Se você procura vinícolas no Chile para visitar e montar o seu roteiro, este post tem 6 dicas imperdíveis do Alberto Martins, colaborador do blog Café Viagem que esteve no país este ano. Ele degustou vinhos e aproveitou um roteiro de enoturismo no Vale de Colchagua, região no coração do Vale Central, ícone da produção vitivinícola no Chile e da uva Carmenére. Confira a seguir suas dicas para montar o seu roteiro de 6 vinícolas no Chile.
6 vinícolas no Chile para visitar no Vale de Colchagua
Impossível viajar para o Chile e não querer visitar uma de suas 800 vinícolas. Sim! Isso mesmo, o país possui 800 vinícolas ativas, que empregam 100 mil trabalhadores. Um mercado economicamente importante para o país e para nós, claro, apreciadores de bons vinhos.
Mas com tantas vinícolas você deve estar se perguntando: “por qual delas devo começar?”. A resposta: pelas mais próximas de onde estiver hospedado! Ou seja, se você for para o Deserto do Atacama, ao norte, por exemplo, poderá visitar as vinícolas do Vale do Copiapó. Lá são cultivadas as uvas do tipo Pisco, matéria-prima da bebida destilada de mesmo nome. Já mais ao sul, está o Vale do Osorno (sim, daquele vulcão). Lá, as uvas Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling estão dando nome e sobrenome!
Vale do Colchagua, uma das maiores regiões vitivinícolas do país
Na minha mais recente viagem ao Chile (julho/24), visitei as vinícolas do Vale do Colchagua, que nos últimos 20 anos se transformou em uma das maiores regiões vitivinícolas do país. Grande parte dos vinhos produzidos no coração da zona central do Chile é tinto, com destaque para a produção de Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot. Mas muitas vinícolas – localizadas nesse importante vale – plantam uvas em outras regiões do Chile também e transportam os frutos na época da vindima para produzir também ótimos brancos de clima fresco.
Leia também no Café Viagem:
Vinícolas perto de Santiago do Chile
Onde ficar em Santiago do Chile
O Vale do Colchagua está situado a cerca de duas horas de carro desde Santiago e, certamente, é um ícone da produção vitivinícola no Chile. A seguir, destaquei 6 vinícolas do Chile situadas no Vale de Colchagua para você incluir no seu roteiro. Aprecie sem moderação!
Índice vinícolas no Chile Vale Colchagua
1. Casa Silva, a pioneira do Vale de Colchagua
A Viña Casa Silva é reconhecida como pioneira do Vale de Colchagua. É a vinícola mais premiada do século XXI. Além de tour com degustação, tem hotel boutique e um restaurante, o Club House, com uma vista espetacular da Cordilheira dos Andes e do campo de Pólo.
O que oferece: loja, degustação com ou sem visita guiada, restaurante cool, pet friendly (com restrições de circulação em ambientes internos), hotel boutique e muita história a partir do século XX.
Não perca: o almoço no Club House harmonizando com vinhos da Casa. Degustação completa!
Vinho pra degustar: se sua pegada são vinhos icônicos e premiados, banque o “Tour Vinos Super Premium y Iconos”, que inclui visita a bodega centenária + degustação de 4 vinhos especiais: Quinta Generación Red Blend, S 38 Single Block Cabernet Sauvignon, Microterroir Carmenere e Altura. Custa CLP 50.000 por pessoa. Importante: é necessário reservar com antecedência por Whatsapp ou e-mail [email protected] , independente do tour escolhido.
ANOTE:
De terça a sábado, das 10:30 às 18h, e aos domingos e feriados, das 10:30 às 17h.
Angostura, San Fernando, O’Higgins, Chile
Contato: [email protected]
Instagram @vina_casa_silva
+ Saiba mais: veja aqui o post sobre a Casa Silva no Café Viagem
2. Clos Apalta
Clos Apalta é um projeto de vinhos de altíssima qualidade da renomada Casa Lapostolle no Vale do Colchagua no Chile. A propriedade Apalta emoldurada pelas montanhas dos Andes.
