Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinícola Cristofoli: experiências de enoturismo com charme e criatividade

Vinícola Cristofoli: mais de 6 experiências de enoturismo pra viver a serra gaúcha

Não é de hoje que escrevo e me encanto com as experiências de enoturismo da vinícola Cristofoli, Vinhos de Família. A pequena vinícola, situada na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves (RS), oferece uma gama de atividades criativas e charmosas. Mas é durante o período da Vindima (colheita da uva), que a Cristofoli amplia suas experiências com atrações concorridas nos vinhedos, com colheita, degustação, pisa das uvas e passeio de trator.

vinícola Cristofoli

A vinícola oferece opções que podem ser vivida pela manhã, outras à tarde e até à noite. No entanto, todas as experiências de enoturismo exigem reserva antecipada.

Tudo é feito pela família Cristofoli. Os irmãos e sócios Loreno e Mário Cristofoli cuidam dos vinhedos, enquanto suas esposas Maria de Lourdes e Roseli se dedicam ao preparo das refeições que resgatam a memória afetiva de suas nonas. Já na linha de frente, os jovens enólogos Bruna Cristofoli, gestora da empresa, o irmão Lorenzo Cristofoli que cuida da vinificação e a prima Letícia, dedicada à loja de vinhos. O dia a dia na vinícola, nas quatro estações do ano, é conduzido pela própria família, do plantio à venda, do sonho à experiência.

Muitas das experiências que tive na Cristofoli, já contei por aqui no Café Viagem (links no final deste post). Assim, nesta matéria, destaco algumas atrações da Vindima, novos rótulos e o último almoço harmonizado ao ar livre que tive na vinícola Cristofoli em última visita.

PROCURANDO HOTÉIS EM BENTO GONÇALVES?

Consulte nosso post com seleção de melhores hotéis e pousadas em Bento, Vale dos Vinhedos e Garibaldi

vinícola Cristofoli

Experiências de Enoturismo Cristofoli

A Cristofoli oferece várias opções de atividades de enoturismo na vinícola. Uma das mais famosas é o Edredom nos Parreirais que, ao longo dos anos, foi ganhando ainda mais charme. Além do edredom, a Cristofoli tem o Tour Vinho e Paisagem, o Spuntino, o Almoço harmonizado ao ar livre, degustação de vinhos, entre outras experiências personalizadas.

Durante a Vindima (janeiro a início de março), a Cristofoli  também oferece o Entardecer de Vindima e a Harmonia da Vindima.

vinícola Cristofoli

Vinícola Cristofoli: almoço harmonizado ao ar livre

Sem dúvida, foi a experiência da refeição harmonizada que mais vezes aproveitei na Cristofoli. Já levei amigos, família, colegas de trabalho. Porém, foi este ano que finalmente pude aproveitar o almoço harmonizado ao ar livre (eu só tinha comido no ambiente da cantina). De quebra, conheci a nova forma de serviço do menu neste almoço com couvert, salada e quatro opções de pratos principais para o visitante eleger seu favorito: nhoque de batata doce com ragú de linguiça, ossobuco com polenta, tortéi com carne de panela e massa com tomates frescos (bigoli). E, por fim, a sobremesa sempre leve e fantástica.

Dia de sol, boa companhia, vinhos frescos, boa gastronomia, lançamentos da vinícola e a delicadeza da família Cristofoli fizeram desta refeição um dia inesquecível.

Bom saber: o almoço harmonizado necessita reserva antecipada. Afinal, a procura por lugares especiais e ao ar livre assim na serra está grande na pandemia. O valor da refeição harmonizada por pessoa gira em torno de R$ 120 a 150. Inclui as brusquetas da entrada, salada , um prato quente, sobremesa e vinhos.

Vinícola Cristofoli: rótulos lançamentos

Os vinhos da Cristofoli são famosos por sua delicadeza, sem uso de barricas. Sou fã do rosé Sangiovese, do Merlot e do Moscato de Alexandria. Recentemente, a vinícola adquiriu barricas e resolveu lançar dois rótulos com toque de madeira. Provamos: o espumante método tradicional e o Chardonnay safra 2020 com barrica. Levei uma garrafa do Chardonnay 2020 com barrica pois adorei. A madeira é muito sutil.

Vinícola Cristofoli: novo Restaurante

Além dos rótulos novos, outra novidade que está prestes a inaugurar é o restaurante da Cristofoli todo voltado para o parreiral.

