( Atualizado em março 2019 ) Esse ano certamente foi de muitas descobertas na região dos vinhedos da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Além das vinícolas, fui a muitos restaurantes e atrações que estavam na minha wish list há algum tempo. E um desse lugares que eu namorava e sonhava em visitar era a OSTERIA DELLA COLOMBINA na rota turística ESTRADA DO SABOR (entre o Vale dos Vinhedos de Bento e a cidade de Garibaldi RS).
O roteiro Estrada do Sabor de Garibaldi
A Estrada do Sabor é uma rota rural da cidade de Garibaldi que existe desde 2001, próximo ao Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves . O caminho reúne por volta de cinco famílias que recebem os turistas em suas casas ou sítios.
Odete Bettú Lazzari
Já tinha lido algo sobre o local e sabia que a Osteria ficava no porão da casa da senhora Odete Bettú Lazzari. Sabia também que o negócio de sucesso da senhora Odete começou quando ela, mãe de quatro filhas, se viu viúva e responsável pela renda da família. Foi então que teve a ideia, há 15 anos, de receber os turistas e locais famintos em sua casa charmosa entre os campos, montanhas verdinhas e parreirais. De lá para cá, suas receitas italianas ficaram famosas. A senhora Odete já saiu no jornal, na televisão e segue trabalhando sorridente e simpática.
Osteria della Colombina na Estrada do Sabor
Para almoçar na Osteria della Colombina é necessário agendar por telefone (ou email) pois o número de comensais é limitado. Reservei mesa para 3 casais. Fomos de carro e entramos na Estrada do Sabor pelo Vale dos Vinhedos. Há uma placa na rota indicando o caminho (na mesma direção que leva ao restaurante Valle Rústico). Como nosso almoço estava agendado para as 12h, fizemos antes uma parada na propriedade de Jorge Mariani, uma das atrações da Estrada do Sabor.
Visita Jorge Mariani
Seu Jorge apresenta sua produção orgânica com muito orgulho, dá gosto de ver. É possível comprar e degustar seu suco de uva sem agrotóxicos, vinho, entre outros produtos vendidos no local. Eu queria fazer o passeio de trator, mas não deu tempo. Era hora de correr para o almoço da Osteria. Meus amigos me xingaram pois eu parecia uma guia rígida de excursão da CVC querendo fazer tudo no horário marcado.
Chegando na Osteria della Colombina
A casa da Osteria Della Colombina já encanta na chegada com o belo jardim, as árvores e o balanço. E a dica é mesmo chegar cedo (ou no horário marcado) para curtir todo esse astral.
Visitando a cozinha da Osteria della Colombina
Fiz questão de subir até a cozinha para conhecer Dona Odete. As famosas pombas em massas de pão (as colombinas) feitas pela Chef e cozinheira Odete deram o nome à osteria. Ao término da refeição, os clientes recebem em um saquinho com o pão quentinho no formato da pomba. Um mimo muito carinhoso e representativo da casa que oferece tanto conforto na alma e no estômago. É, realmente, a verdadeira slow food and comfort food.
Ambiente Osteria della Colombina
Antes dos pratos serem servidos, é impossível não ficar namorando os enfeites do porão onde é servido a refeição. Há uma parede com os inúmeros diplomas conquistados por Odete ao longo dos anos. Em outra parede, as fotos antigas da família, assim como fotos das filhas, todas formadas.
As compotas e geleias produzidas artesanalmente pela família também dão um charme peculiar ao ambiente que transpira trechos da história da imigração italiana na região.
Até as ferramentas antigas e Santinhas tem o seu espaço reservado no ambiente da Osteria…
O almoço na Osteria della Colombina
A filha Raissa é quem recebe os comensais e anuncia quanto todos devem sentar à mesa. Sem pressa, é servido uma sequência de pratos com entradas, sopa de agnolini, salada da horta, massas e carnes.
É possível repetir tudo que você amou. A salada estava divina e meus pratos favoritos foram o nhoque com linguiça e o frango com um molho pra lá de especial.
Vinho? Só o da casa.
Sobremesas Osteria della Colombina
A mesa das sobremesas chega para dar o toque de conforto final. Humm, o pudim de leite e, principalmente, o sorvete caseiro com uva estavam maravilhosos. As uvas geladinhas também estavam saborosas.
Ah, não vá embora sem pegar a sua “lembrancinha”, a colombina.
