Procurando dicas de vinícolas em Santa Catarina? Saiba que nem só de belas praias vive Santa Catarina, destino considerado um dos mais jovens e modernos no enoturismo do Brasil. Pela primeira vez deixei de lado o litoral catarinense para conhecer a serra.
Enoturismo: top 8 vinícolas em Santa Catarina para conhecer
A região é muita conhecida pelos seus brancos de qualidade em regiões de alta altitude e por uma uva histórica e bem brasileira, a Goethe (com selo de Indicação de Procedência). Em 2021, Santa Catarina conquistou sua segunda Indicação Geográfica para vinhos, a IP Vinhos de Altitude de Santa Catarina.
Roteiro de vinícolas em Santa Catarina
Quem me acompanha no Instagram @cafeviagem viu que fiz um roteiro apaixonante de vinícolas em Santa Catarina por três regiões distintas. Chegamos de avião pelo aeroporto de Florianópolis. O restante da viagem foi de van. Confesso que o roteiro foi corrido, afinal foram 4 dias visitando 8 vinícolas de Santa Catarina em zonas distintas. Logo, é importante destacar que área vinícola é extensa. Por isso, dependendo do seu tempo disponível – e por conta das distâncias de carro – sugiro que ao planejar o percurso de vinho em Santa Catarina você não tente fazer tudo de uma só vez. Menos é mais, entende?
E como montar seu roteiro de vinho em Santa Catarina?
Para um primeira vez nas vinícolas em Santa Catarina, indico fortemente conhecer apenas as concentradas em São Joaquim, cidade que tem o maior número de produtores e pode ser combinada com a subida emocionante pela estrada da Serra do Rio do Rastro. Se tiver tempo e disposição, inclua – junto à viagem de São Joaquim – uma visita a Urussanga, onde estão os Vales da Uva Goethe. Ou então, como segunda opção de roteiro casado, São Joaquim com às vinícolas boutique de Bom Retiro (Thera – vinícola e pousada) e de Campo Belo do Sul (Abreu Garcia).
+ consulte aqui aluguel de carro em Santa Catarina em mais de 100 locadoras e com pagamento parcelado
Hotéis no Roteiro de vinícolas Santa Catarina: onde ficar
Em Bom Retiro indico fortemente o charme a Pousada Fazenda Bom Retiro Vinícola Thera (a 24 km de Urubici que também tem pousadas charmosas e acolhedoras), a Pousada Trinca Ferro , a Pedra Preta e a Curucaca.
Em São Joaquim (onde estão grande parte das vinícolas deste roteiro) nos hospedamos num hotel bem tradicional e central, o São Joaquim Parque Hotel.
Para quem procura algo mais romântico, indico um dos lugares mais incríveis de hospedagem em Santa Catarina, o Eco Resort Rio do Rastro que está situado em frente ao mirante da Serra do Rio do Rastro. Mas aviso, este hotel tem um porém: é um pouco distantes das vinícolas de São Joaquim, uns 55 km de distância. Outras opções nesta mesma região do Eco Resort é o Chalé na Serra Catarinense e o Hotel Fazenda Rota dos Cânions
+ Encontre Hotéis e Pousadas em Santa Catarina
com até 50% de desconto e possiblidade de cancelamento gratuito
A seguir, as 8 vinícolas em Santa Catarina que visitei e recomendo. Todas, sem exceção, eu voltaria para levar os amigos em um gostosa viagem de enoturismo. Aliás, não vejo a hora! Ah, a viagem deste post às vinícolas de Santa Catarina foi feita no mês de maio, com as paisagens lindas do outono! Belo período e de baixa temporada!
— TOP 8 VINÍCOLAS EM SANTA CATARINA PRA VISITAR —
3 destinos de vinícolas de Santa Catarina que você encontra neste post:
- Vinhos de Altitude de Bom Retiro e Campo Belo do Sul – onde estão as incríveis e modernas vinícolas boutique Thera e Abreu Garcia.
- Vinhos de Altitude de São Joaquim – com as vinícolas imperdíveis: Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Leone di Venezia e Monte Agudo.
