5 atrações imperdíveis em Belém do Pará

Atualizado em Novembro 2021 – Selecionei 5 atrações imperdíveis em BELÉM DO PARÁ neste post para você aproveitar ao máximo a cidade. Belém tem mais de 400 anos.  É uma cidade rica em sabores , onde o concreto e floresta se confundem.  A seguir, 5 passeios imperdíveis. Ou melhor, 5 coisas que fizeram a gente se apaixonar por Belém. 

5 atrações imperdíveis em Belém do Pará para montar o seu roteiro

O melhor de Belem do Para 0

Espero que apreciem. Belém do Pará merece ser degustada com a boca, com os olhos e com os sentimentos. Apresenta uma cozinha de raiz, indígena e bem brasileira. E ainda: é coroada pelas riquezas de rios, da Amazônia e de um povo faceiro e devoto à Nossa Senhora de Nazaré.

O melhor de Belem do Para (30)

1.  Mercado Ver o Peso

A alma de Belém e da gastronomia brasileira está neste mercado imenso em tamanho e na simpatia dos seus vendedores. Inaugurado por volta de 1627, é um dos mais antigos do país. Se você só tivesse poucas horas para visitar Belém eu diria que a escolha certa seria ir direto ao Mercado Ver-O-Peso. Calcule no mínimo duas hora para percorrer todos os setores (o mercado é dividido por especialidades!), a casa de Carnes Francisco Bolonha, a Praça do Pescador, a área de ervas, entre outros.

A melhor dica que posso oferecer ao leitor do blog (vai por mim, eu fiz isso) é pegar uma guia local e credenciada para apresentar o mercado aos famintos.  Indico fortemente a Amanda como guia que passou toda a manhã com a gente ([email protected]). Ela nos pegou no hotel de carro e fez um tour histórico que incluiu o Teatro da Paz, Forte, Catedral e, é claro, muito tempo no  Mercado Ver-O-Peso. O valor do tour é por volta de 200 reais e inclui o trajeto de carro ( ela busca e leva você no hotel!).

-> Veja aqui o post que conta em detalhes esta experiência no Mercado!

No mercado, permita-se experimentar sem frescuras os produtos típicos e ao mesmo tempo exóticos: a cachaça de jambu, as castanhas do Pará ao natural, a fruta abricó, o suco de bacuri e murici (no setor de Polpas), o açaí típico com peixe frito e farinha e os mingaus de milho, arroz e outras tantas outras variedades. Admire também os ingredientes e produtos ricos do Pará como o tucupi, o Pirarucú, o camarão aviú, a farinha de tapioca, a farinha de Bragança, o peixe filhote, a pescada amarela, a maniva (que faz o famoso prato da maniçoba).

–» Dica: vá ao  mercado com fome de Amazônia e toda a sua curiosidade.

O clássico açaí com peixe do Mercado
O clássico açaí com peixe do Mercado


2. Estação das Docas  

É outro ponto turístico imperdível de Belém. Local de contemplação do rio Guajará, além de ser também a versão mais moderna da cidade. A Estação das Docas foi toda renovada (arquitetura linda!) e conta com lojas, feirinhas, espaços gastronômico e passeios de barco pela orla. Mas a grande atração é mesmo o pôr-do-sol que traz não só os turistas como muitos casais apaixonados até o local. Deu para perceber que se encostar no murinho, apreciar a paisagem até o anoitecer (entre beijos e mais beijos) é um costume bem típico e delicioso por lá.

Comer na Estação das Docas

Para jantar nas Docas (ou beber e petiscar) indico a cervejaria Amazon Beer (que vive cheia, prove a cerveja de Bacuri) . Mas por favor, deixe a sobremesa para a Cairu , sorveteria famosa de Belém que tem filial nas Docas. Prove os sabores locais como castanha do Pará, taperebá, bacuri e murici.

 Dica de passeio

É neste local, na Estação das Docas, que partem os barcos que fazem passeios pela Baía do Guajará. Há um ponto que vende os tours locais e também os barcos que levam a Marajó e Manaus (Valeverde Agência de Viagens).  Eu fiz o “Orla Ao entardecer” e recomendo. O passeio pelo rio sai R$ 50 por pessoa e tem duração de umas duas horas.

–> Leia aqui o post do Café Viagem sobre comidas, pôr do sol e passeio de barco na Estação das Docas
Site: www.estacaodasdocas.com.br

3. Mangal das Garças  

Eu esperava um pouco mais desta reserva ecológica em plena cidade, mas curti e recomendo pois é possível ter uma ideia da diversidade das plantas e animais da Amazônia. E mais: uma ideia da riqueza gastronômica no bufê do Manjar das Garças. Não deixe de almoçar por lá e provar de tudo: maniçoba, filhote, pato no tucupi, muçuã e a sobremesa de pudim de queijo de Cuia e a torta de doce de leite com cupuaçu (salivei só de lembrar, nhamy nhamy).
No Mangal, há um mirante para o rio que possivelmente é um dos locais mais fresquinhos de Belém (já que na cidade faz sempre muito calor). Além da mata nativa e do restaurante, o Mangal das Garças tem viveiro, farol, borboletário e museu. Mas aviso: algumas atrações são pagas (viveiros, borboletário e farol!).

