VPN para viajantes conexao segura online

VPN para viajantes: o que é e para que serve

Entre um café e outro no aeroporto, conectei-me ao Wi-Fi gratuito para ver o mapa da próxima parada e já ir anotando as atrações como sempre faço em uma viagem. Foi então que uma amiga, que viajava comigo para Portugal, comentou sobre a VPN. E a pergunta que fiz para ela deve ser a mesma que a sua agora: afinal, por que usar um servidor de VPN nas viagens? E como ele pode salvar a minha conexão? É tão importante e seguro assim? E foi assim, embarcando para a Portugal – em um café no aeroporto –  que aprendi a usar VPN para proteger meus dados. Abaixo, deixo as dicas resumidas desta conversa para vocês. Talvez salve sua vida, vai por mim!

O que é uma VPN (e o que são servidores de VPN)

Primeiramente, é preciso entender o que é a VPN, sigla para Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada. Seu principal benefício é criar uma espécie de “ambiente seguro” entre o seu dispositivo e a internet.

O que aprendi com minha amiga – e viajante expert em informática – foi que usar um servidor de VPN é mais do que um recurso técnico, é uma mala invisível que carrega sua segurança digital por onde você viaja. Quer ver? 

Vantagens de usar uma VPN na viagem

Com uma VPN no meu dispositivo (celular, computador ou ipad), posso pesquisar sobre o destino, abrir mapas, assistir e até ver uma série que só está disponível na Europa mesmo quando estou no Brasil. Tudo isso de forma mais segura, com privacidade online. E sem correr riscos de ter meus dados roubados por hackers.

Por isso, são muitas as vantagens do uso de uma VPN em uma viagem (e até mesmo na sua casa). Listei abaixo apenas alguns benfícios que considero principais:

  • Segurança em Wi-Fi público: hotéis, aeroportos e cafés são alvos fáceis de hackers e golpes cibernéticos
  • Privacidade e proteção de dados: protege seus dados bancários e senhas.
  • Acesso a conteúdos e serviços bloqueados por região.
  • Reservas em geral e passagens mais baratas: alguns sites mudam preços conforme o país de acesso (e até mesmo histórico da sua busca)
Segurança em Wi-Fi público: hotéis, aeroportos e cafés são alvos fáceis de hackers e golpes cibernéticos

E como escolher uma boa VPN de viagem

  • Boa reputação e avaliações positivas.
  • Política de no-log (não guarda seus dados).
  • Servidores em vários países (principalmente nos destinos que você viaja com frequência).
  • App fácil de usar em celular e notebook.
  • Teste grátis ou plano flexível.

DICA CAFÉ VIAGEM

O aplicativo de VPN precisa ser simples, de preferência, com conexão automática. Prefira VPNs que permitam vários dispositivos simultâneos — celular, notebook e tablet.
Afinal, isso é essencial para quem viaja em família ou divide o plano com o parceiro.

Top 4 VPNs que realmente valem para viajar em 2025

Pesquisei online algumas VPNS bem indicadas e acabei usando a ExpressVPN. Destacada como “melhor para iniciantes” pela simplicidade de uso e interface amigável (fonte TechRadar). Além disso, priorizei velocidade rápida. Li que as VPNs podem reduzir a velocidade da Internet. Mas no caso da ExpressVPN, é otimizada para que você quase não perceba a diferença.

Por fim, entre um brinde e uma conexão, percebi que segurança também faz parte da bagagem. Se você ainda não testou, vale incluir esse item na mala da próxima viagem. 

DICA Bônus: fique atento às promoções

Durante datas como Black Friday ou Cyber Monday, muitas VPNs oferecem planos com descontos — ótima oportunidade para assinar um plano anual por um preço acessível.

E você, tem alguma VPN preferida? Conta nos comentários!

Leia também no Café Viagem

+ Melhores Cafés em Lisboa Portugal
NOVO: roteiro Itália com amigas 14 dias
+ Todas as dicas Europa no blog

Alexandra Aranovich Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *