Restaurante Caldeira em Bento Gonçalves: que polenta!!!
O Restaurante Caldeira em Bento Gonçalves (RS) é sempre uma indicação certeira que dou aos amigos. Situado na cidade de Bento (e não nas rotas turísticas mais afastadas), o Caldeira faz parte daqueles lugares que tem que ir se você gosta de comer bem. Não é por menos que é campeão em avaliações no TripAdvisor na categoria melhores restaurantes de Bento Gonçalves.
Já deveria ter escrito sobre o Caldeira no ano passado. Contudo, ainda não tinha fotos dignas que representassem o que é o prato famoso da casa. Coisa que tratei de resolvei quando soube que iria jantar novamente lá com o grupo de jornalistas e blogueiros. Todos os amigos que indiquei o restaurante foram unânimes: “nossa, é muito bom, Alexandra!” E todos também elogiaram muito o atendimento dos garçons e do proprietário da casa, o Rafael Caldeira.
Mas já vou avisando: não espere um ambiente italiano (típico do turismo na região). A decoração do Caldeira está mais para um wine bar pequeno, sem grandes atrativos. Aliás, os atrativos estão à mesa. Foque neles. A comida é fantástica: pratos de carnes, frutos do mar, petiscos, massas e risotos.
E o melhor: o preço é justo. Começamos a noite com uma salada da casa que levava farofa e cebola, bem gostosa.
O vinho sugerido estava fantástico: um Valmarino Merlot da região de Pinto Bandeira (RS). Fiquei fã do vinho e com vontade de conhecer a vinícola que está no mesmo roteiro da Don Giovanni e Cave Geisse, próximo ao Caminhos de Pedra.
Mas a grande estrela da casa é a respeitável Polenta cremosa com o Ossobuco servidos separadamente em panelas de ferro. O prato serve duas pessoas ou mais. É incrível. Se jogue nele.
As sobremesas são uma obra de arte. O sorvete de creme com calda de vinho e cebola é famoso na casa. Para o meu paladar foi exótico demais, mas a grande maioria à mesa se apaixonou.
Gostei mais do doce que pedi, a pera ao moscatel com sorvete de uva. Fechou com chave de outro.
Dias depois da visita ao restaurante, recebi da assessoria de imprensa um presentão: a receita do ossobuco com polenta cremosa. Anota! Mas por favor, não deixe de provar ajoelhado quando estiver em Bento a receita original do Caldeira. Dica: faça reseva!! Ah, só abre à noite, viu!
Receita do Caldeira: Ossobuco com polenta cremosa
(4 pessoas)
Ossobuco
– 4 unidades de ossobuco com cerca de 4 cm de altura
– 2 latas de tomates pelados
– 1 taça de vinho tinto (pode ser aquele que você vai tomar com a receita)
– 1 bouquet garni (com manjericão, louro, orégano, alecrim e tomilho)
– alho e cebola picados a gosto
– 1 pimenta dedo de moça picada
– salsão picado
– sal a gosto
Polenta cremosa
– 5 xícaras de caldo de carne ou legumes
– 1 1/2 xícara de farinha de milho média
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1/2 copo de requeijão
– sal a gosto
Comece pelo ossobuco: Numa panela grande, coloque um fio de azeite e frite cada pedaço do ossobuco para selar (até ficar dourado). Retire a carne, coloque mais um fio de azeite na panela (aproveitando aquele tostadinho) e refogue o alho e a cebola. Volte a carne para a panela, tempere com sal e pimenta, coloque o bouquet garni , o salsão e o vinho. Coloque os tomates pelados e um pouco de água, se necessário.
Deixe cozinhar lentamente até a carne ficar bem macia (mais ou menos 2 hora e meia), vá colocando um pouco de água (ou caldo de carne) se necessário.
Enquanto a carne cozinha, braços fortes para mexer a polenta. Ferva o caldo e despeje a farinha de trigo lentamente, sempre mexendo para não empelotar. A farinha de trigo demora uns 30 minutos para cozinhar, então, força! Quando a polenta estiver cozida, desligue o fogo e misture a manteiga e o requeijão.
SAIBA MAIS
*O Café Viagem participou da abertura da Vindima 2017 a convite da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e parceiros da região. O jantar deste post no Caldeira foi uma cortesia no roteiro da press trip organizada pela Conceitocom Brasil.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Ale, também já fui nesse restaurante e achei INCRÍVEL! Também fiz post lá no meu blog (gabigons), mostrando o bifão a parmeggiana que comemos, uma delícia!
Da próxima vez comerei a tua sugestão!
Um abraço e parabéns pelo lindo trabalho!
Quais são as médias de valores POR PESSOAL OU CASAL?
Olá Paty
Faz um tempinho que fui, ficava em torno de 70 a 120 por pessoa com a bebida