2 vinícolas para visitar no Vale de Casablanca no Chile

Fizemos um bate e volta a partir de Santiago do Chile para visitar duas vinícolas no Vale de Casablanca, a Casa Marín e a Matetic. Queríamos conhecer um pouco do lado vinhos e belas vinícolas do Chile. Aliás, muitas vinícolas estão próximas de Santiago do Chile e é possível fazer um rápido bate e volta. Depois de fazer uma pesquisa com amigos (minha amiga Isabela Truda Boaz que deu esta dica certeira), a recomendação foi ir um pouco mais adiante (viagem de 100 km partindo de Santiago) até o famoso Valle de Casablanca.

2 Vinícolas para visitar no Vale de Casablanca no Chile


Fiz um bate e volta a partir de Santiago do Chile a duas vinícolas do Vale de Casablanca. Contratamos um transfer que incluiu as bodegas e um almoço na Matetic.

1. Casa Marín 

É claro que o nome da região vem da fama da produção de vinhos brancos da região (e que vinhos brancos!). Para a turma que torce o nariz para brancos: bons tintos também marcam sua presença nessa rota, como Pinot Noir da Casa Marin ou da Amayna. Assim, partimos bem cedo de Santiago e nossa primeira parada foi na Casa Marin, onde fomos atendidos por Osvaldo, irmão da proprietária(Maria Luz Marin) da pequena e premiada vinícola orgânica. Ele explicou detalhes da produção e características dos vinhos desta  jovem viña que iniciou a sua produção por volta de 98/99.

Leia também no Café Viagem:

 2 vinícolas dentro de Santiago do Chile para visitar
+ 6 vinícolas para visitar no Vale de Colchagua


Contudo, mesmo jovem, a Casa Marin já é destaque mundo afora. Logo depois, sentamos e apreciamos vários rótulos ma-ra-vil-lho-sos – grande momento!

Entendo pouco de vinhos, mas posso garantir que, so far, so good, foram os vinhos com mais personalidade que já degustei.

2. Vinícola Matetic

Por volta das onze horas da manhã, seguimos rumo a outra vinícola exemplar, mas desta vez enorme: a Matetic. Seu diferencial é ser orgânica e biodinâmica. Ou seja, respeita todo o ciclo da natureza sem utilizar nada de produtos químicos. Tanto cuidado só poderia resultar num vinho de qualidade superior e com um preço acima da média. Não é por menos que os chilenos apelidaram a Matetic de “Matechic.” 

 A grande estrela da casa é o Shiraz. Novamente, fizemos uma degustação espetacular. Dessa vez, beliscando um queijo de ovelha produzido na própria fazenda da vinícola.

Fizemos comprinhas e fomos almoçar no restaurante Equilibrio dentro da Matetic, pilotado pelo chef Matias Bustos. Mil vezes recomendo! Vem ser feliz neste gazebo em madeira com janelas de vidro com vista para o lago e o bosque. Paradise!

Nossos pratos faziam parte de um pacote (tour + degustação + almoço harmonizado).

Entradas: ceviche ou salada verde fresquinha com camarões (juro, não era qualquer salada). Prato principal: carne plateada (prato típico chileno) ou peixe. E mais, sobremesas divinas. Foi uma de nossas melhores refeições da viagem, sem sombra de dúvida.
Quem quiser pode estender a visita e ficar na pousada chique da Matetic, a La Casona (que fica ao lado do restaurante). Para os interessados, o preço da diária é em torno de 500 dólares.

Existem muitas empresas que levam os turistas às vinícolas próximas de Santiago. Eu fiz o meu tour com Exploring Chile e recomendo para quem quer algo mais personalizado. Custa um pouco mais, porém garante mordomias e conforto. O pacote completo que fiz com a Exploring Chile com  almoço harmonizado + tour  em 2 vinícolas + degustação + transporte até o local saiu por volta de US$ 250  por adulto.

SAIBA MAIS

Casa Marin: www.casamarin.cl

Matetic: matetic.com

 + DICAS DE SANTIAGO DO CHILE NO CAFÉ VIAGEM

Onde comer em Santiago do Chile: 15 Lugares para comer bem em Santiago 

ROTEIRO: 6 atrações imperdíveis em Santiago do Chile

Duas vinícolas para visitar perto de Santiago do Chile

Onde ficar em Santiago do Chile

Degustando o Chile na taça –  vinhos e vinícolas no Chile

Visitando vinícolas do Vale de Casablanca: tour em 2 vinícolas no Vale de Casablanca: Matetic e Casa Marin

Post índice: dicas e roteiro de Portillo em família

Post índice : dicas do Valle Nevado  

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Nós no Mundo disse:

Oi Alexandra!!!

Adorei o seu post!

Esse seu almoço no restaurante da Matetic pareceu tudo de bom!

Também visitei o Valle de Casablanca, mais especificamente a Viña Indómita, e fiquei encantada com a região. Infelizmente não deu para almoçar por lá. O tempo estava corrido… mas o vinhos certamente compensaram!

Publiquei um texto no blog de viagens que escrevo sobre o Valle de Casablanca e citei esse seu post.

Bjs, Anna Bárbara

Puxa, obrigada Anna. Vou lá conferir.
Beijos Grandes
Alexandra

marcia disse:

vou para santiago em 18/02/2014. gostaria de no dia 18/02 ir para val paraiso, passando na vinicolas com almoço. conhece algum remis/??

Oi Marcia
Na verdade só testei o serviço da empresa Exploring Chile para as vinícolas. Porém, acredito que não deve ser difícil de encontrar. Procurou no google?
Beijos

error: Content is protected !!