Floresta Encantada Caranazal

Inverno amazônico: a Floresta Encantada de Alter do Chão

Se você tem viagem marcada o “caribe amazônico”, provavelmente já leu, ouviu ou ainda vai descobrir sobre o passeio da Floresta Encantada de Alter do Chão (ou Floresta do Caranazal). Impossível não incluir esta atração realmente mágica no seu roteiro de Alter do Chão no Pará durante o período co inverno amazônico. Vai por mim, reserve pelo menos uma horinha para navegar lentamente de canoa na área do Lago Verde que, durante as cheias da região, fica alagada e cheia de encantos.

Floresta Encantada Alter do Chão

O que é a Floresta Encantada de Alter do Chão

Primeiramente, uma das atrações mais imperdíveis de Alter do Chão, principalmente durante o inverno amazônico. Em poucas palavras, a Floresta Encantada é uma floresta alagada, formada pela mata de igapó, tipo de vegetação característica da Amazônia. Encantada é seu nome fantasia. O original é Floresta do Caranazal de Alter do Chão, onde também está o famoso Lago Verde!!

Floresta Encantada Alter do Chão
Floresta Encantada Alter do Chão – Foto Gabriela Campos

Mas detalhe: a paisagem da floresta debaixo d’água só acontece entre janeiro a julho – período chamado de inverno amazônico, também considerado baixa temporada na região. Como assim Inverno se no resto do Brasil é verão e outono? Pois então, eles chamam de “inverno amazônico” a época do ano em que as chuvas são abundamente. Logo, os rios sobem e as faixas de areia das praias desaparecem. De quebra, surgem as florestas alagadas e encantadas como a do Caranazal.

a

Segundo a National Geographic Brasil, igapó é uma floresta feita de água, típicas da Amazônia e muito valiosas para a biodiversidade. O mundo do igapó apresenta mistérios aquáticos dos rios e, de quebra, das lendas brasileiras.

Floresta Encantada Alter do Chão

Onde fica a Floresta Encantada de Alter do Chão

Alter do Chão é uma vila de pescadores da cidade de Santarém no Pará. Cercada por belos rios e florestas, por isso recebeu o título de “Caribe da Amazônia”. Pertinho do centrinho da vila de Alter, a 3km de distância, está a entrada para o passeio da Floresta do Caranazal que, após tantos suspiros dos turistas que a visitavam, foi apelidada pelos nativos de Floresta Encantada.

Como chegar a Floresta Encantada de Alter do Chão

Como falei, a Floresta Encantada de Alter do Chão está bem próxima do centro da vila – 3km. Logo, você pode ir de carro, táxi ou até de barco. Chegando ao local, você pega uma das canoas que fazem o tranquilo passeio na floresta alagada.

Lago Verde de Alter do Chão que forma a Floresta Encantada quando sobe

Para chegar até a Floresta Encantada, contratei o serviço de transfer (ida e volta) da empresa Cuicuera Ecotour. Eles tem passeios de lancha e carro em Alter. É a empresa mais antiga de turismo da região, todos conhecem o Deco da Cuiacuera. Vai por mim, você estará em boas mãos!

São oferecidos duas modalidades de passeio de canoa:

  • o passeio de 30 min que custa R$ 50
  • e o de uma hora (o que fiz e recomendo fortemente) por R$ 100 (até 4 pessoas – valores em fev de 2023)

    OBS: fiz o pagamento na hora, direto para os canoeiros que aceitam dinheiro ou pix (já viso que o sinal para 4 ou 5G não pegam bem em quase nenhum local da vila, leve dinheiro vivo). O preço é por canoa, que leva até 4 pessoas. Os passeios são realizados entre os meses de janeiro a julho no chamado inverno amazônico.

Como é o passeio na Floresta Encantada de Alter do Chão

Todo o passeio na Floresta Encantada de Alter acontece em uma canoa com as cores do Brasil. Sem barulho de motor, somos impactados pela natureza incomum aos nosso olhos. A paisagem espelhada das águas entre os igarapés, árvores e animais nativos me fizeram levitar, juro. Algo como um túnel secreto e misterioso da natureza.

Preciso admitir que tive sorte. Meu canoeiro Daniel é um bom contador de histórias e fotógrafo. Enquanto eu admirava aquele mundo diferente, Daniel me relatava as lendas da floresta. E são muitas: sereia Iara, Jurupari, Curupira, Vitória-régia, só para citar algumas. Foi assim que descobri mais uma razão do apelido “encantada” para a floresta: as lendas “vivas”! São os espíritos da floresta de igapó.

Floresta Encantada Alter do Chão

No fim, não vi alma penada. Mas sim, alma lavada. Me senti abençoada neste passeio.

No entanto, anote: apesar de todas as lendas que ouvi, não encontrei alma penada por lá. Só alma lavada. Fui embora me sentindo abençoada por ter conhecido a Floresta Encantada de Alter do Chão, fruto do inverno amazônico.

Obrigada Daniel por este incrível passeio. Valeu cada centavo!! Obrigada Deco por insistir que eu deveria conhecer este lugar.

DICA BÔNUS: combine o passeio com almoço no Restaurante Caranazal

Dois restaurantes em Santarém são considerados must go. Aliás, são mais do que restaurantes, são também um passeio. São eles: a Casa do Saulo (mais distante da vila de Alter) e o Restaurante do Caranazalquase ao lado do passeio de canoa da Floresta Encantada. E o melhor: abre todos os dias!

Restaurante Caranazal Alter
Restaurante Caranazal Alter
Restaurante Caranazal ao lado do passeio da Floresta Encantada

Mais atrações “encantadas” em Alter do Chão

Além da Floresta Encantada, Alter do Chão tem outros passeios e encantos imperdíveis como:

melhores praias Alter

Onde ficar em Alter do Chão: dicas de hospedagem

O destino têm vários estilos de hospedagem. Para quem quer economizar com charme e excelente localização indico a pequena pousada de apenas dois quartos do Quintal da Cuiarana. Para quem quer ter a experiência de uma hospedagem mais boutique em meio a mata, recomendo Pousada Villa Arumã ou a Vila de Alter. Outra ótima sugestão, proposta mais diferenciada, é a Casa da Árvore para até 6 pessoas.

SAIBA MAIS

FLORESTA ENCANTADA DO CARANAZAL
ALTER DO CHÃO PARÁ, Amazônia
IG do Daniel, meu canoeiro sobre a Floresta Encantada:  @floresta_enchanted 

CONHEÇA O PERFIL DO @CAFEVIAGEM NO INSTAGRAM E O NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Veja mais dicas do Pará e Amazônia no Café Viagem

Como é a trilha na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA)

Roteiro Alter do Chão em família 9 dias

Melhores praias de Alter do Chão, Caribe da Amazônia

Floresta Encantada de Alter do Chão

Onde comer em Alter : restaurantes, sorvetes e pratos para provar

Piracaia experiência noturna na areia imperdível

Restaurante Casa do Saulo :  incrível experiência gourmet amazônica

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.