Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinhedos Capoani: uma nova cor ao Vale dos Vinhedos

Vinhedos Capoani: uma nova cor no Vale dos Vinhedos

Desde que fiz o episódio do podcast Amo Serra Gaúcha sobre as principais atrações de Monte Belo do Sul (RS) estava curiosa para conhecer a Vinhedos Capoani no Vale dos Vinhedos. Sua cor azul turquesa chama a atenção de quem navega por stories dos enófilos do Instagram. Cor que remete à elegância e sofisticação, diferente do usual no mundo do vinho. Afinal, que vinho é esse? Finalmente, visitei, degustei e conversei com o proprietário, Noemir Capoani. Obrigada Artur Farias, por agendar essa visita!

Vinhedos Capoani: o sonho de um empresário do ramo moveleiro

A chegada na propriedade da Vinhos e Espumantes Capoani impressiona. Placas no Vale dos Vinhedos com a cor marcante indicam o caminho. Um imenso jardim, prédio moderno de vidro, lago. Uau, onde estamos? 

A vinícola Caponi é um sonho de Noemir Capoani, proprietário da Ditália Móveis. A empresa está situada junto ao varejo da Capoani, por isso o imenso terreno.

A família de Noemir sempre teve vinhedos. Segundo ele, seus descendentes chegaram a serra gaúcha em 1878.  No entanto, Noemir foi incentivado pelo pai a investir no ramo dos móveis. Para quem não sabe, o pólo moveleiro na região de Bento Gonçalves representa grande parte da economia da cidade. Engana-se quem pensa que é o vinho. 

Após a morte de seu pai, Noemir resolveu correr atrás do seu sonho. Juntamente com seus filhos, fundou em 2011 o projeto vitivinícola dos vinhedos Capoani. Inicialmente, vendia apenas as uvas. Posteriormente, em 2015 lançou a marca Capoani e seus vinhos.

 

+ Procurando dicas de hospedagem no Vale dos Vinhedos?
Veja aqui o post do blog com a seleção de hotéis e pousadas 

O vinho que lembra grife

Toda a logotipia, cores e design lembram uma marca de jóias. Foge completamente do usual. Nada de cantina, Itália ou vinho na marca. Os especialistas ensinam que degustar um vinho é fazer a análise sensorial. Ou seja, analisar através dos nossos sentidos: visão, olfato e paladar. Digamos que a Caponi ganha uma etapa a mais nessa degustação pois já impacta no visual da apresentação da garrafa antes da gente analisar o visual da cor do vinho.

A saber: o varejo da Capoani com visitação e loja só foi aberto no final de 2019

Seus vinhos são todos elaborados a partir dos vinhedos próprios da família com uvas bem diferenciadas. Noemir conta que é um grande conhecedor de vinhos pelas viagens que fez pelo mundo nas feiras de móveis de sua empresa. Gosta também dos vinhos para harmonizar com os pratos. 

O varejo encanta tanto pelos vinhos quanto pelos móveis e paisagem

A primeira coisa que encanta quem visita é justamente o carro-chefe da família Capoani: os móveis. Quando visitar, repare na perfeição da adega feita com ferro, o balcão de pinus, os detalhes modernos do mobiliário. 

Quando fui, estava chovendo, mas imagino que o visual deva ser belíssimo das janelas todas em vidro para a paisagem do Vale dos Vinhedos.

Vinhedos Capoani Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul

Vinhedos Capoani: degustação orientada

Além da loja, é possível fazer degustação orientada na Capoani. E vale a pena para conhecer os vinhos. Custa em torno de R$ 95 por pessoa com 6 vinhos/espumantes + 1 taça de cristal personalizada que o visitante leva para casa.

Vinhos da Capoani

Alguns rótulos da Capoani já receberam prêmios em destaques como o do Guia Adega. São muitas as opções, principalmente de varietais. Ao me ver, eis algumas sugestões para degustar da Capoani que chamaram minha atenção: o Gamay, Chardonnay, Petit Verdot, Cabernet Franc e o Pinot Noir

O rosé da Capoani é bem famoso, mas estava em falta quando visitei a vinícola. Aliás, muitos rótulos estão em falta na serra gaúcha, tamanha a procura por vinhos durante a pandemia. Bom para os produtores, ruim pra quem está com sede para degustar novidades. 

Para degustar literalmente começando pelos visual, concorda?  

Os preços dos vinhos da Caponi são um pouco salgados comparados a outros rótulos da região. Contudo, não é uma vinícola industrial, é mais um vinhedo boutique com produção bem limitada e uma identidade com rótulos que encantam. Para degustar literalmente começando pelos visual, concorda?  

Vale a pena conhecer. Se Noemir Capoani estiver por lá, converse com ele. Uma simpatia, apaixonado pelos seus vinhos. 

Onde ficar no Vale dos Vinhedos  – dicas de hospedagem

Para se hospedar no Vale, consulte tarifas do:

Spa do Vinho ou Villa Michelon.

Veja também:

Pousada Pipas do Vale dos Vinhedos

Casa Vêneto Vale dos Vinhedos

Container no Vale dos Vinhedos

Para mais dicas de MONTE BELO DO SUL, não deixe de escutar nosso PODCAST AMO SERRA GAÚCHA  Episódio #17

Ou clique no post abaixo para montar seu roteiro com a ajuda do Café Viagem

5 atrações para amar Monte Belo do Sul na serra gaúcha

 

SAIBA MAIS

VINHEDOS CAPOANI
Estrada RS-444, km 26 – Prédio A, Monte Belo do Sul
Vale dos Vinhedos, RS Brasil
De segunda a sexta às 10h, 14h e 16h
Sábados, domingos e feriados às 10h30, 14h e 16h
SITE: vinhedoscapoani.com.br 

FACILIDADES PRA ORGANIZAR SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA

—– RESERVE AQUI O SEU HOTEL NA SERRA GAÚCHA COM DESCONTO DE ATÉ 50% E CANCELAMENTO GRATUITO

—– ALUGUE SEU CARRO NA SERRA GAÚCHAcompare melhores locadoras e faça a melhor cotação e pague em até 12x

—– PASSEIOS SERRA GAÚCHA: pacotes, transporte e ingressos 

—–  ALUGUEL TEMPORADAclique aqui e ganhe CUPOM AIRBNB com crédito de até R$ 300 para usar na sua primeira reserva

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO: encontre aqui o seu voo para Rio Grande do Sul em promoção

Não deixe também de acompanhar o Amo Serra Gaúcha e Café VIagem nas redes sociais.
Estamos no INSTAGRAM como @cafeviagem
@amoserragaucha  

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO