Bem-vindo, 2014!! Inicio os posts do Café Viagem de 2014 com o meu primeiro texto do Caderno Vida da Zero Hora de 2014. Um bom ano pra todos!
*texto publicado na Zero Hora do dia 04/01/2014
Sol, o amigo mais antigo de Vilaró.
Grande companheiro de viagens, o astro é rei na
“casa muito engraçada” de Punta del Este
Depois da série de fogos da virada do ano, nada melhor do que aproveitar o astro dos fogos: o sol. O parceiro do verão e das férias (após o uso de um bom filtro solar, é claro!). No balneário de Punta del Este, a mágica esfera gigante é tratada como merece: uma estrela. Por lá, o pôr do sol é o grande espetáculo à beira-mar, ovacionado com aplausos. Um jogo enigmático de cores que nos faz pensar que celebrar apenas o novo ano é pouco. Cada dia também é digno de agradecimento. De um brinde. De um feliz 4 de janeiro de 2014.
A praia Mansa é um dos points para comemorar o entardecer com a criançada (leve o chimas, a bici e a bola). Entretanto, quem procura um camarote VIP deve seguir para a Casapueblo em Punta Ballena, a 15 quilômetros do centro de Punta del Este. Antes das 18h, não deixe de visitar a vizinha praia de Portezuelo, uma das mais lindas e indicadas para famílias com crianças na região.
É na Casapueblo que o espetáculo do sol atinge o seu ápice. Debruçada sobre um penhasco e mirando o infinito, está uma das obras mais importantes de Carlos Páez Vilaró. O local é ateliê, museu, loja, hotel e café. Ninguém sai incólume das pinceladas da paisagem que o célebre artista uruguaio proporcionou a cada entardecer único em sua casa-labirinto à la Gaudí e Salvador Dalí. Nem as crianças, por mais adulto que o programa possa parecer.
Meus filhos visitaram comigo o “castelo branco”, a “casa engraçada”, a “casa do sol”, a “casa do amigo da Vovó Ró” (amigo pela semelhança do nome, claro!). Deram seus apelidos a esta casa que tem como símbolo o sol, marca registrada da energia sem fim do artista. Para envolvê-los no mundo de Vilaró, dei uma câmera fotográfica para que cada um registrasse seu ângulo particular das telas, obras e da vista.
A amizade de Vinícius de Moraes e de Vilaró, durante a construção da suntuosa Casapueblo em meados de 1960, originou a canção eternizada pela voz de Toquinho. Foi um presente do poeta brasileiro para as filhas do pintor. Originalmente, os versos declamavam: “Era uma casa muito engraçada, não tinha portas, não tinha nada, era uma casa de pororó, era a casa de Vilaró”.
No verão, às 21h em ponto, é o momento em que a Casapueblo se transforma em um barco e, nas varandas, turistas navegam pela imensidão azul na Ceremonia del Sol, com direito a poema gravado e recitado por Vilaró. “O sol é o meu amigo mais antigo” _ ressalta em seus versos. Divido com o artista a adoração. O sol é o grande companheiro de viagens. Faz os dias ficarem mais longos, as crianças mais felizes, afastam o mau humor. Que 2014 venha com dias lindos e iluminados pelas cores de Vilaró e os versos de Vinicius de Moraes.
Veja + dicas do Uruguai e Punta del Este no Café Viagem
Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour
Visita à Viña Edén – como chegar, degustação e restaurante
Onde Ficar em Punta del Este – dicas de hotéis por região
Roteiro Enoturismo em Punta del Este: 5 vinícolas para visitar perto de Punta
10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada
9 restaurantes mais em conta em Punta del Este para favoritar
ONDE COMER EM PUNTA DEL ESTE
Melhores medialunas em Punta del Este
Museu da Casapueblo | o museu e a experiência imperdível do pôr do sol de camarote
Museu Ralli | um museu gratuito e belíssimo no bosque de Punta
Museu do Mar | uma atração com crianças
POST ÍNDICE URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM – as melhores dicas do Uruguai do blog
Guia Punta del Este
POST ÍNDICE
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?