Procurando uma vinícola mais próxima de Punta del Este para um passeio e degustação? A grande dica é Bodega Alto de La Ballena, uma pequena vinícola familiar de terroir marítimo situada a 16 km de Punta Ballena no departamento de Maldonado. Punta Ballena, para quem não sabe, fica coladinha em Punta del Este no Uruguai. Punta Ballena é a praia onde está localizada a Casapueblo , a obra prima do artista Carlos Paez Vilaró. Além da Alto de la Ballena, existem outras duas vinícolas perto de Punta del Este para um passeio bate-volta: a Viña Éden (na mesma estrada da Alto de La Ballena, em Pueblo Éden, uns 30 km de Punta Ballena) e a Bodega Gárzon (a mais famosa, em Pueblo Gárzon – a 60 km de Punta del Este).
Como o tempo era curto, fui conhecer a mais próxima da Península de Punta del Este, a Alto de la Ballena. Adorei e recomendo! Em outra viagem, fiz mais 4 vinícolas perto de Punta del Este e contei todo o roteiro para visitar 5 vinícolas perto de Punta del Este neste post mais recente!
Conhecendo a Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este
Essa é uma região jovem de produção de uva no Uruguai. E a bodega Alto de la Ballena é uma das pioneiras nesse solo. A vinícola pertence a um casal muito simpático: Paula Pivel e Álvaro Lorenzo. Ambos abandonaram suas profissões para realizarem o sonho de produzir vinho e ter um estilo todo próprio de vida. São eles que recebem os visitantes para uma degustação no deque da vinícola onde é possível apreciar os vinhos excelentes e uma paisagem única do Cerro Pan de Azúcar (Morro Pão de Açúcar) com os vinhedos e a Laguna Del Sauce.
Cerro Pan de Azúcar
rCuriosidades: o Cerro Pan de Azúcar é a terceira elevação mais alta do Uruguai. Já a Laguna Del Sauce é uma reserva de água doce, adorada para a prática de esportes aquáticos de vela e remo. A laguna está rodeada por um bosque e belas residências que podem ser vistas na estrada até a vinícola.
Visita e degustação na Bodega Alto de la Ballena
Apesar de ser considerada um vinícola boutique, o local não tem uma megaestrutura. O deque é simples e as grandes estrelas são os vinhos e o visual esplêndido com a brisa do encontro do oceano com o Rio da Prata. Agendei a degustação por email e Paula me recomendou que fosse feita ao entardecer, no fim do dia, para que fosse possível apreciar o pôr do sol único de seu terroir.
Aliás, uma dica: é imprescindível agendar a visita e degustação na Bodega Alto de la Ballena ! No final deste post você encontra os contatos.
A bodega Alto de la Ballena faz parte do Los Caminos del Vino (rota uruguaia das bodegas familiares do Uruguai) e da Asociación de Turismo Enológico. Ouvi falar pela primeira vez da vinícola em minha visita à Bodegas Carrau da fronteira entre o Uruguai e Brasil (e atual Bodega Cerro Chapeu) onde encontramos e tiramos fotos com vários e importantes vitivinicultores uruguaios. De casaco azul na foto, está Paula e logo abaixo seu marido Álvaro. Ainda quero conhecer as vinícolas de todos com quem tirei esta foto especial para mim!
Fundada por volta do ano 2000, Alto de La Ballena teve sua primeira colheita em 2005. São 20 hectares onde apenas 8 são de vinhedos.
Os vinhos da Bodega Alto de la Ballena
As cepas características da bodega são as tintas Tannat, Merlot, Cabernet Franc e Syrah, além da branca Viognier. Um dos grandes destaques da Alto de La Ballena é o ” romance” do Tannat (90%) com Viognier (10%) – vinho que encerra a degustação junto ao fim do dia com o céu sendo pintado pela natureza. Um vinho com aroma mais intenso.
O Viognier da Bodega Alto de la Ballena
O nome Alto de la Ballena refere-se às baleias pois essa região no Depto. de Maldonado também é conhecida por Sierra de la Ballena. Aliás, adoro os rótulos! Os vinhos tem um frescor delicioso, principalmente o branco Viognier que em 2016 teve uma excelente colheita. Pela sua localização, bodega recebe influencia do mar que está a poucos quilômetros dos vinhedos. Dica: leve mais de uma garrafa do branco Viognier (eu levei só duas e me arrependi!).
O local transmite uma paz imensa. Antes da degustação, caminhamos nos vinhedos de Syrah e e pelas pedras que são características do solo. Fiquei muito triste quando Paula me contou que no dia 23 de dezembro de 2016 um forte tornado devastou seus vinhedos prejudicando a produção de 2017, coisas da natureza. Desejo do fundo do meu coração que a natureza seja generosa para os próximos anos com seu terroir pois o vinho e seus produtores merecem!
Enquanto degustávamos os vinhos com queijos, conversei com Paula e anotei várias dicas da região.
Apesar de pequena, os vinhos de Alto de la Ballena encantam por sua qualidade e pela proximidade com que Paula recebe os visitantes. A poesia da paisagem também aguça os sentidos a cada vinho que vamos provando embalados por uma boa conversa. De coração, desejo que essa terra seja abençoado pela natureza e afaste os ventos fortes, geadas e granizos para bem longe dos parreirais.
Inesquecível experiência na Bodega Alto de la Ballena
Saímos de lá com uma caixa de vinhos que são vendidos entre US$ 15 (Viogner) a 20 dólares a garrafa. Uma excelente compra. A saber: em 2016 o Guia Descorchados avaliou o Reserva Cabernet Franc 2011 Alto de la Ballena como o ” melhor vinho em outras cepas tintas do Uruguai” e o Cetus Syrah 2012 Alto de Ballena como o ” melhor syrah do Uruguai” .
Anote para agendar a visita:
Email [email protected] (com Paula)
PS: as degustações são pagas em dinheiro (pesos ou dólares). Já os vinhos comprados no local podem ser pagos em cartão de crédito.
Opção 1
Passeio e degustação de 4 rótulos com queijos e pães (Viognier, Rosé, Tannat-Merlot-Cabernet Franc e Reserva Tannat-Viognier)
USD 32 por pessoa
Opção 2
Passeio e degustação top de 6 rótulos com queijos e pães ( Viognier, Rosé, Reserva Cabernet Franc, Reserva Tannat-Viognier, Reserva Merlot, Cetus Cuvée )
USD 50 por pessoa
PROCURANDO DICAS DE HOTEL EM PUNTA ESTE?
Neste post do blog selecionei boas dicas de
onde ficar em Punta del Este – hotéis por regiões e estilo !
SAIBA MAIS
ALTO DE LA BALLENA BODEGA Y VIÑEDOS
Ruta 12 km 16.400
Sierra de la Ballena, Maldonado | a 12 km de Punta del Este
Coordenada pelo 094 410328
Site : www.altodelaballena.com
Fanpage : www.facebook.com/Alto-de-la-Ballena-Bodega
Veja + dicas do Uruguai e Punta del Este no Café Viagem
Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour
Visita à Viña Edén – como chegar, degustação e restaurante
Onde Ficar em Punta del Este – dicas de hotéis por região
Roteiro Enoturismo em Punta del Este: 5 vinícolas para visitar perto de Punta
10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada
9 restaurantes mais em conta em Punta del Este para favoritar
ONDE COMER EM PUNTA DEL ESTE
Melhores medialunas em Punta del Este
Museu da Casapueblo | o museu e a experiência imperdível do pôr do sol de camarote
Museu Ralli | um museu gratuito e belíssimo no bosque de Punta
Visita Museu do Mar | uma atração com crianças
POST ÍNDICE URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM – as melhores dicas do Uruguai do blog
Guia Punta del Este
POST ÍNDICE
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Quero visitar a vinícola.
Estou em Punta del este, no Sílabas
Somos 4 adultos
Como posso marcar
Obrigada
Oi Aparecida
Entre em contato por email
[email protected] (com Paula)
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Boa noite!
Gostaria de saber, como fazemos para chegar até la?
Oi Roberta
Tudo bem?
Para chegar lá, a partir de Punta del Este, pegue o caminho sentido Casapueblo/Montevidéu. Passe a entrada da Casapueblo e de Portezuelo e cuide as placas na sua direita para a Ruta 12. Pegue a Ruta 12 e a bodega estará no km 16.400
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Posso reservar e pagar aí? Estou saindo do Brasil.
Oi Claudia
É bom entrar em contato com eles para saber. Muitas vinícolas do Uruguai não abrem o ano inteiro para enoturismo. O Contato está no final do post
Abs
Alexandra