Trilha da Pedra Branca em Garopaba com mirante e cascata
Há muito tempo ouço falar da trilha da Pedra Branca em Garopaba Santa Catarina. Um dos segredos dessa praia catarinense que vai muito além do surf. A trilha tem um belo mirante com vista privilegiada da região e trajeto pela Mata Atlântica com uma incrível cascata para banho. Vale muito a pena. Aí vão algumas dicas para quem quiser fazer a trilha da Pedra Branca em Garopaba com segurança.
+ onde ficar em Garopaba e Silveira – dicas de hospedagem
Como chegar na trilha da Pedra Branca em Garopaba
A poucos km do centro de Garopaba – e perto da entrada da praia da Barrinha – você vai avistar as placas que indicam a direção para a Pedra Branca, na rodovia SC 434. Para não ter erro, coloque no seu mapa (Google ou Waze) o Brechó Vivi. Essa loja está situada ao lado da estrada que leva à trilha da Pedra Branca. Você vai dirigir um bom percurso por uma estrada de chão que leva a uma serraria (Caldo de Cana Serraria).
A propósito, a serraria também faz parte do passeio. Tem um bar bonitinho e ambiente gostoso. Se ficar com dúvida, pode até dar uma parada por lá pra tomar algo, conhecer o local e seguir adiante.
Logo após a antiga serraria movida a água, você vai estacionar e, finalmente, iniciar o seu percurso. Há placas que indicam parte do caminho.
Trilha da Pedra Branca em Garopaba precisa de Guia?
Bem, se for a sua primeira vez, sugiro fortemente pegar um guia da região ou chamar um amigo que já tenha feito o percurso. Vai ser mais seguro. Afinal, são 2,2 km de distância, subindo morro entre a mata. O grau de esforço físico é considerado moderado para alto.
O que usar e levar para Trilha da Pedra Branca em Garopaba
O ideal é usar roupas leves, tênis e uma mochila pequena com água, repelente e protetor solar. Bom também levar roupa para o banho de cascata. Cuidado com as formigas na trilha, olhe bem para o chão.
Aliás, acredito que a caminhada da Pedra Branca em Garopaba merece um bastão de trilha. Se tiver, leve. Eu acabei pegando um galho pra me ajudar pois esqueci os meus bastões. O motivo? Tem muitas partes da trilha que escorregam por conta do terreno molhado ou das pedras. Lembrando que não é bom fazer esta trilha após chuvas.
Quanto tempo leva o trajeto da Trilha da Pedra Branca
A duração é de 2h a 3h (ida e volta). Ideal é fazer no horário da manhã, bem cedo para não pegar um sol forte. Por sinal, dizem que o amanhecer por lá tem um visual de arrepiar no sol nascendo. Nós iniciamos o percurso às 7h49. Exatamente às 8h44 chegamos ao topo do mirante.
Ficamos por lá uns 30 minutos no mirante admirando a paisagem de tirar o fôlego da lagoa e Praia da Ferrugem e Barrinha. Tiramos fotos e descemos energizadas. Por volta das 10h05 estávamos tomando banho de cascata.
Como encontrar a cascata da Trilha da Pedra Branca
A cascata fica bem no início da trilha. Bom saber que não há placa indicando a direção. Por isso, fique atento ao barulho da água para dobrar (no sentido de quem sobe para o mirante) à direita. Pra facilitar, tirei foto da sinalização abaixo.
Ao avistá-la, volte alguns passos para trás e entre na trilha à direita que leva a cascata(lembre-se, no sentido de quem sobe para o mirante). E se joga na água! Com cuidado, claro!
Enfim, a boa parceria conta muito nesse passeio. Não leve nenhum mala com você, só gente boa. Fica a dica.
Valeu Denise, amei fazer o percurso com vocês!
Lendas e Portal da Pedra Branca …
A minha amiga Denise me contou que existe uma lenda sobre a Pedra Branca ter um portal. Será? Os mais aventureiros podem testar e me contar. Ah, e também podem testar o rapel na Pedra Branca.
Quer mais dicas de Garopaba e Santa Catarina?
Clique neste link pra ver o que já publiquei no Café Viagem sobre o destino.
SAIBA MAIS
Trilha Pedra Branca
Garopaba Santa Catarina, Brasil
Distância: 2,2 km
Duração: entre 2 a 3h (ida e volta)
Esforço físico: moderado/alto
Grau de Felicidade : Alto 😉❤️
Altitude: 265m
Para guias credenciados, consulte o Portal de Turismo de Garopaba : turismo.garopaba.sc.gov.br
+ Dicas de Santa Catarina no Café Viagem
Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores
Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa
Enoturismo: Top 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina
Nossa visita ao Parque Beto Carrero World
Conhecendo o vinho da uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina
Cascata Encantada em Paulo Lopes: natureza e diversão com boa estrutura
Todos os posts de Santa Catarina no Café Viagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Muito interessante, parece bonito a cidade e o pico também a cachoeira sem dúvida é uma benção.
é uma caminhada benção mesmo, vale o esforço que compensa
Fiz a trilha hoje com meu esposo. Muito bacana!
Que show!! Que bom que gostaram, vale a pena né?
Abs
Alexandra do Blog Café Viagem
Gostei das dica obrigado,logo que tiver uma folga eu e minha esposa iremos conhecer, não vejo a hora.
Obrigada Mario! Garopaba tem trilhas lindas
abs
Alexandra do http://www.cafeviagem.com
Top! Adorei as dicas e a página, parabéns e obrigada por compartilhar suas aventuras no maior auto astral
Obrigada Camila, amei o comentário. Chegou a fazer a trilha da Pedra Branca?
Quando fizer, me conta
Abs
Alexandra do Café Viagem
Fizemos a trilha semana passada. Levamos 20 minutos pra subir e 15 minutos pra descer, em ritmo leve. Se você tem experiência com trilha, não se preocupe pois é muito fácil.