10 de maio é o Dia do Guia de Turismo. Aproveitei a data para escrever sobre algo que digo aos amigos e ainda não tinha compartilhado aqui no blog. Apesar de vivermos na era da informação rápida e fácil – onde é possível pesquisar de tudo na internet, baixar guias online e apps de viagem, navegar em roteiros prontos da blogosfera de turismo – , acredito que ter a presença de um bom guia de turismo apresentando o destino ou atração faz toda a diferença. Toda a diferença mes-mo.
Mesmo sendo blogueira e pesquisando bastante, tive experiências extremamente gratificantes onde a recepção do guia de turismo foi tudo de bom no passeio e, principalmente, no primeiro contato com a cidade. É como ter alguém abrindo a porta do destino para você, revelando segredos e a alma daquele lugar. Nada substitui esse contato humano de um bom guia local (ou amigo que mora na cidade!) que conhece como ninguém o destino. Concorda ou não?
Então, aí vão algumas dicas do Café Viagem sobre guias de turismo e, logo a seguir, 8 passeios que fizemos com guia e adoramos.
– ao visitar um destino pela primeira vez, procure pelo posto ou centro de informações turísticas. Muitos deles oferecem guias credenciados para roteiros de no mínimo 1 ou 2 horas \. Se tiver dificuldade na língua, pegue o tour em espanhol ou em português de Portugal (na Europa, eles oferecem muito aos brasileiros tours com guias portugueses);
-procure também na internet pelos Free Walks ou Walk Tours (alguns têm excelentes avaliações no TripAdvisor) – que são circuitos com caminhadas em grupo guiadas, podendo ser temáticos ou não;
-há ainda os tours em ônibus turísticos, mas nem todos tem a figura do guia como o de Gramado que recomendamos neste post aqui;
-Alguns blogueiros de viagem oferecem tours para os seus leitores. É o caso do Aires Buenos, por exemplo, que tem city tours especiais que incluem até fotografia dos turistas (veja aqui!);
-uma febre atual são os local guides ou local friend, sites que oferecem guias (ou amigos) locais de diversos destinos (normalmente pessoas que querem ganhar um dinheiro extra ) que apresentam a cidade para os viajantes. Admito que ainda não testei esta modalidade, eis alguns: rentalocalfriend.com e www.toursbylocals.com
-sempre que possível, não esqueça da gorjeta do guia. Nos Estados Unidos, por exemplo, é de praxe oferecer a gorjeta de 10% a 20% do valor pago no passeio. Sinceramente, prefiro a gorjeta do que ter aquele guia (e isso acontece muito no Brasil) te bombardeando com dicas de produtos ou restaurantes onde ele ganha comissão.
8 passeios com guias
que adoramos e recomendamos
Tour Guiado em São Paulo com motorista
Duas mães, duas filhas e um supermotorista de táxi que tem alma de Guia de Turismo. O Luis faz city tours guiados na capital paulista. O passeio foi tão bom que rendeu post no blog e texto na minha coluna em Jornal Zero Hora. O Luís é o cara para turistar em Sampa. Gentil e sabe tudo que rola por lá. De arte à gastronomia.
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem
Tour Guiado no Mercado-Ver-o-Peso
A riqueza de informações que tive contratando uma guia local para percorrer o mercado fez toda a diferença nesse primeiro contato com Belém do Pará e sua comida de origem, que conta muito sobre o nosso Brasil.
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem
Food Tour em Hollywood Los Angeles
Simplesmente, demais. Conhecer os fatos históricos e cinematográficos de Hollywood na Califórnia incluindo gastronomia em 7 paradas fantásticas é o tour perfeito para quem ama comer bem e viajar. E a guia Tricia (que fala somente inglês) é uma simpática, querida e apaixonada por experiências gastronômicas.
LEIA AQUI o post est Tour no Café Viagem
Bus Tour Gramado RS
Um dos diferenciais do Bus Tour de Gramado é ter a presença de um guia profissional dentro do ônibus (infelizmente não existe mais o guia dentro do ônibus)fornecendo toda a ajuda e orientação aos turistas.
LEIA AQUI o post sobre o tour no Café Viagem
Tour guiado de 2 horas de bike em Dusseldorf
Fiz um roteiro pela Alemanha em 3 cidades . Em todas elas, no primeiro dia da visita, fiz de 1 a 2 horas de tour com guia. E foi muito produtivo, especialmente o tour que fiz de bicicleta em Düsseldorf no verão.
LEIA AQUI o post sobre o tour no Café Viagem
Dois Tours inesquecíveis com guia na Suíça
Também fiz alguns curtos tour guiados na Suíça, todos muito especiais. Mas teve dois que merecem destaque: o de Carouge (ao lado de Genebra) com a guia Gianna Loredan e o dos vinhedos tombados de Lavaux com a guia fantástica Angela Bonetti que adoraria voltar pois o tempo foi curto demais para curtir a região. Em Lavaux, fiquei tão amiga da guia que acabei saindo com a turma dela para jantar.
Miami Beach Food Tour
Nos moldes semelhantes ao tour que fiz em Los Angeles, esse passeio da Miami Culinary Tours também é perfeito para quem curte comer bem enquanto caminha pela área de Miami Beach. (alguém percebeu minha ligeira preferência por tours guiados gourmets?)
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem
Montes Apeninos de Bike na Itália
Foi o meu primeiro tour guiado de bike da vida. E foi demais. Nosso guia italiano Marcello Amadori do Trekking Emilia Romagna falava até um pouco de português. Nos pegou em Bolonha, nos acompanhando desde a viagem de trem ao almoço fantástico desse tour.
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem
O Café Viagem também indica para passeios guiados
EM MENDOZA: o Leonardo da Vendimia (em breve um post sobre este guia fantástico)NOS CÂNIONS: Tour Cânions com a Coite Adventure
O Circuito dos Vinhos com a Citral Serra
Os passeios personalizados da Exploring Chile
E você, o que acha do profissional do Guia de Turismo?
Já fez uma viagem que fez toda a diferença com um guia?
Escreva na caixa de comentários abaixo e compartilhe a sua experiência.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?