o que fazer em Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre – 10 passeios na capital gaúcha

(Atualizado em outubro 2022) Pesquisando o que fazer em Porto Alegre (RS)? Moro na Capital dos Gaúchos, Rio Grande do Sul. No post a seguir, você encontra dicas de passeios para curtir a capital gaúcha.

Para começo de conversa, bom saber: Por Alegre é uma cidade arborizada e que se orgulha de suas tradições e do seu pôr do sol no Guaíba. O chimarrão (espécie de chá amargo na foto do boneco abaixo) é a bebida que reúne amigos nas praças e parques. Já o churrasco, é a culinária preferida dos torcedores nos finais de semana ou em dias de Gre-Nal (Grêmio x Internacional – os times de futebol da cidade).
Welcome to Porto Alegre. Bem-vindo!

o que fazer em Porto Alegre
Chimarrão no artesanato do Brique da Redenção de Porto Alegre

Onde ficar em Porto Alegre

No Café Viagem você encontra um post detalhado com dicas de onde ficar em Porto Alegre hotéis com as melhores localizações. Veja aqui!

A propósito, próximo à capital está a Serra Gaúcha que encanta os turistas que visitam o Estado. E temos um post índice no blog sobre a Serra Gaúcha caso você resolva dar um pulo por lá. Vale a pena! 

O que fazer em Porto Alegre: 10 passeios pela Capital dos Gaúchos

1. MUSEU IBERÊ

Em se tratando de marco na arquitetura moderna da Capital, estamos falando do museu e Fundação Iberê Camargo. Trata-se de um projeto do renomado arquiteto português Alvaro Siza, com obras do renomado artista Iberê Camargo e outras mostras itinerantes. Mas saiba que vai além da arquitetura e da arte. É também um camarote vip para curtir o pôr do sol do Guaíba – o cartão postal da cidade.

Onde fica: Av. Padre Cacique, 2.000 (próximo ao Beira Rio e ao Barra Shopping).
Tel.: (51) 3247-8001
Site: www.iberecamargo.org.br
Funciona de quinta-feira a domingo, das 14h às 18h (última entrada)
Ingressos: entre 10 a 30 reais
Onde comer por perto: Restaurante Bah no Barra Shopping

o que fazer em Porto Alegre
o que fazer em Porto Alegre Ibere Camargo
As cores do fim de tarde em frente ao Iberê e Guaíba

2. LINHA TURISMO 

A Linha Turismo de Porto Alegre oferece tour de ônibus e barco (Cisne Branco). É uma boa forma de ter uma ideia geral da cidade. Funciona de terça a domingo. Assim, para quem visita Porto Alegre pela primeira vez, recomendo o city tour Centro Histórico (Praça da Matriz, Usina do Gasômetro, às margens do lago Guaíba, Parque da Redenção). Esse roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto para conhecer mais detalhes.
ROTEIRO LINHA TURISMO CENTRO HISTÓRICO (1h30 de duração aproximadamente) PASSEIO DE BARCO CISNE BRANCO (de 1h a 1h30 e duração dependendo do roteiro)

Onde fica:

Linha Turismo, Avenida Mauá, 1050 ARMAZÉM B3
Centro histórico , Contato: (51) 99912-2837
Ingressos De R$ 30 a R$ 80
Site: www.linhaturismo.com.br
Instagram: @linhaturismo

Onde comer por perto: A Linha Turismo está situada perto do Cais Embarcadero e do Centro da Cidade. Sugiro uma caminhada até o Cais para ter uma refeição ou lanche com vista para Orla do Guaíba.

o que fazer em Porto Alegre
Cenário do Centro na Praça da Matriz

3. CENTRO HISTÓRICO E MERCADO PÚBLICO 

Caso você não faça o Centro Histórico com a Linha Turismo, vale a pena visitar alguns locais a pé como: Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Theatro São Pedro, Casa de Cultura Mário QuintanaMARGS – Museu de Artes do RS, Farol Santander, Mercado Público. O trajeto fica ainda mais interessante através das caminhadas guiadas ou não.

Onde comer por perto:

no próprio Mercado Público (o restaurante famoso é o Gambrinus).

o que fazer em Porto Alegre
A bela Catedral Metropolitana
o que fazer em Porto Alegre
Grupo guiado no Theatro São Pedro em frente à Praça da Matriz.
Praça da Matriz o que fazer em Porto Alegre
Praça da Matriz – Centro de Porto Alegre

4. CAIS EMBARCADERO / USINA DO GASÔMETRO

A Usina do Gasômetro está localizada na orla do Guaíba. O espaço está em obras, mas em seu entorno a orla foi revitalizada. Quase ao lado da área da Usina está o ponto de encontro queridinho de Porto Alegre desde junho de 2021 :o Cais Embarcadero. O complexo une gastronomia e entretenimento.

