Trilha da Praia da Vigia à Praia do Silveira em Garopaba, Santa Catarina
A Trilha da Vigia à Silveira (ou vice e versa) é um programa perfeito para dias de inverno ou frio na Praia de Garopaba, Santa Catarina. Incrível, mas às vezes é preciso uma pandemia para gente aproveitar melhor o que está em nosso entorno. Foi o que aconteceu comigo. Veraneio há 20 anos na Silveira e não tinha feito esta trilha ainda. Ou seja, pra já fazer um check in nesse passeio repleto de belas paisagens e muita energia. Amei e deixo neste post algumas dicas.
Com certeza, a praia de Garopaba é muito mais do que mar, areia e surf. É também uma área de muita natureza, com trilhas, cascatas, piscinas naturais, montanhas e até baleias. A região é composta por praias como Garopaba, Gamboa, Siriú, Vigia, Silveira, Ferrugem, Barrinha e Ouvidor. Garopaba é vizinha da famosa Praia do Rosa que pertence a Imbituba, cidade vizinha de Garopaba.
Muitas das trilhas de Garopaba, como a da Praia da Vigia à Praia do Silveira, podem ser percorridas sem condutor. Mas se você não se sentir seguro – ou quiser saber mais sobre a história e peculiaridade de cada região – indico muito procurar uma empresa local que ofereça guia, como a Amo Garopaba.
+ Leia também: Onde ficar em Garopaba, Praia do Rosa e Silveira – artigo com dicas de pousadas e hotéis
Trilha Vigia à Silveira – ou Trilha do Casqueiro
A Praia do Silveira, famosa por ser a praia dos surfistas e de beleza selvagem, está situada ao lado de Garopaba (onde está a pequena Praia da Vigia). No entanto, morros separam ambas as praias. A Trilha Vigia à Silveira faz o percurso entre as praias pela costa do mar e oferece um visual singular que não pode ser visto pela estrada de carro.
Trilha da Vigia à Silveira (Trilha do Casqueiro)
Extensão: 4,3 km (30 minutos dentro do mato e o restante em trilha pela costa do mar)
Dificuldade: moderada
Atrativos: Paisagens, Esfinge (monumento natural), piscina natural, vista panorâmica do mar
Fazendo a trilha a partir do Canto Norte da Silveira
A primeira vez, fiz apenas parte da trilha com minha família e já valeu a pena. Apenas subimos o morro do Canto Norte da Silveira e caminhamos até um trecho com visual arrebatador. Em torno de 30 minutos de boa caminhada.
Na segunda vez, procurei me informar melhor sobre a trilha e, com a ajuda de amigos, seguimos em um grupo de 4 mulheres de água, tênis, bastão e calças compridas (com medo de cobra, kkk). Por volta das 15h30 (inverno) começamos a caminhada pelo Canto Norte da Praia do Silveira em direção à Garopaba. Grande parte das pessoas faz o trajeto ao contrário, da Praia da Vigia (Garopaba) até a Silveira. Eu recomendo fortemente iniciar na Silveira pois assim não será necessário voltar caminhando. Você pode pegar um Ubber ou táxi ou pedir para um amigo lhe buscar na Vigia.
O ínício da Trilha Silveira Canto Norte
O início da trilha pela Praia do Silveira Canto Norte é ao lado de uma casa de pescador, onde fica placa da trilha da foto abaixo.
Siga o caminho demarcado por estacas de cimento com flechas indicando a direção.
Alguns trechos podem ter barro por conta da chuva. Logo, você vai subir o morro e ter uma imagem panorâmica surreal de toda a Praia do Silveira.
Sempre pela costa
Siga sempre pela trilha da costa. Você vai avistar uma estrada de carros, mas não vá até ela pois é propriedade privada de uma casa linda no caminho da trilha. Passamos por duas porteiras abertas, chamadas de passa-corpo.
Esfinge Garopaba, piscinas naturais e paisagem
Em um certo momento, a paisagem me lembrou a Califórnia. Há piscinas naturais no caminho entre as pedras, mas não chegamos a nos aventurar por conta da água gelada do inverno. Outra atração do percurso que não procuramos é uma Esfinge (monumento natural). Entretanto, confesso que a paisagem estava tão incrível que só procurei aproveitar e respirar fundo.
Trecho da Trilha no mato
A entrada no mato era o que mais nos preocupava. Sabia que a caminhada era em torno de 25 a 30 minutos dentro do mato. Muitas árvores estavam caídas no caminho (acredito que por conta do temporal). De tanto ficar olhando para o chão, minha amiga bateu a cabeça em uma árvore. Olhe também para cima!!
O mato foi mais fácil do que eu imaginava, exceto pelos galhos de árvores caídos noc caminho. Cuide pois em um certo momento a trilha tem um desvio e que leva a lugar nenhum perto do mar. Nós pegamos sem querer e voltamos até a trilha certa.
Fim da trilha: Praia da Vigia
Ao sair do mato, a supresa de um fim de tarde espetacular em Garopaba, ao lado da prainha, chamada de Praia da Vigia.
Durante a caminhada, não vimos cobras ou bichos peçonhentos no nosso percurso. Acredito que durante o verão, é mais provável encontrar esses animais. Saíamos da trilha duas vezes e quase nos perdemos, mas lembramos das dicas dos amigos e seguimos em frente firmes, fortes e felizes. Lembre-se: vá sempre pela costa, cuide no mato que tem um caminho que confunde! Ah, e não faça a trilha perto do anoitecer!
ALUGUE UM CARRO EM SANTA CATARINA E PAGUE EM ATÉ 12x sem IOF
SAIBA MAIS
TRILHA VIGIA – SILVEIRA CANTO NORTE
GAROPABA SANTA CATARINA
BRASIL
+ Dicas de Garopaba no Café Viagem
Casa do Padre – pôr do sol, música, drinks e good vibes
Roteiro Rota Baleia Franca em Santa Catarina
Onde ficar em Garopaba, Praia do Rosa e Silveira –
Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores
Guna Madê, o burger mais amado de Garopaba
Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa
Praias para curtir SUP em Santa Catarina
Pousada Silveira Ecovillage – dica de hospedagem na Praia da Silveira
Solar Mirador na Praia do Rosa – refúgio romântico e de charme
Mercado do Produtor de Garopaba: paraíso gourmet com produtores locais
Dica de pousada em Garopaba: Hotel Pousada da Lagoa
+ Dicas de Santa Catarina no Café Viagem
Top 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina
Nossa visita ao Parque Beto Carrero World
Vinícola Abreu Garcia em Santa Catarina: vinho, paisagem e arqueologia
Conhecendo o vinho da uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina
Roteiro de vinho em Santa Catarina – vem brindar com a gente!
Restaurante Ostradamus: o templo das ostras no sul da ilha de Floripa
Todos os posts de Santa Catarina no Café Viagem
Restaurante Geraldo de Laguna – uma refeição de respeito com vista
PARA SALVAR NO PINTEREST
CAFÉ VIAGEM – Todos os direitos reservados – É proibido todo tipo de reprodução (texto ou foto) sem autorização por escrito do CAFÉ VIAGEM – PEDIR AUTORIZAÇÃO MENCIONANDO O ARTIGO
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
É uma otima trilha