- Vales das Uvas Goethe – em Urussanga, com roteiro de patrimônio cultura e vinícolas como Mazon e Casa del Nono
1. Vinícola Thera – Bom Retiro
A Thera é a mais nova vinícola desta lista. Tem pousada boutique, wine bar (que funciona também como restaurante) e projetos milionários. Une vinho, arte e muita natureza. Tem arquitetura e decoração de cair o queixo: elegância pura, projeto do arquiteto italiano Marco Casamonti. A vinícola Thera é “afilhada” da icônica Villa Francioni, do falecido empresário Dilor Freitas. Ao dividir os bens, um dos quatro filhos (João Paulo Freitas) ficou com a fazenda da família e resolveu abrir a sua própria vinícola. Na degustação, provamos os vinhos rosé, sauvignon blanc, chardonnay e um corte de tinto (Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Malbec).
ANOTE
A Thera está situada em uma fazenda em Bom Retiro a 140 km de Florianópolis (2h30 de viagem pela BR 282). De São Joaquim (SC) são em torno de 85 km pela SC 110.
Fazenda Bom Retiro. SC-110, Km 355
Bom Retiro – Santa Catarina
Site: vinicolathera.com.br (reservas)
–Visitas somente por agendamento!
2. Vinícola Abreu Garcia – Campo Belo do Sul
A vinícola boutique Abreu Garcia foi uma imensa surpresa. É meio fora de mão, longe, 16 km de estrada de chão, mas vale a viagem. São 950 metros acima do mar em terras de vinhedos e de um sítio arqueológico milenar que é patrimônio nacional. Harmoniza energia, história, charme e paisagem de tirar o fôlego. E, é claro, vinhos que também impressionam das uvas merlot, malbec, pinot noir, cabernet sauvignon, sauvignon blanc, chardonnay e vermentino. Recomendo fortemente os elegantes espumantes da Abreu Garcia, o branco Vermentino e o Malbec, que foge do padrão argentino, bem frutado.
A visitação padrão inclui degustação com tour pela vinícola e pela paisagem incrível da capela e do sítio arqueológico. E já que você vai dirigir até lá, não deixe de agendar o almoço campeiro da cozinheira Dil que é harmonizado e tem uma cocada de sobremesa inesquecível.
Dica: os preguiçosos em estrada podem preferir conhecer o espaço da vinícola Abreu Garcia em Florianópolis na rua Alves de Brito, 209
ANOTE
Endereço: BR 282 km 266 – Fazenda Nova Dela Costa, S/N, Interior, Alto Travessão
Campo Belo do Sul – Santa Catarina
Contato: (49) 3241-7600
Site: www.abreugarcia.com.br
— Visitas somente por agendamento!
Valor da visita com degustação R$ 75 a 95 (valor pode ser usado em bônus para compras). Das 15h até as 18h.
A vinícola também oferece piquenique e almoço harmonizado
LEIA TAMBÉM :
Post completo da Vinícola Abreu Garcia no Café Viagem: vinhos, arqueologia, natureza e gastronomia
3. Vinícola Villaggio Bassetti – São Joaquim
Enoturismo com bicicleta pelos vinhedos de altitude, que tal? Este é um dos diferenciais da vinícola familiar Villaggio Bassetti que colheu sua primeira safra em 2008. Um dos pontos positivos da vinícola é o seu fácil acesso pela rodovia SC 114, no km 65. A Bassetti oferece aos turistas degustação orientada com visitação aos vinhedos e etapas da elaboração de seus vinhos. Em parceria com a empresa Na Trilha Certa, também tem passeio de bike pelos vinhedos com degustação durante e após a pedalada. Bem romântico. Fizemos ao entardecer e foi lindo. Mas aviso: o passeio de bike nos vinhedos precisa ser agendado com antecedência e as elevações do terreno bem como a alta altitude podem deixar sem fôlego a turma sem preparo físico.
Fomos recebidos pelo proprietário Eduardo Bassetti, que também é presidente da Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados de Santa Catarina. Por favor, não deixem de provar o Sauvignon Blanc (Dona Enny) e o Sangiovese Roberto da Bassetti.
Dica: não visitei, porém recebi ótimas recomendações da vinícola boutique D’Alture que, assim como a Bassetti e Francioni, tem fácil acesso pela SC 114. São todas vizinha!
ANOTE
km 65 S/N – Rodovia SC-114
São Joaquim – Santa Catarina
Site: www.villaggiobassetti.com.br
Contato: +55 49 99182-8862
4. Vinícola Villa Francioni – São Joaquim
A Villa Francioni é, sem dúvida, a vinícola mais famosa de Santa Catarina. Ficou pronta em 2004. Pioneira no enoturismo na serra catarinense e um ícone no mundo do vinho brasileiro. Muitos turistas a consideram a mais bela vinícola de Santa Catarina. Como visitamos a Villa Francioni à noite, perdemos um pouco do encanto de sua paisagem e arquitetura.