A saber: aos domingos, quando a avenida da orla tem trânsito liberado apenas para pedestres, é possível aproveitar o local no melhor estilo: com caminhas, bicicletas e comidinhas das tendas no local.

Onde fica:  

O Cais Embarcadero está na avenida Mauá, 1050 (Centro). Do Cais, é possível ir caminhando até a Usina do Gasômetro, cartão postal do pôr do sol do Guaíba.

Onde comer por perto:

No próprio Cais Embarcadero há excelentes opções de gastronomia. Ao lado da Usina, o 360 POA Gastrobar, entre outros bares. 

o que fazer em Porto Alegre
Usina e sua famosa chaminé vista do Guaíba
Cais Embarcadero
Cais Embarcadero, novidade ao lado da Usina do Gasômetro

5. DO OUTRO LADO DO RIO:  PASSEIO DE CATAMARàOU DE CISNE BRANCO

Para ter uma vista linda e ampla da cidade, embarque no trajeto Porto Alegre/Guaíba de Catamarã (no Armazém B3 do Cais Mauá). Ou faça uma volta pelo Guaíba no Cisne Branco, um clássico passeio de barco desde 1978. 


Onde fica:

Armazém B3 do Cais – av. Mauá, 1050
OBS: Alguns passeios de barco estão saindo da Usina do Gasômetro
ou do Cais Embarcadero

>> Leia aqui o post do Café Viagem sobre o passeio à Guaíba
Site: www.travessiapoaguaiba.com.br  e www.barcocisnebranco.com.br

o que fazer em Porto Alegre
Ponto de partida do Catamarã: Cais, armazém B3

6. PARQUE REDENÇÃO (OU FARROUPILHA) E BRIQUE AOS DOMINGOS

A feira do Brique da Redenção é um programa obrigatório para os turistas. Acontece aos domingos pela manhã no parque que também é considerado cartão postal da cidade. A feira oferece artesanato local e a gauchada curtindo o domingo de mate (chimarrão) na mão. Aproveite e caminhe pelo parque.

NOVO: recentemente, abriu um local bem agradável no interior do parque para lanches e café, o Refúgio do Lago.

Onde fica: 

Avenida José Bonifácio, no Bairro Bom Fim (Parque Farroupilha)
Site: briquedaredencao.com.br
Brique: todos os domingos das 9h às 18h

Onde comer por perto:

No próprio parque, no Refúgio do Lago. Ou, pegue um táxi na Oswaldo Aranha e peça para seguir pela Protásio até a churrascaria Barranco. Para um café com charme ou doce por perto, dê um pulo na na Leiteria.

o que fazer em Porto Alegre
Parque da Redenção
As barracas de artesanato do Brique e o astral das árvores
As barracas de artesanato do Brique e o astral das árvores

7. BAIRROS PARA NOITE E CENAS GASTRONÔMICAS:

MOINHOS DE VENTO E  CIDADE BAIXA

Para bares e noite num astral mais descolado e eclético, vá para a Cidade Baixa. O bairro também tem cultura e arte. Concentre suas caminhadas pelas ruas General Lima e Silva e República.

Onde comer na Cidade Baixa:

Mandarinier Gastronomia (Rua Alberto Torres, 228) é um dos campeões de avaliação no TripAdivisor. Mas por lá, reservas são imprescindíveis para almoçoPara badalar, marcar um encontro ou tomar aquele café cheio de charme não deixe de conferir o Agridoce Café e o Café da República. Outros que seguem sendo referência: Tudo Pelo Social (simplão e simpático, Rua João Alfredo, 448), Xis do Cavanhas (Rua General Lima e Silva, 373).

Agora se o seu assunto for cenas gastronômicas mais no estilo “Oscar Freire de Porto Alegre”, o seu bairro é o Moinhos de Vento. Não deixe de dar uma corridinha ou pedalado no Parcão (o parque do bairro). Percorra as ruas Padre Chagas, Florêncio Ygartua, Fernando Gomes e Dinarte Ribeiro.

Onde comer no Moinhos de Vento em Porto Alegre

Press Cafe, Daimu (japonês nota mil), Viñeria 1976, Dionísia, Asiana e Eat Kitchen são alguns dos locais que merecem uma conferida. Para almoço, ande pela rua Padre Chagas e Diante Ribeiro que você vai encontrar o seu lanche preferido. Eu recomendo Ô Xiss, típico prato de gaúcho ( na rua Padre Chagas, 306) e as delícias do Pâtissier (Marques do Pompal, 128). Também por essa região, confira para um jantar inesquecível o asiático clássico Koh Pee Pee.

Para vinhos, não deixe de visitar o Dionisia Vinho Bar na rua Padre Chagas, 314.

Parcão, o parque do bairro Moinhos de Vento
Parcão, o parque do bairro Moinhos de Vento
Foto: Alexandre Pereira - Flickr "Travessa dos Venezianos na Cidade Baiza"
Foto: Alexandre Pereira – Flickr “Travessa dos Venezianos na Cidade Baixa”

 

8. TOUR NA ARENA DO GRÊMIO

Grêmio e Inter são os times de futebol que dividem o coração em Porto Alegre. Os jogos da Copa 2014 aconteceram no estádio do Beira Rio, a casa do Internacional. Mas para quem curte futebol, vale a pena também fazer um tour na casa nova do Grêmio, a Arena. O estádio foi inaugurado no final de 2012. Os tours guiados da Arena acontecem de quarta a domingo. Mais informações no sitarenatour.superingresso.com.br

Onde fica:

Grêmio Tour – Esplanada – Rampa Oeste – Portão A
Rua Padre Leopoldo Brentano, 110 – Humaitá – Porto Alegre

Arena Gremio o que fazer em Porto Alegre

9.  ORLA DO GUAÍBA REVITALIZADA

O passeio mais gostoso do fim de semana é admirar o pôr do sol ou pedalar pela nova Orla do Guaíba que tem trajeto revitalizado. O trecho revitalizado vai da Usina do Gasômetro até o Museu da Fundação Iberê. Um passeio imperdível nos finais de semana e feriados.

orla do Guaíba revitalizada Porto Alegre
Orla do Guaíba revitalizada

10. BOULEVARD LAÇADOR

Curtir os aviões aterrissando acompanhado de um bom chimarrão sempre foi um programa certeiro da gauchada porto-alegrense. E desde de que o Boulevard Laçador foi inaugurado, o programa ganhou status de imperdível em Porto Alegre. O espaço de lazer e gastronomia oferece restaurantes, sorvete, praça, playground e até água quente para o chimarrão. O grande destaque é o avião Douglas DC-3 restaurado da Varig que fica em exposição. A aeronave de 1936 é considerada um dos primeiros aviões DC-3 fabricados no mundo.

Não deixe de tomar um sorvete na Gelateria Gianluca Zaffari. Para almoço, prove o galeto Di Paolo ou as massas do Pastasciutta. Serra Gaúcha está em peso por lá. Afinal, também term Casa das Cucas e Pizzaria Cara de Mau.

Onde fica:

Avenida dos Estados, nº 111
Próximo ao aeroporto na entrada de Porto Alegre

Boulevard Laçador

SAIBA MAIS

PORTO ALEGRE | RS  BRASIL

Onde ficar em Porto Alegre – dicas de hotéis e hostels

No Café Viagem você encontra um post detalhado com dicas de onde ficar em Porto Alegre – seleção por bairros  – clique aqui para ver !

Para se hospedar no Centro e Praia de Belas (próximo à orla do Guaíba), as dicas de hotel em Porto Alegre são:
HOTEL INTERCITY PORTO ALEGRE
BLUE TREE TOWERS MILLENIUM
HOTEL PRAÇA DA MATRIZ

Para se hospedar na Cidade Baixa, bairro boêmio e jovem de Porto Alegre:
HOSTEL BRICK HOSTEL
INTERCITY CIDADE BAIXA

Para se hospedar no Moinhos de Vento, bairro elegante e gastronômico de Porto Alegre, as dicas são:
>> HOTEL HILTON PORTO ALEGRE (5 estrelas)
>>HOTEL LAGHETTO VIVERONE MOINHOS
IBIS MOINHOS
RADISSON BELA VISTA (5 estrelas)

Hotel próximo ao Aeroporto e Arena do Grêmio em  Porto Alegre
HOTEL DEVILLE
INTERCITY
NOVOTEL AEROPORTO PORTO ALEGRE

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, creator e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Paula Brum disse:

Ontem jantamos no Tutto Riso e estava delicioso, além de ser um lugar lindinho, claro. Adorei o roteirinho, ficou especial! BjO!!

Oi Paula
AMO o astral do Tutto Riso! Obrigada pelo comentário. Andei vendo (no blog) que também passou bem lá na Serra Gaúcha.
bjs
Ale

Kel disse:

Gostaria de saber, por favor, se tem como eu pegar o ônibus turístico no aeroporto de Porto Alegre. Caso não, qual a melhor forma de chegar ao ponto de partida do ônibus?
Outra dúvida, por favor, dá p/ir andando do gasômetro até o Santander Cultural?
Grata.

Oi Kel

Respostas:
Não tem como pegar o ônibus turístico no aeroporto. Mas dá para fazer o seguinte… pega um táxi ou ou trensurb do aeroporto até o Mercado Público de Porto Alegre. De lá, você pode pegar o ônibus turístico. A venda de ingressos e embarque é no Mercado Público esquina com Prefeitura, na Banca 99 do mercado. O primeiro ônibus sai por volta de 9h55. E tem ônibus de uma em uma hora até as 14h55. Mais informações liga para : (51) 3289.0176

E sim, dá pra caminhar do Gasômetro até o Santander Cultural!!!
Beijos
Ale

Alessandra Paiva disse:

Oi tudo bem. Estou indo com minha mae e vamos passar 2 dIas na cidade antes de ir para gramado. Pensando em ficar em hotel no centro. E seguro.? E este passeio do onibus consegue-se conhecer em 1 dia. Chegaremos la 12h

carmem amanda freitas araújo disse:

Adorei suas dicas!! Gostaria de saber quantos dias você indica para conhecer a cidade e fazer um tour completo (:

Obrigada Carmem
Eu acho que 2 a 4 dias dá pra conhecer Porto Alegre.

Abraços
Alexandra do Café Viagem e @amoserragaucha

dina boschi disse:

Oi Alexandra, tudo bem!
Estarei indo para POa em fevereiro/20 ficarei 7 dias, me hospedarei no centro perto do mercadão e gostaria de saber se tem alguma empresa que faz bate e volta para as cidades vizinhas? obrigada bjs

monica disse:

Estou indo amanhã e tb gostaria de saber sobre este bate e volta!
Amei as dicas!
ah! estarei indo com mãe idosa… alguma resalva?

Oi Monica, depende da região que você quer ir, mas no aeroporto você encontra empresas que fazem bate e volta ou transfer para cidades da serra gaúcha, por exemplo
Abs e bom passeio
Alexandra do https://cafeviagem.com

Oi Dina
Depende de qual cidade ou região. Quer ir pra Serra Gaúcha?

Joel Soldati disse:

Sem palavras para estas dicas, sou natural de santa maria, atualmente resido em balneário camboriú, e fiquei impressionado por ainda não conhecer alguns dos locais mencionados aqui. Em janeiro farei uma visita a capital gaúcha e com certeza visitarei muitos destes locais. Incrível mesmo!!

Olá Joel
Agradeço o comentário nas dicas de Porto Alegre. Conte com o Café Viagem para fazer seu passeio. Também temos post da serra gaúcha e guias digitais
Abs
Alexandra

João Ulisses Rosa Machado disse:

Ola. muito boas as dicas. gostaria de saber se ha guias e onde encontrar-los, para acompanhar e orientar estes roteiros?

Olá João,

Os guias credenciados pode ser encontrados no Turismo de Porto Alegre. Ou você procura guia em e-Book?
Abs
Alexandra

Ilson Rocha disse:

Alexandra , espetacular as dicas, parabéns!
Pfv, gostaria de conhecer um verdadeiro churras de estância c/ danças/música típica, poderia pfv me sugerir ?
Um dos passeios já tenho que é a visita ao mercado municipal , compra de facas etc, poderia me indicar uma agência de viagem com guia turístico ?
Obrigado

Olá Ilson
Futuramente vai abrir no Parque da Harmonia em Porto Alegre um lugar assim. Antigamente tinha a Churrascaraia Galpao Criolo com shows, mas está temporariamente fechada. Se for a Gramado e Canela, indico o Garfo e Bombacha que tem tudo isso que você quer https://cafeviagem.com/noite-gaucha-garfo-e-bombacha/
Abs
Alexandra do Café Viagem