Procurando dicas sobre o que fazer em Stuttgart ? Neste post do Café Viagem, conto o nosso roteiro cultural e gastronômico de 2 dias em Stuttgart, ao sul da Alemanha. A cidade é considerada a sexta maior do país. Além disso, possui um dos maiores centros econômicos da Alemanha e da Europa. Na mesma viagem, nosso roteiro Alemanha também incluiu visita a Munique, Nuremberg, Hannover e Berlim.
O que fazer em Stuttgart na Alemanha: nosso roteiro de 2 dias
Stuttgart tem prédios históricos e dois museus famosos: o da Mercedez-Benz e Porsche. Para quem gosta de vinho e da boa gastronomia, a cidade é um prato cheio. Além da tradicional cozinha da Suábia, está cercada por belos vinhedos em colinas com tours convidativos e ótimos wine bars espalhados pela cidade. De quebra, também tem museus de arte e galerias, castelos, cafés, bons restaurantes e um mercado gourmet delicioso.
torre símbolo da cidade
O símbolo da cidade é a torre das telecomunicações (Fernsehturm) onde se pode ter uma boa vista panorâmica de Stuttgart, da cidade aos vinhedos. Infelizmente, não pegamos tempo bom, o que prejudicou alguns passeios e atrações como a da vista da torre que é mais distante do centro da cidade. Mas aproveitamos para beber e comer bem, e passear pelos principais pontos turísticos, mesmo que de capa e guarda-chuva. Viajar é assim, nem sempre o sol aparece e precisamos fazer do limão uma bela limonada, certo?
As piscinas SPA de águas minerais
Fui descobrir só ao chegar em Stuttgart e não tive tempo de incluir no meu roteiro esta atração que achei muito legal: águas termais de Stuttgart
A saber, Stuttgart tem o maior manancial de água mineral da Europa depois de Budapeste. Ou seja, é uma cidade SPA. Há várias piscinas de lazer e SPA em Stuttgart, com sauna, tratamento hidroterápico e até atração para crianças. São piscinas minerais abertas ao público. Com apenas 5 ou 6 euros você pode experimentar as piscinas com água quente, ondas e borbulhas. Algumas piscinas famosas : Piscina de Leuze, MineralBad Cannstatt e a Schwabenquellen (esta última, uma piscina nudista com cenário paradisíaco!)
Abaixo, confira nosso roteiro de 2 dias em Stuttgart em 8 passos detalhados para inspirar a sua visita.
Chegando em Stuttgart Alemanha
Chegamos na cidade de trem, vindo de Munique (veja aqui o nosso roteiro em Munique). Foram em torno de 2 horas e meia de viagem. De carro, são 230 km de distância. Outro destino perfeito da Alemanha para combinar com Stuttgart, e que tem a mesma distância do que Munique, é Nuremberg ou Frankfurt. A estação Ferroviária de Stuttgart tem 120 trens diários e liga muitas metrópoles alemãs e européias (como Paris e Zurique).
Nós descemos na estação central, chamada de Hauptbahnhof. De lá, pegamos um trem e descemos na estação “Staatsgalerie” onde caminhamos 5 minutos com nossas malas até o hotel onde ficamos hospedados, o Le Méridien Stuttgart.
Onde ficar em Stuttgart: dica de hotel
Indico fortemente o hotel que nos hospedamos, principalmente para quem gosta de conforto e boa localização: o Le Méridien, hotel-design com tarifas a partir de 100 euros por dia. O quarto era maravilhoso, moderno, bem equipado e muito amplo. E ainda: com vista para o parque estadual da cidade (Mittlerer Schlossgarten).
O hotel também tem restaurante, piscina coberta, jacuzzi, spa e um café da manhã completíssimo e delicioso. Próximo de alguns dos principais museus e a uma caminhada do centro da cidade.
+ Clique aqui e pesquise ofertas de hotéis em Stuttgart bem localizados
O que fazer em Stuttgart : roteiro 2 dias
1. Ponto de partida: i-Punkt Informação Turística
O primeiro passo foi ir até a Posto de Informações Turísticas (i-Punkt) que é muito bem localizado e equipado com mapas e folhetos em várias línguas, incluindo o português. Dentro há uma lojinha com alguns dos produtos e delícias típicas, como os vinhos, o chocolate Ritter Sport (vai por mim, compre!).
