o que fazer em Ouro Preto em 1 dia

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia – nosso roteiro

Procurando dicas sobre o que fazer em Ouro Preto em um dia de passeio? Neste post, conto sobre as atrações que visitamos em apenas um dia. Fiz uma viagem curta para Minas Gerais com roteiro de 4 dias e que valeu muito a pena. Nos hospedamos todo o tempo em Belo Horizonte e organizei dois dias de bate e volta para Inhotim (Brumadinho) e Ouro Preto.

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia: principais atrações e dicas

Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais…. 

o que fazer em Ouro Preto em 1 dia
Ouro Preto roteiro de 1 dia

OURO PRETO, cidade do Circuito do Ouro em Minas Gerais

Para começo de conversa, Ouro Preto (antigamente chamada de Vila Rica) faz parte dos Roteiros do Circuito do Ouro em Minas Gerais. A cidade possui um dos mais completos conjuntos de arte barroca do mundo, com obras presentes na arquitetura de inúmeras igrejas, esculturas de anjos e santos e pinturas. Certamente, uma das coisas que mais impressiona é a riqueza de sua arquitetura colonial e igrejas barrocas. Sem falar do cansativo, porém charmoso, sobe e desce de muitas ladeiras pelas estreitas ruelas com casinhas coloridas.

Cidade de Aleijadinho

A saber: Ouro Preto é a cidade onde nasceu Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), escultor, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial, considerado o maior representante do barroco mineiro. Muitas de suas obras podem ser apreciadas neste tour de um dia em Ouro Preto.

O que fazer em Ouro Preto: planejando o Roteiro 

Para o nosso passeio de um dia em Outro Preto, contratamos um serviço particular de transfer(táxi) para nos levar de Belo Horizonte até a cidade de Aleijadinho. Partimos do Radisson Blu (hotel em que ficamos hospedadas) às 8h30, e retornamos em torno das 18h30. De Belo Horizonte a Ouro Preto são 100 km de distância, por volta de 1 hora de viagem em uma estrada agradável e repleta de paradas para compra de panelas de pedra sabão.

Outras opções a partir de Belo Horizonte, é você pegar um ônibus ou alugar um carro.

>> Consulte aqui melhor cotação para aluguel de carro em MINAS GERAIS 

Grande parte das atrações do centro histórico de Ouro Preto podem ser feitas a pé, mas é preciso avisar que há muitas ladeiras na cidade, o que pode deixar o passeio bem cansativo. Estar de motorista nos facilitou subir algumas ladeiras de carro, poupando não só energia como também o nosso tempo reduzido para conhecer as principais atrações de Ouro Preto em um dia.

o que fazer em Ouro Preto em 1 dia

Jardineira

Uma dica da minha prima Joana que visitou Ouro Preto recentemente é o passeio de Jardineira. Ela estava com a filha pequena e sua mãe, logo o passeio facilitou muito o tour pela cidade. Segundo Joana, foi uma forma charmosa de conhecer Ouro Preto nos veículos antigos dos anos 30 e 70. O tour de Jardineira percorre com um guia igrejas e pontos turísticos da cidade.

Jardineira Ouro Preto
Minha prima Joana e a filha curtindo Ouro Preto no tour da Jardineira meses antes da pandemia começar

Onde ficar em Ouro Preto: dica de pousada de charme

Não chegamos a dormir em Ouro Preto pois fizemos bate e volta de Belo Horizonte. Mas minha prima Joana suuuper indica a Pousada Mondego. Fez elogios e falou que é linda, bem localizada (no coração do centro) e tradicional. De quebra, a Pousada Mondego faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

>>Para dicas mais em contas de pousadas em Ouro Preto com desconto de até 50%, veja neste link do Booking.com que oferece possibilidade de cancelamento gratuito. Um leitor indicou o HOTEL SOLAR DO ROSÁRIO que amei em fotos e deixo aqui a dica para vocês!!