O que oferece: além da visita guiada e degustação, tem hotel com 10 vilas Relais&Chateaux e um restaurante para almoços harmonizados.
Tour a partir de CLP 40.000 por pessoa. Visitantes de 12 a 18 anos pagam metade. Nos dois tipos de tour oferecido, os vinhos para degustação são Le Petit Clos 2020, Clos Apalta 2020 y Clos Apalta 2013.
Não perca: a visita na bodega, um edifício modernoso todo gravitacional para manejo das uvas e produção dos vinhos, além de poder conhecer a adega privada da família com rótulos guardados desde o fim dos anos 90.
Vinho pra degustar: Clos Apalta 2013, disponível somente na vinícola atualmente.
Prove antes que acabe!
ANOTE
Apalta KM 5, Apalta Valley, Colchagua, Chile.
é necessário reservar com antecedência por telefone ou e-mail: +56] 722953350 | [email protected]
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h
+ Saiba mais: veja aqui o post sobre a Clos Apalta no Café Viagem
3. La Playa
La Playa Wines nasceu em 1990 a partir do sonho e da união de duas famílias: a Família Sutil, de Colchagua, no Chile, e a Família Axelsen, de Napa Valley, Califórnia. Atualmente, o grupo é liderado pela segunda geração de ambas as famílias. Tabalha com vinhos de duas marcas – Sutil (mais encorpados) e La Playa (frescos e frutosos) – que pude degustar durante a visita e hospedagem no hotel da propriedade.
O Viña la Playa Hotel & Winery é o hotel da vinícola.
O que oferece: pacotes de hospedagem com experiências enogastronômicas completas, visita guiada com degustação, restaurante, heliponto, spa e o hotel de 11 apartamentos. Há também uma casa para aluguel por temporada. Tour seguido de degustação com 3 tipos de vinho começam em CLP 25.000 por pessoa.
Não perca: se tiver com tempo e quiser fugir da rotina das refeições formais, experimente a cesta de piquenique para duas pessoas oferecida na primavera/verão, que inclui tábua de queijos e frutas secas, duas porções de frutas da estação, dois sanduíches à escolha, duas bebidas não-alcoólicas, água e uma garrafa de vinho da linha Reserva ou Gran Reserva (Sauvignon Blanc Reserva Sutil, Cabernet Rose Reserva Sutil ou Merlot Gran Reserva Sutil). CLP 39.000.
Vinho pra degustar: Sutil Gran Reserva Chardonnay 2023, o que eu mais gostei.
ANOTE
Fundo San Jorge, Peralillo – Santa Cruz, Colchagua. Região de O´Higgins
é necessário reservar com antecedência
Aberta para visitas de quarta a domingo, das 10h às 18h.
Site www.hotelvinalaplaya.cl
4. Maquis
Seus vinhedos centenários recebem irrigação natural pelos lençóis freáticos dos rios Chimbarongo e Tinguiririca, que também influenciam nas brisas trazidas do Pacífico e conferem características aromáticas únicas aos vinhos produzidos ali.
A degustação na Maquis acontece numa sala do casarão principal, datado de 1850. De toda a produção da Maquis, cerca de 1 milhão de litros de vinho ao ano, 50% são consumidos no próprio Chile. São deles também os vinhos da Viña Calcu, fundada em 2003, um projeto especial da família Hurtado, proprietária da vinícola.
O que oferece: quatro tipos de tours guiados com degustação de vinhos Maquis e Calcu e duas atividades extras – tour de bike e piquenique – a partir de CLP 25.000 por pessoa e com duração de 90 minutos. Os vinhedos são apresentados virtualmente desde a sala de degustação.
