Vinhos de Colheita de Inverno

Vinhos de Colheita de Inverno no Podcast Gurias do Vinho

Vinhos de colheita de inverno no Brasil, já ouviu falar sobre isso? Engana-se quem pensa que estou falando de vinho tinto ou de variedade apropriada para apreciar no inverno. O assunto é sobre vinhos feitos com uvas colhidas no inverno. E pasmem, tem até uma marca coletiva registrada: Vinho de Inverno.

Vinhos de colheita de inverno:

elaborados a partir da técnica da dupla poda no Brasil

Trata-se de uma técnica de cultivo e manejo da videira que vem crescendo no Brasil fora do eixo tradicional de produção de uva (como Serra Gaúcha). Bem-vindo ao tema super interessante do episódio #7 do Podcast Gurias do Vinho.

Vinhos de Colheita de Inverno

Enóloga Isabela Peregrino, convidada especial do Episódio Vinho de Inverno

Para falar melhor sobre os vinhos de colheita de inverno no Podcast Gurias do Vinho, convidamos Isabela Peregrino, enóloga e pesquisadora, braço direito do pai dos vinhos de colheita de inverno, Murilo Albuquerque Regina. Isabela é especialista em vinhos de inverno e espumantes pelo método tradicional no Brasil. A dupla Regina e Murilo coordenam a ANPROVIN, Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno.

O papo do Podcast está leve, gostoso. De quebra, é uma aula sobre estes vinhos que utilizam a técnica da poda dupla para conseguir o clima certo na hora certa na colheita da uva. Ou seja, os produtores transferem a colheita para o inverno no Sudeste brasileiro. Neste período, há muita seca, dias ensolarados e noites frescas na região. Ou seja, condições ideais para uvas de excelente qualidade na elaboração de vinhos finos.

Vinhos de Colheita de Inverno
Enólogas Isabela Peregrino, enóloga e pesquisadora, especialistas em Vinho de Inverno

Vinhos de Inverno no Sudeste do Brasil

Em grande parte do mundo do vinho, as uvas são colhidas no verão, seguindo o ciclo padrão de uma videira. Porém, na região de Minas Gerais e São Paulo, produtores e vinícolas fazem a colheita durante inverno desde 2010. Aliás, esta técnica de manejo deu tão certo que os vinhos não só estão recebendo prêmios como também estão servindo de exemplo para outros produtores do Brasil e do mundo. 

Atualmente, é no Sudeste do Brasil que estão situadas grande parte das vinícolas que utilizam a colheita de inverno. No entanto, segundo a enóloga Isabela Peregrino, que presta consultoria para mais de 10 vinícolas, já existem outros projetos nesses moldes no Rio de Janeiro e na Bahia. Segundo ela, o Brasil é o pioneiro no desenvolvimento da técnica de poda dupla para videira fazendo a colheita no inverno. Índia e Tailândia também já estão aplicando a colheita de inverno em suas videiras.

Uvas Região do Sudeste Brasileiro com Colheita de Inverno

Sem sobra de dúvida, a tinta Syrah é a variedade que mais apresenta resultados positivos nesta técnica. Uva de maior destaque dos vinhos de Colheita de Inverno. Já nas variedades brancas, a Sauvignon Blanc é a que mais se destaca.

A saber: Marselan, Tempranillo, Vermentino são algumas das outras variedades que também se adaptaram bem a técnica de poda dupla e produzen vinhos de ótima qualidade na colheita de inverno.

Vinhos de Colheita de Inverno
Foto Revista Bon Vivant

Vinícolas Região do Sudeste Brasileiro

A seguir, alguns nomes citados no Podcast de vinícolas do Sudoeste Brasileiro que elaboram vinhos de colheita de inverno

Vinícola Estrada Real (Primeira Estrada) @vinicolaestradareal

Maria Maria  @vinhosmariamaria

Vinícola Góes @vinicolagoes

Casa Geraldo @casageraldo

Vinícola Bárbara Eliodora @vinicola.barbaraeliodora

Stella Valentino @vinicolastellavalentino

Terras Altas @vinicolaterrasaltas

Terra Nossa @vinicola_terranossa

Arcano @arcanovinicola 

Quer saber mais sobre os Vinhos de Colheita de Inverno no Brasil?

>> Ouça aqui o Episódio #7 do Podcast Gurias do Vinho. Uma super aula sobre o assunto. De quebra, com dicas de vinhos e enoturismo na região.

Podcast Gurias do Vinho

Sobre o Podcast Gurias do Vinho

O Gurias do Vinho é um novo projeto do Café Viagem junto com a Andreia Debon (da Revista Bon Vivant) e a Produtora America Podcast. Foi lançado em abril de 2022. Tem perfil no Instagram e uma série em PODCAST. Essa turma boa se juntou para falar de vinho e amizade, sem frescura e em boa companhia. As apresentadoras são amigas gaúchas e sommeliers. Do Brasil, eu, @alexandraaranovich.  Da Itália, @andreiadebon.

>> Quer apoiar ou patrocinar este projeto de mulheres e vinhos?  Fale com a gente!!

Gurias do Vinho

Ouça também em PODCAST: nossa série AMO SERRA GAÚCHA

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, creator e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.