Chegando em Ouro Preto

Chegamos de carro em plena PRAÇA TIRADENTES, coração de OURO PRETO, por volta das dez horas da manhã. Nosso motorista nos levou até o Centro Cultural e Turístico de Ouro Preto (em plena praça Tiradentes). No local, contratamos um guia de turismo cadastrado para meio turno de tour histórico.

Parte do tour foi feito de carro, em atrações mais distantes como: Igreja Matriz de Santa Efigênia (conhecida com igreja dos escravos), Mina do Jeje e Igreja Nossa Senhora do Pilar. Já as atrações mais centrais de Ouro Preto fizemos parte a pé e parte de carro, como: Igreja Nossa Senhora  do Carmo, Praça Tiradentes, Igreja São Francisco de Assis (obras de Aleijadinho), Praça do Artesanato, Museu da Inconfidência. Já vou avisando que fotos no interior das igrejas são proibidas!!

SOBRE GUIAS E TOURS EM OURO PRETO

O guia ou o city tour como o da Jardineira é essencial para quem está visitando pela primeira vez pois o destino é rico em história. Existem pacotes fechados como a van coletiva de Ouro Preto para tours em grupo. No site oficial do Turismo de Ouro Preto você pode conferir alguns dos receptivos, pacotes e guias oferecidos: ouropreto.org.br/turismo-receptivo

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia

1. Praça Tiradentes Ouro Preto (e Museu da Inconfidência Mineira)
2. Igreja Matriz de Santa Efigênia
3. Minas
4. Igreja de São Francisco de Assis (e feira da Pedra Sabão)
5. Igreja Nossa Senhora do Pilar
6. Igreja Nossa Senhora do Carmo
7. Mirante das Lajes
8. Comer em Ouro Preto: restaurantes e cafés

A seguir, um resumo de cada atração, na ordem em que visitamos…

arquitetura colonial Minas Gerais

1. Praça Tiradentes Ouro Preto

A praça Tiradentes é o coração de Ouro Preto, parte mais movimentada da cidade. Como já comentei, é lá que está o Centro Cultural e Turístico de Ouro Preto, local onde o viajante pode obter ajuda e mapas. Logo, um excelente ponto de partida para iniciar o roteiro em Ouro Preto.

Consequentemente, é na praça que também acontecem os grandes eventos da cidade. Afora o Centro Turístico, em seus arredores estão situados o Museu da Inconfidência Mineira, o Museu de Ciência e Tecnologia e, é claro, a estátua de Tiradentes.

Sua importância histórica é inquestionável. A Praça Tiradentes é um marco da Inconfidência Mineira. Foi nesse local que, em 1792, a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Independência, foi exposta após seu enforcamento.

>> Ao meu ver, a praça Tiradentes é tão importante que não deveria ter circulação de carros em seu entorno. Achei isso um ponto negativo de Ouro Preto. Além de ser uma confusão entre pedestres e motoristas, polui bastante a paisagem.

o que fazer em Ouro Preto em 1 dia
Praça Tiradentes em Ouro Preto, o coração do centro histórico

2. Igreja Matriz de Santa Efigênia 

Da Praça Tiradentes, fomos de carro (e com o nosso guia contratado) visitar a Igreja Matriz de Santa Efigênia que iniciou sua obra em 1733 e ficou pronta em 1770. Uma igreja mais distante do centro histórico de Ouro Preto no alto de uma ladeira (praticamente impossível de chegar a pé). É também conhecida como Igreja Santa Efigênia dos Pretos. E vale a pena ir até lá? Sim, tem obras de Alejadinho e a sua história de construção emociona. Sem falar que a paisagem do local é linda.

A igreja Santa Efigênia , tombada pelo IPHAN, foi construída pelos negros para ser o seu templo. Sua história também está ligada fortemente ao lendário líder negro Chico Rei, monarca africano que foi escravizado no Brasil e lutou por sua liberdade. Sua trajetória  serviu de exemplo para muitos escravos lutarem por sua liberdade.

Anote

Funciona de terça a domingo 08h30 às 16h30

Igreja Santa Efigênia Ouro Preto

3. Mina do Jeje

Após visitar a Santa Efigênia, nosso guia nos levou para conhecer uma mina. E essa dica está aqui no blog apenas por um motivo: na minha opinião, é perda de tempo visitar uma mina em apenas um dia de passeio em Ouro Preto. Sem falar que não me senti mal já na entrada da mina e não quis continuar. Só de imaginar os escravos trabalhando ali dá vontade de chorar e fugir da atração. Porém, tem gente que curte conhecer alguma mina, não é mesmo? E não dá para negar que faz parte da história de Minas Gerais e das cidades do Circuito do Ouro.

Além da Mina do Jeje tem as Minas do Palácio Velho.

Mina do Jeje

4. Igreja de São Francisco de Assis

Antes de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, paramos para almoçar. Nosso guia nos deixou em frente à Igreja de São Francisco de Assis e combinamos de nos encontrar por lá mais tarde. Nesse local, também está a famosa Feira de Pedra Sabão no Largo da Coimbra, em frente à Igreja. Almoçamos no belo casarão colonial ao lado da igreja do famoso restaurante Bené a Flauta. A vista de sua janela revelam “pinturas” da paisagem dessa área.

A Igreja de São Francisco de Assis é considerada a obra prima de Aleijadinho e do barroco brasileiro. Sua construção foi iniciada em 1776 (século XVIII)e concluída em 1794.  Sua fachada é impressionante, com imagem de São Francisco de Assis.

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis considerada a obra prima de Aleijadinho

Na maioria dos sites de avaliação, a igreja está no topo da lista sobre o que fazer em Ouro Preto. Não é a toa que é a atração mais visitada da cidade. Além disso, foi um dos primeiros bens tombados de Ouro Preto. A Igreja faz parte das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo.O prédio reúne trabalhos dos dois maiores artistas da época. Quem assina o projeto arquitetônico, a fachada, os púlpitos e as esculturas no interior da igreja é Aleijadinho. Já o colorido das imagens do teto é de Manoel Cláudio Ataíde, o grande mestre da pintura barroca e conhecido como Mestre Ataíde. Aviso: não é permitido fotografar no interior da igreja.

Enfim, é um grande símbolo do barroco e rococó mineiro. Imperdível!

Feira de Pedra Sabão
Feira de Pedra Sabão no Largo da Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis

5. Igreja Nossa Senhora do Pilar

Depois de almoçar, visitar a Igreja de São Francisco e a Feira de Pedra Sabão, andamos um pouco pelos arredores. Como ainda tínhamos algumas horas de guia, visitamos mais algumas igrejas com a presença dela.

A Nossa Senhora do Pilar foi uma das igrejas que mais me impressionou em seu interior. Tudo por conta da quantidade de ouro de seus altares e a riqueza de detalhes. Não é por menos, durante o século XVIII, Pilar foi a paróquia mais rica e populosa de Vila Rica (antigo nome da cidade). Um verdadeiro templo do barroco brasileiro.

ANOTE

Paga-se para entrar na igreja. É proibido fotografar seu interior
Visitação: Terça a Domingo: 9h00 às 10h45 / 12h00 às 16h45
O Museu de Arte Sacra, no subsolo da sacristia, tem imagens de Nossa Senhora do Pilar, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição.

Igreja Nossa Senhora do Pilar
Igreja Nossa Senhora do Pilar, por dentro é impressionante

6. Igreja Nossa Senhora do Carmo

Por fim, nossa última Igreja visitada foi a Nossa Senhora do Carmo. Uma das igrejas de mais centrais, na Praça Tiradentes. Sua longa escadaria permite uma ampla paisagem do Centro Histórico. O projeto da igreja, construída em 1766, é do pai de Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa.

Ao lado da Igreja, na casa onde o Aleijadinho viveu seus últimos anos, hoje funciona o Museu do Oratório (museudooratorio.org.br).

ANOTE

Terça a domingo, das 8h30 às 11 e das 13h às 17h.
Missas aos domingos às 8h30

 Igreja Nossa Senhora do Carmo


7. Mirante das Lajes

O mirante das Lajes foi uma surpresa final em nosso roteiro, a cereja do bolo. Um dos lugares mais lindos para se ter uma vista ao entardecer do Ouro Preto. Vale muito a pena.

Mirante das Lajes
Mirante das Lajes – onde os casais tiram suas fotos com o visual lindo de Ouro Preto – e os artesãos

8. Comer em Ouro Preto: restaurantes e cafés

Em se tratando de Minas Gerais, eu não podia acabar essas dicas sobre o que fazer em Ouro Preto sem indicar restaurantes e cafés. Sou apaixonada pela culinária mineira. Tínhamos duas opções anotadas para a hora do almoço: o famoso BENÉ DA FLAUTA – com pratos à la carte e ao lado da Igreja de São Francisco de Assis –  e o restaurante bem típico e movimentado CHAFARIZ (aberto para almoço, exceto segundas-feiras).

Para um bom café, a sugestão é o RENA CAFÉ (Rua Direita, Rua Conde de Bobadela, nº 162). Com cafés mineiros, lanches, doces e, é claro, um bom e delicioso pão de queijo.

Restaurante Bené da Flauta
Restaurante Bené da Flauta
Restaurante Chafariz
Chafariz, o farto bufê

Gostou do roteiro?

Tem alguma dica sobre o que fazer em Ouro Preto?
Comente, mande sua contribuição para o Café Viagem.

E se puder, não deixe de fazer as suas reservas através dos nossos links de parceiros (veja abaixo). São eles que nos remuneram sem que você pague um centavo a mais. E você ainda ajuda o Café Viagem a seguir publicando seus achados de viagens e vinhos.


SITES PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM PARA OURO PRETO

ONDE FICAR
PESQUISE E RESERVE SUA HOSPEDAGEM COM DESCONTO 
site parceiro que oferece descontos de até 50%, sem taxa de reserva e a facilidade de cancelamento grátis.

ALUGUEL DE CARRO EM MINAS GERAIS
PESQUISE AQUI MELHOR COTAÇÃO 
site parceiro que faz uma busca entre as principais locadoras e oferece o melhor preço

SEGURO VIAGEM
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO NA SEGUROS PROMO COM DESCONTO
site parceiro que faz uma busca entre as melhores seguradoras e oferece cupom de 5%  desconto para os leitores

PASSAGENS AÉREAS PROMO

>>Encontre aqui o seu voo para Minas Gerais em promoção

Veja mais dicas de Minas Gerais no Café Viagem:

ROTEIRO 4 DIAS EM BELO HORIZONTE COM BATE-VOLTA INHOTIM E OURO PRETO

RADISSON BLUE, NOSSA DICA DE HOTEL EM BELO HORIZONTE NO CORAÇÃO DE SAVASSI

INHOTIM, DICAS PARA CURTIR ESSE PARQUE DE SENSAÇÕES 

ALMOÇO EM INHOTIM NO RESTAURANTE TAMBORIL

VISITA AO MERCADO CENTRAL BELO HORIZONTE

ALMOÇO IMPERDÍVEL EM BELO HORIZONTE NO XAPURI

DICAS DE TIRADENTES EM FAMÍLIA

Roteiros do Circuito do Ouro em Minas Gerais 

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ana Carolina disse:

Amei as dicas, sou de BH e estou morrendo de vontade de voltar a op. Acho que já vou ir hoje depois desse post. Obrigada pelas super dicas.

Oi Ana Carolina
Obrigada. Que bom que você gosto do nosso roteiro de 1 dia em Ouro Preto.
Eu adorei visitar Minas Gerais
Abraços
Alexandra

Ricardo Rocha disse:

Bom dia Alexandra eu sou motorista de turismo gostaria que vc mandasse o seu número que tem uma viagem pra ouro preto e o meu cliente precisa de um guia e um hotel pra passar dois dias e uma noite.

