Viña Edén

Viña Edén – um paraíso do vinho perto de Punta del Este

A Viña Edén é uma vinícola situada a apenas 35 km do centro de Punta del Este (Uruguai), na panorâmica Ruta 12, a mesma estrada que leva à bodega Alto de la Ballena (leia aqui o post). Vai por mim: a Edén é uma experiência im-per-dí-vel. Uma vinícola jovem, moderna e que harmoniza arquitetura, boa gastronomia e um cenário esplendoroso. E o melhor: pertinho de Punta.

Viña Edén, um paraíso do vinho perto de Punta del Este

Viña Edén

Os atendentes da Edén explicam que a estrutura da vinícola para receber turistas ainda não está totalmente pronta e que por isso ainda não foi tão divulgada. Bobagem, você vai se sentir no paraíso. A vinícola está aberta para visitas desde dezembro de 2016 com restaurante e um astral incrível e ímpar.

Viña Edén

Procurando hotéis em Punta del Este? 
Confira neste post a seleção de dicas de hospedagem em Punta do Café Viagem

Viña Edén

O ideal é pré-agendar a sua experiência na Edén por e-mail ou telefone antes de ir até lá. Eu e meu marido agendamos a experiência “ Tasting Completo” que recomendo fortemente. Tem prova de 4 vinhos acompanhada de pães, azeite e pastinhas divinas.  Quase uma refeição. Custa 1350 pesos por pessoa (preço em 2018) e inclui a visita guiada à vinícola.

Viña Edén

Sobre a Viña Edén: Brasil no Uruguai

A vinícola Edén tem um sócio brasileiro, o carioca Maurício Zlatkin. O enólogo, e sócio, é Pablo Fitipaldo que não estava presente no dia da nossa visita. Quem nos recebeu foram os sommeliers da casa Alex e Cícero, ambos brasileiros.

Viña Edén
Viña Edén

Os primeiros vinhedos da bodega Edén foram plantados em 2009 e o primeiro ano de elaboração dos vinhos foi em 2013. Tannat, Marselan, Merlot, Pinot Noir são algumas das variedades de uva cultivadas pela Éden. Cerro Negro é o vinho de corte ícone da vinícola com Tannat (50%) , Merlot (40%) e Marselan (10%).

Viña Edén

A estrutura da Viña Edén e as experiências

O prédio da Edén é belíssimo. Foi desenhado em três níveis com o objetivo de utilizar a força da gravidade para os movimentos da uva e do vinho nas etapas da produção. Com funcionamento sustentável, é possível enxegar no horizonte os cataventos eólicos.

Viña Edén

Além das degustações e refeições, a Viña Éden oferece piqueniques, tours nos vinhedos de segway, a pé, bicicleta ou veículos off Road. E ainda: um restaurante que prioriza ingredientes orgânicos e de produtores locais (como azeite, queijos de cabra e mel). O cardápio oferece desde ceviche e lanches a pescados e parrilla (de 480 pesos a 810 por pratos). Um menu de 3 passos com degustação de 3 vinhos sai em torno de 1980 pesos por pessoa.

Tem muita gente que chega para almoçar ou simplesmente petiscar algo com vinhos e espumantes a partir das 15h. Outros, chegam para brindar o fim de tarde. A Edén também tem salas especiais para degustações em grupos.

A degustação na Edén

Chegamos cedo demais na Edén e o sol batia forte na área aberta. Minha dica, em um dia ensolarado, é chegar após as 14h ou 15h, principalmente no verão. Como era um dia quente, fizemos nossa degustação no espaço interno climatizado (que também é loja e restaurante).

Viña Edén
fomos os primeiros a chegar, só começou a encher por volta das 14h.
Viña Edén

A degustação iniciou com o espumante Brut Nature (método champenoise) Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%). Logo após, provamos o vinho branco Chardonnay sem passagem por barrica e o tannat Reserva 2016 (com 12 meses em barrica).

Viña Edén

Por fim, experimentamos o vinho ícone da casa, o Cerro Negro, vinho de corte com tannat (50%) , merlot (40%) e Marselan (10%). O nome do vinho é em homenagem a paisagem do Cerro Negro atrás da vinícola, um monte formado de pedras .

