A visita à Pulenta Estate em Mendoza é imperdível. Recomendo fortemente incluir no seu roteiro de vinho em Mendoza na Argentina. Não apenas pela qualidade dos vinhos como também pela localização de belas paisagens da Cordilheira na estrada e pela experiência sensorial que fizemos na degustação que escolhemos. Incrível, confira no post a seguir…
Onde fica a Pulenta Estate em Mendoza
A Pulenta Estate está situada em Alto Agrelo, Luján de Cuyo, a 45 km sul do centro de Mendoza. Trata-se de uma das 5 áreas de vinhedos da capital do Malbec na Argentina. Terroir de Malbecs mais complexos, de Cabernet Sauvignon, Shyra e Sauvignon Blanc.
Assim, o ideal é incluir no seu roteiro vinícolas dessa região e do Valle de Uco para facilitar o trajeto. Em nosso terceiro dia em Mendoza, visitamos as seguintes vinícolas: Pulenta Estate (Luján de Cuyo), Andeluna e Bodega La Azul (ambas no Valle de Uco. E ainda: almoçamos na Bodega La Azul, a última visita do dia.
Antes mesmo de entender um pouco de vinho argentino, eu já amava os vinhos da Pulenta de Mendoza. Gostava do nome (que lembra a polenta da serra gaúcha) e mais ainda do seu sabor. Foram os amigos que me apresentaram os vinhos da Pulenta (os mesmos amigos queridos que viajaram comigo para Mendoza, veja aqui o roteiro). Em outros carnavais, a Pulenta nos acompanhou em vários jantares e viagens para Punta del Este (mesmo sendo Uruguai).
Procurando hotel em Mendoza?
Neste post indico 10 hotéis em Mendoza no centro e nos vinhedos
Sobre a Pulenta Estate
Os irmãos Pulenta pertencem a uma família com muita tradição em vinhos, fundadora do maior grupo de bodegas argentinas, a Peñaflor (a Trapiche faz parte do grupo). Depois de vendê-lo, criaram a Pulenta Estate em 2002.
sala para degustações mais simples na entrada da Pulenta Estate
A vinícola tem ligação com os motores. O motivo? Os proprietários, os irmãos Eduardo e Hugo Pulenta são apaixonados por carros, em especial os de corrida. Não é por menos que qles representam a marca Porsche na Argentina. Logo o visitante percebe que a paixão está exposta na vinícola em fotos e alguns itens que o visitante percorre durante o tour na Pulenta. Abre parênteses: os vinhos da Pulenta Estate são os eleitos da Porsche para os lançamentos dos carros da marca no mundo.
A vinícola tem vinhedos em Agrelo e no Valle de Uco. Mas a visitação e varejo estão em Agrelo.
O prédio da bodega não é imponente. Mas por dentro é bem bonito
A visita à Pulenta Estate: tour e degustação
Agendamos a visita para o nosso grupo através do nosso guia Leonardo da Vendimia que está recomendado neste post. Na chegada à vinícola fomos recebidos em um quiosque com um dos vinhos de entrada que amo, La Flor Sauvignon Blanc 2016. Fresco, jovem e com aromas de frutas cítricas. Perfeito para iniciar os brindes.
Logo a seguir, seguimos num tour pela produção da vinícola. O tour finaliza em uma sala de degustação entre as barricas mais sagradas da Pulenta Estate – lindo!!
As piletas (ou piscinas) como são chamados os modernos tanques de concreto para fermentação do vinho
A degustação sensorial na Pulenta Estate
É na sala de degustação que a experiência com aromas do vinho inicia. Antes, vale uma explicação rápida…
A incrível sala de degustação sensorial da Pulenta Wines cercada por barricas sagradas onde descansam os melhores vinhos da bodega
Sentir o buquê ou aroma do vinho é uma habilidade que se desenvolve. Certamente não é de uma hora para a outra que conseguimos sentir cheiro de especiarias ou flores e ainda por cima identificando quais são: canela, cravo, lavanda, etc. Eu mesma, tenho muita dificuldade em apontar os aromas de um vinho. Mas sabia que 80% do paladar vem do nariz? E, segundo especialistas em vinho, treinar o olfato é essencial para descobrir cada vez mais desse universo e desenvolver o paladar. É por isso que amei a experiência que a Pulenta oferece e recomendo a todos que visitam Mendoza.
Então, na nossa degustação na Bodega Pulenta, somos convidados a fechar os olhos e tentar adivinhar os aromas que estão nas taças. Não há vinho nos copos, apenas famílias de aromas em cada taça: pepino, lavanda, camomila, café, maça, pimenta, manteiga, entre outros. É uma experiência muito interessante e que dá um “treino” no nosso nariz e estimulam nosso olfato. Sem falar que a brincadeira é boa, né?
Quem descobria o aroma levantava a mão
A seguir, degustamos três vinhos tintos da Pulenta Estate excepcionais (e nada baratos no Brasil):
Pulenta Gran Malbec X 2012
Pulenta Gran Cabernet Franc XI 2013
Pulenta Gran Corte VII 2013
Outras experiências, valores e roteiros
A Pulenta Estate também oferece degustação mais simples e mais em conta e passeio de bicicleta pelos vinhedos com piquenique regado a vinhos.
Todo o nosso tour com degustação na Pulenta Estate durou por volta de 2 horas. Chegamos no primeiro horário, por volta das 9h. É preciso agendar com antecedência com o seu guia ou pelo site ou e-mail da vinícola (ver no final do post) .
Nós fizemos tudo através do guia que nos orientou e que recomendo fortemente. Pagamos um valor de pacote para 3 dias de degustações em vinícolas e almoços harmonizados com transporte. A descrição do nosso roteiro e valores você encontra nos posts abaixo…
ROTEIRO MENDOZA ENTRE AMIGOS : nosso roteiro completo de vinícolas, restaurantes, passeios e hotel
ONDE FICAR EM MENDOZA: 10 dicas de hotéis no centro e nos vinhedos
QUEM LEVA : transporte e guia para passeios vinícolas Mendoza e ideia de valores
ONDE COMER EM MENDOZA: restaurantes, vinícolas e cafes
VINÍCOLAS QUE VISITAMOS:
PULENTA ESTATE
ANDELUNA
Quem consegue identificar o que o lindo logotipo da Pulenta representa? Se alguém pensou na silhueta da garrafa, bingo!!!!!!
COMECE A PLANEJAR A SUA VIAGEM PARA MENDOZA
HOTEL EM MENDOZA
Clique aqui ou no box abaixo e consulte as ofertas do Booking.com que além das tarifas econômicas
tem a facilidade de reserva com cancelamento grátis para a maioria dos quartos.
NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM
VEJA AQUI COTAÇÃO E BUSCA OS MELHORES PREÇOS E VÁRIAS OPÇÕES DE SEGURO
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?