Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Aberta a temporada da Caçada de Cogumelos na serra gaúcha

Caçada de Cogumelos na serra gaúcha: nova experiência do Parador nos Cânions

Sabia que a caçada de cogumelos é também uma atividade de lazer?  Em países da Europa ou  na serra gaúcha, a caçada de cogumelos é um programa para relaxar, caminhar, curtir a natureza e, por fim, saborear um prato único. E a temporada dos cogumelos já começou em terras gaúchas. Conversei com o Chef Rodrigo Bellora que me contou a novidade oferecida no glamping Parador Cambará do Sul, hotel da coleção Casa Hotéis na região dos Cânions do Rio Grande do Sul.

caçada de cogumelos na serra gaúcha

Rafael Peccin, diretor de mkt Casa Hotéis na caçada de cogumelos do Parador

A Caçada de Cogumelos na Serra Gaúcha

Quando se fala em caçada de cogumelos na serra gaúcha, um dos grandes especialistas no assunto é o Chef Altemir Pessali de Garibaldi. Quem já provou seu molho de cogumelos nativos no restaurante Primo Camilo sabe o sabor único dessa iguaria. Pessali é um dos maiores divulgadores da cultura dos fungos na nossa gastronomia. E o Chef Rodrigo Bellora, também de Garibaldi, é outro especialista nessa colheita no mato que acontece com a chegada do outono.

Dica: se estiver em Garibaldi, prove o nhoque com cogumelos selvagens de Pessali no restaurante Primo Camilo de Garibaldi. E se for se hospedar no Parador Cambará do Sul, prove no café da manhã o ovo com cogumelos – espetacular!

Parador Cambara

Não deixe de provar no Café da Manhã do Parador o ovo com cogumelos

A Caçada de Cogumelos Selvagens no Parador Cambará do Sul

Antes da pandemia, o hotel Parador Cambará do Sul – na região dos Cânions-  realizava um evento gastronômico chamado de “Despertar dos Cogumelos Selvagens“. Nas florestas da região dos Campos de Cima da Serra, com especialistas no assunto, o Parador convidava chefs e biólogos para esse encontro anual junto com os amantes da gastronomia e da iguaria.

Neste vídeo antigo de 2017, você confere um pouco dessa bela colheita! O Chef Altemir Pessali sempre estava presente no encontro, bem como Rodrigo Bellora .

caçada de cogumelos na serra gaúcha

cogumelos da colheita no Parador

Do despertar para a Caçada dos Cogumelos por conta da pandemia

Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, a partir de 2021, o Parador Cambará do Sul criou um nova edição para essa experiência dos cogumelosTransformou o evento em um roteiro. Um passeio que pode ser agendado por qualquer um, em qualquer dia até o mês junho.

caçada de cogumelos na serra gaúcha

A chegada do outono e da colheita dos cogumelos na serra gaúcha

E a época dos cogumelos selvagens na serra gaúcha começou mais cedo este ano. Quem me contou isso foi o Chef Rodrigo Bellora, um dos amantes dessa aventura e que assina o menu do restaurante Alma RS no Parador Cambará. Acabei de gravar um podcast Amo Serra Gaúcha com ele que vai ao ar dia 19 de maio.  Nesse episódio, Rodrigo conta sobre seus restaurantes, sobre a cozinha da natureza e também dá dicas da região. De quebra, explicou como funciona esse incrível passeio da Caçada dos Cogumelos Selvagens que ele ajudou a criar.

caçada de cogumelos na serra gaúcha

A bordo de um quadriciclo com guia na floresta de pinus de Campos de Cima da Serra

Segundo Rodrigo, a bordo de um quadriciclo motorizado – individual ou duplo – o guia leva os aventureiros pelas florestas de pinus da região de Campos de Cima da Serra. Em busca dos cogumelos comestíveis, que brotam após as primeiras chuvas do outono, a caçada também é uma aula de como aprender a identificar as espécies variadas de cogumelos. A saber: com a possibilidade de prová-los ali em seu habitat natural.

Por fim, a aventura se encerra com um jantar no restaurante Alma RS com prato que leva os cogumelos caçados durante o passeio A receita foi criada pelo chef Rodrigo Bellora. Ele chama a receita de “cogumelada”, uma espécie de galinhada só que feita com cogumelos nativos.