Foi um almoço que durou por volta de duas a duas horas e meia. Custa por volta de 55 reais por pessoa (atualmente o valor é de R$ 80 por pessoa), sem a bebida. Aviso: só aceita dinheiro, nada de cartão. Nem senti o tempo passar. Pena que era domingo, dia de pegar a estrada para voltar para casa. Dava vontade de deitar no gramado e ficar por lá. Parabéns meninas da família Lazzari, essa casa tem encantos, tem poesia, tem sabor, tem família, tem sorriso.
PROCURANDO HOTEL OU POUSADA NA REGIÃO?
CLIQUE AQUI e reserve aqui com as melhores tarifas e a facilidade de
cancelamento gratuito na maioria dos quartos
SAIBA MAIS
OSTERIA DELLA COLOMBINA
FAMÍLIA ODETE BETTÚ LAZZARI
Reservas devem ser previamente agendadas.
Comunidade Linha São Jorge – ESTRADA DO SABOR
GARIBALDI RS – BRASIL
Tel.: (54) 3464 7755 . Cel. (54) 9121 1040 .
E-mail: [email protected]
Valor por pessoa: R$ 80/90
FAMÍLIA JORGE MARIANI
Degustação de vinhos e sucos orgânicos. Passeio de Trator.
Para agendar a visita ligue (54) 3459 1312 / 9999 9752
SOBRE A ESTRADA DO SABOR
Uma rota rural em Garibaldi, próximo ao Vale dos Vinhedos, que reúne cinco famílias que recebem os turistas. Iniciou em 2001 com uma proposta para desenvolver o turismo rural no município. Saiba mais em www.estradadosabor.com.br
Mais dicas de Garibaldi no blog:
O que fazer em Garibaldi – 16 atrações para se apaixonar pela Capital do espumante
Onde comer no Vale do Vinhedos – 12 dicas TOP
HOTEL CASACURTA – Uma experiência romântica
O QUE FAZER EM GARIBALDI – mais DE 16 MOTIVOS PARA SE APAIXONAR PELA CIDADE
GARIBALDI VINTAGE – UMA FESTA ÍMPAR
10 VINHOS E ESPUMANTES PARA DEGUSTAR NO ROTEIRO EM GARIBALDI
VINHOS VACCARO E GASTRONOMIA – NA ESTRADA DO SABOR
COOPERATIVA GARIBALDI – VISITA E DEGUSTAÇÃO
NATAL BORBULHANTE – A FESTA DE NATAL EM GARIBALDI
POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DE BENTO GONÇALVES
E ARREDORES NO CAFÉ VIAGEM
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Olá Alexandra,
Já tive o prazer de conhecer a Osteria e devo retornar agora no começo de Agosto. E porque? Além do lugar ser muito aconchegante, seu post me recordou o feliz momento que passei lá tempos atrás, me dando uma vontade enorme de visitá-lo novamente. Além de ótimas indicações, acompanho sempre seu site para relembrar os ótimos lugares que conhecemos na Serra. Valeu!!!!
Oi Rodrigo
Navegando agora no meu site encontrei tardiamente seu comentário muito gentil. Muito obrigada pelo carinho. Valeu!!
Grande Abraço
Alexandra do Café Viagem
Acabei de assistir no foodnetwoork. O programa Tempero na mochila e me emocionei com a carismatica Dona Odete! Meu avô é descendente de Italianos nato, que imigraram para o Rio Grande do Sul familia Marcon,zanini, zillioto. Portanto me identifiquei com sua historia, o lugar, comida e carismatica Odete!
Oi Luana
Estive lá na Osteria della Colombina neste fim de semana em uma caminhada organizada pelo Hotel Casacurta.
Segue lindo e muuuito especial. É realmente emocionante.
Beijos
Alexandra do Café Viagem
http://www.cafeviagem.com
Que lugar lindo, que almoço maravilhoso, me parece um lugar aconchegante , acolhedor. Quando vi , me de uma vontade de estar lá!! Deus abençoe Dna. Odete Bettú e sua família 🙏 ! Meus parabéns 👏👏
Sim, e continua um lugar lindo e especial.
Abs
Alexandra
Boa noite Alexandra, moro em Ponta Grossa(PR), revendo vinhos por redes sociais e vivo em busca de novidades que realmente agradem meus clientes. Como Você do ramo do vinho, poderia me indicar alguma vinícola que Você entenda que seja a “mosca branca” e, de preferência, que não seja muito famosa porém tenha qualidade pra fazer sucesso.
Olá Leovir
Da serra gaúcha tem várias. Preciso saber qual você conhece. Neste post índice do blog tem algumas https://cafeviagem.com/post-indice-bento-goncalves-roteiro-vale-dos-vinhedos-e-caminhos-de-pedra/
abs
Alexandra