Não perca: além dos vinhos, não deixe de provar o azeite produzido a partir das oliveiras centenárias da vinícola. Um ótimo regalo para trazer na mala.
Vinho pra degustar: se você é do time dos brancos e rosés, certamente o Maquis Gran Reserva Rosé tem que estar na sua lista. Feito a partir das uvas Malbec e Cabernet Franc, passam por barricas de 3º e 4º usos antes de chegar à sua taça.
ANOTE
Valle de Colchagua – Fundo Los Maquis s/n, 3160000 Palmilla, Higgins
Reservar com antecedência por e-mail [email protected] ou Whatsapp .
De segunda a domingo, das 9h às 18h. Fecha no horário do almoço, das 13h30 às 14h30.
Site: turismo.maquis.cl @maquiswines
5. Montes
As boas-vindas com uma taça do espumante Sparkling Angel anunciavam que a visita na Viña Montes seria especial. Localizada na vila de Apalta, no Vale do Colchagua, com uma adega alimentada pela gravidade e projetada com a harmonia do Feng Shui.
Entre um tour guiado e uma experiência enogastronômica completa, com direito a comida com assinatura do chef argentino Francis Mallmann em seu restaurante Fuegos de Apalta, recomendo reservar, pelo menos, meio período do dia para essa visita.
Douglas Murray, um dos fundadores da Montes, carregava no bolso do paletó um anjo durante as viagens a trabalho para lhe trazer proteção e bonança. O anjo estampado nos rótulos são criações do ilustrador Ralph Steadman. É também um anjo que lhe saúda na recepção da vinícola e se despede com um profético “até breve”.
O que oferece: os tours são sempre para grupos de até 8 pessoas e começam às 10h30/11h, dependendo da época do ano. Também conta com loja, restaurante com assinatura do chef Francis Mallmann e uma paisagem deslumbrante para ver o tempo passar sem pressa. Tours a partir de CLP 37.000 por pessoa, com degustação de quatro vinhos.
Não perca: a loja. Com ótimas promoções para aquisição de caixas de vinho, souvenires, artigos de moda e acessários para os amantes do vinho. Não deixe de comprar o Sparkilng Angel Brut (70% Pinot Noir / 30% Chardonnay) .
Vinho pra degustar: além do Sparkling Angel Brut, experimente o Purple Angel, um dos vinhos ícones da Montes. O Purple Angel (92% Carmenère / 8% Petit Verdot) passa 18 meses em barrica de carvalho francês e já alcançou 98 pontos de 2016 a 2019 e em 2021.
ANOTE
Parcela 15 – Millahue de Apalta – Santa Cruz – Chile
Reservas [email protected]
Todos os dias, das 10h às 18h.
O restaurante funciona todos os dias, somente para almoço, das 12h30 às 16h.
Alberto Martins na vinícola Montes, Vale Colchagua Chile
6. Santa Cruz
Fundada em 2003 pelo empresário chileno Carlos Cardoen C., um visionário, une o grande potencial enológico de Lolol com o conteúdo cultural dos antepassados locais. Durante a visita através de um teleférico que transporta às aldeias Mapuche, Aymara e Rapa Nui, culturas que inspiram a produção e os rótulos da vinícola, é ali que você encontrará a alma dos Chamán Reserva, Chamán Gran Reserva, Make Make, Tupu e Santa Cruz.
É um programa para a família toda, já que as crianças também se divertem com as atividades oferecidas. O Grupo Almacruz também tem dois hotéis – Almacruz, no centro de Santiago, e o Hotel Santa Cruz Plaza, no centro de Santa Cruz, com spa e cassino e onde também está situado o imperdível Museu do Colchagua.
O que oferece: uma infinidade de programas que podem ou não incluir degustação de vinhos, Museu do Automóvel, Museu do Vinho, restaurante.
Também é pet friendly . O tour Gran Chamán custa CLP 39.000 (crianças de 5 a 17 anos pagam CLP 15.000), inclui ingresso do teleférico com acesso às vilas das culturas chilenas e degustação de quatro vinhos.
