O Roteiro Zurique deste post foi feito em uma tarde e tem dicas para quem quer comer bem e dar uma volta na maior cidade da Suíça. Zurique é uma das portas de entrada para quem chega na Europa, afinal está situada no coração do continente. De lá, pipocam várias conexões aéreas e de trem para diversos países. Só para se ter uma ideia, de trem, Zurique está a 1h20 Bern (capital da Suíça ), a 2h30 de Genebra, 4h de Frankfurt, 3h de Paris e 3h30 Milão. Vale a pena sim guardar a sua mala em um guarda-volumes e dar uma volta pela cidade, vai por mim!
Zurique foi meu ponto de partida tanto para visitar a Suíça (no projeto SWISS Experience) quanto para viajar pela Alemanha. O aeroporto da cidade é moderno e fácil de se localizar. Há algum tempo, ele é reconhecido como o melhor aeroporto da Europa em premiações do setor.
POR QUE FAZER UM PIT STOP EM ZURIQUE
Não cheguei a dormir em Zurique, apenas almocei e fiz um rápido e gostoso passeio pela cidade. E almocei tão bem que acabou sendo uma das refeições mais memoráveis da minha viagem. O restaurante eleito foi o ZEUGHAUSKELLER (anote!). E este post é para dar a dica, caso algum dia você faça uma conexão em Zurique, de que vale muito a pena dar uma voltinha na cidade e fazer uma respeitável boquinha no Zeughauskeller.
COMO CHEGAR, COMPRAS E PASSEIO RÁPIDO
Antes de falar sobre o restaurante, vou dar a dica de como chegar ao Zeughauskeller. Se você estiver no aeroporto, pegue o metrô até a Estação Central (Hauptbahnhof) de Zurique (calma, são apenas 8 minutos). Se estiver com malas (eu estava), don’t worry, be happy: procure pelos guarda-volumes da estação. Eu deixei a minha mala por lá (se não me engano foram 7 euros – tem que ter moedas!). Da estação de trem você pode caminhar até Bahnhofstrasse ou pegar o tram (metrô de superfície) número 11, 13 ou 17 para Paradeplatz. Antes da sua refeição, vale a pena percorrer as lojas chiques, cafés, as grandes marcas na vibrante avenida Bahnhofstrasse – centro chique de Zurique. A confeitaria mais famosa da cidade está situada na Bahnhofstrasse, 21, é a Confiserie Sprüngli.
O RESTAURANTE ZEUGHAUSKELLER
O restaurante Zeughauskeller está na sofisticada Bahnhofstrasse. Mas de sofisticado o restaurante não tem nada. É histórico, tradicional e com uma comida bem típica e deliciosa. A casa onde está localizado o restaurante é antiga, foi construída (pasmem) em 1487 e era um antigo depósito de armas. Desde 1925, o arsenal bem conservado do Zeughauskeller só serve mesmo é de decoração e boas-vindas à clientela que enche o local para saborear os pratos suíços que se misturam com os sabores da culinária alemã: porco, embutidos, mostarda forte, carne e fígado de vitela, goulash, e muita batata rösti acompanhando os pratos.
Pode pedir o cardápio em português. Eles têm! E está, inclusive, disponível no site do Zeughauskeller com valores dos pratos.
A grande pedida (vai por mim) é a fabulosa salsicha a metro, especialidade da região de Vaud – feita somente de carne de porco. E a salada de batata que acompanha a salsicha, juntamente com um molho vermelho fantástico, é de outro planeta. Fenomenal!
Só vá com calma com a mostarda. Ela é forte. Desavisada, eu quase engoli um pedaço de mão repleto de mostarda. Fui salva pelo meu colega de mesa que deu um grito ao ver o meu ato insano. Valeuuu, Arturo!
Não experimentei a cerveja da casa que deveria cair muito bem com esses prato. Pedi uma taça de vinho branco suíço. Adoro vinho! Se quiser pedir algo muito tradicional, peça Rivella, o resfresco e uma das marcas mais populares da Suíça.
A salsicha a metro foi só um aperitivo que dividimos com todos à mesa. Meu prato principal tinha nome difícil: “kalbsgeschnetzeltes”, algo como um estrogonofe de vitela acompanhado de batata rosti. Bem gostoso, mas o da salsicha a metro com a maionese é imbatível. Se for preciso escolher apenas um, vá de salsicha e maioneses!
Aviso, o cardápio do restaurante tem opção para todos os gostos. E é um prato mais lindo do que o outro, dá só uma olhada…
DICA:
FAÇA A DIGESTÃO NO LAGO DE ZURIQUE
Depois do almoço, a dica é seguir a caminhada pela Bahnhofstrasse em direção a Lago de Zurique. É LIN-DO! Você vai encontrar um pier, barcos fazendo passeios pelo lago e uma passarela maravilhosa para caminhar e ver o movimento e a bela paisagem da cidade. Se for verão (na minha experiência era um domingo de sol espetacular), vai ter muita gente tomando banho no lago, curtindo o sol, tomando sorvete e aproveitando a área verde chamada Arboretum. Para ter uma noção do astral magnífico ao redor deste lago (tem piscina, espaço para pic-nic) confira o post de uma brasileira que vive por lá, a Liana do Ela é Americana. Coloque o pé na água ou deite na grama e admire o cenário. Aproveite para respirar o ar suíço antes de embarcar para o seu próximo destino na Europa ou Suíça. Zurique merece uma visita. Nem que seja uma rápida como a desse post.
Clique no mapa abaixo e confira o trajeto deste roteiro no mapa do Google.
Booking.com
SAIBA MAIS
ZEUGHAUSKELLER
Bahnhofstrasse 28A – Beim Paradelplatz
Zürich, Suíça
Tel.: +41 44 220 15 15
Aberto todos os dias, das 11h30 às 23h.
Preço: no almoço, uma refeição no Zeughauskeller sai por volta de 20 a 35 francos suíços por pessoa.
Outros pontos turísticos citados neste trajeto: Estação Central (Hauptbahnhof) Confiserie Sprüngli, Bahnhofstrasse (a rua das lojas chiques e marcas famosas) e área de lazer do Lago de Zurique (e Arboretum).
LEIA TAMBÉM:
- Todos os posts da Suíça no Café Viagem, leia aqui!
- Site oficial em português de turismo na Suíça: www.myswitzerland.com
- 7 lugares que provam que Zurique é uma das cidades mais inovadoras da Europa por Hypeness
—-> PESQUISE AQUI OFERTAS DE HOTÉIS EM ZURIQUE NO BOOKING
SOBRE A SWISS EXPERIENCE
Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto SWISS Experience. A data foi 10 a 17 de agosto de 2014.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Adorei as dicas, estava procurando exatamente isso. =D
Farei uma conexão em Zurique de 06:30 horas, vocês acham que esse tempo é suficiente para uma passeio bacana?
Parabéns pelo site!
Oi Betania
Tudo bem? Acho que dá tempo sim. O trem até o Centro é super rápido. Se estiver com as malas, procure pelo guarda volumes. Sai por volta de 7 euros. Bjs e bom passeio. Tenho certeza que vais adorar.
Abs
Alexandra do http://www.cafeviagem.com
Olá Alexandra, em julho de 2017 fiarei 5 dias e meio em Zurique, realizar meu sonho nesse pouco tempo, o que vc me diz ou indica, quero muito e é prioridade visitar a Fábrica de Chocolate da Cailer – Montreaux acho que é nessa cidade que em o cASTELO DE CHILON??? Lucern tbm quero visitar, e ….. claro ir a Paris.
Outro objetivo é trazer ao Brasil muitooooo chocolate suíço.
Mas vamos as dúvidas – chego no sábado perto das 14:00 em Zurique, pensei após minhas pesquisas prévias : aproveito e passeio a pé em Zurique no sábado e no domingo para comer no restaurante que vc indica e na confiserie, na segunda Broc, na terça Montreaux, na quarta PARIS se não vou retornar ao Brasil muito triste, na quinta Lucern ( essa cidade é verdade que posso ir a pé de Zurique???) e na sexta em outra cidade, retorno com o voo das 7:00 da manhã de sábado.
Não faz mal se vou ficar super cansada desa maratona, mas preciso de umas opinião.
Aguardo sua resposta um abraço e sucesso. Patricia Scheffer
Olá Patricia, você conseguiu fazer esse roteiro? Estou indo em dezembro e gostaria de fazer esse mesmo roteiro.
Aguardo seu retorno ansiosa.
Desculpe Patrícia, me passei no seu comentário. Só vi agora. Difícil acompanhar tudo, as vezes me passa alguns. Conseguiu fazer a sua viagem? Como foi?
Beijos
Alexandra do Café Viagem