Bodega La Azul de Mendoza : visita e almoço harmonizado
Diante de tantas bodegas em Mendoza que impressionam pela estrutura moderna ou pelo tamanho, a bodega La Azul se diferencia e encanta pelo aconchego rústico, personalidade e seus vinhos de autor. Situada no Valle de Uco , essa pequena vinícola familiar tem vinhos de alta qualidade e bom custo-benefício. E mais do que isso, a La Azul oferece um respeitável menu harmonizado com o visual escandaloso da Cordilheira e aos pés do imponente Cordón del Plata. Nos apaixonamos!
Tente imaginar uma viagem entre amigos, todos fãs de futebol e gremistas fanáticos, encerrando seu último dia de roteiro em Mendoza em uma bodega com o nome de “ la Azul”. Claro que teve até brincadeira do tipo: “já temos as taças, agora temos o vinho”. Pois então, esse time de amigos gremistas podiam simpatizar com a vinícola só pelo nome, mas a verdade é que a La Azul vai muito além da cor.
Abre parênteses: casualmente, dias depois da nossa viagem, foi marcado um jogo (no dia desta postagem, 4 de julho) entre Grêmio e Godoy Cruz (time de Mendoza). Claro que o vinho da Bodega La Azul é o eleito para ver a partida, concorda?
Mas deixando um pouco o futebol de lado, vou contar por que a Bodega La Azul é tão especial e merece uma visita e almoço harmonizado – principalmente durante a primavera e verão nessas mesas ao ar livre no gramado …
Primeiramente, a La Azul se diferencia das demais vinícolas mendocinas pois está situada na belíssima região do Valle de Uco (em Tupungato). É o mais próximo que os vinhedos chegam da Cordilheira dos Andes, paisagem in-crí-vel. E ainda, da região é a única vinícola com capital 100% argentino. Grande parte da vinícolas tecnológicas dessa área tem investidores internacionais (como Andeluna e Salentien – duas bodegas vizinhas bem próximas da La Azul) .
Afora a localização, a bodega oferece um menu harmonizado de respeito em uma casinha simpática, rústica e com pinceladas do tom de azul que mais amo: nos objetos, móveis, nos rótulos e no imenso céu azul que cerca e abraça o local. Apesar de ser argentina, a vinícola tem um certo ar uruguaio no seu estilo de decoração (rústico-chic) …
Quem comanda a simpatia da casa há dez anos é o próprio dono e enólogo, Ezequiel Fadel – um jovem sorridente que coloca a mão na massa em todas as etapas da visita: do almoço ao tour pelos aos tanques e degustação. Ezequiel , junto com o sommelier da casa, esteve presente em quase todas as etapas da nossa refeição harmonizada, conversando e apresentando pratos e vinhos.
Soubemos então que a vinícola é familiar e existe há mais de 60 anos. Foram os pioneiros em produção de uva na região. Com Ezequiel, a bodega está na 3a geração. Seu pai produzia 20 mil garrafas. Hoje, Ezequiel, na La Azul, produz 150 mil garrafas. A fazenda do local tem 120 mil hectares e a família também toca outra fazenda próxima com mais 100 mil hectares. Do total de 220 mil hectares, somente 15 hectares são utilizados para produzir todo o vinho da bodega. O motivo? Bem, o negócio principal da família é vender a grande produção de uvas de suas terras às grandes vinícolas (Chandon, Catena são algumas das vinícolas que compram suas uvas).
E qual o motivo do nome La Azul? Anos atrás, quando a família, que era imensa, dividiu as terras, as ferramentas de cada um eram identificadas através de marcas com cores. As ferramentas dos membros da família de Ezequiel tinha a cor azul, logo, Bodega La Azul.
Depois de um pouco de conversa e olhares apaixonados pelos cantinhos do ambiente charmoso, o almoço começou a ser servido em uma sequência de pratos que arrancou suspiros. Iniciando com um creme de cebolas de outro planeta, uma salada refrescante (com molho de frutas vermelhas) e uma empanada regional na perfeição.
O primeiro vinho a ser servido foi um sauvignon Blanc que adoramos. O malbec da Bodega La Azul entrou na sequência. Vinho jovem, frutado, fácil de beber, com taninos doces, característicos do varietal. Ideal para todos os tipos de comida, especialmente pratos relacionados com à acidez do tomate.
Eu nem precisava de mais nada para ser feliz , mas foi servido mais um vinho que acompanhou a empanada, o Cabernet Sauvignon Bodega La Azul.
O próximo vinho, Bodega La Azul Reserva começou a impressionar ainda mais a turma à mesa junto com os pratos principais de carne vermelha. Uma mistura de 60% malbec e 40% cabernet sauvignon. Um vinho que envelhece 15 meses em barricas francesas e barricas americanas de segundo uso (70% do carvalho francês e 30% do americano), produção de 10 mil garrafas ao ano. Vinho com potencial de guarda de 10 anos ou… 10 minutos como foi o nosso caso.
O Gran Reserva Bodega La Azul 2012 foi apresentado por Ezequiel. Foi o vinho que levamos cada um pelo menos uma garrafa para casa pois é difícil de encontrar no Brasil. Imperdível! Assemblage de cabernet e malbec, envelhecido 24 meses, 35% em barricas de carvalho americano e 65% em barricas de carvalho francesas. Complexo e refrescante. Encerrou com chave de ouro o almoço campeão.
