Procurando dicas do que fazer em Genebra? Minha viagem pela Suíça começou por Genebra, cidade que me encantou. Para ter uma ideia geral sobre Genebra, recomendo um pulinho no post que fiz como ponto de partida: Conhecendo Genebra. E neste post aqui, conto como cheguei na “Capital da Paz” desembarcando em Zurique com a Swiss International Air Lines. Mas agora se você quer ir direto ao roteiro de Genebra, leia o post abaixo do Café viagem que está bem completo, garanto!
O que fazer em Genebra: veja as principais atrações para montar o seu roteiro
A seguir, conto sobre passeios e pontos turísticos que fiz. Dois ou três dias são o suficiente para percorrer os principais pontos de Genebra. A cidade é pequena e fácil de se locomover a pé ou através do seu transporte público. Bom passeio, boa viagem!!
Procurando hotéis em Genebra?
Pesquise aqui ofertas do Booking com facilidade de cancelamento gratuito na maioria dos quartos e sem taxa de reservas.
+ Veja: o hotel que nos hospedamos em Genebra e ADORAMOS!
O que fazer em Genebra na Suíça
1. VOLTA PELO LAC LÉMAN
O Lago Léman é o coração, a praia, o lazer dos genebrinos. É por onde você deve caminhar (em ambos os lados do lago, cruzando a pé ou de mouette – espécie de táxi aquático) para sentir o astral da cidade. O principal símbolo é o “Jet d’eau” – um jato d’água de 140 metros de altura cravado no centro do lago. Apenas no verão, o Bains de Pâquis (com sauna, massagem, café e banhos de lago e piscina) se transforma em praia com várias atrações para os moradores e visitantes. Aliás, a praia de Pâquis é uma instituição na cidade.
No lado da Cidade Velha, não deixe de percorrer o “Promenade du Lac”. E ainda, aproveite a vista do lago para admirar o panorama dos Alpes franceses que cercam a paisagem de Genebra, como o Mont-Blanc, o mais alto da Europa.
+ Para um tour de barco de 45 minutos pelo visual espetacular do Lago de Genebra consulte: www.swissboat.com
+ Informações sobre o Bain des Pâquis no verão (Qua du Mont-Blanc, 30), consulte: www.bains-des-paquis.ch
+ Pescaria no lago: www.genevaboats.com
2. CIDADE VELHA E CATEDRAL SAINT PIERRE
A Cidade Velha
A Vieille-Ville, Cidade Velha na parte alta de Genebra, é onde nasceu a cidade. É um local lindo para percorrer a pé e admirar seus prédios históricos, cafés, restaurantes, museus, entre outras atrações importantes. Por lá, estão localizados a Catedral, a Prefeitura, o Hôtel de Ville, a Praça do Bourg-de-Four, a Casa Travel, o Colégio Calvino e o Museu de Arte e História de Genebra.
A Catedral
A Catedral Saint Pierre é um dos pontos (bem ao topo) mais visitados dessa área. Foi erguida entre 1150 e 1250. Por volta de 1535, durante o período da Reforma Protestante, a Catedral de Genebra (Cathédrale Saint-Pierre) se tornou um lugar de culto protestante. Nessa época, os religiosos (iconoclastas) retiraram todas as imagens sacras do local e até hoje a Catedral permanece uma igreja “limpa”, ou seja, sem a presença de estátuas ou santos.
Apesar de toda a sua história, a Catedral é muito apreciada pelos turistas devido a sua vista panorâmica de 360 graus da cidade. Vale a pena subir os vários degraus até o topo da torre para admirar a paisagem. Não perca também o sítio arqueológico localizado embaixo da Catedral.
ANOTE:
-> Endereço Catedral: Place Bourg-Saint-Pierre, 1204 – Cidade Velha. Saiba mais em www.saintpierre-geneve.ch. Ingresso para subir na torre: 5 CHF (2 CHF para crianças e grupos acima de 15 pessoas).
-> Museu Arqueológico – embaixo da Catedral. Aberto diariamente das 10h às 17h. Ingresso: 8 CHF
-> Outros pontos de interesse nesta região: Maison Tavel, Museu Internacional da Reforma Protestante , Auditório de Calvino e Espaço Jean-Jacques Rousseau (na mesma rua do Espaço Rousseau, está localizada a casa onde viveu e morreu o escritor argentino Jorge Luis Borges)
3. CIDADE DOS RELÓGIOS: MUSEU PATEK PHILIPPE
Desde o século XVI, a Suíça é famosa por seu indústria de relógios de alto padrão. Genebra tem um de seus cartões postais feito com mais de 6 mil flores, no Jardim Inglês, o Relógio das Flôres (Horloge Fleurie).
Para os amantes de relógios, o Museu Patek Philippe é um tesouro. Conta a história dos relógios no mundo, com várias relíquias da realeza europeia. E ainda: a trajetória da marca mais famosa e sofisticada no mundo, a Patek Philippe. Para quem realmente está interessado no assunto, a dica é investir no tour guiado.
>> Museu Patek Philippe : Rue des Vieux-Grenadiers, 7. Aberto de terça a sábado. Ingresso: 10 CHF. Site: www.patekmuseum.com
4. RUA DE COMPRAS EM GENEBRA
No caminho para a subida a Cidade Velha, a partir do Relógio das Flores, é impossível não cruzar com o movimento das lojas da ruas principais de compras de Genebra: a Rue du Rhône e a Rue de Rive. Não deixe de percorrer também as ruas paralelas. A Manor e a Globus (na rua du Rhône 48) são as duas grandes lojas de departamento com tudo que você pode imaginar, inclusive supermercado.
