Rota da Baleia Franca Santa Catarina – roteiro e dicas das 3 cidades da rota
A Rota da Baleia Franca é um roteiro que une três belos destinos da costa catarinense: Garopaba , Imbituba e Laguna. As praias desses três municípios são consideradas berçários da Baleia Franca durante os meses de agosto, setembro, outubro e início de novembro. Entre tantos lugares no mundo, os dóceis e gigantes animais marinhos vêm de tão longe para procriar e amamentar seus filhotes nessa área abençoada pela natureza.
🐳 O que é a Rota da Baleia Franca
É um momento mágico que acontece anualmente na costa catarinense. Por isso, os três municípios se juntaram para criar um roteiro turístico que oferecesse experiências de observação das baleias. E ainda: destacasse os atrativos culturais, ambientais e gastronômicos típicos dessa costa tranquila e de ricas heranças indígenas e açorianas. Tudo isso em plena baixa temporada, período perfeito para se hospedar em bons hotéis e pousadas pagando menos e, de quebra, descobrindo outros encantos além dos sol e banho de mar entre Laguna, Imbituba e Garopaba.
Curiosidades:
– as baleias se alimentam de krill na Antártida e seus filhotes mamam leite no primeiro ano de vida;
– as baleias podem viver até os 80 anos, podem chegar até 60 toneladas e 18 metros de comprimento;
– podem ter apenas 1 filhote por vez, a cada três anos;
– os biólogos identificam as baleias por suas calosidades (ou verrugas) na cabeça. Elas são a “impressão digital” de cada baleia.
🐳 Da matança à preservação
Triste é saber que por volta do século XVIII, a baleia franca foi alvo de matanças em águas brasileiras. O óleo da baleia foi a principal fonte da economia dos vilarejos desta costa no período da colonização. O capítulo negro durou anos. As baleias inclusive deixaram de aparecer por muitos tempo em águas brasileiras. Não se sabe bem ao certo o motivo, voltaram por volta de 1983. E, graças à Deus e ao povo da ecologia, a caça à baleia foi proibida em todo o país, desde 1986, com lei federal.
Atualmente, todos respeitam o animal majestoso. E a história se inverteu, transformando a região em palco de estudos da Baleia Franca. Através de orgãos e instituições como o Projeto Baleia Franca , o Instituto Baleia Franca e o ICMBio , os animais recebem proteção, conservação, pesquisa e o cuidado que merecem.
🐳 Como e quando ver as baleias
Não é 100% garantido ver baleias ao fazer a Rota. Afinal, a contemplação depende da vontade dos animais e condições do mar. Contudo, os guias locais podem ajudar a encontrá-las. Em nossa viagem, só vimos as baleias a partir do terceiro dia e em 3 praias diferentes! Ao avistar as baleias observe: o dorso, as colosidades, o borrifo, a cauda, a nadadeira peitoral e, com muita sorte, o salto.
—– OBSERVAÇÃO POR TERRA
As praias de Laguna, Imbituba e Garopaba possuem enseadas e encostas que facilitam a visualização das baleias que chegam bem perto da arrebentação e dos costões. Subindo morros e pedras é possível ter uma boa imagem das baleias, ainda mais para quem leva binóculo ou drone.
—– OBSERVAÇÃO DE BARCO
Em 2013 o turismo embarcado para observação de baleias foi proibido por decisão judicial. Contudo, já foi liberado em 2017 e aguarda apenas ajustes do ICMBio para que em 2018 volte a operar com os devidos monitoramentos e regras a serem cumpridas. Quem faz o passeio de barco é pessoal do Insituto da Baleia Franca pelo site www.vidasolemar.com.br
—– QUEM LEVA: OPERADORA
Já existem operadoras e guias que organizam roteiros e passeios muito bem estruturados da Rota da Baleia. Recomendo fortemente a operadora que planejou todo o roteiro exclusivo citado neste post, a CASA VERDE Experiências Turísticas (de Florianópolis – fale com a Ná ou o Jeser).
Também indico o serviço de guias, transporte e passeios que utilizamos no roteiro : Sem Fronteiras Turismo Receptivo e o SAFARI DA BALEIA na Kombaleia
—– MELHOR ÉPOCA
As baleias aparecem na costa de julho a novembro. Dizem que este ano vão embora mais cedo. Ouvi falar que a chance de ver a baleia pulando é mais provável no final de setembro e outubro. O motivo? Bem, é nesse período que ela começa a se mexer mais, se “alongando e se exercitando” para ensinar seu filhote e, de quebra, se prepar para o longo caminho de volta à Antártida.