Entre as opções de sobremesa: tiramisu e o tradicional flan con dulce de leche que amooo.
Um brinde a esse almoço incrível, à amizade e à Bodega La Azul !!
Sem dúvida, foi umas das melhores refeições que tivemos em Mendoza (juntamente com a da El Enemigo). A vontade era ficar deitada nos sofás do jardim e curtir o sol, a paisagem e tirar uma soneca. O restaurante da Bodega La Azul também tem opções e pratos vegetarianos (é sempre bom avisar com antecedência). O preço de uma refeição harmonizada gira em torno de 40/50 dólares por pessoa . O nosso almoço fez parte de um pacote com a Vendima Wine Tours que escrevi neste post.
Após o banquete harmonizado, Ezequiel convida os comensais para um tour em sua “ garagem” de produção. Levamos as taças, bebemos vinhos das barricas e nos divertimos enquanto aprendíamos um pouco mais sobre a paixão dos mendocinos por esse terroir com vocação para o malbec e outras grandes uvas e vinhos.
“ Se existe uma coisa no mundo que não pode faltar junto a uma taça de vinho, quando chega o meio-dia e o sol começa a esquentar o solo de Mendoza, é justamente uma boa comida. “ – e foi com essa proposta que o restaurante da La Azul abriu suas portas em 2011 fazendo a alegria dos sortudos que passam por lá e provam seu vinho e sua cozinha regional. Reservas são imprescindíveis nessa experiência altamente recomendada e apaixonante.
SAIBA MAIS
BODEGA LA AZUL
Ruta 89 s/n
Tunuyán, Valle de Uco
Mendoza | Argentina
Tel.: +54-2622-423593 / +54-2622-422108
Site: www.bodegalaazul.com
Restaurante funciona para almoço de terças a domingos.
Clientes sem reserva no almoço também são bem-vindos.
Degustações em 2 horários: manhã (10h00 a 12h00) e à tarde (16h00)
Não perca…
TEM MAIS DICAS DE MENDOZA :
ONDE FICAR EM MENDOZA: 10 dicas de hotéis no centro e nos vinhedos
QUEM LEVA : dica de transporte e guia para passeios vinícolas Mendoza
ONDE COMER EM MENDOZA: dicas de restaurantes, vinícolas e cafes
ROTEIRO MENDOZA ENTRE AMIGOS : nosso roteiro completo de vinícolas, restaurantes, passeios e hotel
ROTEIRO MENDOZA A DOIS – roteiro feito no inverno
VINÍCOLAS:
SUSANA BALBO – visita e almoço harmonizado
PULENTA ESTATE – degustação sensorial
ANDELUNA
BODEGA NORTON – a experiência de enólogo por um dia
BODEGA EL ENEMIGO – almoço harmonizado imperdível em Mendoza na casa de Alejandro Vigil
BODEGA LA AZUL – almoço harmonizado neste lugar apaixonante no Valle de Uco
CATENA ZAPATA – visita e degustação vinícola do “pai” do Malbec argentino
ACHAVAL FERRER – visita e degustação top
VAI VIAJAR PARA ARGENTINA?
NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM
FAÇA AQUI COTAÇÃO DOS MELHORES PREÇOS E OPÇÕES DE SEGURO DE VIAGEM
CHIP DE CELULAR PARA INTERNET LIBERADA
Saia do Brasil com seu chip internacional da Easysim4U já funcionando no celular e internet liberada.
Booking.com
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Fizemos o almoco harmonizado no La azul no primeiro dia de viagem seguindo sua indicação. Adoramos! Comida maravilhosa, vinhos deliciosos e muito bem atendido pelos
donos.
Que show!! Sou suspeita pra falar pois adoro esta vinícola, os vinhos e a refeição que tivemos por lá. Sem falar do visual.
Obrigada pelo comentário no Café Viagem. Espero que a viagem tenha sido maravilhosa.
Grande Abraço
Alexandra do Café Viagem
Li teus comentários e fico arrepiado, conheço bem o pessoal de Bodega La Azul e atualmente sou o importador oficial no Brasil. Via meu fone para contatos:5511-94762-2954.
Os vinhos continuam sendo uma delicia. Me orgulho de estar representando.
Abraço
Olá Pedro
Tudo bem? Entrega em Porto Alegre?
Acho que vou ser tua cliente.
Abraços
Alexandra
SOMOS UM GRUPO DE 4 PESSOAS. ESTAREMOS EM MENDOZA DESTE DOMINGO ATÉ O PRÓXIMO SÁBADO. ALGUMA CHANCE DE CONSEGUIRMOS VISITAR A BODEGA LA AZUL, TALVEZ COM UM ALMOÇO INCLUIDO? TENS ALGUMA INFLUÊNCIA POR LÁ? TENTAMOS E Ñ CONSEGUIMOS PELA INTERNET.
OBRIGADO
Olá Luiz
Tudo bem? Tentaria entrar em contato com o guia Leo, meu guru em Mendoza. Os contatos dele estão neste post https://cafeviagem.com/o-que-fazer-em-mendoza/
Abs
Alexandra