Graziela disse:

Olá! Gostei Muito das suas dicas, todas otimas. Só discordo da sua OPINIÃO sobre a visita à mina. Eu achei a mina do jeje um passeio imperdÍvel. Uma Importante aula de historia -pelo Lado triste, realmente – mas a historia De um pais nao se faz apenas de belas obras, nao é mesmo? De fato é um passeio difcil para quem tem claustrofobia, mas basta respirar um pouco, confiar no guia, que o aprendizado é muito rico, vale a pena demais.

Oi Graziela
Super aceito tua opinião. É pura história do Brasil mesmo. Eu que não me senti bem lá: um lado triste , claustrofobia e muitos turistas quando fui
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Thaisa disse:

Bom dia!!

Obrigada pelas dicas… É possivel fazer esse roteiro sem carro??

Oi Thaisa
Tudo bem? Algumas coisas é possível fazer sim sem carro. Mas tem igrejas mais distantes que necessitam deslocamento de carro ou outro transporte
Abs e bom passeio em Ouro Preto
Alexandra

Amanda Silva Gomes de Souza disse:

Amei as suas dicas, dei print em tudokkk
Vou para Op semana que vem e precisava dessa visão.

Que bom, fico feliz, aproveite muuuito Ouro Preto
bj

marcio - rio de janeiro disse:

Adorei! estou indo em julho para passar só dois dias. já fui uma vez, em 2005, mas estava a trabalho e não deu tempo para curtir a cidade! obrigado pelas dicas!!

Valeu Márcio! Espero que faça um roteiro em Ouro Preto inesquecível
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com

Pingback: Para onde viajar com amigos? TOP 5 destinos no Brasil
Graziela disse:

ADorei as dicas. Gostaria de saber se indica guia em ouro preto e ainda se indica motorista que nos leve até lá, para fazermos um roteiro bem semelhante ao seu (bate e volta bh – op).

Obrigada!

GabI disse:

Amei!!!
EsTou Indo com meu namoradO estrangeiro e pensei em um SERVIÇO de transfer. VOCÊ tem dicas de onde conseguir? Quando chegaram alugaram carro?
Obrigada!!!

dante lapertosa filho disse:

Sou de Belo Horizonte e conheço muito Ouro Preto, mesmo assim aproveitei suas dicas e curti o seu jeito bacana de descrever.
Me deu uma vontade louca de voltar em Ouro Preto , então reservei hoje mesmo um apartamento nA POUSADA solar do rosário para 10 de novembro. DICA: apousada é maravilhosa. parabéns e obrigado.

Oi Dante
ADOREI a dica da pousada. Gostei tanto que vou incluir no post e deixo aqui o link pra quem quiser reservar pelo Booking
https://www.booking.com/hotel/br/solar-do-rosario.pt-br.html?aid=370133

pablo disse:

Como vocês contrataram esse guia turistico, tem algum contato?

O Guia de turismo de Ouro Preto contratamos ao chegar lá. Tem muita oferta de gente perto do Posto de Informações turísticas. Tem que pegar os que são credenciados. Pode negociar valores com eles. Tem gente com transporte e tem gente sem.
Abs
Alexandra

Linda Catarina Gualda disse:

Muito obrigada pelas dicas!! Muito úteis :)

Agradeço o comentário e desejo boa viagem. Ouro Preto é linda.
abs
Alexandra do Café Viagem

ANTONIO ROMULO DE BARROS GALINDO disse:

Olha, estive no final de junho ai. Ai vim buscar informaçoes e encontrei essa preciosidade. parabens, Muito bem detalhado. Ja salvei nos favoritos.

Obrigada Antônio. Adorei seu comentário. Espero que as dicas sobre o que fazer em Ouro Preto deixem sua viagem ainda mais especial
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Arlene- Vieira disse:

Oiê!
Adorei as dicas, iremos aproveitar cada minuto em Ouro Preto.
Obrigada!!

