia: Rocce Nere

Onde ficar em Cervinia: dicas de hotéis

Cervinia oferece uma boa oferta de hotéis, apartamentos e resorts. Ao meu ver, o ideal é ficar bem localizado perto dos teleféricos, principalmente se você vai esquiar. Outra dica é reservar com antecedência sua hosepdagem pois a temporada de ski é bem concorrida.

Nós ficamos 4 noites em Cervinia em um hotel 5 estrelas com excelente estrutura e localização que mereceu um post no Café Viagem só sobre a experiência. Veja neste link sobre o VRetreats Cervino. Hotel moderno, todo restaurado pelo grupo Retreats e com transfer (sem custo extra) diariamente para a vila ou teleféricos (3 minutos de carro).

Outras dicas de hospedagem que também recomendo pesquisar: Hotel Cretaz, Principe della Nevi, Saint Hubertus Resort, Arte Hotel Grivola

>> Tarifas na alta temporada entre 200 a 500 euros por dia.

+ Nossa dica de hotel 5 estrelas em Cervinia

+ Todas as dicas da Itália no Café Viagem

onde ficar em Cervinia Italia
Nossa escolha de hotel em Cervinia com vista para o Monte Cervino: VRetreats Cervino.

Como chegar em Cervinia na Itália

Já vou logo avisando: não há trens para chegar em Cervinia. A vila fica a 180km de Milão e a 100 km de Turim. O melhor transporte até a Cervinia é o carro ou o ônibus. Nós optamos por transfer privativo a partir de Milão, achamos mais rápido e prático. Utilizamos o Cervinia Taxi Paradise que recomendo fortemente (média de 350 a 400 euros o trecho para 4 pessoas). Mas se você quiser economizar, pode seguir as recomendações abaixo:

RODOVIA

De Milão (180 km) ou de Turim (100 km), utilize a A5. Lembrando que, se for alugar um carro no auge do inverno, é preciso usar pneus especiais para rodar na neve e/ou carro 4×4.

ÔNIBUS/TREM

A estação de trem mais próxima é Châtillon/Saint-Vincent. De lá, são 28km até Cervinia. De Turim ou Milão, há um serviço de ônibus de/para Breuil-Cervinia Valtournenche.

VOOS

Há voos diretos de Roma para Aosta (capital do Vale de Aosta). Você também pode pegar trem para Aosta (capital do Valle d’Aosta) e a partir de lá ônibus ou carro até Cervinia.
Nós voamos até Milão e de lá pegamos o transfer para Cervinia e vice versa.

Veja também no Café Viagem:
+ Roteiro Lua de Mel nas praias do Sul da Itália: Capri, Costa Amalfitana e Puglia
+ Roteiro Roma

$ Quanto custa esquiar em Cervinia na Itália

Assim como várias estações de esqui na Europa, não é nada em conta esquiar em Cervinia na alta temporada. Tudo depende também do tipo de hotel e refeições que você está disposto a investir nas suas férias. Abaixo, uma média de valores que gastamos na viagem:

  • Hospedagem em hotel 5 estrelas para quarto casal com meia pensão e café da manhã: €3.100 para 4 noites
  • Refeições: entre 20 a 35 euros por pessoa. Vinho, garrafa mais em conta era por volta de 20 euros
  • Ski pass (bilhete para usar telféricos) €60 a €70 por dia.
  • Ski pass internacional (que inclui Zermatt na Suíça) €70 a €100 por dia.
  • Alguel equipamento: €30 a €40 por dia
  • Aula particular de ski: € 105 por duas horas de aula
  • Aulas em Grupo: €25 a €40 por hora
  • Transfer privativo Milão/Aeroporto Cervinia e Cervinia Milão/Estação Central de Trem: €750 + gorjeta

Curiosidades sobre Cervinia

  • a região do Vale de Aosta é rica em castelos medievais. Na estrada até a estação você vai passar por vários localizados em penhascos. Um deles, já serviu de cenário para o filme dos Vingadores da Marvel
  • próximo à Cervinia está o Lago Blu, famoso por refletir a imagem do Monte Cervino em suas águas cristalinas.
  • não chegamos a cruzar a fronteira para a Suíça, mas existe uma ligação Itália-Suíça (Cervinia com Zermatt) que permite aos esquiadores atravessar a fronteira entre os dois países. Porém, não é para amadores
  • já foi sede de importantes eventos esportivos de inverno , como esqui e snowboard
  • esqui no verão: possibilidade de esquiar também durante todo o ano na geleira Plateau Rosa ( 3500 m).
  • todo o Vale de Aosta tem cerca de 125 mil habitantes. Na alta temporada de inverno, o número de pessoas na região dobra para 300 mil.

DICAS

-cuide para fugir das férias dos italianos em fevereiro da “Settimana Bianca” (Semana Branca). As tarifas aumentam e os lugares ficam bem cheios. Pagamos mais pela hospedagem por conta disso!

– não esqueça de fazer o seguro viagem que inclua esportes de neve!

-leve roupas adequadas para o frio. Casacos impermeáveis, botas para andar na neve, luvas e, principalmente, roupas de baixo, chamadas “segunda pele”. Indico fortemente nesta categoria as da Columbia com tecnologia Omni-Heat Infinity. Dentro dos ambientes (hotéis e restaruantes) é bem aquecido e você vai precisar de roupas mais leves.

SAIBA MAIS

Breuil-Cervinia
Valle de Aosta /Valle d’Aosta Itália
Site oficial de turismo Vale de Aosta: www.lovevda.it
Instagram @valledaosta
Informações e mapa montanha Cervino Ski Paradise: www.cervinia.it
Escola de Ski e Snowboard para pré reservar aula: www.ride-em.com

Mais Roteiros de Neve em Família no Café Viagem:

Estados Unidos: Lake Tahoe Califórnia

Chile: Vale Nevado e Portillo

Jungfrau na Suíça

dicas para alugar carro na neve

Snowland Gramado

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!