Roteiro 2 dias em Napoles

Roteiro Nápoles 2 dias: entre pizzas, ruelas e la vera Itália

Procurando dicas de Nápoles (ou Napoli) na Itália? Neste post, deixo meu Roteiro Nápoles de 2 dias caminhando muito pela cidade e, principalmente, por seu centro histórico. A saber: a famosa pizza napoletana (ou napolitana em português) juntamente com o Centro Histórico de Nápoles são considerados Patrimônio da UNESCO. Nas dicas a seguir, também indico hospedagem, pizzarias, além de ruas e atrações que não podem ficar de fora da sua programação. 

o que fazer em Nápoles

Roteiro Nápoles 2 dias: a essência da verdadeira Itália

Primeiramente, bom saber que Nápoles é a porta de entrada para visitar um destino campeão de audiência no Café Viagem: Capri e Costa Amalfitana (ao sul de Nápoles). Afinal, é a capital da região da Itália chamada de Campânia. E eu estava devendo este post para vocês faz tempo! Ilhas famosas como Capri, Ísquia e Procida estão bem próximas do Porto de Nápoles. Pompéia é outro destino famoso a apenas 24 km junto com o vulcão adormecido do Vesúvio.  

onde ficar em Nápoles
calçadão em Nápoles, a Lungomare e, ao fundo, Castelo do Ovo

Nápoles, cidade de personalidade

Antes de citar meu Roteiro Nápoles de 2 dias preciso admitir: a cidade é o lado roots da Itália, ou seja, meio caótica. Mas saiba que o caos é um de seus encantos: vielas apertadas, infinitos varais nas varandas coloridas, roupas penduradas e pedestres e motos se misturando na mesma calçada. Sem dúvida, é uma cidade de muita personalidade. Autêntica e com a essência da Itália.

Em contrapartida ao caos, é fácil de se turistar caminhando pelos seus principais pontos turísticos. É saborosa, com pizzas napolitanas e gelatos por todos os cantos. Melhor ainda, perto de dois destinos fantásticos: a ilha de Capri e Costa Amalfitana.

Galleria Umberto I
Galleria Umberto I

Nápoles: entre as melhores cidades para visitar do mundo

Em 2023, Nápoles foi eleita pela Revista Time umas das melhores cidades para se visitar no mundo. Além da sua riqueza cultural e arquitetônica, contribuíram muito para esta indicação os seriados e filmes da HBO e Netflix (adaptações da autora Elena Ferrante e suas novelas napolitanas) que colocaram Nápoles e arredores no desejo dos turistas.

Roteiro Nápoles 2 dias

ONDE FICAR EM NÁPOLES: 2 dicas de hotéis

Como eu estava sozinha, não quis investir muito na hospedagem em Nápoles. Logo, peguei duas excelentes opções que uniam boa localização, conforto e boa tarifa: Le Mummarelle B&B e The Five Rooms Napoli – contei mais detalhes dos hotéis de Nápoles neste post do Café Viagem.

Barcos para Capri e Isquia em Nápoles

É do Porto de Nápoles que partem os ferries (barcos) para as ilhas próximas como Capri. E também para Sardenha e Sicília. Stazione Maritttima é onde partem os barcos para as ilhas. Para Capri, procure pelos barcos mais rápidos da Stazione Maritttima Molo Beverello.

ROTEIRO NÁPOLES 2 dias: o que você precisa antes de partir

A seguir, alguns destaques para entender Nápoles. No meu roteiro, quis caminhar e sentir a cidade. Entrei em igrejas, porém não visitei museus ou fiz tours subterrâneos. Também não fui a Pompéia pois, logo a seguir, faria uma viagem romântica para Capri e Costa Amalfitana. Dito isso, seguem algumas dicas

  • As duas regiões principais para caminhar e turistar são: centro histórico e o Lungomare ((beira-mar, área mais tranquila). Para ver Nápoles do alto, pegue o teleférico (funiculare).
  • O centro histórico de Nápoles, assim como a pizza napolitana, são patrimônios da Unesco.
  • Cidade de muitas igrejas, mais de 400. A mais importante e famosa é a Gesù Nuovo (Novo Jesus) situada em uma praça imporante de mesmo nome: Piazza del Gesù Nuovo. O Duomo (ou Cattedrale di Santa Maria Assunta) também vale a visita.
  • Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália após Roma e Milão e já foi capital cultural da Europa no século XVII.
  • Nápoles é famosa pela arte dos presépios. A via San Gregorio Armeno é rua que concentra o comércio de estatuetas e presépios.
  • O souvenir mais popular de Nápoles é o “chifre da sorte” – espécie de pimenta vermelha, amuleto usado para afastar o mau-olhado.
  • Vespas e motinhos se misturam nas calçadas e ruelas com pedestres. Muito cuidado para não ser atropelado
  • Arquitetonicamente sua maior jóia é a Galleria Umberto I e sua elegante cúpula de vidro
  • Está muito próxima de  de Capri, Ischia e Pompéia
  • O povo de Nápoles tem adoração por futebol, e fixação por Maradona que estampa pinturas nas paredes (lembrando que Maradona já jogou no Napoli)
  • RUAS PRINCIAPAIS PARA CAMINHAR: Via Toledo, Tribunali, San Gregorio, Spaccanapoli (Via Benedetto Croce)

