Carouge poderia ser um bairro tranquilo e artístico de Genebra na Suíça, mas é uma cidade pequena e charmosa, com ares mediterrâneos. Antigamente, Carouge – que fica coladinha em Genebra – era apenas um ponto de passagem. Hoje, é um refúgio encantador. De tram (o metro de superfície de Genebra), são apenas 8/10 minutos. A dica para chegar à Carouge é pegar o Tram 12 da Place Neuve de Genebra (na Cidade Velha).
Sua atmosfera peculiar de vila Mediterrânea, seus moradores simpáticos, sua alma gastronômica e artística me surpreendeu. Carouge foi construída no século XVIII pelo rei de Piemonte-Sardenha (governante de Turim). Possui uma arquitetura autêntica, completamente diferente da de Genebra. Aliás, muita gente que trabalha em Genebra vive em Carouge, onde todos se conhecem pelo nome e a oferta gastronômica é bem mais em conta do que em sua vizinha elegante. É um lugar pouco explorado por turistas brasileiros (pelo menos, ainda!).
Visitei a vila na companhia de uma guia local durante uma manhã de chuva rezando para que o sol aparecesse (e no final da manhã, ele realmente apareceu!). Minha guia não poderia ter sido melhor: Gianna Loredan conhecida pela vizinhança como “Madame Carouge” – tamanha sua paixão pela cidade onde vive, trabalha e desenvolve roteiros específicos e fora do comum. Madame Carouge conhece a todos.
Acompanhe abaixo, alguns dos locais visitados e perfeitos para um passeio. UM ROTEIRO POR CAROUGE para quem quiser se aventurar por esta vizinha charmosa de Genebra.
PLACE DU MARCHÉ EM CAROUGE
Este é o ponto de partida para visitar Carouge. Pege o Tram 12 (transporte público) no centro histórico de Genebra e deça em frente à parada do Place du Marché (praça do mercado) de Carouge. A praça com a igreja principal é o coração e a alma de Carouge. Quartas e sábados são os dias ideais para visitar a cidade pois é quando acontece a feira de produtos da região. As barracas coloridas entre as árvores deixam o cenário ainda mais iluminado (mesmo em dia de chuva, como foi o meu caso!). Explore e experimente os vinhos, as frutas da estação, os queijos. Tudo fantástico.
ENDEREÇO
Feira de Place du Marché: apenas quarta-feira e sábados, das 7h30 às 14:00.

A simpatia dos feirantes da praça

As delícias do mercado da praça no verão. Prove o casis!!

psiu: o galã da feira econtra-se na barraca de queijos!
ENDEREÇOS GASTRONÔMICOS EM CAROUGE
Coladinhos na Place du Marché, estão dois cafés e bistrôs que merecem uma visita, ambos oferecem mesas ao ar livre para curtir a praça. O primeiro, com ares mais moderno, é o Café Marche – onde o prato do dia (plat du jour)durante o almoço sai por volta de 20 francos suíços. Eu tomei um café por lá para deixar a chuva passar (e ela passou, ufa!!). Com uma atmosfera mais tradicional, a Brasserie la Bourse (do lado oposto do Cafe Marche) é uma das dicas da guia “Madame Carouge” para almoço. Para se esbaldar nos doces e chocolates (e alguns salgados especiais) dê um pulinho na Martel – famosa por seus chocolates, a casa também é uma confeitaria e casa de chás.
Agora, se o assunto for relaxar com uma boa taça de vinho da região, o local ideal é o wine bar e restaurante Qu’importe – considerado um dos melhores bares de vinho da região de Genebra. Para encontrar o paraíso dos pães, procure pela Boulangerie-pâtisserie Wolfisberg
Endereços
Café Marche Place du Marché, 1227 – Site: www.cafe-du-marche.ch
Brasserie La Bourse: Place du Marché 7. Aberto de terça a sábado. Site: www.resto.ch
Martel : Rue du Marché 8. Site: www.martel-chocolatier.ch
Winebar e restaurante Qu’importe : Rue Ancienne 1. Site: www.quimporte.ch/wp
Wolfisberg : Place du Temple 5. Site: www.wolfisberg.org

Para um café especial, dê um pulinho no Cafe Marche

A dica para o almoço !

chocolates, sobremesas ou salgados, corra para o Martel

Salgados da Martel e o wine bar Qu’importe
ARTISTAS LOCAIS
Um dos orgulhos de Carouge são os seus artesãos, artistas e estilistas locais. Suas galerias e ateliês estão espalhados por algumas das ruas principais como Ancienne e Saint Joseph. Provavelmente, uma das figuras mais celebradasa é o querido Jean Kazes, que produz relógios de pulso e de parede com a poesia dos mecanismos expostos. Seu design é único e o preço é alto. É o “construtor da máquina”. Uma arte atemporal. Duas de suas “esculturas “ imponentes podem ser visitadas em Genebra: uma delas na recepção do prédio da marca de relógios mais chique da Suíça, a Patek Philippe e, a outra, no L’Hôtel Cornavin (ambos os endereços com relógios de Jean Kazes fazem parte do tour do relógio em Genebra). A estilista Chris Murner é outra personalidade local conhecida por suas bolsas de couro com design feitas artesanalmente. Sua boutique se chama L’Antre-Peaux. Uma casa muito interessante é a de restauração de livros.
Uma arte impressionante diante de um mundo tão digital. Vale a pena entrar e dar uma olhadinha no jovem artista Lucien Walker restaurando livros antigos.
endereços
Jean Kazes. Rua Saint Joseph, 21. Site: www.jean-kazes.ch
Chris Murner Rue Ancienne 43. Site: www.chrismurner.ch
Restauration des Libres (restauração de livros) – Rue Ancienne 1227.

Euzinha feliz da vida conhecendo o mestre dos relógios, Jean Kazes

O pequeno ateliê de Jean Kazes é emocionate!

A loja com peças da estilista Chris Murner

A estilista Chris Murner em seu ateliê

a loja que restaura livros antigos

o prédio com o livro indicando a loja, um charme!!
A RUA SAINT JOSEPH EM CAROUGE
Assim como a rua Ancienne , a rua St. Joseph é o paraíso para compras com lojas de artesãos locais. Um dos pontos que merecem uma visita (e que ainda não foram citados neste post) é a loja de vinhos de Michel Delomier (Histoire de Vins). A rua é pequena e, por isso, fácil de ser percorrida. Há ainda lojas de bijuterias, perfumes, boulangerie, entre outros como o atelier de Jean Kazes.
endereços
Histoire de Vins (loja de vinhos): Rue Saint-Joseph 35.

Eu e “Madame Carouge”na loja de vinhos onde o proprietária faz pose na porta.

lojinhas e o charme da arquitetura de Carouge
OS JARDINS SECRETOS
Carouge não tem parques ou grandes espaços verdes urbanos como Genebra, mas se orgulha de seus jardins secretos e privados. Cada casa ou restaurante preserva o seu espaço ao ar livre. A dica é sempre dar uma espiadinha no quintal da vizinhança.
Obrigada, Geneve Tourisme, Swiss International Air Lines e Switzerland Tourism pelo privilégio de me apresentar e abrir as portas e janelas de Carouge!
SAIBA MAIS
CAROUGE
Cidade vizinha de Genebra, é um complemento autêntico e gastronômico no roteiro de viagem. Foi uma área fortemente disputada há séculos e totalmente reconstruída no século 18 pelo Duque de Sabóia. Atualmente, apresenta jardins secretos, boa gastronomia, ateliês e lojas de design.
Ruas principais para percorrer
Place du Marché, Rue Ancienne e Rue Saint Joseph. Quartas e sábados são os melhores dias para visitar Carouge pois é quando acontece a feira na praça. De Genebra, pegue o Tram 12 na Place Neuve (na Cidade Velha) e desembarque na Place du Marche de Carouge.
Sobre a Guia
A guia que me apresentou Carouge foi Gianna Loredan. Seu contato é : gianna@illico-travel.ch. Fala francês e inglês.
Site oficial de Carouge: www.carouge.ch
Site do Turismo da Suíça em português sobre Carouge. www.myswitzerland.com/pt/carouge-cidade-
****** índice de postagens sobre Genebra ******
1. Antes de partir: dicas gerais de Genebra.
2. Onde ficar: dica de hotel em Genebra.
3. O que fazer: atrações imperdíveis.
4. Onde comer: dicas de restaurantes e comidinhas.
5. Compras: dicas de lojas e souvenirs para levar na mala.
6. Carouge – a vizinha com alma italiana de Genebra.
==> PESQUISE AQUI HOTÉIS INDICADOS EM GENEBRA
TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM
Genebra | Carouge | Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch | Zurique | Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey
Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines
Voando de executiva com a Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS
Emoções de um Verão na Suíça
Sobre a SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa
SOBRE A SWISS EXPERIENCE
Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto SWISS Experience.
Boia Paulista | 16/10/2014
|
Oi, Alê. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Boia – Natalie
Alexandra Aranovich | Autora | 21/10/2014
|
Oi Boia!
Que bom. Vou lá ver agora.
Obrigada.
Abraços
Ale
Gustavo | 22/10/2014
|
Parabéns, muito boa a matéria!
Alexandra Aranovich | 22/10/2014
|
Obrigada, Gustavo!!
Abração
Ale
João - DF | 22/10/2014
|
Alexandra, Bom-dia
Muito bom o seu post. Você descreve os pontos turísticos com bastante simplicidade, organização e clareza, mas vejo que não se esquece de ricos detalhes. Gosto de ler um post sobre uma cidade ou local e mim sentir como lá estivesse. Parabéns e obrigado pela oportunidade.
Alexandra Aranovich | 23/10/2014
|
Nossa, adorei o elogio, João. Muito obrigada.
Abraços
Alexandra