Veranópolis na serra gaúcha – Terra da Longevidade, do Restaurante Giratório e da maça
Procurando dicas sobre o que fazer Veranópolis na serra gaúcha? Então deixa eu contar parte do meu fim de semana entre Veranópolis e Vila Flores. Um dos mais surpreendentes dos últimos tempos na serra gaúcha. As duas cidades vizinhas estão a 7 km de distância uma da outra e fazem parte do Roteiro Termas e Longevidade que integra 5 municípios na Região da Uva e do Vinho no Rio Grande do Sul. E foi exatamente este roteiro que me chamou a atenção quando recebi um texto de assessoria de imprensa por e-mail sobre a Femaçã e um breve relato sobre as atrações da Rota Termas e Longevidade. Como assim? Temos águas termais na serra gaúcha? E o que seria a Longevidade? Partiu, descobrir…
O fim de semana foi dividido em dois posts no Café Viagem: este post sobre Veranópolis e o post seguinte sobre Vila Flores. Fiquei hospedada em Vila Flores na encantadora Pousada dos Capuchinhos.
+ Leia aqui o post com as dicas de Vila Flores serra gaúcha
Roteiro Termas e Longevidade na serra gaúcha
Veranópolis, Vila Flores, Nova Prata, Protásio Alves e Cotiporã fazem parte do Roteiro Termas e Longevidade. Um fim de semana é muito pouco para conhecer as principais atrações do roteiro das 5 cidades. Logo, comecei as descobertas por Veranópolis e Vila Flores. E faltou tempo pra fazer tudo que eu queria nessas duas cidades.
Como chegar a Veranópolis
Veranópolis é cidade vizinha de Bento Gonçalves (RS). No entanto, apesar de serem vizinhas, a distância é de 40 km. A bela Ponte dos Arcos (Ponte Ernesto Dornelles) divide os município e é um dos cartões postais da região. Primeira parada para fotografia na viagem. A partir de Porto Alegre, Capital Gaúcha, são em torno de 170 km pela BR 116, RS 240, RS 446 e BR 470 até Veranópolis. A melhor forma de transporte para fazer todos os passeios é o carro. Para quem quiser alugar um veículo na serra gaúcha, indico este link que parcela e tem ótimos preços.
DISTÂNCIAS:
Porto Alegre: 170 Km
Bento Gonçalves: 40 Km
Caxias do Sul: 80 Km
Nova Prata: 20 Km
Passo Fundo: 120 Km
Sobre Veranópolis na serra gaúcha
Veranópolis é o berço nacional da maçã. Aqui foram plantadas as primeiras sementes da fruta produzida até hoje pela região. Tem colonização italiana e é conhecida como a terra da longevidade. Tudo por conta da vida longa dos habitantes da cidade. Atualmente, a cidade tem 26 mil habitantes.
Veranópolis, Terra da Longevidade
Desde os anos 90, uma pesquisa investiga a vida de mais de 2500 habitantes da cidade para descobrir o segredo da vida longa dos cidadãos da Veranópolis. E o que eles já descobriram? Bem, segundo me contou o guia turístico que fez um tour comigo pela cidade, Toni Formaiare, o segredo da longevidade de Veranópolis está nas 6 primeiras letras do nome da cidade de Veranópolis (VERANO):
- V de Vinho – hábito de beber vinho tinto seco
- E de Exercício – atividade física (neste caso do trabalho na terra, capinar, etc)
- R de Religiosidade – fé, espiritualidade dos imigrantes
- A de Alimentação – boa alimentação, saudável, alimentos vindos da terra, sem conservante, etc
- N de Natureza – clima, ar puro, altitude
- O de Organização Sócio-Familiar – um dos mais importantes pilares da longevidade, convivência do idoso com a família, comunidade, amigos.
Atualmente, Veranópolis não ostenta o título de cidade mais longeva do Brasil Blumenau e Brusque em Santa Catarina disputam o título).
Cidade do veraneio
Sabia que Veranópolis ganhou este nome pois antigamente era local de veraneio para muita gente que buscava a serra gaúcha como opção de ar fresco e limpo nas férias?
O que fazer em Veranópolis: 8 atrações
1. Ponte Ernesto Dornelles ( ou Ponte dos Arcos ou Ponte do Rio das Antas)
Atravessar a bela Ponte dos Arcos (Ponte Ernesto Dornelles) é a primeira atração da visita a cidade de Veranópolis. A ponte foi inaugurada em 1952 (pelo Governador do Estado Ernesto Dornelles) e divide os municípios de Bento Gonçalves de Veranópolis.
2. Belvedere do Espigão
Alguns quilômetros após cruzar a ponte Ernesto Dornelles em direção à Veranópolis, você vai encontrar uma parada incrível para fotografia a sua direita, o Belvedere do Espigão. Do mirante você vai ver o Rio das Antas, a Usina Hidrelétrica Monte Claro e a Ponte de Ferro.
+ Leia também: post sobre o roteiro Vale do Rio das Antas
3. Passeios de Jeep em Veranópolis com Toni Formaiare
E já que falamos do Toni Formaiare (que deu a dica do segredo da Longevidade de Veranópolis que contei no início deste post), não dá para deixar de comentar que ele é o cara para turistar pela região. O Toni faz passeios a bordo de um Jeep Ford 1959 em várias modalidades. Nós fizemos o Safari Urbano que faz um tour pelo centro de Veranópolis. Mas quero voltar para fazer o Safari Aventuras da Minha Infância que desbrava o interior com cenários bucólicos, a cascata da Usina Velha, a caverna indígena, túnel e trilhos do trem, vista panorâmica do Espigão e até parada para pic-nic com delícias coloniais.
Saiba mais sobre os passeios do Toni em Veranópolis em www.toniformaiari.com.br
4. Casa Saretta
Visitar o posto de informações turísticas é sempre uma boa dica para começar a viagem. Na Casa Saretta de Veranópolis você vai encontrar folhetos, mapas e informações sobre a cidade e arredpres. Além disso, a casa é ponto turístico pois é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. Foi construída por imigrantes italianos que chegaram nessa região em 1886. Na Casa Saretta também funciona a Secretaria de Turismo. Por lá, você encontra uma lojinha com artesanato e produtos típicos da região, como as maçãs secas para fazer um chá delicioso.
Endereço: BR 470, km 177, 2201 – acesso gratuito.
De segunda a sexta (8:30h às 11:30h/13:30h às 17h)
Sábado e domingo (10h às 16h)
5. Igreja Matriz, Praça e rua coberta de Veranópolis
A praça central de Veranópolis junto à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga é o coração da cidade. Recentemente, no final de maio de 2019, foi inaugurada ao lado da Igreja a Rua Coberta onde serão celebradas festas e eventos da cidade. A rua inaugurou com uma festa linda e eu estava lá: o VeraCult.
Vale a pena conhecer a igreja por dentro que tem estilo neogótico e foi inaugurada em 1933. As crianças pequenas curtem o playground da praça.
Av. Osvaldo Aranha – Centro
6. Restaurante Giratório e Mirante da Serra
Um dos cartões postais de Veranópolis, o restaurante giratório é um programa imperdível tanto pela vista panorâmica quanto pela gastronomia. É o único restaurante giratório do Brasil e foi inaugurado em 2005. E a gente come girando? Calma, o giro completo demora duas horas. A velocidade não ultrapassa 0,05 km/h.
A torre tem quase 80 metros de altura e em dias limpos é possível ver as vizinhas Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Cotiporã. O restaurante também tem um mirante no nível acima do restaurante com luneta e binóculo para observar as belezas da Serra do Rio das Antas e as cidades de Veranópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Cotiporã.
A saber: a torre do Restaurante Giratório de Veranópolis é mais alta do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. E a comida ? Maravilhosa, funciona no esquema sequência com pratos tradicionais italianos e coloniais. Minha dica é se jogar no galetinho bem temperado e na massa caseira à bolonhesa. O almoço nos sistema sequência (all you can eat) custa R$ 83 por pessoa (sem sobremesa e sem bebida – preço em junho 2019 ) e inclui a visita ao Mirante panorâmico.
Km 178 da BR-470 – Veranópolis
Reservas: (54) 3441.8350 ou (54) 9.9902.7920 (WhatsApp)
Almoço sequência de terça a domingo – 11h30 às 14h
Jantar à la carte de sexta e sábado, das 19h30 às 22h
Site: www.restaurantegiratorio.com.br
7. Rota Turística Segredos da Maçã: Simonetto e Reino da Longevidade
A rota turística Segredos da Maçã une empreendimentos rurais de Veranópolis numa estrada com paisagens bucólicas e em alguns trechos a vista panorâmica da Rota Vale do Rio das Antas. Foi nessa região que foram plantadas as primeiras macieiras do Brasil (por isso o nome!). Os atrativos na estrada vão desde vinícolas a móveis, capelas e cachaçaria. Como eu tinha pouco tempo, visitei apenas a vinícola Simonetto – onde fiz degustação – e o Reino da Longevidade.
