Antes de partir pra Emilia Romagna na Itália, pedi dicas para os amigos nas redes sociais. Massimo Ferrarese foi uma das pessoas que me enviou dicas ótimas. Uma delas, a Osteria del Sole em Bolonha, próxima à Piazza Maggiore (no centro da cidade). Um lugar diferente, autêntico e peculiar. Trata-se de uma osteria classificada com histórica de 1465.
Osteria del Sole em Boloha, desde 1465
O grande barato da Osteria del Sole é que você pode levar o seu lanchinho de casa (comida e petiscos) e pedir apenas a bebida. E ainda: as extensas mesas favorecem o convívio entre os frequentadores. Percebe-se uma mistura eclética de jovens, famílias, crianças, tem de tudo. Gente comemorando o aniversário, universitários jantando ou brindando. Genial a proposta.
Um refúgio até para quem quer apenas companhia para sua refeição ou comemoração econômica. Sem falar de que o local oferece uma excelente carta de vinhos e a sensação de estar vivendo como nos velhos tempos.
E apesar de estarmos na Itália, encontrei um quadro em português como algumas regrinhas…
É bom avisar: o ambiente é sem frescuras, barulhento, caótico e um pouco sujinho. Mas vale muito a pena pois a atmosfera é contagiante. Adorei e recomendo pelo menos uma taça de vinho ou uma cerveja por lá. Vai por mim! Um must go.
SAIBA MAIS
OSTERIA DEL SOLE
Vicolo Ranocchi 1/d, 40100 Bolonha, Itália (Santo Stefano)
Tel.: 347 9680171
www.osteriadelsole.it
Mais sobre BOLONHA no Café Viagem, leia aqui.
Todos os posts da Itália no Café Viagem
Saiba mais sobre Emilia Romagna: www.emiliaromagnaturismo.com
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Alexandra,
estivemos aqui com nossos guias locais também – muito pitoresco, frequentado por estudantes, professores, locais em geral – e barato já que se leva o que se quer comer!
E 21h 30min “sharp” o proprietário caminha entre as mesas tocando o sininho: é a senha de que a casa fecha às 22h! E a conversa continua na frente da osteria sabe-se lá até que horas…
Abs, João e Clarice.
Oi João e Clarice
Bom saber!! Obrigada pelo acréscimo do horário. Também adorei esse lugar. Muito pitoresco, muito local.
Abração
Ale
Boa Tarde
Acabei de conhecer seu blog!
Irei na semana de natal para Florença, onde farei base. Ao todo serão 10 dias.
Gosto de conhecer as coisas com vagar.
Farei uns bate-e-volta de Florença para : San Gimignano, Sienna, talvez Pisa.
Depois de ver sua matéria gostaria de te pedir perguntar : como vou no inverno quantos dias devo ficar em Bologna ?
Obrigada pela atenção
Maria Esther
Olá Maria Esther
Boa tarde. Não sei como é o período do Natal, mas já que você tem apenas 10 dias e tantas coisas lindas para ver na Itália dedicaria no máximo 2 dias (ou apenas um) em Bologna.
Abraços grandes
Alexandra