Com a enóloga da vinícola Bruna Cristofoli fazendo uma simulação de como vai ser o visual da mesa da varanda. O restaurante vai estrear em 2021

Com a enóloga da vinícola Bruna Cristofoli fazendo uma simulação de como vai ser o visual da mesa da varanda. O restaurante vai estrear em 2021

Vinícola Cristofoli: Entardecer de Vindima

O Entardecer de Vindima acontece com a despedida do calor e do sol, por volta das 17h30. A recepção é na vinícola, acompanhada por um Welcome Drink com espumantes. A viagem pela cultura do vinho segue com a visita à vinícola, onde é possível conhecer o estilo de vinificação. Dali, o grupo segue a pé até o vinhedo e inicia a colheita. Logo após, acontece o passeio de trator que leva os até os vinhedos da uva Sangiovese e Chardonnay, no topo da propriedade. Do alto do terroir da Cristofoli, é possível avistar o Vale dos Vinhedos e o Vale Aurora.

E é justo neste cenário que, embalado pelas músicas da imigração italiana, que acontece a pisa das uvas à moda antiga. No deck, é servido o Brunch Noturno, com menu de pães, frios e queijos regionais, frutos secos, frutas frescas da estação, salada de folhas, ragu de ossobuco com polenta mole e mousse de iogurte natural com calda de suco de uva. Tudo acompanhados por suco de uva integral, vinhos finos e espumantes Cristofoli. A programação termina às 21h30min.

Vinícola Cristofoli: Harmonia da Vindima

Harmonia da Vindima e uma experiência mais curta de Vindima e acontece pela manhã. Primeiramente, a recepção no jardim da vinícola inicia 9h. Logo após, inicia a contação da história da família e a visita à vinícola seguem o mesmo formato que o Entardecer de Vindima, assim como a caminhada até o vinhedo, onde acontece a colheita, degustação, gaita e pisa das uvas. No lugar de brunch noturno, é servido um delicioso lanche nos vinhedos. No menu, pães, frios e queijos regionais e cuca, acompanhado de vinhos finos e suco de uva integral. O retorno à loja da vinícola acontece às 11h45min.

DICA:
Em ambas atrações de Vindima da Vinícola Cristofoli é aconselhado usar calçado sem salto, roupas confortáveis, chapéu e óculos de sol, além de protetor solar e repelente.

Procurando as melhores dicas da Vindima da Serra Gaúcha?

Conheça o Guia Vindima Serra Gaúcha com 30 atrações para amar. Um e-book pra baixar e começar a planejar o seu roteiro.

Guia Vindima

Vinícola Cristofoli: Edredom nos Parreirais

Por fim, não dá pra deixar de falar da experiência de maior sucesso da Cristofoli: o Edredom nos Parreiras. A experiência acompanha tábua de especialidades e vinho/espumante.

edredom nos parreirais

Vinícola Cristofoli: vídeo sobre Cristofoli e a Rota Cantinas Históricas

Clique para ver o vídeo que fiz da visita ao roteiro Rota Cantinas Históricas na Dal Pizzol e na Cristofoli

 + DICAS DA CRISTOFOLI NO CAFÉ VIAGEM

Vindima Cristofoli – um entardecer mágico nos vinhedos da serra gaúcha

Cristofoli: Refeição harmonizada para sair levitando

Tour Vinho e Paisagem da Cristofoli – uma volta mágica de trator nos vinhedos

Brinde cor-de-rosa: 10 vinhos rosés brasileiros pra prova

SAIBA MAIS

CRISTOFOLI VINHOS DE FAMÍLIA
Estrada RS- 431, Km 6, S/n – Faria Lemos, Bento Gonçalves
Rota Cantinas História
Site www.vinhoscristofoli.com.br
Reservas :  cristofoli@vinhoscristofoli.com.br ou  (54) 9 8403.9247

A Vinícola Cristofoli está situada  no mesmo roteiro onde estão outras duas vinícolas imperdíveis para planejar o seu roteiro: a Estrelas do Brasil e a Dal Pizzol

+ DICAS DA VINDIMA SERRA GAÚCHA

7 lugares para fazer piquenique na Vindima

Onde fazer pisa e colheita da uva na Vindima da serra gaúcha

Vindima 2021 Vale dos Vinhedos

26 Hotéis e pousadas para namorar na serra gaúcha

10 atrações imperdíveis para aproveitar a Vindima de Bento Gonçalves

Melhores  hotéis e pousadas em Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e arredores – 12 indicações

Organize a sua Viagem para Serra Gaúcha

—– RESERVE HOTEL EM BENTO OU VALE DOS VINHEDOS COM ATÉ 50% DE DESCONTO: BOOKING.COM

—– ALUGUE SEU CARRO NA SERRA GAÚCHA : RENTCARS

—– INGRESSOS, TOURS  E TRANSFERS NA SERRA GAÚCHA : BROCKER TURISMO

—– CUPOM DESCONTO AIRBNB– ganhe um crédito de R$300 para usar na sua primeira reserva

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre seu voo para Rio Grande do Sul

—– POST ÍNDICE BENTO GONÇALVES  –post índice com todas as dicas do destino no Café Viagem

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO