vinícola Peterlongo

Vinícola Peterlongo: a evolução da pioneira do espumante brasileiro

Fiz a visita à Vinícola Peterlongo, propriedade com um castelo dentro da cidade de Garibaldi (RS) na serra gaúcha. Fiquei surpresa com as mudanças tanto na qualidade das bebidas quanto na experiência de enoturismo. Primeiramente, é importante contar que a centenária Peterlongo é responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro. A partir da fundação da vinícola, iniciava a história da bebida no Brasil. Só por este motivo, a visita já valeria a pena. É a história da bebida que, por sinal, está retratada em um museu no tour pela vinícola. 

Vinícola Peterlongo: a evolução da pioneira do espumante brasileiro

Vinícola Peterlongo Garibaldi

Além das curiosidades históricas, a visita à vinícola Peterlongo também é interessante pelo belo castelo amarelo, os vinhedos do jardim onde acontece o Wine Movie Peterlongo e, é claro, pela excelente degustação, momento para se surpreender com a evolução dos rótulos.

Wine Movie Peterlongo
Os jardins e vinhedos onde acontece o Wine Movie Peterlongo

Onde ficar em Garibaldi

+ Leia aqui nossas dicas de melhores hotéis em Garibaldi e Bento Gonçalves

+ CUPOM 10% OFF: mencione CAFEVIAGEM em sua reserva por whatsapp no Hotel Casacurta e recebe o desconto especial para leitores do blog.

A centenária Peterlongo e a história do único Champagne do Brasil

Durante o tour na vinícola, conhecemos a história do fundador da Peterlongo, Manoel Peterlongo, um dos primeiros habitantes de Garibaldi em 1868. Ele trabalhava para o governo e recebia parte do salário em pedra basáltica, material de excelente isolamento térmico que foi usado para construir a vinícola. Não é a toa que, até hoje, a Peterlongo é a maior construção em pedra basáltica do Brasil. 

Manoel Peterlongo tinha o sonho de trazer castas nobres de uvas para elaborar seu espumante. Mesmo enfrentando adversidades, trouxe o método francês ao Brasil e transformou  Garibaldi em berço de espumante nacional. Como a Peterlongo já exibia o nome champagne desde sua fundação – por volta de 1915 –  quando a denominação de origem foi criada em 1977 na França, a vinícola ganhou a autorização para continuar usando o termo em seus rótulos. Mas é claro, essa autorização se refere somente à linha método tradicional (champenoise) respeitando as variedades e regras exigidas na França.

Vinícola Peterlongo

Por conta desse fato, a Peterlongo é a única vinícola fora da França autorizada a nomear sua bebida de champagne. 

Vinícola Peterlongo

Reposicionamento da marca Peterlongo

O que eu não sabia e descobri ao longo da minha vista à Peterlongo foi o amplo trabalho de reposicionamento da marca realizado desde 2015 (ano do centenário da empresa). A vinícola foi vendida para investidores e não pertence mais a família dos fundadores.

Desde então, a Peterlongo vem investindo pesado em uma reestruturação e, também, na elaboração de vinhos finos. Para desenvolver o trabalho e as mudanças da marca, um nome forte no mundo do vinho foi chamado para ser o winemaker: Pascal Marty. Ele é nome por trás da francesa Mouton Rothschild e responsável por projetos de grandes empresas como Opus One (EUA) e Almaviva (Chile). Sua missão foi revitalizar os produtos e ajudar a equipe de enologia, prestando consultoria à Peterlongo.

vista Peterlongo

Enfim, o resultado desse trabalho já pode ser provado na taça, principalmente nos rótulos de espumante Privilege Extra Brut (método tradicional), o Elegance Nature e no Peterlongo Presence Brut Rose (método Charmat). Os vinhos da linha Terras também são outro bom exemplo desse novo momento da Peterlongo, liderado pelo winemaker Pascal Marty. E entre os destaques estão o Armando Memória Teroldego e o Armando Memória Merlot.  

Peterlongo no Descorchados

Na edição 2019 do Guia Descorchados, um dos mais celebrados da América do Sul, a Peterlongo ganhou destaque com os rótulos: ELEGANCE NATURE (93 pontos) Melhor Espumante Serra Gaúcha PRIVILEGE EXTRA BRUT (91 pontos) Destaque na categoria Melhores da Serra Gaúcha do Ano

Enoturismo Vinícola Peterlongo: museu, visita, degustação, piquenique e Wine Movie

No que se refere ao turismo, a vinícola oferece tour pelo castelo e museu, onde é possível aprender sobre os métodos de elaboração do espumante e fazer degustação.  Além disso,  degustações harmonizadas também podem ser agendadas. Em datas específicas, ocorrem também eventos como o Wine Movie e o Natal Mágico Peterlongo. A loja (varejo) também é outro ponto turístico da Peterlongo. 