No local, pegamos alguns materiais e o cartão Plus de 48 horas com várias atrações e transportes inclusos, além dos descontos em restaurantes e teatros. O cartão custava 35 euros por pessoa. O de 24 horas, custava por volta de 25 euros.
Centro de Informações ao Turista de Stuttgart
Königstraße 1A (rua de lojas e grifes em frente à estação central de trem)
Site: www.stuttgart-tourist.de
2. Königstraße – o maior calçadão comercial da Europa
Saindo do Centro de Informações ao Turista, não deixe de dar uma olhadinha na Königstraße ou Königstrasse – uma famosa avenida de compras com lojas, restaurantes e armazéns. É considerada o maior calçadão comercial da Europa pois tem 1,2 km e atravessa o coração da cidade.
3. Restaurante Carls Brauhaus – hora da fome !
Caminhamos pela Königstraße até a nossa primeira refeição em Stuttgart, o Carls Brauhaus. Um restaurante e cervejaria bem tradicional da cidade e que adoramos. Por lá comemos dois pratos bem típicos: meu marido foi de joelho de porco da bavária, em alemão, “Schweinshaxe”.
Já eu, fui bem menininha e pedi um prato de Stuttgart, especialidade da cozinha suábia, o “Maultaschen”. Espécie de ravioli recheado, que dizem ter sido inventado por monges para esconder a carne durante a Quaresma. A conta foi 41 euros com duas cervejas e dois pratos principais.
Stauffenbergstraße 1,
Site: www.carls-brauhaus.de
4. City Tour e vinhedos (linha azul)
Saímos do restaurante e atravessamos a praça de Schlossplatz (Praça do Castelo) onde há a parada do ônibus turístico de dois andares do city tour, aquele que dá para descer e subir em vários pontos com o mesmo bilhete. O interessante deste ônibus é que o transporte é áudio-guiado com fones de ouvido (tem inglês e espanhol).
Passamos pelos vinhedos e vinícolas, pela Arena e Museu da Mercedez (onde descemos e visitamos o museu), pelo curioso Museu do Porco, entre outros museus e castelos. Os amantes da arquitetura vão gostar de visitar o Museu Weissenhof na casa de Le Corbusier (parada 8).
O ônibus também passa pela primeira escola da Pedagogia Waldorf que foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart.
O VINHO EM STUTTGART
Em nenhuma outra cidade alemã, o vinho está tão presente quanto em Stuttgart que tem tradição vinícola de mais de mil anos. Quem tiver tempo pode fazer a caminhada nos vinhedos históricos descendo na parada 7, o Wine Experience romano na parada 6 e o Museu da Vinicultura (Weinbaumuseum) que existe desde 1979 e conta os 2 mil anos de história do vinho. Após a visita ao museu, que é gratuita, existe a possibilidade de provar os vinhos regionais na enoteca do museu.
Os vinhos tintos regionais para provar: tintos trollinger, schwarzriesling, e spätburgunder
E os vinhos brancos: riesling, kerner e gewürztraminer.
5. Museu Mercedez-Benz
O Museu da Mercedez-Benz é uma das atrações imperdíveis de Stuttgart que pode ser feita pegando o ônibus turístico ou o trem. Não esqueça que grande parte dos museus fecham na segunda-feira. Contei tudo sobre esta visita neste post aqui do Museu da Mercedez-Benz!
O Museu Porsche reúne mais de 80 veículos e 200 peças . Não chegamos a visitar pois não deu tempo. O museu fica na Porscheplatz 1 e o site é www.porsche.com
6. Caminhada guiada por Stuttgart (Centro)
Em nosso segundo dia em Stuttgart, fizemos uma caminhada guiada de umas 2 horas agendada no Centro de Informações ao Turista.
Passamos por Oberer Schlossgarten, o Jardim dos Palácios. A área tem 8 km de extensão urbana destinados só para o lazer. Nessa região está situada a Ópera de Stuttgart, construída em 1912 e o Teatro Nacional.
