Belém do Pará é um universo a parte de sabores. E descobrir onde comer em Belém do Pará foi uma das melhores partes da nossa viagem. Já comentamos no post sobre o Mercado-Ver-o-Peso a riqueza dos ingredientes e da influência indígena na gastronomia. É a cozinha de origem, tal como fala Tiago Castanho, um dos Chefs brasileiros mais influentes da cozinha paraense. Aliás, saiba que Belém é considerada uma das cozinhas mais brasileiras do país. Carrega a alma (e sabores) da cultura indígena e pitadas da culinária africana e portuguesa. É farta em peixes, em frutas exóticas, em temperos de folhas nativas. Para mim, foi uma das experiências mais gastronômicas mais ricas que já tive.
Onde comer em Belém – restaurantes e pratos típicos
A seguir, fiz uma lista de pratos e ingredientes que você precisa provar e restaurantes (ou locais) para conferir os sabores típicos da Amazônia em Belém do Pará.
FAZ PARTE DA CULINÁRIA PARAENSE …
Açaí
Castanha do Pará
Cachaça de Jambu
Frutas: bacuri, cupuaçu, muruci
Pimentas
Pirarucu seco, o “bacalhau amazônico
Aviú, o camarão minúsculo
Os peixes Filhote, Pargo, Pescada amarela, Tambaqui, Surubi, Pirarucu
Frutos do mar em geral, principalmente os peixes de rio
Mandioca e o Tucupi (caldo extraído da mandioca)
Jambu (vários pratos, inclusive o tradicional arroz de jambu)
As cervejas da Amazon Beer (prove a de Bacuri) e a Tijuca
A guaraná regional Tuchaua
Cumaru: a baunilha da Amazônia
Os sorvetes de frutas e iguarias da região
PRATOS PARA PROVAR NO BELÉM DO PARÁ
Peixe frito com açaí – um dos pratos mais típicos e servido em vários locais, inclusive em bancas do Mercado Ver o Peso. Aviso: o açaí é servido sem açúcar como acompanhamento do peixe e leva farinha por cima.
Maniçoba – a feijoada que não vai feijão, vai a folha da maniva – a planta da mandioca que é fervida por dias para tirar o veneno! Favor comer em um local seguro, certo? Eu provei no bufê do restaurante do Mangal das Garças.
Tacacá – prato de origem indígena. Trata-se de um caldo feito com a goma da mandioca (tucupi). Leva camarões secos, temperos e jambu (a erva que dá a sensação de formigamento na boca). Tanto os restaurantes quanto as banquinhas de comida de rua vendem a iguaria. Campeão no TripAdvisor , o Tacacá de Dona Maria é o mais famoso em Belém.
Pato no tucupi – prato brasileiro típico da culinária paraaense. Feito com tucupi e jambu.
Muçuã – essa é para os corajosos. espécie de tartaruga que se come. Provei no bufê do Manjar das Garças. Não tenho certeza se ainda servem!
Sucos e Doces
As frutas da Amazônia e nordeste brasileiro são de um sabor insuperável. Prove, prove, prove. E prove também na versão dos sorvetes. Bacuri, açaí, murici, cupuaçu, manga, jaca e outras tantas.
As sobremesas paraenses normalmente são de frutas. Mas vale destacar os sorvetes, principalmente os com sabores típicos da região. Se joga na sorveteria Cairu! Ah, se encontrar prove o pudim com queijo de Cuia.
Outro doce que ficou gravado na minha memória gustativa: torta de doce de leite com cupuaçu do restaurante do Mangal das Garças (o Manjar das Garças). E tem mais um: o toffe de cumaru com bolinho de tapioca assado no forno à lenha e sorvete de tapioca servido no restaurante Remanso do Bosque (que infelizmente fechou na pandemia!).
Onde comer em Belém do Pará: Roteiro Gastronômico
1. Manjar das Garças
Pensa num lugar lindo, com um restaurante igualmente lindo e um bufê farto em culinária gourmet com ingredientes típicos do Pará. Pensou? Então te joga no Manjar das Garças – um almoço-passeio aos sábados ou domingos. Mas ó, é bom chegar cedo pois o restaurante lota e tem fila de espera. É literalmente um prato cheio para os famintos experimentarem de tudo da cozinha do Pará: peixes, maniçoba, muçua, doces, entre outras delícias.