ROTEIRO NÁPOLES CHEGADA: Lungomare


Enfim, vamos ao meu roteiro… Cheguei no fim do dia e aproveitei a ótima localização do meu primeiro hotel (Mummarelle B&B ) para caminhar pelo calçadão da orla de Nápoles (Lungomare Via Caracciolo) na região do antigo Castelo do Ovo. Trata-se de uma área agradável, com vários restaurantes. Acabei optando por uma refeição clássica e mais em conta, a pizzaria Sorbillo (Via Partenope, 1)  que também tem casa na famosa Via del Tribunali.

  1. Caminhada na Lungomare  (calçadão da orla na Via Caracciolo ) nos arredores do Castelo del Ovo
  2. jantar na Pizzaria Sorbillo (Via Partenope, 1)
Castelo do Ovo na orla (Lungomare)
pizza na Sorbillo

ROTEIRO NÁPOLES DIA 1: centro histórico

No segundo dia, iniciei minha caminhada pela Praça do Plebiscito junto ao Palácio Real (a duas quadras do meu hotel), segui para um café histórico (Gambrinus) e, ao lado, a Galleria Umberto I. Num posto de informações turísticas do lado de fora da Galleria, descobri um Free Walk Tour e me direcionei a Piazza Dante (ponto de encontro e partida do tour). Eles tem diferentes modalidades de tour.

Roteiro Napoles 2 dias
Praça do Plebiscito junto ao Palácio Real
Roteiro Nápoles 2 dias
Praça do Plebiscito ao anoitecer
café histórico de Nápoles: Gambrinus

Fiz a caminhada guiada pelo Centro Histórico (Old Town). O tour acontece segunda, quarta, sexta, sábado as 10h30 e quinta 15h. Você pode saber mais detalhes neste site www.freewalkingtournapoli.com

Roteiro Napoles 2 dias
Piazza Dante : praça que é ponto de encontro e partida do tour

Após o tour guiado, me senti mais segura para caminhar sozinha por vários pontos turísticos e ruas como: Via Toledo, Via Tribunalli (das pizzarias) e a Spaccanapoli. Acabei visitando também o Monastero di Santa Chiara, complexo com jardim arqueológico, basílica e museu, situado no coração do centro histórico de Nápoles.

Roteiro Napoles 2 dias
Igreja e praça Gesù Nuovo

Fiz minhas refeições andando na rua: pizza frita e um sanduíche com vinho ao lado do meu hotel em um armazém e loja de vinhos, o Strino Gastronomia (na Via Santa Lucia, 86). Mas a dica de restaurante para quem quer comer frutos do mar é o Zi Teresa perto do Castelo de Ovo na orla de Nápoles: www.ziteresa.it. Ou o restaurante italiano Ciro Mergellina: ciroamergellina.it

Resumo roteiro Nápoles Dia 1

  1. Piazza do Plebiscito e Palazzo e Reale
  2. Café Gambrinus
  3. Galleria Umberto I + Posto de informações turísticas onde encontrei o Free Walk Tour
  4. Piazza Dante (onde parte o Walk Tour) + Port’Alba (um dos portões da cidade em Nápoles)
  5. Cattedrale di Santa Maria Assunta (o Duomo de Nápoles)
  6. Caminhada na Via Toledo, Via Tribunalli e Spaccanapoli (Via Benedetto Croce)
  7. Praça e Igreja Gesù Nuovo
  8. Santa Chiara (basílica, jardim arqueológico e museu)

    OBS:
    perto da Gesù Nuovo está a Capela San Severo que tem a escultura famosa do cristo velado
Santa Chiara
Complexo Santa Chiara (basílica, jardim arqueológico e museu)

ROTEIRO NÁPOLES DIA 2: centro histórico + Pizza + Vista do Castelo

No segundo dia, aproveitei para fazer uma caminhada mais leve. Visitei a rua dos presépios (San Gregorio Armeno) e lá provei o doce famoso da Campânia, o sfogliatella: na Via S. Gregorio Armeno, 24, Instagram @sfogliateesfogliatelle

Logo adiante, peguei o teleférico (Funicolare Centrale na Via Toledo, 205) e visitei o Castelo de Sant’Elmo com vista panorâmica da cidade e até do Vesúvio e ilhas nos arredores de Nápoles. 