Para uma parada gostosa para café com tortas ou vinho nesta área visite:
Grand Cafe Planie na Charlottenpl. 17. (www.grandcafeplanie.de )
A vinoteca (Vinothek) do elegante Hotel Am Schlossgarten
O Café Nast: Esslinger Str. 40 (www.cafenast.de)
Seguimos para a Praça do Castelo (Schlossplatz) onde está o Novo Castelo e Antigo Castelo (na SchillerPlatz) com arquitetura renascentista. A praça do Castelo é o coração da cidade onde acontecem vários eventos. Quando visitamos Stuttgart estava acontecendo o Festival de Filmes de Animação, com curtas e filmes sendo exibidos ao ar livre.
Ao redor da praça, há cafés e restaurantes e o cubo de vidro do Museu de Arte (Kunstmuseum). E ainda: a bela e imponente fachada clássica do Königsbau – espécie de shopping. Dentro do Museu de Arte, há um restaurante moderno e com uma vista linda da praça, o Cube.
Na caminhada também passamos pelos prédios da Prefeitura e Parlamento e pela Catedral. Finalizamos o tour no Markthalle, o mercado de Stuttgart.
7. O mercado Stuttgart: Markthalle Stuttgart
O mercado histórico de Stuttgart é um preciosidade gourmet e arquitetônica. Abre de segunda a sábado, a partir das 7h30 até o fim da tarde.
Duas dicas essenciais do mercado:
1. Restaurante: escondido em uma das pontas do primeiro andar, está um excelente restaurante para experimentar a cozinha local, o Marktstüble. Por lá, comemos um filé com aspargos frescos e vinho branco da região, uma delícia!
2. Loja:
dentro do mercado há uma loja lindaaaa com tudo para casa, livros, flores e decoração, a Merz & Benzing
8. Wine Bar Stuttgart
Para encerrar nossa visita a Sttugart, finalizamos com uma noite em um autêntico restaurante e wine bar com a cozinha regional, o Weinhaus Stetter. Apesar do meu prato ter sido muito esquisito, foi uma noite bem gostosa. É que inventei de pedir uma receita tradicional da cozinha Suábia: lentilhas, spaetzel e salsicha vienna. Combinação estranha, né?
A conta por lá deu 39 euros para o casal com dois pratos e degustação de umas 5 taças de vinho: vinhos da uva Trollinger e Riesling (trocken = seco em alemão). Prove também os vinhos da uva Silvaner, famosos na Francônia.
Psiu: o local não aceita cartão de crédito!!
Onde fica:
Rosenstraße 32
Site: www.weinhaus-stetter.net
Anote: dicas extras de Stuttgart
Festas em Stuttgart
- Cannstatter Volksfest: a festa da cerveja em Stuttgart. Site: www.wasen.de
- Stuttgarter Weindorf: a festa do vinho em Stuttgart. Site: www.stuttgarter-weindorf.com
Stuttgart com crianças:
A dica para quem viaja com crianças é visitar o Wilhelma, o único jardim zoológico que também é jardim botânico na Europa.
Site: www.wihelma.de
Obras em Stuttgart
Quando visitamos Stuttgart, a cidade estava com muitas obras subterrâneas devido a um projeto modernista e muito polêmico em toda a Alemana, a ampliação ferroviária Stuttgart 21. O projeto vai transformar o terminal central de Stuttgart numa estação subterrânea com um túnel que vai conectar linhas rápidas de trem que devem ligar, futuramente, Budapeste a Paris, além de outras cidades da Europa.
Hotéis em Stuttgart: onde ficar :
Procurando dica de hotel em Stuttgart na Alemanha? Nos hospedamos no Le Méridien e gostamos muito. Mas neste link do Booking.com você encontra boas ofertas e a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos de hotéis e pousadas. Não tem taxa de reserva e geralmente o pagamento é feito somente no check in ou check out.
Veja mais dicas da Alemanha no blog
GUIA ALEMANHA : POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO CAFÉ VIAGEM DE:
Munique, Nuremberg, Colônia, Frankfurt, Dusseldorf, Berlim, Hannover e Stuttgart
SAIBA MAIS
STUTTGART | ALEMANHA
Site de turismo oficial de Stuttgart www.stuttgart-tourist.de/en
Instagram: @stuttgarttourismus
Site oficial do Turismo alemão : WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
E AÍ, GOSTOU DO ROTEIRO?
PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM
Pesquise HOTÉIS EM STUTTGART NO BOOKING.COM
+ veja aqui ingressos online para ônibus turístico em Stuttgart
+ Nosso roteiro SUTTGART 2 DIAS
A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Olá Alexandra, muito bom seu blog.Estou aqui em Stuttgart faz mais de um mês e achei dicas de coisas que Ainda não tinha visto! Tipo as piscinas. me instalei no ibis de MARIENPLATZ é não arredei mais o pé dali!!!! Como depois de um tempo comecei a enjoar da comida da SUÁBIA, DESCOBRI UNS RESTAURANTES ITALIANOS NAS REDONDEZAS. ALEM DA BOA COMIDA TEM A VANTAGEM DA COMUNICAÇAO SER MAIS FACIL(SOU FLUENTE EM ITALIANO). ELE SO TEM UM PROBLEMA, É MUITO FREQUENTADO PELOS LOCAIS E Está A sempre cheio. Mas vale a pena esperar!!!
Obrigado por compartilhar as suas dicas e parabéns pelo blog.
saudações
walter
Oi! Muito legal seu post! iremos a alemanha e faremos justamente eSse roteiro poderia indicar como fez? Todo por trem? Vamos com criancas e queremos fazer de carro, de munique a berlim. Obrigada!
Oi Bruna, tudo bem? A gente viajou de trem entre as cidades. E dentro delas, usamos os cartões de transporte que dão desconto em atrações. Esses cartões são vendidos nos postos de Turismo Oficiais das cidades.
Abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem
Parabéns pelo seu blog, completo e muito informativo.
Vamos ficar duas noites em Stutgart, mas depois de ler o seu roteiro, queríamos mudar de ideia e incluir mais dias, pena que o roteiro já está definido.
Grato por suas valiosas dicas!
Obrigada, Cláudio. Desejo uma viagem maravilhosa
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com
Olá, estamos indo a STUTTGART em 27 de março vindo de genebra, como nosso trem pra paris sai muito cedo, sete e dez da manhã, fica a dúvida: como ir até a ESTAÇÃO tão cedo?
Oi Lenon
Bem tranquilo, a estação tem boas opções inclusive para tomares um café da manhã.
Abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem
Estamos e Stuttgard e seguimos boa parte das dicas do seu blog, todas muito boas. Parabéns.
Que bom saber disso Alde!! Que as dicas de Stuttgard do Café Viagem seguem ajudando. Obrigada pelo comentário
Abs
Alexandra do Café Viagem
vaMos 2 casais em junho para a europa e stuttgard está no nosso roteiro por exatamente 2 dias. fiz o roteiro baseado em suas dicas. muito obrigado.
Nossa, muuuito obrigada Carlos. Adorei o comentário. Se precisar de mais dicas da Alemanha de destinos que já visitei, só escrever por aqui.
Abs
Alexandra do Café Viagem
Parabéns! Muito bem escrito e explicado. Pena que vcs nao pegaram o tempo bom. A cidade eh beeem mais animada no verao.
.
Aqui deixo tambem umas dicas básicas de Barzinhos ou baladas de leve…
1. WAranga – schlossplatz – lounge
2. BOA – bom as 5A.Feira ab 19HS-p dançar
3. Palast der Republik-SUPER tipico ALEMAO ;D sempre cheio
4.Sky beach- de maio a out. Das 15 as 23.30 esta na cobertura do Kaufhoff eh um bar pe na areia
Valeu Taísa, Obrigada pelas dicas de bares de Stuttgart, queria ter aproveitado mais os vinhos.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
https://cafeviagem.com/
Oi Alexandra, tudo bem? Tenho uma dúvida aqui. Quando se fala em roteiro de dois dias em Stuttgart isso significa que dormiu três noites na cidade? São dois dias inteiros? obrigada. Grande abraço.
Oi Marina
Tudo bem? Sim, dormi duas noites, mas no primeiro dia eu cheguei pela tarde e estava chovendo. Aproveitei para ir ao Museu Mercedes-Benz. O segundo dia foi mais cheio, com direito a tour. Então foi um pouco menos de 2 dias inteiros.
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/