Este post sobre ” como visitar Jungfrau” (montanha também conhecida como “Top of Europe”) faz parte do roteiro de verão pela Suíça que fiz no projeto SWISS Experience. Cheguei na Europa por Zurique num voo da @SwissInternacionalAirlines. De lá, parti de trem para a região do Lago de Genebra e Fribourg onde fiquei 6 dias visitando Genebra, Lausanne, Montreux, vinhedos de Lavaux, e vilarejos de Broc, Le Gruyère e Charmey. Na segunda semana, conheci Zurique e, de lá, fui de trem para a charmosa cidade de Thun.
A partir de Thun (onde fiquei 3 dias curtindo minha prima que mora lá) fiz uma viagem de 3 dias na parte central da Suíça por Interlaken e atrações próximas como o imperdível Top of Europe – a montanha de Jungfrau – onde a neve está presente até mesmo no auge do verão!

Alô, manhê! Cheguei no “Top of Europe”
Sim, é possível ver a neve em pleno verão na Suíça. E mais, a 3454 metros de altitude, na estação ferroviária mais alta da Europa. Trata-se de Jungfraujöch, um dos passeios mais populares do país. A região de Jungfrau-Aletsch tem beleza tão impressionante que recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural da UNESCO. A viagem até o Top of Europe (apelido da montanha) é um pouco demorada e pode até causar um certo enjoo devido à altitude (são 2 horas e meia de trem de Interlaken a Jungfraujoch). Contudo, vale a pena. O visual respeitável da janelinha do trem – com montanhas, lagos e vilarejos – é cinematográfico.

torça por um dia limpo e com sol!
—> O N D E F I C A
O trio de famoso de montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau está situado no centro da Suíça, próximo da cidade à Interlaken e Thun (onde é possível ver as montanhas) e a poucas horas de Zurique e Berna (capital do país). A região está na fronteira entre o Cantão de Berna com o Cantão Vallis. Jungfraujoch é a passagem que existe entre a montanha de Jungfrau e Mönch onde se localiza uma área turística e a ferrovia mais alta da europa, permitindo que todos possam subir literalmente nas nuvens a 3454 metros de altitude.

O visual do verão. A região está situada entre os lagos cristalinos de Thun e Brienz,e entre o imponente trio rochoso de Eiger, Mönch e Jungfrau (ao fundo da foto)

O visual incrível desde o início do percurso de trem (as quedas d’água impressionam) e o último trem por tração em cremelheiras que leva ao topo da montanha
COMO CHEGAR A J UNGFRAUJOCH
Bem, grande parte dos turistas partem de Interlaken para Jungfraujoch. E foi exatamente o que eu fiz. A viagem dura por volta de duas horas e meia. Importante: leve água para beber a todo instante (por causa da altitude!) e boas roupas de frio e neve.
É preciso fazer várias trocas de trem até o topo da montanha. Por isso, olhar atento nos mapas. Minha dica é grudar num guia turístico durante a viagem de trem e ir atrás dele. Ou ainda, contratar um guia se estiver em grupo. Veja as possibilidades de como ir até Jungfraujoch a partir de Interlaken:
1. A partir de Interlaken Ost, baldeação em Lauterbrunnen e Kleine Scheidegg até Jungfraubahn – com possibilidade de visitar Wengen no caminho pois é uma das paradas.
2. A partir de Grindelwald, baldeação em Kleine Scheidegg até Jungfraubahn.

é preciso trocar de trem até o final do trajeto

Ao subir, o sol foi dando lugar às nuvens

Em Kleine Scheidegg baldeação para Jungfraubahn.

Mesmo em pleno verão, leve um bom agasalho. Você já começa a congelar no trem!

De repente, estamos no trem acima das nuvens, uau!

No trajeto, o trem faz 2 pitstops para ver a vista num mirante envidraçado (e também para quem precisa ir ao banheiro). Pena que na minha vez a vista estava tomada pela neblina
—> O Q U E V E R E F A Z E R E M
J U N G F R A U J O C H
Logo ao chegar no pé do monte de Jungfrau (Jungfraujoch) você vai encontrar uma vista fora de série no mirante aberto (que dá até um medinho!). Aprecie e comece as fotos e selfies. Difícil, vai ser tirar a luva para fotografar, hehehe.
A área fechada é meio um labirinto com vários túneis, por isso, peça ajuda sempre que for possível aos atendentes para encontrar as atrações. Principalmente para achar a portinha que leva ao Plateau – que na minha opinião é a melhor experiência por lá. Só cuide para não escorregar na neve. Há cordas para se segurar e também para limitar até onde os visitantes podem ir na área aberta do Plateau.

portinha que revela uma das melhores atrações do Top of Europe

segure-se nas cordas para não cair!