Castelo de Sant'Elmo em Napoles
vista do Castelo de Sant’Elmo – veja a rua que corta a cidade, a Spaccanapoli

Aproveitei, também, para visitar o bairro espanhol com várias pinturas de jogadores de futebo, o movimentado Quartieri Spagnoli. Dizem que a essência dos napolitanos está neste bairro com seus labirintos de ruelas e vizinhança gritando nas janelas coloridas com varais de roupas.

bairro espanhol, o Quartieri Spagnoli

Por fim, experimentei a famosa pizza da Julia Roberts no filme Comer, Rezar e Amar, a da Micheleveja aqui o post!  Dica: ideal chegar antes das 18h30 para não pegar muita fila de espera!

pizzaria Julia Roberts Napoles
Pizza da Michele ou, se preferir, a pizza da Julia Roberts 

Resumo roteiro Nápoles Dia 2

  1. Rua dos Presépios (San Gregorio Armeno)
  2. Souvenirs e café com o doce famoso, o sfogliatelle na Via S. Gregorio Armeno, 24
  3. Funiculare Centrale + Castelo Sant’ Elmo com vista panorâmica da cidade
  4. Caminhada pelo Quartieri Spagnoli – bairro mais autêntico de Nápoles
  5. Pizza da Julia Roberts, a Antica Pizzeria Da Michele  (Via Cesare Sersale, 1)
S. Gregorio Armeno, a rua dos presépios
Roterio Napoles 2 dias
souvenir típico


Por fim, troquei de Hotel e fiquei hospedada mais próximo da estação principal de trem de Nápoles no e The Five Rooms Napoli . Afinal, meu marido chegaria no fim do dia para iniciarmos juntos uma inesquecível viagem pelas praias do Sul da Itália.

Roteiro Napoles 2 dias
Funicular para o Castelo

Roteiro Nápoles 2 dias: anote as principais atrações

  • Duomo de Nápoles (ou Cattedrale di Santa Maria Assunta) – entrada gratuita, construído entre 1294 e 1323
  • Lungomare  (calçadão da orla na Via Caracciolo ) e Castelo Ovo
  • Complexo di Santa Chiara (ingresso entre 3.50 a 6 euros)
  • Igreja e praça Gesù Nuovo (perto da Santa Chiara)
  • Igreja Pio Monte Della Misericordia – nesta igreja do século 17 que está uma das obras mais importante de Caravaggio, as Sete Obras de Misericórdia, de 1607
  • Galleria Umberto I – construída em 1887 e reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. A galeria lembra um pouco a Galeria Vittório Emanuele de Milão, só que menor
  • Castel Sant’Elmo – para ver Nápoles de cima e ver de longe, em dias limpos é possível ver Sorrento e Vesúvio. Pegue o teleférico/funicular
  • Piazza del Plebiscito junto ao Palácio Real
  • Quartieri Spagnoli – bairro espanhol, dizem ser o autêntico de Nápoles. Aqui estão os murais pintados reverenciando Diego Maradona.
  • Rua San Gregorio Armeno – rua dos presépios feitos à mão por artesãos locais. Entre a Via del Tribunali e Via Benedetto Croce (Spaccanapoli). Por aqui também está situada uma loja famosa para comer o doce típico com massa folhada, o Sfogliatelle ( Via San Gregorio Armeno, 24)
  • Rua Spaccanapoli (Via Benedetto Croce) – rua que é a cara de Nápoles, estreita, corta a cidade. Lembre que às vezes muda de nome. O começo dela fica na Igreja Gesù Nuovo e o final é no Quartiere Spagnoli. Tem várias lojas e pizzarias
  • Rua Via Tribunalirua das pizzarias famosas de Nápoles como: Sorbillo e Antica Pizzeria Port’Alba (esta última, apontada como a pizzaria mais antiga de Nápoles). Não perca: nesta rua tem uma estátua-busto do PULCINELLA. A supertição manda tocar no nariz para dar sorte! 
  • Via Toledo: rua mais popular do comércio de Nápoles, ideal para quem adora umas comprinhas. Não deixe de ver uma das estações mais bonitas da Itália , a Toledo Underground Station. E uma novidade: Gallerie d’Italia na Via Toledo, 177 gallerieditalia.com/it/napoli

Como chegar em Nápoles Itália

Cheguei em Nápoles de trem. Meu voo do Brasil era direto para Roma, sem escalas. Logo, a partir de Roma peguei facilmente um trem para Nápoles. Da estação Napoli Centrale (www.napolicentrale.net), achei mais fácil e rápido pegar um táxi até o hotel por conta do peso da mala. No entanto, durante meu roteiro Nápoles passei todo o tempo percorrendo a cidade a pé. 

