Antes de mais nada, é preciso quebrar um paradigma. Suíça sinônimo de inverno, neve, ski? Ledo engano. É em pleno verão em que o país de alto padrão de vida e com quatro idiomas oficiais detém a maior concentração de “uau” por quilômetro percorrido. Lagos cristalinos entre os famosos Alpes viram praias e palco para esportes aquáticos e passeios de barco. Renasce o colorido das flores em vilarejos e janelas dos chalés. A energia dos parques públicos e das caminhadas nas montanhas ao lado das vaquinhas pastando ao som do sino no pescoço é contagiante. E mesmo na estação mais quente do ano é possível ver a neve no topo da montanha de Jungfraujoch.
Se o verão é o tempo ideal para turistar com filhos a tiracolo, o transporte é outro facilitador durante o ano inteiro na Suíça. Celebrado por suas rotas de trem e barco, o país oferece ao turista a compra de um bilhete único de transporte (inclusive o público) e com descontos em vários museus. Trata-se do Swiss Pass, mão na roda para fazer bate-voltas ilimitados ou cruzar o país. Crianças de até 16 anos viajam gratuitamente em companhia de um dos pais que tenham a modalidade Swiss Family Card. Os trens possuem restaurantes e até vagão com área kids.
Afora as emoções dos Alpes e passeios de trem e barcos, aponto quatro programas que considerei perfeitos para fazer em família. Na elegante Lausanne (vizinha de Genebra), o Museu Olímpico sensibiliza. Foi recentemente remodelado e apresenta a trajetória dos jogos finalizando com uma plaquinha na saída que diz “nos vemos no Rio 2016”. Próximo, no vilarejo de Broc, o museu do chocolate da Casa Cailler (da suíça Nestlé) é o paraíso de chocólatras. O tour se encerra em uma sala de degustação dos riquíssimos bombons. Para deixar o passeio ainda mais lúdico, a dica é pegar o trem panorâmico do GoldenPass (Trem do Chocolate) que parte de Montreux até a vila medieval de Gruyère e, após, para a Casa Cailler em Broc.
Se os pais forem arquitetos ou apreciam detalhes históricos e autênticos, Ballenberg (próximo de Interlaken) é o destino. Mais do que um museu, o local é um parque ao ar livre que mostra fielmente como a Suíça costumava ser, recriando a vida rural do país no século XVIII. O visitante pode tocar, comer e explorar a “experiência de antigamente”. É incrível! Para completar o roteiro family friendly, não foi dessa fez, mas fiquei com gostinho de conhecer o Museu do Transporte de Lucerna – considerada a “Disney da Suíça”.
Resumir a experiência em tão poucas linhas é como sonegar informações preciosas. Não sou cliente do HSBC, mas posso afirmar que enriqueci muito por lá. Meu único crime foi não ter levado marido e filhos, pois o convite era individual. Essa conta com a família, fiquei com saldo devedor. Mas um dia ainda embarcamos juntinhos de mochila para a Europa!
⇒ CONHEÇA TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM ⇐
Genebra | Carouge | Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch | Zurique | Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey
Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines
Voando de executiva com a Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS
Emoções de um Verão na Suíça
Sobre a SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa
SAIBA MAIS
*O texto acima foi adaptado da minha coluna no Caderno Vida do Jornal Zero Hora do dia 28/03/2015.
Alexandra Aranovich– autora do Café Viagem, escreve mensalmente no Jornal Zero Hora (Caderno Vida de sábado) um coluna sobre programas de lazer com filhos.
–> Leia aqui todas as colunas