Minha experiência na Suíça com caçada de cogumelos…

Em 2014, fiz uma viagem incrível Suíça (veja aqui o roteiro). Na ocasião, passei uma semana na casa da minha prima na bela cidade de Thun. Por lá, fui convidada para uma caçada de cogumelos em uma floresta. A colheita na Suíça é um esporte de lazer.  Algo que as pessoas fazem pelo prazer da caminhada na floresta e do sabor dos cogumelos nativos.

 

Na Suíça, caçando cogumelos

IMPORTANTE

Mas importante: tem que ter estudo pra saber quais cogumelos é possível comer. Ou seja, não é qualquer um que pode se enviar em uma floresta caçando cogumelos em função das espécies venenosas. Fui caçar na Suíça com um aprendiz dos cogumelos. Porém, quando chegamos com a cesta repleta dos fungos, um senhor suíço de 80 anos, especialistas no assunto, fez a seleção rigorosa.

Por fim, cozinhei eu mesma os cogumelos selvagens suíços com massa. Pena que eu não tinha um Chef como o Bellora ou o Pessali pra finalizar minha experiência.

minha colheita na Suíça

 

A caçada aos tartufos é uma tradição no norte da Itália, que atrai visitantes do mundo inteiro atrás da caríssima iguaria. A caçada aos cogumelos dos Campos de Cima da Serra, embora não tenha este grau de sofisticação, tem tudo para entrar também no calendário de eventos do sul e fortalecer o turismo gastronômico na região – Rafael Pecci, Diretor de Marketing do Casa Hotéis.

restaurante Alma RS Parador Cambará do Sul

restaurante Alma RS no Parador Cambará do Sul

 

Quanto custa a Caçada de Cogumelos no Parador Cambará

Caçada aos Cogumelos Selvagens
Parador Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
Passeio de 1 hora e meia pelas florestas de pinus para caçar cogumelos
Preço: R$ 430,00 em quadriciclo individual/ R$ 610,00 em quadriciclo duplo (inclui guia, equipamento de segurança e jantar com prato de cogumelos elaborado pelo chef Rodrigo Bellora)
Período: de abril a junho, todos os dias, às 16h00
Mais informações e reservas: (54) 3295-7575 | parador@casadamontanha.com.br – reservas@casadamontanha.com.br
>> RESERVA: Consulte aqui reservas hospedagem 

feliz da vida colhendo  cogumelos – experiência que estou louca pra repetir na serra gaúcha

SAIBA MAIS

Sobre o Parador Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Parador é um hotel estilo glamping (junção da palavra glamour com camping) localizado em Cambará do Sul (RS), próximo aos parques nacionais dos cânions. Oferece hospedagem em cabanas, suítes e casulos. Integra o Casa Hotéis, coleção de hotéis de charme do Rio Grande do Sul que oferece hospedagem de alto padrão e atendimento personalizado para os hóspedes. Fundado em 1997, o Casa Hotéis conta com quatro empreendimentos no RS: os hotéis Casa da Montanha, Petit Casa da Montanha e Wood, em Gramado, e o Parador, em Cambará do Sul.

post feito com ajuda de  informações de Assessoria de Imprensa B4Tcomm

onde comer em cambará do sul

+ Dicas de Cambará do Sul no Café Viagem

 

 Alma RS – o restaurante do Parador Cambará do Sul com cozinha sulista

GUIA CAMPOS DE CIMA DA SERRA: destino de Ecoturismo na Serra Gaúcha

Nova Barraca Casulo do Parador: hospedagem inovadora da coleção Casa Hotéis nos Cânions

Vinícolas e Vinhos de Campos de Cima da Serra

De carro para os Cânions  – Sobre estradas e melhor caminho

O Mirante da Rota do Sol – um vista sem igual entre a estrada da Serra Gaúcha e o Litoral RS

A primeira vez no Cânion Fortaleza

Visitando o Cânion Itaimbezinho

Almoço campeiro no Parador Casa da Montanha

Post índice Cambará do Sul RS

 

Veja outras experiências do Café Viagem no Casa Hotéis

Gramado: passeios com cachorro em Gramado e Canela

Petit Casa da Montanha: dica de hotel pet friendly em Gramado

Wood Hotel Gramado – um hotel-galeria apaixonate

Hotel Casa da Montanha – capricho em todos os detalhes

Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul

Waffle do Casa da Montanha – um sábado gostoso em Gramado

Turistando no Festival de Cinema em Gramado

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente
  • QUE LEGAL

DEIXE SEU COMENTÁRIO