Para facilitar a viagem, quem vem de Roma agora conta com novo serviço ferroviário direto e de alta velocidade do aeroporto Fiumicino (Roma) para Nápoles ( via comboio FrecciaRossa).

Estação Napoli Centrale (www.napolicentrale.net)
Trens da Circumvesuviana (www.vesuviana.it) ligam a cidade a Sorrento, Herculano e Pompeia.
Stazione Maritttima (saída da Via Cristoforo Colombo): ferries para ilhas próximas, como Capri

O que comer em Nápoles

Eu passei quase 3 dias comendo pizza napoletana e frita. E contei neste post do Café Viagem as dicas das principais pizzarias para provar en Nápoles

Além das pizzas, existem, é claro, outros pratos típicos para provar em Nápoles como : o ragù, o genovese napolitano, o espaguete com frutos do mar e a sfogliatella (um doce folhado com um recheio de ricota.

Outra pérola gastronômica de Nápoles é a mussarela de búfala. Além disso, a cidade tem cafés famosos como o Caffè Gambrinus (Via Chiaia) e Caffè México. 

muitos restaurantes pela Lungomare como o famoso Zi Teresa perto do Castelo de Ovo

Mapa dos pontos citados neste post do Café Viagem de Roteiro em Nápoles 2 dias

SAIBA MAIS

Nápoles, Itália
Região da Campânia
Visit Naples é o orgão de Turismo Oficial da cidade.
Instagram @visitnaplesofficial

>> VEJA AQUI, TODAS AS DICAS DA ITÁLIA NO CAFÉ VIAGEM

Gostou do roteiro de Nápoles?

Se sim, um jeito de agradecer é organizando sua viagem com os parceiros do Café Viagem

Reservando pelos nossos links você não paga um centavo a mais, ganha descontos e ainda ajuda o blog a pagar suas contas pois recebemos pequena comissão dos nossos parceiros selecionados. Essa é uma das formas que encontramos de monetizar o conteúdo que a gente faz com tanto carinho.

 PROCURE AQUI O SEU HOTEL EM NÁPOLES COM POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO GRATUITO

ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS

COTE UM BOM SEGURO VIAGEM COM NOSSO CUPOM DE DESCONTO: SEGUROS PROMO

TOURS, TRANSFER E INGRESSOS EM ROMA:  Get Your Guide 

CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO

PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre seu voo para Itália

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Maria Elitania disse:

Oi,tudo bem?
Me chamo Elitania,estamos pensando em ir conhecer a costa amalfitana e setembro.
Você teria alguma roteiro?

priscila manfredini disse:

amando seu blog!!

Nathalia disse:

O melhor site de viagens que ja encontrei! Parabens pelo conteúdo e pela forma como coloca as sugestões e roteiros, super prático! Estou basicamente usando todas as suas dicas para montar meu roteiro pela italia!
Muito obrigada pelo seu conteudo!

Obrigada Nathalia !! adorei
Amo a Itália
Abs
Alexandra

Vivian S Souza Marcatti disse:

Olá, Alexandra, que grata surpresa ter encontrado o seu blog! Estou amando!
Vou para Nápoles em outubro e seguirei as duas dicas. Abraços e sucesso.
Vivian Souza Marcatti

Olá Vivian
Adorei o comentário, muito obrigada. Desejo uma viagem incrível em Napoles para você. Também tem conteúdo no blog Café Vigem de Capri e Costa Amalfitana por perto, já viu?
Abs
Alexandra

Sandra Choi Marchesano disse:

Amei seu roteiro e dicas!
Uma dúvida, além de Nápoles, vou fazer Sorrento, Positano e Amalfi.
Vc acha melhor ir para ilha de Capri a partir de Nápoles ou a partir de Sorrento?

Olá Sandra
Na verdade fui para Capri a partir de Napolis. E na volta, desci em Sorrento que é mais perto de Positano. Entao, tanto faz.
Abs
alexandra do @cafeviagem

error: Content is protected !!