5. PAREDE DOS REFORMADORES NO PARQUE DOS BASTIÕES
Os mais importantes reformadores protestantes da Europa são homenageados com estátuas gigantes no belo Parque dos Bastiões: Guilherme Farel (1489 – 1565), João Calvino (1509 – 1564), Teodoro de Beza (1513 – 1605) e João Knox (1513 – 1572). O parque está situado em uma região bem central (próxima ao centro histórico) e é um excelente local para repor as energias entre longas caminhadas.
6. ONU E MUSEU DA CRUZ VERMELHA
Ambas as atrações estão bem próximas uma da outra. O prédio sede das Nações Unidas na Europa está em Genebra. Foi construído entre 1929 e 1936 e representa a diplomacia mundial. O edifício pode ser visitado todos os dias. Endereço: Palais des Nations, 1211. Saiba mais em: www.unog.ch. O Museu Internacional da Cruz Vermelha (Musée de la Croix Rouge) emociona contando em ordem cronológica os 150 anos de das atividades e trabalho humanitário. Endereço: avenue de la Paix, 17.
>> Saiba mais em www.redcrossmuseum.ch
7. CAROUGE, A ITÁLIA AO LADO DE GENEBRA
Todos os sábados, o mercado de Carouge amanhece colorido com seus produtos típicos e a alegria dos moradores do vilarejo que é vizinho de Genebra (coladinho). A pequena cidade (projetada por arquitetos italianos) tem restaurantes, bares, cafés, lojas autênticass e uma atmosfera mediterrânea. Vale a pena visitar!
>> Veja o post do Café Viagem sobre Carouge, clique aqui.
8. GIRO DE TAXI BIKE
O veículo está tomando conta das grandes cidades da Europa. E é divertido. Eu fiz um tour de taxibike pelas principais atrações de Genebra à noite e adorei. Perfeito para duas pessoas. Recomendo. Saiba mais em www.taxibike.ch | ou pelo fone +41 78 607 1010 | 792 9599. Preços variam entre 12 francos a 50 francos.
9. NOITE E AGITO EM GENEBRA
O antigo mercado de Genebra foi tranformado em ponto de encontro bem no meio do Rio Rhône, é o Brasserie des Halles de l’Ile (Place de l’Ile 1 – próximo a Praça Bel-Air), um espaço singular que tem programação com música, bares e restaurantes. Saiba mais em: www.brasseriedeshallesdelile.ch. Outro local que vale uma visita no happy hour para ver a vista do lago é o Rooftop 42.
OUTROS PONTOS E PASSEIOS :
- Grand Théâtre – Geneva Opera House,
- Rota do Vinho (Geneva Wine Trail): www.winemax.ch
>> Para tour guiados por Genebra, entre em contato com o Centro de Informações Turísticas da cidade.
⇒ Post índice SWISS Experience com toda a viagem, dicas e roteiros. Leia aqui!
SITES PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM
ALUGUEL DE CARRO
Rentacars : site que faz a cotação das principais locadoras e indica o melhor preço
ONDE FICAR
Hotéis indicados no Booking com ofertas e a facilidade de cancelamento grátis
www.myswitzerland.com
Site oficial em português de turismo na Suíça
CONFIRA TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM
O post índice
Genebra | Carouge | Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch | Zurique | Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey
Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines
Voando de executiva com a Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS
Emoções de um Verão na Suíça
Sobre a SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa (Friburgo e Lago de Genebra)
SOBRE A SWISS EXPERIENCE
Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto SWISS Experience. A data foi 10 a 17 de agosto de 2014. Junto com ela, estiveram presente outros 3 blogueiros percorrendo, cada um, um roteiro específico da Suiça: Hypeness, Aprendiz de Viajante e Viajar é Tudo de Bom
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Se tiver tempo (e um lado un tanto nerd também), um passeio bacana é ir ao CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), onde fica o LHC, famoso colisor de partículas.
A visita é gratuita, basta marcar o horário pelo site http://outreach.web.cern.ch/outreach/visites/index.html
Oi Carolina, dica super bem-vinda, obrigada!!!
Abraços
Ale
http://www.cafeviagem.com
gostaria de saber como faço para morar na suiça. quais sao or primeiros passos
Eu também gostaria de morar lá ! Se descobrir como, me avise.
Abs
SUÍÇA É TUDO DE BOM, ESSE ARTIGO ME FEZ FICAR EM DÚVIDA PARA MINHA LUA DE MEL, ESTAMOS ENTRE LAS VEGAS, CANCÚN E AGORA SUÍÇA, SÃO MUITO LINDOS, DIFÍCIL ESCOLHER UM DESSES. OBRIGADO PELO ARTIGO.
Olá Alexandra tudo bem? Estamos considerando passar uma noite em Genebra voltando do ski, mas nesse caso teríamos o domingo para aproveitar a cidade e a manhã de segunda feira, me disseram que aos domingos nada abre e seria em vão. Me fale sua opinião, por favor?! Muito obrigada!
Olá Veridiana,
Não tenho certeza sobre esta informação. mas acho difícil estar tudo fechado já que é uma das grandes cidades da Suiça.
Abs
Alexandra