Museu Peterlono
loja Peterlongo

Visita Vinícola Peterlongo

Minha visita foi um pouco diferente da tradicional. Eu estava com um grupo de influenciadores e jurados do Concurso de Espumantes Brasileiros. Por isso, contamos com a presença da querida enóloga da Peterlongo, apaixonada pelo que faz. Deise Tempass, enóloga da Peterlongo, respira e suspira o mundo do vinho em cada palavra. Junto com o winemaker Pascal Marty, ela acompanha e faz parte de toda a história de reposicionamento da marca Peterlongo. Uma honra conhecê-la e contar com sua presença nessa visita.

Enóloga Peterlongo
Deise, a enóloga da Peterlongo

Wine Movie Peterlongo

Deise nos contou a história da empresa e nos conduziu pelos jardins da Peterlongo onde podem ser feitas degustações. A saber: é  no jardim da Peterlongo que também acontece o famoso Wine Movie Peterlongo. Evento que projeta filmes em um telão ao ar livre em datas especiais e que une pipoca, comes e brindes. 

Wine Movie Peterlongo Foto Jeferson Soldi
Wine Movie Peterlongo
Quando chove, o WIne Movie Peterlongo é realizado dentro deste espaço do castelo

Após o belo jardim com plaquinhas inspiradoras, entramos no museu que conta a história da vinícola e do espumante brasileiro

Posteriormente, a visita segue pela bela e imensa cave em pedra basáltica. Por fim, entramos em uma linda sala de degustação onde foram apresentados alguns rótulos que me deixaram impressionada. 

Vita Sur Lie Peterlongo

Infelizmente, tive que sair antes e não provei a novidade da vinícola, o Vita Sur Lie. Bom motivo para voltar, não acham? O novo rótulo é elaborado em método tradicional, envelhecido 60 meses, sem dégorgement, nature, corte de Chardonnay e Pinot Noir. Lote limitado de 1000 garrafas. 

Sur Lie Peterlongo

Loja Peterlongo

A loja da Peterlongo também foi toda renovada e está linda. Mesmo que você não faça o tour pela vinícola, vale a pena dar uma passada por lá. 

Vinícola Peterlongo

Vindima Peterlongo

Durante o período da Vindima na serra gaúcha, a Peterlongo tem programação especial com colheita de uva e cesta de picnic com produtos coloniais e espumante – das 9h-17h. O período da Vindima vai de 19 de janeiro a 8 de março.

SAIBA MAIS

Vinícola Peterlongo
Rua Manoel Peterlongo Filho, 216 – Centro
Garibaldi RS, serra gaúcha Brasil
Site: www.peterlongo.com.br 
VISITAÇÃO: segunda a domingo – 9 às 16 h
VAREJO: segunda a domingo – 9h às 17h30min
Informações: [email protected]

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Olá Alexandra, confesso que nunca provei espumante brasileiro, mas agora até que fiquei curioso. Abraço desde Portugal e Obrigado pela partilha.

Pois prove o espumante brasileiro.
Tem muita coisa boa, vale a pena verificar esses premiados do Concurso de Espumante em https://cafeviagem.com/melhores-espumantes-brasileiros-concurso/
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com

Francinei Sousa disse:

Olá boa tarde no Amazonas tem alguma empresa que representa a marca?

Infelizmente, não tenho ideia. Sei que tem representante em SP
abs
Alexandra

Luiz Zeniro de Souza disse:

A Peterlongo é tudo isso e mais um pouco. Em 2019 tive o privilégio de visitá-la e fazer o tour interno, finalizando no túnel do vento frio (sul), necessário à produção de espumantes. Fiquei encantado com o que vi e ouvi das pessoas que nos guiaram. Aliás, eles vestem camisa Peterlongo, talvez daí resulte parte do sucesso dessa grande e pioneira vínícola. Obrigado aos Peterlongos.

Vera Conceição Mincarone disse:

Sou neta do Manoel Peterlongo, minha mãe era filha dele e da vó Regina!
Gostei muito de toda essa reportagem e me fez matar as saudades!
Tenho apenas uma contestação ele não era italiano, era austríaco , pela proximidade dos países talvez o motivo do engano!

Obrigada Vera pela correção , vou corrigir o post
Abs
Alexandra

Sandro Rizzi disse:

Parabéns pelo conteúdo sobre nosso orgulho Brasileiro.

Pingback: Rota do Espumante em Garibaldi - Turismo Serra Gaúcha
error: Content is protected !!