Todo mundo tira uma fotinho no alto com a bandeira…

… E fica de queixo caído com o visual

Do Plateau é possível ver o espaço (no topo da montanha de neve) onde estão situados as atrações como restaurantes, lojas, Galeria do Gelo, entre outras
Ainda no espaço externo há uma área com brincadeiras na neve, o Snow Fan. Não cheguei a me aventurar por lá, mas vi gente fazendo tirolesa e escorregando na neve. No espaço interno, há restaurantes, lojas (como a dos chocolates Lindt), Palácio de Gelo ( com esculturas ), exposição de fotos sobre a construção da ferrovia (inclusive homenageando trabalhadores que morreram durante a construção), entre outras atrações.

Espaço e loja da Lindt

Caminho para a Galeria do Gelo

As fotos da construção da ferrovia
Durante o trajeto descobri que Jungfraubahnen (empresa proprietária de mais de 40 meios de elevação — entre trens e teleféricos — na região de Jungfrau) também é a companhia ferroviária parceira (desde 2006) do trem que sobe o nosso Corcovado. Ambas as ferrovidas são dotadas do sistema suíço de tração por cremalheira.

O sistema de tração por cremalheira da ferrovia de Jungfrau é o mesmo do trem do Corcovado (que por sinal, é suíço!)
= > A L I M E N T A Ç Ã O
Algumas pessoas levam o seu lanche, que é uma boa forma de economizar, é claro. Contudo, achei a experiência de almoçar no restaurante bem agradável. Uma pausa tranquila e gostosa já que a viagem até o topo é longa e merece uma boa refeição com vinho, certo? Se não me engano, são 3 opções de restaurante. Do mais sofisticado ao mais simples (que oferece sistema de self-service). Eu fui no intermediário (com opções à la carte) e adorei: Crystal Restaurant. A vista da janela ao lado da minha mesa era indescritível (veja na foto abaixo). Meu prato com carne e spätzle estava muuuito saboroso e bem servido. O atendimento foi ágil e simpático. O prato sai por volta de 30 francos suíços. Um menu kids (opções com carne e batata frita ou massa), em média 18 francos suíços.

visual da mesa durante meu almoço, na janela do restaurante. Ruim, né?

Meu prato com carne e säptzel estava uma delícia e bem servido
Reserve um espaço para a sobremesa na loja dos chocolates Lindt (meu chocolate favorito!). Quando fui (não sei se é sempre) os chocolates estavam com 1o ou 15% de desconto. Assim, enchi uma sacolinha de bombons (aqueles que se desmancham na boca!). Arrependi-me de não ter comprado ainda mais.

Deixe a sobremesa para a loja da Lindt . Há bombons de todos os sabores possíveis. Dica: não economize e leve muitos. São maravilhosos.
Aviso aos exploradores: é preciso dedicar um dia inteirinho do seu roteiro para fazer esse passeio. E mais: estar preparado para realmente subir às alturas diante de rotas cênicas e branquinhas, algo que mexe bastante com a gente (pelo menos, comigo, fiquei até tontinha na volta!). Enfim, é uma aventura impactante para carimbar no seu passaporte!
Fiz o passeio a convite da Interlaken Tourism e Jungfrau Railway. Eles dispõem de guias turísticos que falam português e que podem acompanhar no passeio. Você pode comprar bilhete de trem e agendar um guia, se necessário, no Centro de Informações Turísticas de Interlaken (Interlaken Tourisms – Höheweg 37 )

Eu e minha super Guia portuguesa (que também voltou cheia de chocolate da Lindt) ao término do passeio na estação de Interlaken
SAIBA MAIS
JUNGFRAUJOCH
A região de Jungfrau está localizada no coração da Suíça, aos pés das imponentes montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau e entre os Lagos de Thun e Brienz. A Jungfrau Railways é a companhia ferroviária que leva os visitantes ao topo dos Alpes Suíços à natureza de Jungfrau-Aletsch – Patrimônio Mundial da Unesco. No verão, há muita gente praticando hiking nas montanhas.O valor do bilhete de trem para todo o trajeto de Interlaken até Jungfraujoch sai por volta de 190 francos suíços. Quem tem o Swiss Pass tem parte da viagem de trem sem custo e o trecho até Junchfraujoch com 25% de desconto (é o trecho mais caro) – confira também promoções e pacotes no site. Crianças até 5 anos não pagam.
Site com informações sobre Jungfrau e ferrovia:
www.jungfrau.ch
Email: info@jungfrau.ch
compra de tickets online: shop.jungfrau.ch/en/tickets/bergbahn⇒ PESQUISE AQUI TARIFAS HOTÉIS EM INTERLAKEN, SPIEZ E ARREDORES
⇒ TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM
Genebra | Carouge | Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch | Zurique | Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey
Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines
Voando de executiva com a Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS
Emoções de um Verão na Suíça
Sobre a SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa
*Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto SWISS Experience. Contudo, este roteiro por Interlaken e Jungfraujoch foi um convite à parte da Interlaken Tourism e Jungfrau Railway. Agradeço imensamente a oportunidade.
Christine | 26/04/2015
|
Oi Alexandra, gostaria de te pedir uma ajuda, vc indicou um link que fala do swisspass mas mesmo assim estou na dúvida se devo comprar um e qual deles. Pretendo chegar por Zurich de avião e ir para Interlaken ficando 2 dias, depois Lucerna ficando um dia, e Zurich de novo um dia para depois ir para Alemanha.É mais barato comprar o swisspass de 4 dias para esse roteiro que falei?ou comprar as passagens de trem avulsas?
Obrigada pela sua atenção
Christine
Alexandra Aranovich | Autora | 04/05/2015
|
Oi Christiane
Desculpe a demora na resposta.
O SWISS PASS sempre compensa se você usar bastante os trens de uma cidade para outra (ou vilarejo), usar os barcos (passeios) e os descontos em museus e atrações.
Se a sua ideia for ficar mais dentro da cidade, não é o caso. Mas por conforto, vale a pena o Swiss Pass.
beijos
Fernando faraco | 26/04/2015
|
Olá Alexandra
Estamos precisando de ajuda para montar um roteiro de 4 dias na Suíça no fim de julho e estamos com dificuldade de escolher um pass para trem por causa da imensa variedade de opções .
Nosso roteiro seria : chegada por Zurique,ida direto para Interlaken ,subir Jungfrau ,volta para Lucerna e sair por Zurique para Alemanha.
O que você acha do roteiro e qual pass escolher ?
Desde já agradecemos pois estamos meio perdidos kkkk
Grato
Fernando e Chris
Alexandra Aranovich | Autora | 04/05/2015
|
Oi Fernando
Se forem 4 dias, sugiro um SWISS PASS válido apenas por 3 ou 4 dias.
Se forem chegar por Zurique, sugiro (ou na ida ou na volta) uma tarde no mínimo por lá. É lindo, moderno.
De Zurique, peguem o trem para Thun (que é caminho para Interlaken – viagem de 1h30). Vale a pena descer na cidade (lindaaaa). É pequena e fácil de pecorrer. De lá, peguem o barco até interlaken (ao lado da estação de trem). O pass vale para este passeio também. Vocês podem ir parando nos vilarejos do trajeto de barco como Spiez.
Em Interlaken, confiram o Harder Kulm (montanha no fim do dia). O passeio de Jungfrau dura o dia inteiro e parte de Interlaken. O SWISS PASS não cobre todo esta viagem de trem (junfrau) mas dá desconto no bilhete.
Estes posts podem ajudar:
https://cafeviagem.com/programas-de-verao-suica/
https://cafeviagem.com/categoria/destinos/europa/suica/zurique/
Planejaria:
1 dia para Junfraujoch
1 dia para voltinha em Thum e passeio de barco até Interlaken
1 dia em Zurique
1 dia na cidade de Interlaken e arredores (Spiez + montanha de harder kulm)
Alexandra Aranovich | Autora | 04/05/2015
|
Desculpe… a ordem seria esta
1 dia em Zurique (na início ou no final do roteiro_
1 dia para voltinha em Thum e passeio de barco até Interlaken
1 dia para Junfraujoch
1 dia na cidade de Interlaken e arredores (Spiez + montanha de harder kulm)
Sueli | 24/05/2015
|
Olá Alexandra!
Parabéns pelo Blog
Confesso que de tudo de li sobre o Top Of Europe o seu blog foi pra mim o mais bem explicado.
Porém estou com algumas dúvidas.
As paradas e as trocas de trem tanto pra subir quanto para descer duram quanto mais ou menos?.
Saberia me informar onde contratar um guia em português e quanto eles cobram?
Iremos agora em agosto, tendo como base Bern, faremos um bate e volta até Interlaken, será que veremos um pouquinho de neve no topo nesse mês?
Não falamos nada de inglês, mas entendemos o básico, será que dá pra encarar?
Obrigada
Sueli
Alexandra Aranovich | Autora | 25/05/2015
|
Oi Sueli
Obrigada!!!!!!
As paradas são rápidas. Você sai de um trem e já pega outro em no máximo 5/8 minutos. Por isso é importante que (se não estiver com Guia) sempre questione alguém se é o trem certo para Jungfrau.
Para fazer um bate-volta de Bern você terá que eleger se quer passear em Interlaken (lagos, cidade e Harder Kulm) ou em Jungfrau (que toma o dia todo para subir e descer). E sim, em agosto há neve por lá. Foi o período que eu fui. Para Guia em Português você deve entrar em contato com a Central de Turismo de Interlaken ou Jungfrau: info@jungfrau.ch ou mail@interlakentourism.ch
Pergunte sobre valores de grupos (que é mais em conta) e agendamento.
Em agosto também acontece o Lake Brienz Rock Festival em Interlaken nos dias 7 e 9/08 e o Thun Festival. Se tiver tempo, não deixe de visitar a cidade de Thun (perto de Bern e Interlaken). É lindaaaaa. Sugestão de roteiro:
– Bern a Thun
-Café da manhã e passeio em Thun.
-Barco ao meio dia de Thun para Interlaken.
-Almoço e passeio em Interlaken. Subida em Harder Kulm
-Volta de trem para Ber
Beijos e aproveite. Suíça é uma delícia
Alexandra
http://www.cafeviagem.com
Sueli | 26/05/2015
|
Alexandra!
Obrigada pelo seu retorno.
O que é Harder Kulm?
O que achou mais legal?, passear em Interlaken (lagos, cidade e Harder Kulm) ou em Jungfrau.
Grata
Sueli
Alexandra Aranovich | Autora | 26/05/2015
|
Oi Sueli
Harder Kulm é um montanha dentro de Interlaken onde é possível subir com um funicular e apreciar a vista que é linda em dias claros de verão > https://cafeviagem.com/mirante-harder-kulm-e-restaurante/
Eu gostei mais de passear por Thun , andar de barco e subir Harder Kulm. Mas isso vai de cada um.
Jungfrau é muito mais aventura, com certeza. E tem o contato com a neve.
É que eu, particularmente, gosto mais de caminhar pela cidade, tomar um café, etc.
Ambos são passeios legais, vai mais pelo estilo de viagem/roteiro que procuras.
Bjs
Ale
http://www.cafeviagem.com
silvana niitsu campo | 29/06/2015
|
Olá, gostaria de saber se as passagens de trem para jungfrau, posso comprar na hora em agosto, ou se tenho que comprar com antecedência?
E também se eu estiver com o swiss pass, é gratuito até interlaken, e depois nas outras baldeações eu pago na hora com desconto? Vou em agosto agora
Obrigada
Silvana
Alexandra Aranovich | Autora | 06/07/2015
|
OLá Silvana
Se estiver com Swiss Pass pode ir até Interlaken sim. Recomendo a partir de Interlaken (que tem posto de vendas e centro de informações turísticas) comprar as outras passagens e já sair com tudo na mão, é beem mais fácil.
Beijos e bom passeio
(saudades da Suíça!!)
Alexandra
Rose Moraes | 25/08/2016
|
Olá… vc poderia me indicar uma guia para passeios na Suiça ?
obrigada
Talita | 19/11/2017
|
Oi Alexandra! Gostei muito dos seus posts, você passa todos os detalhes e fica bem claro qual será nossa experiência nestes lugares incríveis.
Sobre o passeio para Jungfrau fiquei com uma duvida. Se eu tiver o swiss pass, e for ficar em Interlaken, devo comprar o trecho a partir de qual estação/cidade?
Posso comprar 1 dia antes ou melhor comprar com mais antecedência?
Super obrigada!
Talita
Alexandra Aranovich | Autora | 20/11/2017
|
Oi talita
Tudo bem? Obrigada pelo seu elogio ao blog, adorei.
Quem tem o SwissPass tem gratuidade até Wengen ou Grindelwald e de lá tem 25 % de desconto no trecho final até a Jungfraujoch (apresentando o SwissPass).
Acredito que você pode comprar o seu bilhete assim que chegar em Interlaken.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Fernanda | 13/03/2018
|
Olá, parabéns pelo blog! Nos sentimos parte da viagem rs
Uma dúvida: vou para Suiça em agosto/18 e terei base em Lucerne e Interlaken. Tinha pensado em ir na Titlis pois me falaram que o passeio é similar (aquele experiência de neve mesmo no verão rs) e por ser bem mais em conta. Mas queria saber sua opinião: é mesmo “quase”a mesma coisa? Obrigada
Alexandra Aranovich | Autora | 15/03/2018
|
Oi Fernanda
Olha só, não fui a Tilis, então não tenho como comparar. Mas tenho certeza que você pode optar por apenas um dos passeios (Tilis ou Junfrau) que oferecem neve no verão. Não precisa ir nos dois.
Abraços e boa viagem
Alexandra do Café Viagem
Ivan | 17/01/2019
|
PARABÉNS por sua publicação alexandra. Por favor vc foi em que mês ´para esta região.
Ivan | 17/01/2019
|
alexandra, me desculpe pois meu corretor escreveu todo texto após parabéns em minusculo.