Viña Edén
Os sommeliers Alex e Cícero, cada um com seu vinho preferido da bodega

Após a degustação fizemos um passeio pela bodega com o sommelier Cícero. A voltinha é bem tranquila e dura por volta de 30 minutos ou menos. Tudo na vinícola é novíssimo e com equipamentos supermodernos. No final, o tour reserva uma surpresa: um filme sobre o terroir da região projeto sob rochas na adega da Éden. Lindo!

Viña Edén
Viña Edén
Viña Edén

Para quem quiser levar uma lembrança da Edén, os vinhos são vendidos na vinícola e custam entre 100 a 165 reais (27 a 45 dólares).

Viña Edén

Visite o Pueblo Edén

A Edén está situada ao lado do Pueblo Edén, um povoado rústico e charmoso. A placa na estrada informa que o “Pueblo” tem apenas 85 habitantes. Vale a pena seguir de carro e dar uma volta pela aldeia. Se ainda estiver com fome (ou sede!), procure a La Casita de Chocolate e o restaurante La Posta de Vaimaca. Aliás é bom avisar que o famoso restaurante só atende sob reserva por telefone ( 44102017  ou 098025049) e não tem site! Serve apenas cordeiro, coelho e massas caseiras. Tem um valor excelente e grande parte da freguesia da casa é de locais ou gringos (ouvi muita gente falando inglês por lá).

Pueblo Éden
Hello, 85 habitantes???

No caminho da Viña Eden ao Pueblo Edén você ainda vai encontrar a Granja La Orgânica (com venda de produção orgânica), a Capela San Isidro Labrador e o sítio do Azeite de Oliva Lote 8 (o mesmo servido no restaurante da Éden).

Viña Edén


SAIBA MAIS

VIÑA EDÉN
Ruta 12 km 26 Pueblo Éden – Uruguay
Site: www.vinaeden.com
Agendamento de visita pelo site ou pelo email: [email protected]
Tel.: +598 44103841 ou +598 92552300

Aberto de segunda a domingo das 12h às 18h.
Na alta temporada, o horário do fim de semana é até as 19h.
Degustações a partir de USD 25

COMO CHEGAR 

Quem vem de Punta del Este deve seguir pela Praia Mansa em direção a Casapueblo e Punta Ballena na Ruta 10. Fiquei atento logo ao chegar à praia de Portezuelo pois você vai dobrar à direita na Ruta 12 e seguir sempre por ela. Atenção ao chegar a Ruta 9 pois você terá que atravessar ela e pegar novamente a Ruta 12 fazendo uma voltinha .

Veja + dicas do Uruguai e Punta no blog

Visita à Bodega Garzón – a vinícola UAU do Uruguai

Os melhores hotéis em Punta de Este – uma seleção especial do Café Viagem

Melhores Hotéis no Uruguai  | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevidéu, Colônia e Carmelo)

Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta

10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada

Parador La Huella em José Ignacio – uma celebridade gourmet pé na areia – imperdível!

Guia Punta del Este

POUSADAS E HOTÉIS EM PUNTA DEL ESTE –  o BOOKING é o parceiro do blog para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos quartos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS.CONSULTE AQUI!

Guia Punta del Este

POST ÍNDICE

Alexandra Aranovich Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Natalie disse:

Oi, Alexandra. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

Oi Natalie
Que bom, fico sempre feliz de ver o Café Viagem no linkódromo.
Grande Abraço
Alexandra

natalia disse:

bOA TARDE,

Gostaria de saber como voces fizeram para ir a vinicola? pode beber e dirigir no uruguai?

Oi Natalia
Na verdade não pode beber e dirigir. A estrada até a vinícola é bem tranquila e quase deserta. O que fizemos foi, após a degustação na Éden, demos um tempinho, passeamos de carro pelo povoado ao lado (Pueblo Éden). Enfim, não exageramos na bebida e esperamos o alcool passar um pouco para voltar pra Punta.

Ajudou?
Abs
Alexandra do http://www.cafeviagem.com

NATALY disse:

Oi Alexandra,

Estou pensando em visitar esta vinícola, porém fiquei na dúvida se vale a pena visitar somente a bodega (que é a area fechada) ou se vale a pena visitar também o vinhedo com o carro….

Minha viagem é em Janeiro.

