Post Atualizado em novembro 2023 – Procurando dicas sobre o que fazer em Pinto Bandeira no Rio Grande do Sul ? Bem, primeiramente bom saber que a cidade da serra gaúcha leva a fama de Champagne brasileira (Champagne = região da França que elabora o champanhe). Tudo por conta dos excelentes espumantes elaborados em seu terroir que em 2022 receberam um selo de peso: a Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira.
O que fazer em Pinto Bandeira: enoturismo no terroir do espumante premium brasileiro
A saber: Pinto Bandeira só foi reconhecida como município por volta de 2013. Antes disso, era um distrito de Bento Gonçalves. Aliás, fica coladinha em um dos cinco roteiros turísticos de Bento Gonçalves, o Caminhos de Pedra. Situada em torno de 135 km de distância de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e entre 10 a 15 km de Bento Gonçalves. Possui em torno de 2.847 mil habitantes.
Assim como suas vizinhas Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves, Pinto Bandeira harmoniza o passeio com bons espumantes de vinícolas principais como Cave Geisse, Don Giovanni, Valmarino e Aurora.
IP e DO Pinto Bandeira: duas Indicações Geográficas do vinho brasileiro
Pinto Bandeira é – acima de tudo – o terroir do espumante de qualidade. E com uma geografia de altitude, relevo ondulado e solo de origem vulcânica. Não é a toa que tem Indicação de Procedência (IP) do vinho e, mais recentemente, Denomiação de Origem para espumantes – certificação concedida pelo INPI que destaca e confere valor, localidade e identidade ao produto. Aliás, foi a segunda área do país a ser certificada (a primeira foi o Vale dos Vinhedos que também tem Indicação de Procedência e Denominação de Origem). Pasmem, esta certificação de Pinto Bandeiar é a primeira DO para espumantes no Novo Mundo.
Por conta desta certificação, os vinhos e espumantes elaborados em Pinto Bandeira devem seguir algumas regrinhas. Os espumantes devem ser elaborados unicamente pelo método tradicional (champenoise – segunda fermentação na garrafa) com uvas Chardonnay, Riesling Itálico e Pinot Noir. Formas de plantio também têm normas rígidas bem como o engarrafamento.
LEIA AQUI MAIS SOBRE DO PINTO BANDEIRA ESPUMANTES
Como forma de valorizar e proteger ainda mais os vinhos de Pinto Bandeira, em 2001 foi criada a Asprovinho – Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira.
O que fazer em Pinto Bandeira: dica de hotéis
Para dica de onde ficar em Pinto Bandeira, indico as seguintes pousadas:
1. Pousada e vinícola Don Giovanni
São apenas 7 quartos em um belo casarão de 1930 da Família Dreher. Oferece também uma cabana rústica no meio dos vinhedos.
Situada entre o Roteiro Caminhos de Pedra e Pinto Bandeira, a pousada tem casarão centenário e rodeado por mata verde e vinhedos. Ideal para casais.
3. Lote20 Hotel
Uma pousada nova e boutique, no Roteiro Caminhos de Pedra ao lado de Pinto Bandeira. Decoração moderna, cheia de charme e estilo. Ideal para casais
4. NOVIDADE: La Vigne Cabanas
Para quem curte o astral de cabanas, linda paisagem e mais isolamento, esta é uma das novidades em Pinto Bandeira em hospedagem. Vale a pena conferir!
O que fazer em Pinto Bandeira: principais atrações
Em se tratando do terroir de espumantes de qualidade no Brasil, não dá para negar que a principal programação é apreciar a bebida e visitar as vinícolas, certo? Por isso, fiz uma lista de vinícolas para visitar no próximo título.
Afora o espumante, Pinto Bandeira também é Capital Brasileira do Pêssego. Vale a pena conferir este post do Café Viagem com a paisagem e as cores na época da floração que é tão linda quanto a das uvas. Ela acontece no fim de agosto quando é precoce e também em novembro/dezembro. Procure pela Estrada Linha Brasil para tirar lindas fotos nesse cenário de cinema.
Dirigindo do Caminhos de Pedra para Pinto Bandeira, você vai passar pelo Mirante da Cascata dos Amores, primeiro ponto turístico para ser apreciado e fotografado. Tem paisagem de Bento Gonçalves e da serra. Aliás, à noite, o mirante é iluminado e também fica lindo. Está localizado junto à Pousada Fornasier e uma bela Capela.
Por fim, já que estamos ao lado do Caminhos de Pedra, não deixe de percorrer este roteiro encantador com a Casa e Parque da Ovelha, Casa da Tecelagem, Cucas, Erva Mate e outras atrações e restaurantes.
+ Leia também: roteiro Caminhos de Pedra – o que visitar
Vinícolas que recebem para degustação e visita em Pinto Bandeira
A degustação nas vinícolas Don Giovanni, Família Geisse , Valmarino e Aurora são as mais concorridas entre turistas e amantes do vinho. Recomenda-se fortemente agendamento prévio.
A Don Giovanni reúne, em um só local, vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante. Você pode agendar degustação em sala especial para grupo ou simplesmente degustar alguns rótulos no balcão do varejo. Quem se hospeda na pousada da vinícola também pode agendar uma sapecada de pinhão com espumantes e pôr do sol ao entardecer. É lindo.
Já a Geisse , uma das grandes estrelas do espumante brasileiro, é sem dúvida programa imprescindível em Pinto Bandeira. Além da degustação – que precisa ser agendada- , a vinícola oferece o Open Lounge Geisse. Trata-se de um espaço lindo no jardim da vinícola com almofadas no gramado, mesas e um trailer com espumantes em taça ou garrafa e maravilhosas empanadas chilenas, além de tábuas de frios. Para relaxar e aproveitar muito.