O fundador da Villa Francioni, grande empresário da cerâmica em Santa Catarina, faleceu sem provar o seu vinho. Construir uma vinícola inspirada na Itália era o seu grande sonho e fez com que o fundador, Manoel Dilor Freita, não medisse esforços nem investimentos para erguer sua grande obra-prima. Entre os vinhos mais vendidos da Villa Francioni estão o tinto Joaquim e o rosé da Madonna. Rosé da Madonna? É que o vinho ficou famoso após ser o eleito da pop star para beber em um hotel em temporada no Brasil em 2009.
Nós fizemos a degustação VIP da Villa Francioni que é realizada em uma sala especial. Um dos diferenciais desta degustação é provar o ícone da casa, o tinto Dilor, corte das uvas Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot. Aliás, uma das características da vinícola é elaborar vinhos tintos de corte.
A Villa Francioni já teve pousada e restaurante. Atualmente, no entanto, só recebe para degustações.
ANOTE
Rodovia SC- 114, Km 300
São Joaquim, Santa Catarina
Site: www.villafrancioni.com.br
Contato: +55 49 98801.8382 [email protected]
Horário de funcionamento: segunda a sexta: das 9h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.
Sábado, Domingos e Feriados: das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Valor das degustações com tour interno vão a partir de R$ 70 por pessoa.
5. Vinícola Leone di Venezia – São Joaquim
A vinícola Leone di Venezia da Serra Catarinense foi mais uma grata surpresa. Uma das degustações mais imperdíveis com um dos cenários mais lindos dos vinhedos de São Joaquim. Dentre as peculiaridades da vinícola está o cultivo de castas italianas com vinhos que me apaixonei. O proprietário, Saul Bianco, é de Caxias do Sul (RS), de família de imigrantes italianos. Aqui se elabora o curioso vinho laranja ( ou âmbar) que, pasmem, tem aromas de cerveja Ipa (juro). Sangiovese, Refosco e Amarone (Vinho Passione, feito com uvas passificadas: Corvina, Rondinella e Molinara) são algumas das uvas que produzem vinhos incríveis na Leone di Venezia. Outro que adorei e recomendo é branco Vermentino (Rialto).
Nós fizemos uma degustação premium com antepastos e queijos e que tem também inclui degustação de vinhos direto das barricas. Esta degustação precisa ser agendada e é feita somente para grupos. A Leone di Venezia também oferece piquenique. A vinícola tinha uma pousada que está temporariamente fechada. Por fim, como está bem próxima à vinícola Monte Agudo, é a dobradinha perfeita para um dia de enotrip em São Joaquim. Vai por mim!
ANOTE
Rodovia SJM 145, 2800 – Morro Agudo,
São Joaquim Santa Catarina
Site: www.leonedivenezia.com.br
Contato: vinicola@leonedivenezia.com.br | 55 (49) 9.9967-3668 | 55 (49) 9.99731135 (Whats’App)
LEIA + : Post completo da visita à Vinícola Leone di Venezia
6. Vinícola Monte Agudo – São Joaquim
Se você procura uma vinícola em Santa Catarina para um almoço harmonizado memorável e, de quebra, vinhos de qualidade e paisagem única, esse é o lugar para reservar: Vinhedos Monte Agudo. A vinícola boutique oferece refeição harmonizada cercada por uma vista de cinema. No almoço, com entrada, prato principal e sobremesa, a Chef Kathia Rojas Yunis prioriza ingredientes e receitas locais dando o seu toque de charme e sabor. Lugar para reunir a turma de amigos e brindar à vida!
A sócia-proprietária Patrícia Ferraz nos recebeu para conduzir a degustação que se finalizou durante o almoço. Recomendo rosé Merlot, o Sauvignon Blanc, o chardonnay, o espumante… Bem, pensando melhor, prove todos. A saber: o Sublime (rosé da Monte Agudo) é o meu queridinho de verão no litoral catarinense!
Além do almoço harmonizado e degustações que só funcionam sob reservas, a vinícola Monte Agudo também tem sunset (vinho e pôr do sol!).