Claudia Sadovski disse:

Estou com uma ida bate e volta a Minas e quero levar meu filho para conhecer Ouro Preto, suas dicas foram incríveis! Tudo tudo anotadinho! Forte abraço e muitas viagens, vinhos e cafés maravilhosos para você.
Claudia 😉

Obrigada Claudia!
Desejo uma viagem incrível para vocês. Depois me conta por aqui se deu tudo certo
Abs
Alexandra do http://www.cafeviagem.com

Alexandre Rocha disse:

Obrigado Alexandra! Achei o blog por acaso procurando roteiros pra Ouro Preto. E enfim encontrei o seu. Eu vou copia-lo na minha primeira viagem a Ouro Preto. Adorei seu blog e todas as dicas. Valeu, querida!

Olá Alexandre
Agradeço os elogios! Depois deixe suas impressões e dicas de Ouro Preto por aqui , sempre bom ter novidades
abs
Alexandra

Josi Barros disse:

Dicas de Ouro! Vou anotar todas…

Obrigada!!
Abs
Alexandra do Cafe Viagem

Obrigada pelas dicas serão de grande valia pretendo conhecer Ouro preto

Luís Augusto disse:

Olá Alexandra

Vou a Outo Preto amanhã conhecer a cidade e fechar com uma República para meu filho morar, vai estudar lá Ciências da Computação. Sou mineiro e não conheço Ouro Preto.
Procurando dicas sobre “o que fazer em Ouro Preto” me deparei com seu blog. Já anotei tudo e digo que nos próximos 4 anos, terei tempo pra curtir muita coisa em OP e claro, visitar meu querido filho.

Que delícia Luís Augusto

O Caféd Viagem vai adorar nova sugestões suas sobre Ouro Preto.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Leiliane disse:

Adorei as dicas. Gostaria de saber se indica guia em ouro preto, para fazermos um roteiro bem semelhante ao seu.

Andresa disse:

O Restaurante Chafariz está funcionando e o chefe de cozinha é excelente

Obrigada, vou atualizar pois quando escrevi o post estava fechado. Deveriam atualizar infos no instagram deles, pois é difícil encontrar informações
abs
Alexandra

Amanda disse:

Olá! Amei as dicas! Como faço para contatar um guia? É seguro? Você tem o telefone? É caro? Abraços.

Olá Amanda
Para contratar um Guia em Ouro Preto sugiro entrar em contato com turismo local, ideal é pegar guias credenciados. Na Praça Tiradentes, no centro histórico, está o Centro Cultural e Turístico de Ouro Preto onde você pode obter mais informacões.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com

Paula disse:

Teria o contato do motorista que levou vcs a Ouro Preto?

Oi Paula
O motorista que peguei não faz mais serviço de transporte, infelizmente.
Abs
Alexandra

Amanda Vilela disse:

Já começo dizendo que você salvou minha viagem…
Comecei a pesquisar o que fazer em OP em dois dias e vi seu blog, descobrimos o passeio de jardineira que foi a melhor coisa que fizemos em toda a viagem. Amei conhecer e quero voltar sempre que possível. Obrigada

Uhu! Valeu Amanda, que bom que aproveitaram Ouro Preto
Abraços
Alexandra
https://cafeviagem.com/

aline disse:

Achei muito válida as dicas, estou indo em julho com minha família. Vamos ficar em BH. Onde posso achar um transfer de confiança para levar um grupo de 14 pessoas?

Olá Aline
Obrigada. Infelizmente, nao tenho esta dica, mas procuraria em sites oficiais de turismo como o de Ouro Preto como o https://circuitodoouro.tur.br/
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Juliana disse:

Achei muito interessante suas dicas, ja anotei todas!
Senti falta de dicas em Mariana? Vc nao foi?

Parabens pelas indicações.

Oi Juliana
Tudo bem? Obrigada! Infelizmente não fui a Mariana. Meu roteiro em Minas Gerais contemplou Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim (Brumadinho).
Dicas de Marina aqui são bem vindas se tiveres.
As dicas de MG estão todas neste link https://cafeviagem.com/destinos/brasil/minas-gerais/
Abs
Alexandra do Café Viagem

Daniel Andrade disse:

Perfeito esse conteúdo! Adorei as suas dicas!

Obrigada Daniel
Vai viajar para Ouro Preto?
abs
Ale do Café Viagem

error: Content is protected !!