Onde comer em Belo Horizonte? Anote: Xapuri
Onde comer em Belo Horizonte ? Quando estive na cidade pela primeira vez este ano recebi uma indicação de uma amiga que vai todos os anos para lá: ” não deixa de ir no restaurante Xapuri, um dos meus lugares favoritos”. E eu fui, e ela tinha toda razão. O local é uma instituição da culinária mineira. Um dos restaurantes mais conhecidos de Belo Horizonte em uma casa incrível na Pampulha. Tipo assim: #temqueir , primeiro da sua lista. Pela comida, pelo lugar, por sua história afetiva com BH. A-do-rei, Aline Hellmann.
Antes de mais nada, uma dica. O Xapuri é um pouco afastado do Centro. Por isso, sugiro incluir o almoço por lá em duas situações próximas ao endereço do restaurante: uma visita ao conjunto da Pampulha (projetado Oscar Niemeyer e considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco) ou durante a chegada ou partida do seu voo de BH pois é caminho para o aeroporto. Got it?
O Xapuri foi a última atração que visitei em Belo Horizonte em um domingo de sol. Ou seja, fechei com chave de ouro o roteiro. Nosso taxista Cadu (falei dele neste post aqui!) nos pegou no hotel Radisson em Savassi por volta das 11h. Colocamos as malas no carro dele e fomos dar uma volta pela Pampulha: Lagoa, Igreja, Casa de Baile, Museu de Arte e Tênis Clube.
Por volta das 13h chegamos à simpática casa do Xapuri em um bairro residencial próximo à Lagoa da Pampulha. A fila para conseguir uma mesa era grande, mas a espera não nos fez desistir. Pelo contrário, até nos deu mais desejo de conhecer. Aproveitamos a espera para conhecer a lojinha do restaurante com artesanato de Minas. E assim, o tempo passou bem rápido.
Antes da mesa ficar pronta, fui devorando todo o local com a minha câmera. O Xapuri é sempre destaque em diversas premiações gastronômicas. Desde 1999, é vencedor do prêmio de melhor comida mineira da Revista Veja e reconhecido pelo Guia Quatro Rodas.
XAPURI É MAIS DO QUE UMA REFEIÇÃO, UM PROGRAMÃO
O Xapuri é imenso e tem mesas e mais mesas espalhadas em diversos ambientes, Dá para se perder lá dentro. O restaurante eecebe mais de 3,5 mil pessoas só no fim de semana. E mesmo com tanta gente, a equipe não parece nada atrapalhada. Afinal, ninguém vai ao Xapuri só para comer. Vai pela experiência, pelo dia especial com amigos ou familiares. É mais do que uma refeição, é um programa.
A decoração do Xapuri tem um estilo rústico que faz a gente se sentir muito bem acolhido. Muitos objetos mineiros espalhados pelos ambientes, tudo encantador. É paixão ao primeiro olhar e ao respirar os aromas que exalam da cozinha.
Tive a sorte grande de conhecer o Xapuri em um fim de semana que ele estava megacolorido. A razão? Aquele fim de semana o Xapuri havia feito um arraial. Em 2016 , a Quermesse de São Francisco aconteceu no dia 25 de junho com quitutes, brincadeiras para toda a família. Os convites são vendidos antecipadamente e comentam ser um dos grandes eventos do ano do restaurante.
OS CHEFS DO XAPURI: DE MÃE PARA FILHO
Mas não dá para falar do Xapuri sem falar da família Trombino. Com minha câmera, fui até o atual mestre do local: o Chef Flávio Trombino. Tanto trabalho que ele quase nem respirava. Mas sorria de longe.
Flávio é filho de Dona Nelsa Trombino, a grande responsável pelo brilho desse lugar incrível. Dona Nelsa foi a criadora do Xapuri e chef da casa, inaugurada em 1987, por muitos anos. Uma senhora simpática, popular e querida por todos.
Dona Nelsa, anos atrás, foi entrevistada no programa do Jô Soares.
Com o peso da idade, Dona Nelsa passou o comando da cozinha para o filho por volta do ano de 2013. Mas sempre esteve por lá, passando entre as mesas e cumprimentando seus comensais, mesmo com dificuldade para caminhar nos seus mais de 75 anos de idade. Dona Nelsa é daquelas pessoas que a gente sente vontade de abraçar, sabe?
Enfim, o restaurante e o talento para a cozinha passou de mãe para filho. Flávio ganhou recentemente um prêmio Dolmã de melhor chefe do Estado de Minas Gerais. Um reconhecimento por quem valoriza e preserva as raízes da cozinha mineira como ninguém. No Xapuri, Flavio ainda conta com a ajuda da irmã, Fernanda Trombino, gerente geral da casa.
AS CRIANÇAS NO XAPURI
Flávio já foi um profissional da equitação e por isso, até hoje, a casa do Xapuri mantém uma área imensa onde funciona um centro de equitação. Nos fins de semana a gurizada se diverte por lá dando uma volta à cavalo ou de charrete na pista.