Instagram: @restaurantemanjardasgarcas

>> Obs: as avaliações atuais do restaurante no Triadvisor não estão muito boas. Bom averiguar!!

4.  Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Catedral

A área da Catedral de Belém é o ponto do primeiro bairro da cidade, onde tudo começou no século XVII. Um marco na fundação da cidade, na colonização do Pará. A vista de Belém ao lados dos canhões do Forte é linda. Prepare a câmera. Ah, é preciso pagar ingresso para visitar o Forte. Afora a Catedral e o Forte, não deixe de visitar nesta área o museu e galeria da Casa das Onze Janelas. Para comer bem ou curtir um pôr do sol, o restaurante Casa do Saulo na Casa das Onze Janelas é muuuuito bem recomendado. Minha irmã foi em 2021 e amou!

É nessa área que está situado também um hotel bem indicado, o Hotel Atrium Quinta das Pedras

Praça Frei Caetano Brandão |  Cidade Velha – Belém
Sites:  www.catedraldebelem.com |  @casadosauloonzejanelas | 

O melhor de Belem do Para (26)
O melhor de Belem do Para (23)
A Casa das Onze Janelas
A Casa das Onze Janelas

5. Theatro da Paz   

É um teatro lindo e histórico, fundado em 1878 durante o período áureo do Ciclo da Borracha no Brasil. Belém foi considerada “A Capital da Borracha” e a riqueza do Theatro da Paz demonstra o poder da região amazônica naquela época. Com sorte, você pode adquirir ingressos para grandes espetáculos de ópera e jazz que acontecem por lá. Ou, faça como eu que não tive essa sorte mas aproveitei para fazer o tour guiado pelo teatro .

Recentemente, o Theatro da Paz passou por uma super reforma e ganhou até prêmio no TripAdvisor.

–» Dicas por perto: bem próximo ao teatro está um dos cinemas mais antigos do Brasil, vale a foto. É o Cinema Olympia que funciona até hoje. E vale a pena conferir a programação. E ainda: bem em frente ao Theatro da Paz está o Bar do Parque. Existe desde 1904, um dos mais antigos do Brasil em funcionamento.

Rua da Paz S/N – Centro – Belém
Site: www.theatrodapaz.com.br

Theatro da Paz
Theatro da Paz

Outras atrações que também recomendo:

Basílica de Nazaré

Erguida no local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora. Atualmente a Basílica é um dos principais patrimônios históricos de Belém. É lá que acontece grande parte da festa do Círio. A imagem está exposta no altar e bem protegida.

Museu das Gemas

Parque do Utinga

Museu Emílio Goeldi 

Nossas Dicas de Onde Ficar em Belém do Pará

Radisson Belém
Hotel Atrium Quinta das Pedras

Quer mais dicas de Belém no blog?

E

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS E ROTEIRO DE 3 DIAS EM BELÉM

HOTEL: A EXPERIÊNCIA ROMÂNTICA DO RADISSON

RESTAURANTE REMANSO DO BOSQUE  – fechou!

UM TOUR GUIADO NO MUNDO DO MERCADO-VER-O-PESO

ONDE COMER EM BELÉM DO PARÁ – dicas do que provar e onde ir para passar bem

ESTAÇÃO DAS DOCAS E O PASSEIO ORLA AO ENTARDECER 

#PARTIUBELÉM – O CONVITE E PREPARATIVOS PARA A VIAGEM E DICAS DE AMIGOS

*A viagem a Belém foi um convite da Atlantica Hotels ao blog Café Viagem para viver a Experiência Radisson em Belém do Pará. Adoramos e agradecemos a oportunidade que foi simplesmente a cara do blog, o Brasil na veia!

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Ligia disse:

Que lindo ver a minha terrinha nesse blog que amo tanto! O coração apertou de saudade! Post maravilhoso e fotos lindas! Parabéns!

Obrigada, Lígia! Meu coração também apertou só de escrever. Deu pra sentir o gostinho de Belém. Beijos e obrigada pelo seu comentário.
Alexandra

ANTONIA disse:

aLEXANDRA, OBRIGADA POR COLOCAR UM POUQUINHO DE MINHA TERRA EM SEU BLOG. SÓ QUERIA ACRESCENTAR QUE SE TIVER UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE, CONHEÇA ESSES LUGARES: ALGODOAL (MARUDÁ), ATALAIA (SALINAS), ILHAS DO COMBÚ, PRAIA DE AJURUTEUA E ILHA DE MOSQUEIRO. SE PRECISAR DE PARCERIA, PODE CONTAR COMIGO. BEIJOOO