*Este post merecia belas fotos. Porém, para minha tristeza, a bateria da câmera se foi e me pegou de surpresa antes do jantar. No ambiente escuro e romântico, tentei tirar fotos com meu celular. As fotos não representam a comida a altura do que foi a nossa experiência. Contudo, não podia deixar de postar esta superdica para os leitores e amigos do Café Viagem! Bon appétit.
Peumayen. Guarde este nome se você deseja ter uma experiência gastronômica memorável e inusitada, sensorial e supreendente! A cidade é Santiago do Chile, no turístico bairro Bellavista. A dica foi do proprietário do charmoso hotel The Aubrey. O restaurante foi aberto em 2013 (a três quadras de distância do The Aubrey ) logo ganhou notoriedade com excelentes avaliações no Tripadvisor.
A porta de entrada é quase imperceptível.
Chegamos muito cedo (20h20), numa terça-feira, e sem reservas. Quase não conseguimos uma mesa. A dica é garantir a sua reserva com antecedência, pois as mesas no Peumayen são bem concorridas. São dois ambientes: o interno e o jardim aberto. Ficamos no jardim onde foi possível dar uma espiadinha na cozinha. Nas cadeiras, cobertores para os dias frios.
A proposta do restaurante é oferecer uma culinária ancestral chilena. Alimentos e produtos que fizeram parte da vida dos primeiros habitantes do Chile. Uma cozinha moderna e criativa com toques regionais e históricos. Uma busca pela identidade do país através da comida. Não é interessante? Uma releitura de pratos de civilizações indígenas. Sabores e aromas autênticos que fazem a gente viajar pelo Chile de outros tempos. O garçom apresenta o couvert como se fosse uma aula de história. Cada pãozinho vem de uma parte do Chile e utiliza um ingrediente específico, tudo apaixonante.
E não é só os ingredientes que dão o clima ancestral. A música ambiente, a decoração e os pratos à mesa também colaboram para a busca dessa culinária de povos antigos. Detalhes que encantam os comensais.
O vinho, não conhecíamos: um pinot noir ecxelente. Ótima sugestão do garçom.
Entre um prato e o outro, várias surpresinhas tira-gosto passavam pelas mesas.
Como estava com meus filhos a tiracolo, não tive muita escolha. Eles foram conosco nessa experiência gustativa. E até que se comportaram bem. O garçom descolou um peixe fresquíssimo para eles, preparado na perfeição. Já o incrível purê de milho foi um pouco ousado para o paladar da dupla mirim. De qualquer forma, valeu a tentativa! Eles também experimentaram o couvert e a nossa entrada: uma degustação de seis entradas, em pequenas porções. Ótima pedida! Polvo, língua de cordeiro, atum, entre outros sabores… É bom avisar: há opções vegetarianas!
Como prato principal, meu marido foi de picante de coelho. E, eu, fui de sabores mais adocicados e selvagens no costillar de cerdo en salsa de algorrobina y mantecado de porotos.
E o grand finale chegou com a conta. Toda a experiência ancestral chilena cheia de requinte e criatividade, com vinho, por 59 mil pesos, algo como 110 dólares. Nossa, vale muito a pena!
PEUMAYEN ANCESTRAL FOODConstitucion 136, Barrio Bellavista.
Providencia | Santiago , Chile
Fecha nas segundas-feiras. Jantar. Domingo, apenas almoço.
Localização no Mapa
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Adorei a dica. Mas fiquei com uma dúvida: tanto a tábua de pãezinhos quanto a de entradas, você pede uma para cada pessoa ou uma para o casal?