E falando em criança, é o que não falta por lá. Há vários recantos especiais para a turma do barulho com jardim, pracinha e jogos. E ainda: monitores que coordenam atividades de pintura e outras brincadeiras. Só alegrias!
A saber: para crianças de até 8 anos o restaurante Xapuri tem o prato kids mais amado do Brasil: arroz com feijão e ovo frito ou coxinha de frango e angu ou com bife , batata frita e saladinha.
PAIXÃO DA PRIMEIRA À ÚLTIMA GARFADA
Abrir o cardápio foi como descobrir um novo mundo. Difícil eleger um prato típico mineiro entre tantas receitas que pareciam excelentes: feijão tropeiro, picanha a palito, carret ao melaço, mexidão metido a besta, costelinha da sinhã, farofa com banana, torresmo a pururuca… o que escolher???
Na dúvida, recorremos ao método tradicional: pedimos ajuda ao simpático garçom que, primeiramente, nos sugeriu as caipirinhas a casa.
Estávamos em três pessoas: eu, minha mãe e uma amiga dela. E iniciamos os trabalhos com entusiasmo. Pedimos a linguiça artesanal da casa com cebola e os famosos bolinhos de mandioca. Pensa em algo muito bom e multiplica por mil!
Como éramos apenas damas à mesa, quando o prato principal chegou achamos que não íamos dar conta. Que nada. Mandamos bem. Experimentamos a farofa com jiló e carne seca …
… e o Prato da Boa Lembrança, o ” Porco, Porco, Porco” .
Para quem não sabe o jiló é ingrediente típico da cozinha mineira. Dá um amarguinho exótico ao prato. Já o ” Porco, Porco, Porco” é uma criação mais atual do restaurante, obra de Flávio Trombino. Tem espetinho de porco em diversas versões com a carne se desmanchando. Acompanha molho barbecue, farofa com banana, arroz e feijão.
SOBREMESA NO XAPURI
É bom reservar um espaço para a sobremesa. No Xapuri, ela tem uma sala especial com toalha rendada. São cobradas por kilo. Estão lá os milhares de doces mineiros, queijos e outras especiarias.
A refeição com entradas, dois pratos principais, sobremesa para todas, caipirinhas e suco custou R$ 226, ou seja, R$ 75 por pessoa.
Dizem que a fama do mineiro começa pela cozinha. Eu suspeito que deva começar pela cozinha do Xapuri. A dica do Café Viagem é começar ou finalizar o seu roteiro em Belo Horizonte por aqui. O Xapuri é incrível.
Veja + dicas de Minas Gerais no Café Viagem
ROTEIRO 4 DIAS EM BELO HORIZONTE COM BATE-VOLTA INHOTIM E OURO PRETO
RADISSON BLUE, NOSSA DICA DE HOTEL EM BH NO CORAÇÃO DE SAVASSI
INHOTIM, DICAS PARA CURTIR ESSE PARQUE DE SENSAÇÕES
ALMOÇO EM INHOTIM NO RESTAURANTE TAMBORIL
CASA BONOMI – UM CAFÉ COM CHARME EM BELO HORIZONTE
VISITA AO MERCADO CENTRAL BELO HORIZONTE – EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA BEM BRASILEIRA
SAIBA MAIS
RESTAURANTE XAPURI
Rua Mandacaru, 60 | Pampulha.
Próximo ao Zoológico na Pampulha.
BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
Brasil
PS: Xapuri não aceita reservas entre 12h e 18hs aos sábados, domingos e feriados.
Horário de funcionamento: terça à sábado das 12h às 23hs
Domingo e feriados das 12hs às 18hs
E-mail:[email protected]
Telefone: (31) 3496-6198
Site: www.restaurantexapuri.com.br
SITES PARCEIROS DO BLOG QUE INDICAMOS PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM
ONDE FICAR
PESQUISE E RESERVE: HOTEL EM BELO HORIZONTE NO BOOKING
site que oferece melhores tarifas, sem taxa de reserva e a facilidade de cancelamento grátis.
SEGURO VIAGEM
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO NA REAL SEGURO VIAGEM
site que faz uma busca entre as melhores seguradoras e oferece o melhor preço
ALUGUEL DE CARRO
PESQUISE AQUI MELHORES TARIFAS PARA ALUGUEL DE CARRO EM MG
site que faz uma busca entre as principais locadoras e oferece o melhor preço
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Eu to encantada com essa página. Sempre sonhei em conhecer Minas Gerais e, a oportunidade chegou. Próximo mês estarei por lá, se Deus quiser. Acredita que me emocionei aqui com teus relatos, tuas fotos? Deu pra sentir a experiência sensorial daqui. Amei!!!!
Obrigada Luciana, fico feliz!! Eu amei conhecer Minas Gerais
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com