Vinícola Don Guerino e a nova e moderna estrutura de enoturismo em Alto Feliz na serra gaúcha
A vinícola Don Guerino na serra gaúcha foi uma grande surpresa. Conheci a Don Guerino durante a quarta aula do curso da ABS-RS que estou fazendo de sommelier Profissional (início de 2019 me formo!). A vinícola inaugurou em outubro de 2018 uma estrutura de enoturismo que impressiona tanto quanto a paisagem ao seu redor. Linda e moderna. Mesmo num fim de semana de chuva e neblina, como foi o que estive na vinícola, a Don Guerino arrancou muitos suspiros de todos que estavam por lá.
Onde fica a vinícola Don Guerino na serra gaúcha
A Don Guerino está localizada em Alto Feliz, entre Bom Princípio e a cidade de Feliz. A região é conhecida como o Vale da Felicidade. A caminho de Garibaldi e Bento Gonçalves, a partir de Porto Alegre, já tinha passado algumas vezes por uma placa bem visível na estrada (RS 122) que indicava o desvio para a vinícola Don Guerino. Sempre fiquei curiosa para conhecer. Ainda bem que o quarto módulo do curso da ABS-RS foi na Don Guerino.
Admito que a Don Guerino é meio fora de mão para quem tem pouco tempo para conhecer os principais roteiros de enoturismo da serra gaúcha. No entanto, quem já conhece um pouco a região e procura um programa diferente, a visita a Don Guerino pode ser uma boa opção. Para facilitar a visita, a partir da RS 122, siga a indicação da placa para Don Guerino e curta a paisagem na estrada rural.
ONDE FICAR ALTO FELIZ – dicas de hospedagem
Durante o curso que fizemos na Don Guerino, alguns alunos ficaram hospedados em Bom Princípio e outros em Feliz. Eu fiquei noHotel Kleinsberg em Dom Princípio, cidade dos moranguinhos. Contudo, se você só está turistando pela região recomendo se hospedar em Bento Gonçalves, Garibaldi ou arredores. Temos um post no Café Viagem com várias dicas de hotéis e pousadas. VEJA AQUI!
A família Don Guerino
A vinícola Don Guerino é uma vinícola relativamente jovem e familiar. Sonho de uma família de Caxias do Sul – com antepassados que vieram e Trento na Itália. A vinícola foi inaugurada no ano 2000 por Osvaldo Motter e sua esposa Salete junto com os 3 filhos (Bruno, Maicon e Lucas). Toda família trabalha e atende os visitantes na Don Guerino. Bruno Motter, enólogo da Don Guernino, estudou enologia em Mendoza, Argentina. Guerino era o avô de Bruno, o grande homenageado no nome da vinícola.
Bruno Motter, enólogo da vinícola Don Guerino com formação em Mendoza
Bruno trouxe dos estudos em Mendoza a paixão pelo Malbec. A uva assina um rótulos de destaque da Don Guerino da linha Vintage. No rótulo, a imagem do carro que Bruno dirigia quando estudava em Mendoza. Atualmente, o carro está exposto no tour na vinícola. Além do tinto Malbec, a linha vintage tem outra uva ícone argentina, a branca Torrontés. Os dois rótulos têm excelente custo-benefício e são boas compras na vinícola. Fica a dica!
A nova estrutura Don Guerino a partir de 2018
Em 2018, a Don Guerino completou a nova e gigante estrutura com uma arquitetura que impressiona (lembra vinícolas modernas de Mendoza!). O varejo é junto com o restaurante que, por enquanto, só está abrindo sob agendamento para grupos. Há também um lindo espaço para wine bar com direito a pôr do sol nos vinhedos.
Os vidros espelhados no prédio refletem a paisagem no entorno. Arrebatador.
O terroir e uvas cultivadas pela vinícola Don Guerino
A Don Guerino tem uma área de 55 hectares de vinhedos próprios, a 450 metros de altitude. O solo é argiloso, boa exposição solar, clima temperado. Um terroir distinto (e lindo!). As uvas cultivadas pela vinícola Don Guerino são as brancas francesas Chardonnay, Sauvignon Blanc e as tintas Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Além dessas, a Don Guerino também cultiva as italianas Teroldego e Moscato Giallo. Por fim, introduzidas por último, Bruno Motter trouxe a Malbec e a Torrontés após seus estudos na Argentina.
O curso da ABS-RS na Don Guerino – inaugurando a sala de degustações TOP
Os alunos do curso da ABS-RS foram recebidos com um coquetel delicioso com produtos feitos por Salete Motter. As pastinhas estavam maravilhosas. Imagino que o Wine Bar da Don Guerino servirá algo semelhante ao que provamos neste coquetel. Os espumantes que degustamos junto com o coquetel foram o Don Guerino Malbec Rosé (meu preferido) e o Don Guerino Brut.
