Eu poderia começar a escrever sobre Bologna contando de como é uma cidade jovem apesar de ser tão antiga e histórica, de como é bela e envolvente. Poderia falar da Piazza Maggiore, do torre símbolo da cidade, dos canais, dos 40 quilômetros de pórticos, da hospitalidade … mas, apesar de tudo, vou iniciar do meu jeitinho: na minha primeira refeição na cidade. Foi um dia especial, pois conheci a Deb, o Davi, Jason e Nicholas – grandes amigos e parceiros de BlogVille – o projeto de blogueiros que participei em Emilia Romagna. Que sorte a minha, só gente fina e divertida vivendo comigo durante uma semana no apartamento em Bologna. Cheers!!!
No primeiro dia, fizemos um tour rápido e a pé pela cidade na área central e histórica de Bologna. Ao final do passeio, ficamos maravilhados com a movimentação de jovens nos bares e restaurantes. Era a hora do happy hour italiano, o “aperitivo”. Nick (nosso guia no Blog Ville) nos mostrou alguns pontos gastronômicos interessantes e acabamos pegando uma mesa em um dos lugares que mais recebi a indicação de amigos para comer em Bologna: Osteria dell’Orsa – UHU!
A poucos metros da Piazza Maggiore, no quarteirão universitário de Bologna, um reduto gastronômico rústico e autêntico. Mesas grandes de madeira, ambiente movimentado, bem frequentado, enfim, tudo aquilo que se espera de uma boa osteria ou taberna italiana. Tô em casa!
São vários ambientes pequenos. Ao meio-dia, a osteria coloca mesinhas na calçada para quem quiser comer curtindo o movimento simpático da rua, uma delícia. Sentamos num mesão de madeira no subsolo. Boa escolha, Nick! Adorei esse lugar.
Fiquei tão empolgada que o Nick acabou pedindo ao Chef para que eu entrasse na cozinha e conferisse como é feito o ragù alla bolognese – uma das receitas mais famosas de Bologna. Adivinha a origem do molho a bolonhesa? Claro, Bologna, a terra do ragù alla bolognese!!
Antes do ragù, brindamos a nossa chegada em Bologna com um vinho da casa. E atacamos as entradas ma-ra-vi-lho-sas com prosciutto, salames, queijo stracchino e pães quentinhos de comer ajoelhado.
E então, o ragù alla bolognese chegou à mesa. Um prato gigante para todos. Lambi os dedos, o prato e o garfo de tão saboroso. Nesse dia, Nick (que era o único italiano à mesa) nos ensinou a fazer um gesto típico do seu país: a scarpetta. Na Itália, é comum limpar o restante do molho do prato ao final da refeição com um bom pedaço de pão.
Nossa primeira refeição em Bologna foi uma das melhores e mais baratas da viagem. Gastamos por casal algo em torno de 20 euros. Siiimmmm, 20 euros. Não é fantástico? Bologna mora no meu coração junto com esse ragù da Osteria dell’Orsa.
OSTERIA DELL’ORSA
www.osteriadellorsa.com
Via Mentana, 1 40126 (no quarteirão universitário)
Bologna | Emilia Romagna Itália
Tel. +39 051 231576
Todos os dias, do meio-dia à meia-noite.
Não aceita reservas
Preço médio: 15 euros por pessoa
Avaliação no Tripadvisor
Tudo sobre Itália no Café Viagem
O Café Viagem foi um dos blogs brasileiros convidados pelo Turismo de Emilia Romagna para conhecer a região de Emilia Romagna na Itália em maio/2013 representando a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). Independente do convite – que proporcionou a hospedagem em Bolonha e alguns passeios na região – , as opiniões são todas bem pessoais.
Saiba mais sobre o Blog Ville e Emila Romagna: www.blogville-emiliaromagna.com
Descubra Emilia Romagna : www.emiliaromagnaturismo.com
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Ahh Alexandra
São 6 meses sem ir a Itália. Em 4 anos nunca fiquei tanto tempo longe da terrinha. Muitas saudades dessa região maravilhosa onde se come bem e barato. Scarpetta é um clássico lá em casa. O marido, como todo bom Italiano, dá adeus às regras de etiqueta e no final de cada refeição aproveita o que sobrou do molho no prato. Na verdade molho ou qq coisa rs
Adorei a dica desta Osteria e na próxima ida a Bolonha já sei onde ir.
bjs
Dani
Oi Dani
Obrigada. Seu blog também ajudou muito nas pesquisas gourmets para a viagem para a Itália.
Beijos grandes
Ale
Oi, Alexandra.
Eu e a Clarice estivemos em Bolonha na 2ª quinzena de março para visitar filho e nora que lá estudam por uma temporada. Como não poderia deixar de ser eles nos levaram nos lugares típicos da cidade e, bingo!, acabamos jantando por 2 vezes na Osteria dell’Orsa.
Quero reforçar todo teu comentário quanto ao lugar: típico, interessante – divide-se a mesa com outras pessoas se ela não estiver completa – e barato). O tagliatelli al ragu e o vinho da casa são excelentes, como também o tiramisu. Sem falar no antipasto que , casualmente foi o mesmo!
Aproveito a deixa para falar do sorvete. Bolonha é dita ter o melhor sorvete da Itália, segundo locais(difícil, né, porque todo sorvete italiano é muito bom!) . Entre as sorveterias – estivemos em várias – a que mais gostamos foi a Sorbeteria Castiglione (www.lasorbeteria.it) na via Castiglione, 44. É um pouco afastada das 2 torres, mas o sorvete de chocolate vale demais a caminhada.
Abs, João.
Olá, estou organizando o tour gastronômico para nosso roteiro de maio na Itália e amei seu blog! Com dicas de restaurantes e principalmente o nome dos pratos. Que agunia que dá quando tiram fotos das comidas e não escrevem o que é! Adorei seu blog, mas adorei mais ainda a explicação das fotos com a legenda dos nomes! Pelo oque estou vendo vou voltar com 5kgs a mais para o Brasil aiuhauahau
parabéns pelo blog!!!!
atenciosamente
Yasmin
Que querida!! Obrigada, Yasmin. Desejo uma viagem incrível pra ti. Se tiveres alguma dúvida sobre nomes de pratos, escreve. Estou louca pra voltar para a Itália. Hoje abri minha última lembrança da viagem: um porcini seco.
Beijos grandes
Alexandra
http://www.cafeviagem.com
Alexandra,
Vou fazer um pitsop de apenas 1 dia em Bolonha, na viagem entre Veneza e Florença, e, após ler seu blog, e outros também, acho que vou com meus amigos almoçar na Osteria dell’Orsa. É uma boa escolha, não é? (Acho que esta parada em Bolonha me deixará com oa vontade imensa de quero mais!).
Sds
Sandra Souto
Oi Sandra
Pode ir sim almoçar lá, você vai adorar. É um local simples mas autêntico. E pode se preparar para caminhar pelos arredores. Vai dar vontade sim de ficar mais um dia.
Beijos
Alexandra
Ontem tivemos o prazer de experimentar as delícias deste lugar! O preço de 6€ pela porção da massa com ragu! Fomos obrigados a provar também o capeleti ao creme de leite e a torteline de espinafres com abobrinhas!!!!!!! De saída uma tiramisu inesquecível! Valeu muito a dica, grata!
Oiiie, eu e meu esposo gostamos de viajar e sempre pesquiso sobre os lugares pra onde vamos, pra saber onde comer, quanto custa e estudar amando suas dicas. Obrigada por compartilhar!
Obrigada Hilda
Este lugar foi uma delicia em Bolonha.
Boa viagem
Ale do Café Viagem