A vinícola Geisse também oferece um tour em seus vinhedos em veículos especiais.
Outras vinícolas que também oferecem visitação e degustação em Pinto Bandeira são: Valmarino e Vinícola Aurora.
Cabernet Franc de Pinto Bandeira
Vale ressaltar que, além dos espumantes, a uva tinta Cabernet Franc vem se destacando. No Guia Descorchados 2020 foi apontado o potencial de Pinto Bandeira para o Cabernet Franc. Um bom exemplar é o da Casa Ágora e seu aclamado Kame Cabernet Franc 2018 (contato 54 996290201 – a princípio não recebe para visitas). Outras vinícolas que se destacam no Descorchados 2020 em Pinto Bandeira é a Valmarino e a Geisse.
Vinícolas Pinto Bandeira
Abaixo os contatos para visitação:
VÍNICOLA DON GIOVANNI
VRS 805 – Linha Amadeu (28), km 12
[email protected]
DEGUSTAÇÃO E JANTARES HARMONIZADOS, agende por telefone ou email
Leia aqui o post da Don Giovanni no Café Viagem
VÍNICOLA GEISSE
Linha Jansen, s/n
Telefones: +55 54 3455.7461 | 3455.7462
[email protected]
Open Lounge Geisse funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Leia aqui o post da Cave Geisse no Café Viagem
VÍNICOLA AURORA
Site: www.vinicolaaurora.com.br
Tem 3 unidades, a de Pinto Bandeira oferece piquenique nos vinhedos e outras experiências
Leia aqui o post sobre Wine Walk Aurora no Café Viagem
VÍNICOLA Terraças
Linha Jansen, KM 4, Estrada de Pinto Bandeira
Tel.: (54) 3455-6214 ou [email protected]
VÍNICOLA VALMARINO
Linha Jacinto Sul, Lote Rural 1.
[email protected] | WhatsApp: 54 99615 4882
Tel.: 54 3455 7474 – Site: valmarino.com.br
Onde comer em Pinto Bandeira
Além de beber bem, as aventuras à mesa estão entre as principais dicas sobre o que fazer em Pinto Bandeira. Para almoço, há boas e apaixonantes experências gastronômicas em Pinto Bandeira e arredores. Porém, anote: o ideal é sempre reservar antecipadamente.
Champenoise Bistrô, Colheita Butique Sazonal e Nature na Don Giovanni são os principais restaurantes que recebem para almoço diferenciado. A novidade é o restaurante Ostara em Farroupilha, bem próximo à Pinto Bandeira.
O Champenoise Bistrô tem um menu degustação de pratos elaborados, ingredientes orgânicos e boa carta de vinho. Já no Colheita, o Chef Giordano Tarso elabora um menu degustação com vários ingredientes a brasa.
A Pousada e Vinícola Don Giovanni oferece refeições com o restaurante e wine bar Nature. Atualmente o cardápio do NATURE pode ser conferido no Instagram @nature.vinhoegastronomia . Além das refeições, oferece Brunch e Piquenique.
Sexta e sábado, além do almoço, abre para jantar – operando das 11h até às 23h.
E, claro, você também pode optar pelos restaurantes do roteiro Caminhos de Pedra, coladinho em Pinto Bandeira: Nona Ludia, Casa Vanni e Casa Ângelo. Ou nos cafés de restaurantes com lindos jardins no Caminhos de Pedra, veja aqui o post!
Para um almoço descompromissado, a dica é passar no Open Lounge da vinícola Cave Geisse e experimentar a tábua de frios e as incríveis empanadas com espumante.
Festas e eventos
Em janeiro, na Praça Central de Pinto Bandeira, acontece a Festa do Pêssego.
Durante a Vindima, colheita da uva, é realizado um evento para celebrar a data. A festa acontece em fevereiro com comidinhas e espumantes. O evento é promovido pela Asprovinho no terroir de Pinto Bandeira da Aurora – IMPERDÍVEL!
Sugestão de vinhos e Espumantes para experimentar
Valmarino Surlie Nature
Valmarino Brut Glera
Espumante Extra Brut Aurora
Chardonnay Aurora Pinto Bandeira
Todos da Geisse, incluindo o Blanc de Blanc
Tintos Valmarino: Merlot e Cabernet Franc
Espumante Don Giovanni Ouro
E você, qual a sua dica de espumante para provar ??
+ Dicas de enoturismo e vinhos da serra gaúcha no Café Viagem
10 atrações imperdíveis da Vindima de Bento Gonçalves
Wine Wak na Aurora de Pinto Bandeira
4 jardins no Caminhos de Pedra para visitar
Cantina Strapazzon no Caminhos de Pedra
Hotéis e Pousadas na serra gaúcha para namorar
Curso de Sommelier Profissional da ABS-RS na Serra Gaúcha
Vinícola Lovara no Caminhos de Pedra
POST ÍNDICE COM TODAS AS NOSSAS DICAS DE BENTO GONÇALVES RS (E 5 ROTAS TURÍSTICAS)
Para Salvar no Pinterest
Clique aqui e veja nossa pasta da Serra Gaúcha
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
gostei muito das dicas, irei com minha esposa aqui desde brasília, para celebrar o aniversário dela. Será muito útil essas informações. Obrigado !!!
Que legal, desejo uma comemoração especial para vocês. Lugar top para celebrar .
grande abraço
Alexandra do Café Viagem
Parabéns…somos de Pinto Bandeira RS, e moramos em Caxias do Sul RS… famíglias Tumelero e Sonaglio…
Qual seria a melhor champanheria de PB?
Olá Carlos
É uma opinião muito pessoal, mas acredito que a Geisse certamente está entre as melhores. Vale a pena degustar também os outros, claro.
abs
Alexandra do http://www.cafeviagem.com