ANOTE
Rodovia SC 438 km 69,5, 88600-000
São Joaquim – Santa Catarina
Contato WhatsApp: (49) 9152 0117
[email protected]
Site: www.monteagudo.com.br
Valores: o almoço harmonizado com vinhos a vontade custa R$ 220 por pessoa
+ SAIBA MAIS: post completo sobre almoço e degustação na Vinícola Monte Agudo
7. Vinícola Mazon – Urussanga
Saímos de São Joaquim pela estrada da Serra do Rio do Rastro em direção à Urussanga nos Vales da Uvas Goethe (vem post em breve sobre esta uva e região!). São em torno de 110 km, sendo uns 25 km de curvas sinuosas na Serra do Rio do Rastro. Emocionante! Dormimos uma noite em Urussanga (cidade a 30km da BR 101), visitamos o patrimônio cultural (legado dos imigrantes italianos) e conhecemos duas vinícolas desta uva que tem Indicação Geográfica de Procedência e reflete a identidade da região.
A primeira vinícola que conhecemos foi a Vigna Mazon, onde tivemos uma das melhores refeições de toda a viagem de enoturismo em Santa Catarina. Um farto bufê de pratos tradicionais da culinária italiana da região em um ambiente rústico, simples e aconchegante. Aliás, fica a dica, é vinícola perfeita para visitar com crianças ou em família.
Dos rótulos que degustamos na Vigna Mazon, destaco o vinho frisante demi sec 100% uva goehte, ideal para o verão. Ah, não deixem de harmonizar no almoço o vinho Goethe com a costelinha e molho de geleia Goehte!
ANOTE
Rodovia Genésio Mazon, Km 5, s/n
Urussanga – Santa Catarina
Contato: +55 48 3465-1500
Site: www.mazon.com.br
SAIBA MAIS : post sobre o vinho da Uva Goethe de Urussanga
8. Vinícola Casa del Nonno – Urussanga
Visitamos a Casa del Nonno durante um sunset que acontece uma vez ao mês. É uma vinícola descontraída, com uma espécie de wine bar e com excelentes rótulos da uva Goethe. A dupla de pai e filho trabalha em sintonia: Renato Mariot Damian e Matheus Damian. Matheus, filho de Renato, representa terceira geração da família de amor pelo vinho. Renato foi presidente da ProGethe, associação que reúne os produtores da região fortalecendo a qualidade e tipicidade da uva Goethe.
A Vinícola Casa del Nonno elaborou o primeiro espumante da uva Goethe que provamos durante uma degustação animada. Meu rótulo preferido da casa foi o espumante brut 100% Goethe.
ANOTE
Rua Olivio Gealdini Mariot, 79 – Centro
Urussanga – Santa Catarina
Site: www.casadelnonno.com.br
Visitas de segunda a sexta-feira, das 8h-12h e das 13h30 – 18h
Sábados das 8h-12h
Organize sua Viagem de Enoturismo para Santa Catarina
+ Encontre Hotéis e Pousadas em Santa Catarina com até 50% de desconto
+ Alugue carro em Santa Catarina em até 12x
+
+ Roteiro de Enoturismo em Santa Catarina completo
+ Vinícola Abreu Garcia : vinhos, arqueologia, natureza e gastronomia
+ Visita Vinícola Leone Di Venezia, a Itália em Santa Catarina
+ Almoço e degustação na Vinícola Monte Agudo
+ O vinho da Uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina
+ Leia aqui todos os posts com dicas de Santa Catarina no Café Viagem
SAIBA MAIS
Saiba mais sobre os vinhos de Santa Catarina e do Brasil em
www.valesdauvagoethe.com.br
www.vinhodealtitude.com.br
O Café Viagem viajou a convite do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho – Vinhos do Brasil) e Sebrae. Uma honra ter sido selecionada para esta viagem tão incrível. Não vejo a hora de levar os amigos e repetir todas as vinícolas que citei acima! Me apaixonei, de verdade.
Veja mais dicas de enoturismo no Brasil no Café Viagem
Enoturismo no Vale do Rio São Francisco – Wine Tour no sertão
Guia Bento Gonçalves e Garibaldi na Serra Gaúcha – post índice
6 lugares para fazer a pisa e colheita da uva na Vindima da Serra Gaúcha
SALVE A IMAGEM NO PINTEREST PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi, Alê, . Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi Natalie!
Obrigada, eu adorei esta viagem pelas vinícolas de Santa Catarina.
Tim-tim
Beijos
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Tim.Tim.SUCESSO que linda REPORTAGEM PARABÉNS SÃO divinas cada uma com sua beleza
Obrigada, Luis
Abraços
Alexandra
Por favor ! Qual a VINÍCOla, que produz espumantes de muita qualidade e sabor, que enterra as garrafas no solo, na fase de amadurecimento?