VOCÊ ENTÃO RECOMENDARIA ESSE PASSEIO?

oBRIGADA,
NATALY

Oi Nataly
Estive viajando, por isso a demora pra responder. Espero q tenha ido na Éden, a vinícola é linda em qualquer época do ano. área fechada e aberta.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

NATALY disse:

Oi Alexandra,

Estou pensando em visitar esta vinícola, porém fiquei na dúvida se vale a pena visitar somente a bodega (que é a area fechada) ou se vale a pena visitar também o vinhedo com o carro….

Minha viagem é em Janeiro.

VOCÊ ENTÃO RECOMENDARIA ESSE PASSEIO?

oBRIGADA,
NATALY

Oi Nataly
Recomendo sim este passeio: Vinícola, degustação e Pueblo Éden, povoado ao lado
Abraços
Alexandra do Café Viagem

Pedo disse:

Alexandra, existe algum tipo de translado para o local?

Oi Pedro

Tudo bem? Não sei de translado, mas é bem tranquilo se vc estiver de carro, a estrada é vazia.
Abs
Alexandra do Café Viagem

caroline disse:

alexandra, tudo bem? Estou lendo todos os seus posts do uruguai, vou para lá na PRÓXIMA sexta.

VOCÊ chegou a ALMOÇAR no la posta de vaimaca? gostou? tenho lido muitos mixed reviews sobre eles – gente que ama e gente que odeia. queria sua opinião.

Obrigada!
abraços,
carol

Oi Caroline
Não cheguei a almoçar. Mas achei o lugar legal, fui até lá. Meus amigos gostaram. Eu acabei comendo entradinhas na Éden e não estava com fome, mas vale a pena conhecer o pequeno povoado.
Beijos
Alexandra do Café Viagem

Paulo R De Lucca disse:

Muito prazer,muito bom teu blg,tentei subscrever mas nao Deu certo

Oi Paulo
Obrigada, tento se subscrever por onde? Acabei de testar e está funcionando. Posso fazer sua inscrição para receber novidades do blog se autorizar.
Abs
Alexandra do Café Viagme

Dorotea disse:

Boa noite
Você tem alguma informação sobre o sunset menu?
Vale.a pena?
Obrigada

Oi Dorotea
Tudo bem? Pode mudar a cada ano, mas acredito que no site da vinícola ou por email você descobre fácil. Tentou?
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Roseanne disse:

Estive nessa vinícola na Sexta-feira (29/02/2020)!! A experiência foi péssima! Nos colocaram para degustar o vinho do lado de fora, com sol perto do meio-dia. Acabaram de servir o vinho e o Cícero, somellier da foto, nos informou que teríamos 10 min para degustar os 3 vinhos e descemos para o tour pela área de produção DOS vinhos. Sem explicação alguma! Não faço a menor ideia da uva que foi utilizada na produção DOS vinhos… ninguém explicou! Deguste antes do tour. Triste!nunca mais volto lá, nem recomendo a ninguém. A cereja do bolo: venderam doce de leite vencido para 4 pessoas do nosso grupo!! E vencido há 1 mês (26/01/20)!!! Foi uma correria entre os funcionários para retirarem os doces das prateleiras, pois todos estavam vencidos!!! Como disse, não recomendo está vinícola!

Oi Roseanne
Que pena, eu amei o local, os vinhos e o antendimento. Eles deveriam estar bem atrapalhados neste dia, talvez envolvidos com a colheita.
Grande abraço
Alexandra do Café Viagem

Roseanne fernandes disse:

Não estavam, não!! Não tinha ninguém na vinícola, só o nosso grupo. Aliás, um grupo proveniente de um cruzeiro. Provavelmente, a cia não fará mais passeios na Viña eden, por conta das reclamações. Isso aconteceu no dia 29 de fevereiro de 2020 (há 2 semanas). Se não ME.engano, agora nao é época de colheita! Eu creio que, há 2 ou 3 anos atrás, o serviço era bom. Agora não é mais!

Que pena!! Sinto muito pela experiência ruim.

Mario Lucio Caldeira Brant disse:

Quero parabeniza-la pela excelente matéria sobre as bodegas que ora estão aparecendo nesta região desconhecida A pouco tempo.

Obrigada!! Adoro bodegas e o Uruguai
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com

error: Content is protected !!