As instalações para curso ou eventos, onde tivemos nossa aula, é impressionante. Em nenhuma outra vinícola tivemos algo semelhante a esta sala não só confortável e bem planejada como linda.
Almoço na vinícola Don Guerino
Antes do tour pela parte interna da vinícola Don Guerino, tivemos um almoço na antiga estrutura (a nova estrutura ainda não havia inaugurado). O almoço foi harmonizado com alguns vinhos da Don Guerino Foi servido salada, tortéi, galeto e risoto. Pagamos R$ 90 por pessoa.
Vinho ícone da Don Guerino
Por fim, tivemos a honra de degustar o vinho ícone da Don Guerino, o Gran Reserva Traços 2015. Tinto rubi, equilibrado, aroma de frutas negras maduras, madeira presente. O vinho é elaborado apenas em anos com colheitas excepcionais com Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Teroldego e Ancellotta.
Dicas
Como a vinícola é mais distante, sugiro sempre ligar para saber se há alguém para receber.
Recomendo também os produtos de beliscos se o Wine Bar estiver aberto com os espumantes Don Guerino. Lugar para curtir com os amigos e aproveitar a paisagem incrível.
SAIBA MAIS
VINÍCOLA DON GUERINO
Rua nova Alemanha, 909
Alto Feliz Rio Grande do Sul | Brasil
serra gaúcha
Telefones: +55 (51) 3445.1104 | 55 (51) 3445.1111
WhatsApp: (54) 999441038
Sites:
www.facebook.com/donguerino www.instagram.com/donguerino
www.donguerino.com.br
» TOURS E VISITAÇÕES DON GUERINO:
Visitas Guiadas são oferecidas diariamente nos seguintes horários com reserva prévia:
- Segunda à sexta: 10:00h, 14:00h e 16:00h
- Sábados: 10:00h, 14:00h e 15:00h
Duração da visitação de aproximadamente 1h
Valor: R$ 40,00 por pessoa (inclui degustação de 6 vinhos e uma taça)
Sobre a ABS – curso que estou fazendo sobre vinho em 2018
ABS é a sigla para Associação Brasileira de Sommeliers. A entidade promove cursos e eventos voltados à formação de profissionais para as áreas de vinhos e gastronomia. A sede da ABS é em São Paulo e há filiais pelo Brasil. No Rio Grande do Sul a ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul ) tem sede em Bento Gonçalves, no coração do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Para saber mais sobre cursos e eventos de degustação acesse www.absrs.com.br ou www.abs-sp.com.br/
Confira o vídeo da visita à Don Guerino e a aula da ABS-RS na vinícola
GUIA BENTO E VALE DOS VINHEDOS – post índice
Veja + dicas de vinícolas para visitar na serra gaúcha no Café Viagem
Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra
Cave Geisse – a rainha dos espumantes
Cantina Strapazzon – pequena vinícola no Caminhos de Pedra e casa de pedra que foi cenário do Filme O Quatrilho e de novelas da Globo
Vinícolas Vale dos Vinhedos
Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos
Pizzato Vinhas e Vinhos – um merlot referência da região e uma vinícola imperdível no Vale dos Vinhedos
Wine Garden Miolo – um espaço muito charmoso no jardim da Miolo com lanchinhos e bebidinhas
3 vinhos e 3 vinícolas | dica de vinhos e vinícolas para visitar em um dia ou um fim de semana
Vinícolas Rota Cantinas Históricas Vale do Rio das Antas
Vinícola Salton – uma das maiores produtoras de espumante e vinhos do Brasil com localização cênica para tours e degustações
Vinícola Cristófoli – vinícola que oferece degustação, almoço harmonizado e a incrível experiência do Edredom nos Parreirais e
Vinícola Cainelli – uma vinícola para se apaixonar na rota do Vale do Rio das Antas , próximo à Salton. Tem museu, degustação e atividades imperdíveis durante a Vindima.
Estrelas do Brasil – vinícola com vista única para o Vale Aurora
Dal Pizzol – vinícola com parque, EcoMuseu da Cultura do Vinho, loja de varejo e restaurante. Na Linha Faria Lemos na Rota das Cantinas Históricas.
Vinícolas centro de Bento Gonçalves
Cooperativa Vinícola Aurora – patrimônio da colonização italiana no centro de Bento Gonçalves
Vinícolas Garibaldi
Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor
Cooperativa e Vinícola Garibaldi – visita e degustação às cegas
Vinícola Flores da Cunha
Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha – impressionante vinícola que também oferece almoço harmonizado em seu elegante restauran
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi, Alexandra. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
ADOREI ESPERO RECEBER NOVIDADES
Obrigada Iliane!
AMO A SERRA GAUCHA