Boa tarde Alexandra!
Estou a organizar o mozambique wine festival 20221!
o objetivo do evento é promover e divulgar os vinhos de sc e rs.
eu sou português e apreciador de vinhos, tintos, brancos, verdes, rosé, enfim.
gostaria de conversar com você sobre este projeto e outros relacionados com os vinhos.
aguardo seu contato.
obrigado!
att.
joaquim
Cara alexandra
Você teria sugestões de hospedagem para fazer esse roteiro ? andei pesquisando mas não encontrei muita coisa. desde já agradeço a sua atenção. abraços. Ana paula
Ola! Vi que vc indica que tudo seja feito de carro. Nao ha a possIbilidade de se fazer esse roteiro por agenciaS? Agradeco desde ja!
Oi Camila, é possível fazer por agência sim. Só não sei indicar pois não conheço nenhuma
Abs
Alexandra do Café Viagem
Olá,
Faltou MENCIONAR a vinícola panceri em tangará, sc. linha leãzinho, zona rural. (49) 3566-7700 -panceri.com.br.
seus vinhos estão entre todos os premiados das referidas vinícolas mencionadas.
é um pouco longe da rodovia, uns 10km do centro de ibiam. esta cidadezinha fica entre a rodovia que liga campos novos a tangará – sc.
Olá Valmice! Agradecemos pela lembrança e indicação! Forte abraço!
Olá,
Como mencionei sobre a Vinícola Panceri, vou incluir mais uma de destaque que ficou fora das 8 Top de Santa Catarina: Vinícola Villaggio Grando, Água Doce, SC.
Ola tudo bom?
adorei o post!!!
para fazer a regiao de VINÍCOLAS, qual hotel/pousada recomenda?
oI alexandra, adorei seu post, ainda que sou da serra catarinense e moro em Curitiba, pr, confesso que tem lugares incríveis por lá.
Olá Alexandra! Gostaria de fazer uma indicação: Villaggio Grando VALE À PENA CONHECER!
Obrigada pela dica! Vou conhecer.
abraços Alexandra do https://cafeviagem.com/
Vinícola D’Alture, maravilhosa.
Seus vinhos e espumante são perfeitos.
Sim, deve ser mesmo! Como não visitei, não inclui na lista. Mas fica a dica para quem quiser fazer mais vinícolas em São Joaquim
Provei um vinho deles e adorei
Abs
Alexandra Aranovich do Café Viagem
Fiquei triste…e a VINÍCOLA Pericó??!!
Oi Regina
Pelo que eu saiba a Pericó estava num processo de remodelação e não estava recebendo visitas. Eu degustei os vinhos deles em um evento na serra gaúcha, na última Fenachamp.
Se souberes de algo, me avisa
Abs
Alexandra do Café Viagem
Olá ALexandra, amei seu post e fiquei animado em ir conhecer o lugar…vi que vc foi em Maio, este é o melhor mês ou recomenda outros períodos do ano?!
Fico feliz Claydson que tenha gostado do post de vinícolas imperdíveis da serra gaúcha.
Eu adoooro maio por conta das paisagens de outono. Mas também recomendo fevereiro e março por conta da Vindima. E também gosto de junho. Primavera tb é bom, outubro e novembro.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
ola, obrigado pelas excelentes dicas. GOstaria de saber se indo com motor home Em uma viagem de 10 dias seria viavel visitar sao joaquim e as vinicolas dA uva gOethe, ou seja, ao menos duas das tres regioes destacadas na materia. Muito obrigado
Oi Marcos
Tudo bem? Eu não sei se o Motorhome sobe ou desce a estrada do Rio do Rastro. Teria que ver se tem outro caminho, acredito que apenas mais distante.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Alexandra- terminei um trabalho de mais de um ano: os 50 melhores vinhos brasileiros para degustar antes de morrer. Te interessa?
Muito.!! Fala comigo pelo email [email protected]
abs
alexandra
Fique interessada também.. pode compartilhar?
É melhor ir de florianópolis até bom retiro e depois saõ joaquim e urussanga? em 8 dias dá pra conhecer bem?
OI Débora,
Sim, nós fizemos isso. Melhor este caminho. 8 dias se fizer só vinícola é até muito tempo, mas se incluir outras programações como ecoaventuras em Urubici, é o suficiente.
Abraços e bom passeio
Depois volte pra contar as novidades
Alexandra do Café Viagem
Olá…
De acordo com estas dicas o melhor é hospedar primeiro em São Joaquim e finalizar em Urubuci? Assim já pego o caminho voltando pra Florianópolis? Obrigadaaa
Oi Jenaine
Sim, é uma boa ideia.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Olá!!
Adorei o conteúdo dessa matéria Vinícolas em Santa Catarina.
Assim como as dicas referente as vinícolas.
Eu, meu marido e uns casais de amigos estamos querendo fazer um roteiro de inverno em vinícolas.
E qdo estava pesquisando de cara apareceu teu blog. Vou compartilhar com os outros casais e ver o que acham sobre essa dica encantadora.
Obrigada Jeany
Já estou louca pra repetir este roteiro de vinícolas em SC
Abs
Alexandra
Boa noite Alexandra !!
Estou indo pra serra catarinense em junho, saindo de Florianopolis…pretendo ficar dois dias em Uburici e dois dias em São Joaquim e estou perdida aqui em relação ao roteiro das Vinicolas, que eu gostaria de ir pelo menos naquelas perto de São Joaquim.
Dá par ir em duas por dia e quais seriam??
Obrigada
Olá Andressa
Sim, é possível fazer duas e até 3 vinícolas no mesmo dia. Mas teria que ser as que ficam em São Joaquim pela distância.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com
Maravilhoso…vou fazer….preciso saber quantos dias preciso para ir nas 8 TOP indicadas….e se tem uma boa sequência entre as 3 regiões citadas….AMEI…
Olá Elizabeth
Obrigada, as vinícolas de Santa Catarina são um belo roteiro.
Recomendo 4 a 6 dias se você quiser fazer São Joaquim e arredores e ainda as vnícolas boutique de Bom Retiro (Thera – vinícola e pousada) e de Campo Belo do Sul (Abreu Garcia).
Abs
Alexandra do Café Viagem
Alexandra,
Ficamos felizes pelo conteúdo sobre as vinícolas da nossa Santa e Bela Catarina!! Quando estiver novamente pelo nosso estado e puder, ficaríamos honrados em receber a sua visita em nossa vinícola! Estamos localizados no meio oeste de Santa Catarina e o melhor acesso é chegando pelo aeroporto de Lages (há cerca de 2h daqui). Desde o acesso para a Abreu Garcia, vinícola que você visitou, ficamos a 1h30.
Nossas hospedagens indicadas incluem a charmosa Treze Tílias, que não está distante da nossa vinícola.
Esperamos te ver em breve por aqui! Abraço!!
Olá Estefânia
Obrigada pelo convite. COm certeza, preciso voltar a essa região para visitar mais vinícolas de Santa Catarina.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Oi! Adorei o post. Estou planejando fazer esse roteiro final de setembro, seria uma boa época para isso? Obrigada!
Olá Dri
Acho que sim. Claro que nunca podemos prever chuva, mas setembro já é uma boa época para visitar as vinícolas de Santa Catarina
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Boa tarde. Fiquei encanta com as vinícolas e gostaria de receber o roteiro que fizeram. Seria possível? Obrigada
Oi Leandra
O roteiro de vinícolas de Santa Catarina está neste post do Café Viagem. Qual seria a tua dúvida?
Abs
Alexandra do Café Viagem
Olá! Adorei o roteiro!
Vcs contratam alguém pra dirigir? Um carro que levava? Pq quero beber sem me preocupar! E esta questão está me preocupando! Tens alguém pra indicar nas vinícolas de São Joaquim!
Quero fazer um circuito com meu marido pelas vinícolas de 2 regiões na semana do dia 20 de julho.
Você pode indicar alguma empresa ou agência de turismo que faça esse serviço? Em grupo ou individual?
Não queremos ir dirigindo!
Olá Dulceia
Infelizmente não tenho indicação deste serviço em SC, somente no RS
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Adorei as dicas! Estou planejando uma viagem para Santa Catarina e essas vinícolas parecem incríveis. Mal posso esperar para experimentar os vinhos locais e aproveitar a paisagem. Alguma recomendação sobre qual vinícola tem as melhores degustações?
Olá, tudo bem? Eu gostei muito da dupla Leone Di venezia e Monte Agudo – são vinícolas bem próximas. Almoço harmonizado na Monte Agudo vale a pena. E degustação na Leone!
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/