Não perca: programe-se para ficar em Santa Cruz por, pelo menos, duas noites. Além de poder curtir a vinícola e seus infinitos programas, poderá curtir o hotel (localizado a 15 minutos da vinícola), visitar o Museu de Colchagua e fazer uma fézinha no cassino. Na região há outras vinícolas para conhecer e completar o passeio.
Vinho pra degustar: Dentre os vinhos que degustei( julho/2024), destaco o Pequeña Escala País. A linha Pequeña Escala foi lançada para comemorar os 20 anos da Vinícola Santa Cruz, representando uma nova era de qualidade, frescor e autenticidade que reflete a excepcionalidade do terroir de Colchagua Costa.
ANOTE
Ruta, I-72 km 25, Lolol, O’Higgins
Reserva Tours: +56 9 7218 8755 | [email protected]
Museus do Automóvel e do Vinho: +56 9 2875 1326 | [email protected]
Restaurante: : +56 9 2876 3399 | [email protected]
A Viña Santa Cruz funciona de terça a domingo
Roteiro Vinícolas do Chile no Vale de Colchagua: quantos dias
Essa viagem foi feita durante uma press trip, com uma programação intensa. Visitei as 6 vinícolas em praticamente 2 dias e meio, mas minha recomendação é que você programe algo mais na proposta slow travel, mesmo porque os restaurantes são ótimos e merecem sua visita. E ainda há que se calcular o tempo de deslocamento de uma para outra (em média 30 minutos) e os horários disponíveis para os tours.
Minha combinação foi:
Dia 1 – Maquis, Montes (com almoço) e Sutil/La Playa (com jantar e pernoite)
Dia 2 – Casa Silva (com almoço) e Lapostolle
Dia 3 – Santa Cruz (meio período)
Pesquise Tours para vinícolas próximas de Santiago do Chile
Santiago Degustação Interativa de Vinhos do Chile – 1 hora
Concha y Toro – tour oficial na vinícola
Concha y Toro – edição completa com degustação
SAIBA MAIS
Vinícolas do Chile do Vale de Colchagua
Alberto Martins visitou o Chile a convite da Press Trip Vinho & Neve
– Wines of Chile & Valle Nevado Ski Resort
ONDE FICAR NO VALE COLCHAGUA: HOTÉIS
Algumas vinícolas possuem hospedagem. É o caso da Casa Silva com hotel boutique de sete apartamentos , da Clos Apalta com hotel de 10 vilas Relais & Chateaux e o Viña la Playa Hotel & Winery . A Vinícola Santa Cruz tem o Hotel Santa Cruz Plaza, no centro de Santa Cruz.
Texto e fotos Alberto G. Martins @albertogmartins
Organize a sua Viagem para o Chile com o Café Viagem
+ Encontre Hotéis em Santiago do Chile com desconto e facilidade de cancelamento gratuito
+ Alugue carro no Chile e pague em até 12x
+ Ingressos, transfers e passeios em Santiago do Chile
+ Guia Santiago do Chile – post índice com todas as dicas
+ Seguro Viagem: não esqueça de cotar aqui um bom seguro para viajar para o Chile com tranquilidade
+ DICAS DE SANTIAGO DO CHILE NO CAFÉ VIAGEM
Onde comer em Santiago do Chile: 15 Lugares para comer bem em Santiago
ROTEIRO: 6 atrações imperdíveis em Santiago do Chile
Duas vinícolas para visitar perto de Santiago do Chile
Onde ficar em Santiago do Chile
Degustando o Chile na taça – vinhos e vinícolas no Chile
Visitando vinícolas do Vale de Casablanca: tour em 2 vinícolas no Vale de Casablanca: Matetic e Casa Marin
Post índice: dicas e roteiro de Portillo em família
Post índice : dicas do Valle Nevado
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?