Depois ou antes do almoço dá para turistar pelo Mangal da Garças que é parque Ambiental e Zoológico que apresenta um pedacinho da natureza da Amazônia.
Rua Dr. Assis | Parque Ambiental Mangal das Garças
Instagram: @manjardasgarcasoficial
Parque @mangaldasgarcas
2. Casa do Saulo Onze Janelas
Atualmente, um dos mais celebrados restaurantes de Belém do Pará do chef Saulo Jennings de Santarém. Não cheguei a conhecer o restaurante de Belém, apenas o de Santarém da Casa do Saulo (que foi o primeiro do chef). O restaurante está situado dentro do espaço cultural Casa das Onze Janelas e tem vista linda para o rio. Se você quer ter uma incrível experiência amazônica gourmet, vale incluir na sua lista de onde comer em Belém!
Instagram: @casadosauloonzejanelas
Veja aqui a minha experiência na Casa do Saulo em Santarém, Pará
3. Remanso do Peixe
Só vou dizer uma coisa: quem curte comer bem tem que ir no Remanso do Bosque (FECHOU NA PANDEMIA, infelizmente. Mas o Remanso do Peixe – mesma família – segue aberto!)
Diria que junto com o Mercado Ver o Peso faz parte da essência de Belém. A gente queria ter ido nos dois restaurantes, mas não deu tempo. O Remanso do Bosque é dos irmãos Thiago e Felipe Castanho. E o Remanso do Peixe é do pai do deles (onde os meninos se inspiraram para fazer a sua gastronomia premiada!)
Remanso do Peixe
Conj. Célso Malcher, 64 – Marco, Belém
Instagram @remansodopeixe
4. Point do Açaí
Um dos pontos clássicos para comer o prato típico de Belém: peixe frito com açaí farinha de mandioca. O lugar é todo bonitinho e tem mais de uma unidade. Afora o açaí, o restaurante serve a culinária típica da região: pirarucu, filhote, charque e camarão, entre outros pratos sempre acompanhados de açaí preto, branco. O seu ponto mais famoso é o que fica situado próximo à Estação das Docas.
Av. Blvd. Castilhos França, 744 (point do Casarão)
Domingo e Segunda: 08h-16:00
Terça à Sábado: 08h – 22h (almoço e jantar).
Instagram @pointdoacaibelem
5. Mercado Ver o Peso
Para provar a essência, a alma da cozinha do Pará e da Amazônia, os cheiros e aromas, o Mercado Ver o Peso é o melhor local de todos. Não de deixe de ir e sentir a gastronomia do Pará em sua raíz.
>> Leia aqui o post completo do Café Viagem sobre tour guiado no Mercado
6. Estação das Docas: Cairu, Lá em Casa e Amazon Beer
Na Estação das Docas há 3 pontos gastronômicos que você não pode deixar de visitar: a sorveteria Cairu, o restaurante Lá em Casa com pratos clássicos da culinária paraense e a Amazon Beer para petiscos típicos, muita animação e cerveja da região (prove a Amazon Bacuri!).
Leia aqui o post completo do Café Viagem sobre a Estação das Docas de Belém
Outros locais para comer bem em Belém do Pará
Xícara da Silva, Sushi Ruy Barbosa, Família Sicilia, Carne de Sol Picuí, Tacacá da Dona Maria, Saldosa Maloca, Sorveteria Ice Bode e o próprio restaurante do hotel Radisson onde tivemos a nossa última refeição com um peixe filhote glorioso.
#partiuBelém – dicas dos amigos
SAIBA MAIS
BELÉM DO PARÁ | Brasil
> Para mais informações sobre hotel, tarifas e melhores ofertas no Booking, clique aqui !!
*A viagem a Belém foi um convite da Atlantica Hotels ao blog Café Viagem para viver a Experiência Radisson em Belém do Pará. Apesar do convite, o texto acima procurou ser o mais sincero e isento possível.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Muito interessante! Só o prato muçuã que não sei se teria coragem, rs!
Eu adorei tudo o que experimentei no Pará! polpa de açaí, tucupi, tacaca, maniçoba e até o tucu!