O Reino da Longevidade é café e loja de móveis. E ainda um pequeno memorial que conta a história de uma família de origem italiana que mantém há mais de cinco gerações o ofício de marceneiro.
Simonetto: www.vinicolasimonetto.com.br
Reino da Longevidade: reinodalongevidade.com.br
A rota foi inaugurada em dezembro 2018 e que percorre a estrada que trouxe os primeiros imigrantes italianos para a então colônia de Alfredo Chaves e onde atualmente estão as comunidades de Monte Bérico e Lajeadinho.
Veja algumas atrações da Rota Segredos da Maçã:
– Capela Nossa Senhora de Monte Bérico
– Grutinha Nossa Senhora de Lourdes
– Reino da Longevidade – Café, Móveis e Passeio Rural
– Vinícola Simonett
– Casa Bucco Cachaçarias
– Passeios Turísticos Toni Formaiari
8. Vila Flores – a vizinha imperdível
A oitava dica para curtir Veranópolis e ir conhecer a sua vizinha linda a 7 km: Vila Flores. Indico três programas imperdíveis por lá: se hospedar na Pousada dos Capuchinhos com piscinas de águas termais e vinhos do Frei Fabiano, o Filó de Vila Flores e a Vila do Pão. Tudo tão imperdível que ganhou um post só sobre Vila Flores no Café Viagem.
+ Leia aqui o post completo sobre Vila Flores no Café Viagem
Outras dicas de Veranópolis:
Arcos de Acesso a Veranópolis – Arco Sul e Arco Norte – são arcos decorados com pedras de basalto da região situados na avenida Osvaldo Aranha.
Restaurante Família Reglia – comida caseira para almoço www.facebook.com/familiaregla/
Cascata da Usina Velha – ideal estar num carro 4×4 ou no jeep do Toni Formaiare
Caverna indígena
Femaça – Festa Nacional da Maçã em Veranópolis (não acontece todos os anos)
GOSTOU? Acompanhe nossas viagens e novidades da serra gaúcha também no nosso [eltdf_button size=”” type=”” text=”INSTAGRAM” custom_class=”” icon_pack=”font-awesome” fa_icon=”” link=”https://www.instagram.com/amoserragaucha/” target=”_self” color=”” hover_color=”” background_color=”#c99e66″ hover_background_color=”” border_color=”” hover_border_color=”” font_size=”” font_weight=”” margin=””]
Organize aqui a sua Viagem para Serra Gaúcha
+ Encontre Hotéis e Pousadas em Vila Flores com até 50% de desconto
+ Encontre Hotéis e Pousadas em Veranópolis com até 50% de desconto
+ Alugue carro na Serra Gaúcha em até 12x
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Acompanhe o @amoserragaucha – nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha
+ Guia completo de Bento Gonçalves e Garibaldi – post índice com todas as dicas
+ Gramado e Canela – post índice com todas as dicas
+ Serra Gaúcha- post índice com todas as dicas
+ Guia completo de Gramado e Canela com Crianças
A viagem do Café Viagem para Veranópolis e Vila Flores contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Veranópolis e estabelecimentos do Roteiro Termas e Longevidade na Serra Gaúcha. Agradeço de coração por terem me apresentado este destino tão apaixonante. Não vejo a hora de voltar.
[eltdf_button size=”” type=”” text=”SAIBA MAIS” custom_class=”” icon_pack=”font-awesome” fa_icon=”” link=”” target=”_self” color=”” hover_color=”” background_color=” c99e66″ hover_background_color=”” border_color=”” hover_border_color=”” font_size=”” font_weight=”” margin=””]
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
adorei descobrir vc….Curto o rio grande do sul e quando posso no mes de maio vou para visitar e revisitar as cidades.
Vc falor em aguas termais….conheço nova prata tem alguma dica em veranopolis? aguardo um abraço de um paulista gauchesco
Oi Paulo
Obrigada! Vila Flores fica ao lado de Veranópolis e tem hotel maravilhoso com águas termais, foi recentemente restaurado, tá incrível.
https://cafeviagem.com/pousada-dos-capuchinhos-vila-flores/
Abs
Alexandra do Café Viagem
Visitei em Veranopolis o Espigão e Vila das flores e amei, tudo muito lindo! Pretendo voltar outras vezes pra conhecer mais.