🐳 Localize-se
As praias de Garopaba, Imbituba e Laguna estão situadas entre 90 a 120 km de Florianópolis, ao sul de Santa Catarina. Quem vem de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, são por volta de 350 a 390 km de carro. Garopaba é a praia mais ao norte – e Laguna a praia mais ao sul.
Entre Garopaba e Laguna a distância é de 50 km. A rodovia BR 101 nesta região está duplicada e a viagem é tranquila. Porém, é bom evitar picos de feriados.
🐳 Principais praias entre Garopaba e Laguna
—– GAROPABA
Gamboa
Sirú
Garopaba
Praia do Silveira
Ferrugem
—– IMBITUBA
Ouvidor
Praia Vermelha
Rosa
Praia do Luz
Ibiraquera
Itapirubá
—– LAGUNA
Farol de Santa Marta (Praia do Cardoso e Prainha)
Praia da Ribanceira
Praia do Gi
🐳 Praias com mais chances de ver Baleias
Segundo biólogos, as praias onde há maior probabilidade de ver baleias são:
—– Praia da Ribanceira
—– Ibiraquera
—– Guarda e Gamboa
—– Praias ao redor do Farol de Santa Marta
Obs: isso não impede que as baleias apareçam em outros locais. Já vi no Rosa, na Silveira e na Praia da Vigia em Garopaba.
🐳 Garopaba, Imbituba e Laguna muito além do verão
A convite do Sebrae SC, que vem desenvolvendo junto aos municípios o Projeto Rota da Baleia Franca, o Café Viagem foi um dos blogs convidados para vivenciar os atrativos da nova rota turística de Santa Catarina. Foi uma viagem de 5 dias que aconteceu em setembro. Mesmo conhecendo bem a região (veja bem: veraneio em Garopaba há 20 anos, quem lê o blog sabe bem!!!) fui completamente surpreendida por muitas emoções na Rota da Baleia Franca.
Muito além das baleias…
Engana-se quem pensa que a rota é feita 100% de atrativos de observação das baleias. Elas são apenas a ” cereja do bolo”. Há muito mais para se descobrir no roteiro: o trabalho dos biólogos, patrimônio histórico e cultural, trilhas, o contato com nativos e natureza, restaurantes e a boa hospedagem.
Fica para mim a certeza que talvez o auge do verão não nos permita ir além do trio “sombra, mar e água fresca”. Nessa viagem que fiz , não tivemos dias espetaculares de praia e céu azul. Mas mergulhamos fundo nas atrações de ecoturismo e nos legados da costa catarinense. Foi emocionante!
Com vocês, um resumo da nossa viagem pela Rota da Baleia Franca.
Resumo do roteiro Rota da Baleia Franca
1. Rota da Baleia Franca – ROTEIRO LAGUNA
Passamos a primeira noite no Hotel Internacional de Gravatal . No hotel, tivemos a chance de conhecer um pouco sobre as propriedades terapêuticas das águas termais, recentemente eleitas como a terceira melhor do mundo. Seguimos viagem no dia seguinte pela manhã bem cedo. De ônibus com a Sem Fronteiras Turismo fomos conhecer o belo FARAOL DE SANTA MARTA. Fizemos em caminhada pela encosta da Prainha. As baleias estavam no local mas sumiram minutos antes da nossa chegada (buá!).
O guia Julio Cesar Vicente nos acompanhou nesse trajeto que também incluiu caminhada pela área do Farol e na Praia do Cardoso.
Onde comer em Laguna
Nosso almoço foi no imperdível RESTAURANTE GERALDO onde se tem uma vista fenomenal da Barra de Laguna com os botos saltando. Cruzamos a lagoa de balsa e fomos conhecer o pescador de 74 anos, seu Jairo Pereira Lima. Seu Jairo tem 60 anos de experiência na famosa PESCA COLABORITIVA entre HOMEM E BOTO.
A seguir, fizemos um tour pelo conjunto de prédios do CENTRO HISTÓRICO de Laguna, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN. Nossa guia neste tour foi espetacular , vestida de ANITA GARILBADI , figura célebre da cidade, Tatiana do Sem Fronteiras Turismo nos apresentou a cidade. Conhecemos os pontos principais e tivemos um lanche da tarde com as delícias dos PÃES DOS AÇORES.
Kombaleia
Trocamos o ônibus por uma “degustação” do passeio de KOMBALEIA . Uma kombi que faz o Safari da Baleia. No veículo guiado por Julio Cesar, percorremos as areias da Praia do Gi e visitamos a enigmática PEDRA DO FRADE. Na foto abaixo, a pedra parece pequena, mas é gigante!
2. Rota da Baleia Franca – ROTEIRO IMBITUBA
——– Parte 1: Itapirubá, Ibiraquera e Ribanceira
Visitamos a sede do PROJETO BALEIA FRANCA na praia de ITAPIRUBÁ. O local tem filme, fotos e informações sobre as baleias. Em breve, o Projeto Baleia Franca abrirá nova sala com uma ossada gigante. Após a visita, nos deslocamos para a praia de IBIRAQUERA, famosa pelos seus ventos perfeitos para a prática do kite surf e windsurf. Fiquei hospedada na simpática POUSADA BARRA MAR -ao lado da praia e da barra.
Em Ibiraquera, fizemos curta caminhada pela Praia do Luz com o guia Jean Pierre. O tempo não ajudou mas recomendo fortemente fazer SUP na Lagoa de Ibiraquera (veja aqui o post) com Ivan Floater – Presidente da Confederação Brasileira de SUP.
Almoço em Ibiraquera
Na praia de Ibiraquera avistamos de longe as Baleias pela primeira vez na viagem. Almoçamos no bufê delicioso do RESTAURANTE ZEQUINHA onde provamos Tainhas (pesca nativa da região e ovas de Tainha).
Praia da Ribanceira
À tarde, fomos conhecer um ponto que, segundo os guias locais, não tem erro pra ver baleias: a PRAIA DA RIBANCEIRA. E avistamos elas!! Foi preciso subir na casinha do salva-vidas para enxergar melhor. A praia tem uma trilha para os costões onde há um ponto de observação chamado Mirante das Baleias. Contudo, não chegamos a ir até lá pois as duas baleias estavam no meio da praia.
À tarde foi de turismo ecológico e de base comunitária. Fomos visitar a comunidade de Areais da Ribanceira, a Acordi. Eles trabalham com a agricultura local, com força no cultivo de mandioca, nas plantas medicinais e nativas e no BUTIÁ catarinensis. Aliás, sabia que suco, bolo e até sorvete de butiá são iguarias típicas dos três destinos da rota?
Fim de tarde foi com PÔR DO SOL imperdível e REVOADA DOS PÁSSAROS na Barra de Ibiraquera no deck da Mevlana Garden (pousada, spa e retiro). A dica é ficar por lá, mesmo que não esteja hospedado, tomar um drink no deck e jantar na Mística Pizza, dentro da pousada e aberta ao público.
——–Parte 2 : Praia do Rosa
A PRAIA DO ROSA está bem próxima de Ibiraquera. É considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo. Também foi eleita pelo jornal britânico ‘The Guardian” como uma das 10 praias “desconhecidas” mais belas do mundo. Por lá, fiquei hospedada no hotel mais sofisticado da praia, cenário de lua de mel: o SOLAR MIRADOR. Também visitei opções mais econômicas e charmosas onde alguns integrantes do grupo ficaram: a Pousada Areias do Rosa e Villa Seychelles
Almoçamos à beira mar no canto sul da praia (Rosa Sul) no RESTAURANTE CASARÃO . Provamos um dos pratos do Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca que acontece neste período. Recomendo fortemente o restaurante. Enquanto comíamos, avistamos duas baleias no mar. Lindo demais!
À tarde, o tempo não ajudou e não fizemos TRILHA . Aproveitei para descansar no hotel SOLAR MIRADOR e observei duas baleias no mar com drone de um hóspede, o Rauber Schlickmann Michels. Confira o vídeo dele neste link! Aviso: o deck do hotel tem uma das vistas mais lindas da Praia do Rosa. Vale muito a visita . Quem não é hóspede pode almoçar ou jantar no restaurante do hotel que tem um visual incrível.
O jantar foi no RESTAURANTE MIRADOR dentro do hotel, antigo Urucum. Os “fortes” do grupo ainda se encontraram para uma balada no BELEZA PURA.
3. Rota da Baleia Franca – ROTEIRO GAROPABA
——– Parte 1: Barrinha e Ferrugem
Na região de Garopaba, entramos na estrada da Praia da Barra (ao lado da Ferrugem). Fomos conhecer um projeto sustentável show de bola de Jairo Lumertz e sua esposa Carol, o ECO GAROPABA que faz pranchas de surf e SUP com garrafas pet. A sede do projeto fica na Barra da Lagoa Encantada. É possível fazer um test-drive da prancha por lá mesmo e até comprar um modelo por de R$ 100.
Na PRAIA DA FERRUGEM avistamos as baleias bem de perto quando subimos nas pedras e Sambaqui (monte de conchas em tupi-guarani) que divide a Ferrugem da praia da Barra.
Junto com o grupo de Roteiros Eco-Culturais, o Tob Terra, conhecemos o pescador Hilário, um dos guardiões dessa área da Ferrugem. Na casa de pescador à beira mar, tivemos um café da tarde com os nativos.
Ficamos duas noites em Garopaba onde o grupo se dividiu em excelentes hotéis e pousadas. Recomendo fortemente todas: POUSADA DA LAGOA , SILVEIRA ECOVILLAGE e POUSADA DA PRAIA GAROPABA
Nossas refeições em Garopaba foram no Restaurante ZANONI (em evento de lançamento do Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca) , no bufê de almoço do YGARAPABA e à noite no superastral PARADOR GAROPABA (à beira mar).
Ainda em Garopaba, fizemos um tour pela Vila de Pescadores e CENTRO HISTÓRICO com a Mariana Israel (IG @marianaisrael). Além de guia e massoterapeuta, Mariana oferece um tour que fiquei curiosa, o tour Café com Trilha.
Ao lado de Garopaba, no SIRIÚ, visitamos as DUNAS (onde se pratica o skibunda ou sandboard) e um engenho de farinha e alambique. Não deu tempo mas sugiro incluir no seu roteiro de Garopaba: admirar o visual da Praia da Vigia e do Morro da Antena. E observação de baleias no banquinho da encosta da Praia da GAMBOA.
Por fim, visitamos a Fábrica da MORMAII na entrada da Praia de Garopaba e tivemos a honra de conversar com MORONGO, uma pessoa tão apaixonada por essa região quanto as baleias! Segundo ele, é uma área abençoada pela natureza em todas as estações, verão ou inverno. Eu concordo! E vocês?
Fim do roteiro, confira o mapa onde marquei os os principais pontos do roteiro!
O roteiro descrito neste post foi planejado pela CASA VERDE Experiências Turísticas , Sebrae SC e parceiros locais.
Não perca, tem mais !!
O vídeo abaixou viralizou este ano no WhatsApp. Achei as imagens mágicas e pedi a autorização do autor para publicá-la aqui no blog. Vale a pena conferir, é lindoooo! A gravação foi feita em julho por Thiago Dalmolin – Instagram @tdm_pic- obrigada Thiago por compartilhar estas cenas mágicas com os leitores do Café Viagem.
SAIBA MAIS
ROTA BALEIA FRANCA
www.baleiafranca.org.br
www.facebook.com/rotadabaleiafranca
www.institutobaleiafranca.com.br
@rotadabaleiafranca
VEJA + DICAS DE GAROPABA E ARREDORES NO BLOG:
Onde ficar em Garopaba, Praia do Rosa e Silveira – seleção de hotéis e pousadas
Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores
Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa
Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca
Viajei em nome do Café Viagem a convite do Sebrae SC e empresários locais para conhecer a Rota da Baleia Franca. Agradeço a oportunidade. Foi lindo demais.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Está fantástica a cobertura da Rota da Baleia Franca em Santa Catarina. é maravilhoso saber que este paraíso recebe todo o ano estes dóceis animais que são as baleias francas e pode ser um maravilhoso programa para a temporada de inverno/primavera.
Obrigada pela clareza e talento nesta publicação. Parabéns!
Obrigada você, Márcia Godinho por me apresentar e abrir os olhos para esses encantos que tenho praticamente em casa!
Beijos grandes
Alexandra