Em nosso roteiro de 7 dias na Toscana, a primeira região que visitamos foi o Val d’Orcia. Como saímos de carro de Roma, a nossa primeira parada foi na terra do tinto Brunello de Montalcino. A saber: o Val d’Orcia é considerado uma das regiões mais cênicas e românticas da Itália. As principais comunas históricas são Montalcino, Pienza e Montepulciano. Neste post do Café Viagem, compartilho minha experiência no Val d’Orcia, ao sul da Toscana com dica de hospedagem, trajetos e passeios.
O que fazer no Val d’Orcia: 24 horas degustando a Toscana do Brunello
Antes de mais nada, viajar pela Toscana é como entrar num cenário de filme: vinhedos, estradas cenográticas, ciprestes em fila e vilarejos medievais no topo das montanhas. No coração dessa paisagem de tirar o fôlego está o Val d’Orcia. E é exatamente aqui que nasce um dos vinhos mais prestigiados do mundo: o Brunello di Montalcino. Produzido em Montalcino, é um vinho tinto intenso e elegante, feito 100% com a uva Sangiovese.
Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, esse vale ao sul de Siena oferece o equilíbrio perfeito entre natureza, gastronomia e vinho de altíssima qualidade.
Em nosso Roteiro Itália 14 dias (sendo 7 dias na Toscana), saímos de carro de Roma em direção ao Val d’Orcia. Montalcino foi a nossa primeira parada. Tivemos apenas uma noite na região, mas já foi o suficiente para nos apaixonarmos. Se puder, recomendo ficar ao menos duas noites para explorar com calma cada cantinho encantador.
Chegando a Montalcino no Val d’Orcia
Antes de dar dicas sobre o que fazer no O Val d’Orcia, te ajudo a localizar a região no mapa. O Val d´Orcia está situado ao sul da Toscana, na província de Siena. Um carro alugado é a melhor forma de explorar seus vilarejos e vinícolas com liberdade.
Em contrapartida, caso precise usar o trem, a estação mais próxima de Montalcino fica em Buonconvento, a 13 km. No entanto, lembre-se: para se desclocar entre as cidades você vai precisar de um carro alugado.
>> pesquise aqui melhores valores para carro na Europa!
Distâncias até Montalcino Val d´Orcia de carro
Cidade de partida | Distância aproximada | Tempo de carro estimado | Observações |
---|---|---|---|
Roma | 210 km | 2h30 a 3h | Via A1 (trajeto mais direto); opção cênica pela costa via A12 e SS1 leva mais tempo |
Florença | 120 km | 2h a 2h30 | Via SS2 (e Siena) ou indo por Bettolle/Sinalunga (A1) |
Siena | 45 km | menos de 1h | Via SS2, estrada linda |
Onde ficar no Val d’Orcia: Montalcino e Pienza
Eu e minhas amigas nos hospedamos em um agriturismo em Montalcino, próximo ao centro histórico. Gostei tanto da experiência que recomendo fortemente. No entanto, faço algumas observações.
Trata-se de uma propriedade mais simples, sem luxos, mas cheia de autenticidade e charme rústico, com aquele clima de campo que a gente só encontra na Toscana. E tem mais: conta com um restaurante delicioso e vinhos orgânicos produzidos ali mesmo. Aliás, foi lá que provei um dos melhores Brunellos da minha vida (ok, não foram muitos, mas esse foi inesquecível! 😄). E tudo isso com excelente custo-benefício — perfeito pra quem quer vivenciar o espírito toscano sem estourar o orçamento.
>> ANOTE: Agriturismo Il Cocco em Montalcino. Super bem avaliado no Booking.com !
DICA: reserve o jantar no Il Cocco e prove os vinhos da propriedade!
O que é um Agriturismo ?
Agriturismo na Toscana é uma forma de hospedagem rural, geralmente em fazendas e propriedades agrícolas familiares. Normalmente, os donos vivem no local e muitas vezes produzem vinho, azeite de oliva ou queijos. Vale destacar que alguns agriturismos são rústicos, enquanto outros oferecem estrutura de hotel boutique com piscina, spa e degustações. Ou seja, há opções para todos os bolsos e estilos.
