Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinho Lambrusco: a bebida descontraída de Emilia Romagna

Dia 21 de junho é o dia do Lambrusco. Já ouviu falar deste vinho frisante italiano? Proveniente de Emilia-Romagna, região no norte da Itália, o vinho Lambrusco é milenar. Considerado um dos vinhos mais vendidos do mundo. É uma bebida típica e autêntica dessa região italiana, fácil fácil de beber, descontraída. Suave, frisante, frutada e refrescante. Pouco tanino e pouco álcool. Nas versões tinto e rosé. Tim-tim !

Normalmente, os vinhos Lambrusco que chegam ao Brasil não são os de melhor qualidade. Bom saber que nem todos são docinhos. Xô preconceito! Assim como o espumante, o Lambrusco também é classificado pelo seu grau de doçura e vai do seco ao doce. Viaje pelo interior e cidades de Emilia Romagna e descubra segredos dessa bebida. Estive em Bologna, Modena e Parma e o Lambrusco acompanhava sempre bem o calor ou o happy hour, chamado por lá de “aperitivo”. Quando não era com  Aperol Spritz, o aperitivo italiano tinha Lambrusco geladinho.

vinho Lambrusco

O ideal é beber o Lambrusco gelado, como o espumante (entre 6º e 8º)

Ao contrário dos espumantes, a perlage do Lambrusco é fina e pouco persistente. Normalmente, costuma ser um vinho aromático, apresentando notas de frutas vermelhas como cereja, framboesa e morango O ideal é beber o Lambrusco gelado, como o espumante (entre 6º e 8º). Acompanha bem um bom papo com as amigas, principalmente na piscina ou com petiscos italianos, como brusquetas, piadina, molho pesto e pizzas. Ou então, um belo sanduíche de mortadela.

As regiões vinícolas que produzem Lambrusco com selo DOC (Denominação de Origem Controlada) estão localizadas nas regiões da Emilia Romagna e Lombardia.

Na região de Emilia Romagna são três denominações:

  • Lambrusco di Salamino di Santa Croce
  • Lambrusco di Sorbara
  • Lambrusco Grasparossa di Castelvetro

Na região da Lombardia, uma DOC:

  • Lambrusco Mantovano

Me conta, já bebeu um bom Lambrusco? 

+ Leia também: tudo de Emilia Romagna no Café Viagem

O que comer em Emilia Romagna: pratos típicos. Leia aqui!

Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem

Mais dicas da Itália: PUGLIA, CAPRI, COSTA AMALFITANA, CINQUE TERRE , SICÍLIA E ROMA

O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com todas as nossas dicas

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO