O Valle Nevado não é uma cidade ou vilarejo. É um resort construído no meio da montanha dos Andes (um santuário!) e cercado por pistas (centro de esqui chamado de “ski-in/ski-out”). Ou seja, todos os restaurantes, bares e lancherias do Valle fazem parte da estrutura hoteleira do resort. E são vários, localizados nos hotéis, no topo da montanha e nas áreas comuns de lazer. A gente comeu em família em quase todos os locais. Para quem se hospeda nos hotéis do Valle, normalmente o café da manhã e o jantar (em 2 ou 4 restaurantes) estão inclusos no pacote. O jantar dos pacotes inclui entrada, prato principal, sobremesa e, se não me engano, uma taça de vinho. Recomenda-se fazer as suas reservas para todas as noites logo no check in do hotel. Assim, você garante que vai conhecer todos as restaurantes ou marcar presença nos seus favoritos. Todos os cardápios estão escritos em espanhol, inglês e português.
O Valle oferece um minimercado, bares, pubs, duas lancherias e quatro restaurantes sob o comando da chef chilena Alejandra Cruells. Ouvi falar e li que a chef deu um toque autêntico aos pratos dos restaurantes, utilizando ingredientes da região e valorizando a culinária local. Eu adorei. E, inclusive, recomendo provar os peixes e os pratos típicos da cozinha chilena da minha chará Alejandra. Abaixo, a partir da nossa experiência, algumas dicas de onde comer e o que experimentar em cada refeição ou momento do dia.
O CAFÉ DA MANHÃ
É servido no hotel que você está hospedado (Valle Nevado, Puerta del Sol ou Tres Puntas). Todo mundo come rapidinho para ir correndo para as pistas.
O ALMOÇO
Nessa hora, poucos param para almoçar. A maioria faz um lanche pois quer aproveitar ao máximo as pistas. Na categoria comida rápida, o BAJO ZERO, no topo da montanha, ao lado da Escola de Esqui para os baixinhos, serve hamburger, pizzas, entre outros. Você não precisa esquiar para chegar até lá. Basta pegar (ou melhor, pagar caso não tenha o ski lift) o teleférico de cabine fechada inaugurado no Valle em 2013. Mas aviso: um lanche completo para a família por lá sai por volta de 100 dólares. Lanches semelhantes ao do Bajo Zero também são oferecidos no SLALOM, próximo à piscina da área de lazer dos hotéis e aos aluguéis de esqui. Eu, particularmente, gostei mais dos lanches do Slalom. A dica é pedir o Barros Luco, o popular sanduíche chileno com carne, queijo gratinado e pão. Simples assim e perfeito. Se tiver sol, sente nas mesinhas do deque e curta o visual.
Para quem procura um ambiente aprazível e aconchegante para almoçar, tenho duas recomendações. A TRATTORIA DON GIOVANNI (único dos restaurantes que também abre sempre ao meio-dia) ou o BAR LOUNGE (abaixo da trattoria). Na Don Giovanni recomendo o pão chileno do couvert (hallulla,) os espaguetes para as crianças, a entrada de ceviche e o filé de salmão. O Bar Lounge, que abre às 10h e fecha a meia noite, é perfeito tanto no horário do almoço quanto no fim de tarde. Tem lareira, sofás e um astral delicioso, o clima descontraído das montanhas. Não deixe de tomar um bom vinho chileno nesse local e curtir o fim da tarde embalado com o som dos DJs.
O APRÈS SKI
É uma espécie de happy hour do esqui onde todos se encontram no fim de tarde em uma sala do hotel. E o melhor: boca livre: chocolate quente, sopas, salgados e pães. É um tira-gosto antes do jantar. Momento relax, hora de conversar, brincar, ver um filme, apreciar o pôr do sol e esperar a hora do jantar.
O JANTAR
Claro que a opção mais confortável é jantar no hotel em que você está hospedado, afinal, não será preciso colocar o casaco e as botas para enfrentar a neve lá fora. De qualquer forma, é bom variar já que cada restaurante oferece pratos distintos. Xô preguiça!
O SUR está localizado no hotel Tres Puntas, o três estrelas do Valle. Foi uma das cozinhas que mais gostei. Isso porque resgata características típicas da cozinha do chilena como o Arrollado de Huaso con pebre de palta (pedaço de carne de porco enrolada e cozida em um caldo aromatizado com hervas chilenas), a sopa patagônica e a truta recheada com linguiça, espinafre e queijo de ovelha, acompanhada de risoto de grãos de trigo. Na sobremesa, não deixe de experimentar o tres leches com sorvete de lúcuma.
O LA FOURCHETTE (ao lado do Hotel Valle Nevado) é o mais sofisticado, com ambiente elegante e uma cozinha apurada. Um dos destaques do restaurante é a sopa de cebola. Eu provei o bisque de lagosta, e recomendo com louvor. Outra entrada fantástica é a brochette de camarões. Para quem é fã de pato, o ao molho de laranja é uma iguaria imperdível por lá.
O MIRADOR DEL PLOMO, no Hotel Puerta del Sol tem um bufê farto que agrada toda a família: grelhados, massas, saladas, frutas frescas, entre outros. Destaco as saladas e appetizers com salmão defumado, ceviche, camarão, queijos finos e tudo mais que combina tão bem com um bom vinho chileno. Ah, não deixe de provar o Chupe de Jaiba – imperdível! A mesa de sobremesas típicas também é uma das grandes atrações do restaurante.Para quem não conferiu no almoço, vale jantar também no italiano DON GIOVANNI que a noite ganha uma iluminação mais colorida. Quem janta por lá pode dar uma esticadinha até o Bar LOUNGE ao lado para um último cálice de vinho na lareira.
BARES E NOITE
Finalizando com os bares, são quatro. O BAR LOUNGE , que abre desde às 10h da manhã, é o meu favorito. Tem comidinhas, lareira, ambiente descontraído e perfeito para curtir o entardecer. Rola uns eventos por lá com música. O PUB no hotel Tres Puntas é onde a galerinha se reúne à noite, com mesa de sinuca, dança e karokê. Você ainda encontra outros dois bares menores no hotel Puerta del Sol (com cozinha japonesa) e no hotel Valle Nevado.
SAIBAMAIS
VALLE NEVADO | CHILE
Estação de esqui a 60 km de Santiago do Chile
Localização no mapa e horários de estrada
Mais informações sobre Valle Nevado em:
vallenevado.com | Facebook | twitter | Esqui em Família no Valle | [email protected]
TODOS OS POSTS DO VALLE NEVADO NO CAFÉ VIAGEM, LEIA AQUI!
POST ÍNDICE SANTIAGO E ARREDORES, LEIA AQUI
*Agradeço ao Valle Nevado Ski Resort pela cortesia de hospedagem no Hotel Puerta del Sol . Aproveitamos cada segundo dos nossos dias por lá!
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oie! Boa noite!
Pretendo ir a Santiago com meu marido e um casal de amigos em agosto, e com certeza um dos passeios será ir até o Valle Nevado.
Vc sabe se os restaurantes do Valle Nevado são somente para os hóspedes? Caso afirmativo, almoçar por lá? Desde de já agradeço a atenção. Abraços!
Sandra Monteiro
Oi Sandra
Tudo bem? Os restaurantes são abertos para o público. Contudo, nem todos abrem para o almoço. Mas é possível encontrar boas opções de lanches (no topo da montanha e ao lado do hotel) a menu completo (no restaurante Italiano).
Beijos
Alexandra do http://www.cafeviagem.com