Onde ficar em Pienza
Além de Montalcino, para se hospedar nessa região da Toscana eu sugiro PIENZA. Amei de paixões essa vila medieval. Pesquise:
Hotel San Gregorio
Piccolo Hotel La Valle
La Bellavita B&B
Borgo Ambrogio Resort
O que fazer no Val d’Orcia: nosso roteiro 24 horas
Primeiro, visitamos o centro histórico de Montalcino, vila que tem ligação ao vinho Brunello de Montalcino. Foi a nossa base para visitar outras vilas próximas como San Quirico e Pienza.
1. Montalcino
Chegando no centro histórico de Montalcino, estacionamos ao lado da Fortaleza (Fortezza di Montalcino) e fizemos uma caminhada pelas ruelas do centro.
- Fortaleza de Montalcino (visite a enoteca dentro da fortaleza com degustações)
- caminhada pelo centro histórico medieval, igrejas, ruas de pedra
- pausa para brindar com Brunello ou outro vinho local
- jantar no Agriturismo Il Cocco
- Outros para comer: Taverna del Grappolo Blu
Vinícolas Montalcino
Por falta de tempo, não chegamos a visitar as vinícolas de Montalcino. Mas, caso tenha espaço no seu roteiro, anote:
Biondi Santi – a vinícola que criou o Brunello
Castello Banfi – grande, com restaurante, hospedagem e estrutura para visitantes
Fattoria dei Barbi, Altesino – com visitação e ótimos Brunellos
Argiano Winery
2. San Quirico e Pienza
No dia seguinte, visitamos de carro dois vilarejos: San Quirico e Pienza. Apesar de muitas dicas que pesquisei indicarem San Quirico, não achei o seu centrinho imperdível. Aliás, San Quirico é mais conhecidada pela paisagem nos seus arredores com ciprestes mais famosos da Toscana.
Porém, e ao contrário de San Quirico, Pienza foi o lugar que mais amamos na Toscana do Val d’Orcia. O visual no alto da montanha é lindo e imperdível.
- de carro de Montalcino a San Quirico e Pienza
- parada no Centro de San Quirico
- caminhada no centro de Pienza, cidade do Renascimento. Uma das vilas mais bonitas e com a vista mais espetacular. É também a cidade do famoso queijo Pecorino di Pienza.
Em Pienza não perca:
- Piazza Pio II: praça coração de Pienza, onde se encontram a Catedral (Duomo), o Palazzo Piccolomini e o Palazzo Borgia.
- Palazzo Piccolomini: antiga residência do Papa Pio II. Não perca as arcadas do sul, de onde se tem uma vista espetacular do Val d’Orcia.
- Via dell’Amore: uma das ruas mais românticas da cidade
- os queijos Pecorinos, servidos nos restaurantes e lojas
- Para comer: Sette Di Vino, Fiorella, La Terrazza del Chiostro, Il Rossellino
O que fazer no Val d´Orcia Toscana: outras cidades e vilarejos
Além de Montalcino, San Quirico e Pienza, você pode visitar nesta região:
- Bagno Vignoni – Aldeia termal com piscinas naturais
- Castiglione d’Orcia – cidade medieval no alto das colinas, com vistas panorâmicas
- Montepulciano – terra do Vino Nobile di Montepulcian, vinho sofisticado e menos encorpado que o Brunello, mas com elegância e tradição. Por lá, recomenda-se provar a Bistecca alla Fiorentina da Osteria Acquacheta.
Produtos típicos do Val d’Orcia para provar:
- Vinho Brunello di Montalcino, o tinto que é o orgulho de toda a Toscana.
- Vinho Nobile di Montepulciano – tinto DOCG
- Pecorino di Pienza queijo com leite de ovelha (pecora, em italiano)
Após o Val d´Orcia , seguimos de carro para Siena, nosso segundo destino no roteiro Toscana. Veja abaixo, o roteiro completo de 14 dias na Itália.
SAIBA MAIS
Val d´Orcia Tocana Itália
Site oficial de turismo: en.visitvaldorcia.it
>> Tudo da Itália no Café Viagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?