Se você está planejando uma viagem para a Alemanha e quer saber o que fazer em Nuremberg, este roteiro de 2 ou 3 dias vai te ajudar a organizar cada detalhe da sua visita . Além disso, neste post do Café Viagem você encontra dicas práticas, atrações imperdíveis e sugestões de como otimizar seu tempo na cidade. Fiz um roteiro em Nuremberg (ou Nürnberg em alemão) intenso com meu marido. A seguir, o as dicas detalhadas pra você aproveitar muito o destino.

O que fazer em Nuremberg: roteiro completo de 2 ou 3 dias
Nuremberg é cheia de charme e história. Está situada na região sul da Alemanha, próximo à Munique (a 170 km). É a segunda cidade da Baviera, com seus 510 mil habitantes. Muitos visitantes passam apenas o dia por lá. No entanto, ao meu ver, vale a pena dormir pelo menos uma noite e sentir sua atmosfera medieval, jantar e brindar em seus deliciosos restaurantes, cervejarias ou mercado.

O roteiro de 2 ou 3 dias em Nuremberg descrito abaixo é ideal para uma primeira visita à cidade. Espero que seja útil para programar o seu passeio. Boa viagem!
Onde ficar em Nuremberg
Nos hospedamos no econômico Intercity bem perto da estação central (uma quadra), o que facilitou muito a nossa chegada de trem com malas . É um hotel padrão 3 estrelas, bem confortável e com excelentes tarifas no Booking.com. Mas há várias opções de hotéis na cidade (veja aqui). A dica é ficar próximo à estação central ou, melhor ainda, no coração do Centro Histórico.
O que fazer em Nuremberg: roteiro para 2 ou 3 dias

Roteiro Nuremberg: DIA 1
Chegamos no meio da tarde em Nuremberg, fizemos check in no hotel (veja aqui nossa hospedagem) e fomos direto ao Centro de Informações Turistícas para agendar tour e pegar mapas. Tudo a pé. Caminhamos pelo centro histórico à noite e jantamos no delicioso e minúsculo Albrecht Durer Stube que serve a comida típica alemã da região. O restaurante fica na Albrecht-Dürer-Straße 6 – faça reserva!

- check in hotel (por volta das 16h);
- visita ao Centro de Informações Turísticas (mapas e informações);
- curta caminhada pelo centro histórico (Alstadt);
- jantar no restaurante Albrecht Durer Stube (um dos mais bem avaliados em Nuremberg no TripAdvisor, adoramos!)


Roteiro Nuremberg: DIA 2
Nosso segundo dia na cidade foi muito produtivo. Fizemos quase tudo caminhando, exceto a visita ao Museu do Julgamento de Nuremberg – onde usamos nosso cartão Nürnberg Card que dava direito a uso de transportes públicos ilimitados por 2 dias.
- tour guiado Gourmet e Histórico (10h às 13h) – com provas de cerveja e comidinhas e caminhada pelos principais pontos das cidade e agendado no posto de informações turísticas);
- caminhada pelo centro histórico, Castelo Imperial Kaiserburg, Hauptmarkt;
- passeio pelas pontes, rio e pela rua mais linda da cidade com casas históricas (a Weissgerbergasse);
- visita ao Tribunal e Museu do Julgamento de Nuremberg e sua famosa sala 600;
- degustação de cerveja e jantar no gastro-pub Hausbrauerei Altstadthof
Hauptmarkt – mercado na praça central de Nuremberg
Começamos o dia em um tour que partiu do mercado situado na praça central, o Hauptmarkt. Caminhamos pelas pontes e ruas ao redor da praça com nossa guia credenciada que falava inglês.


Seguimos até o Castelo Imperial Kaiserburg onde se tem uma vista incrível e panorâmica da cidade. Aliás, Nuremberg começou a ser erguida a partir deste castelo que fica em uma montanha. Além disso, é considerado um dos palácios imperiais da Idade Média mais importantes da Europa.

Após a visita ao topo da montanha, descemos e fizemos uma parada para degustação de uma cerveja típica da cidade no pub Hausbrauerei Altstadthof. Gostamos tanto do local que voltamos à noite para jantar.
Depois da cerveja, seguimos desgustando a cidade e provamos o biscoito de Lebkuchen na famosa confeitaria Neef. A seguir, mais uma prova deliciosa: as salsichas de Nuremberg no pão no restaurante Bratwursthäusle (perto da Haupmarkt).
Caso tenha interesse, tours como este que fizemos podem ser agendados diretamente no Centro de Informações Turistícas ou no link do nosso parceiro que oferece vários passeios, veja aqui!
+ Onde comer em Nuremberg e o que provar: veja o post do Café Viagem neste link !

Casas estilo enxaimel em Weissgerbergasse
Ainda no roteiro do dia 2, caminhamos felizes pelas ruelas e pontes do centro histórico de Nuremberb e pela linda Weissgerbergasse – a rua colorida de casas antigas em estilo enxaimel.

Museu do Julgamento de Nuremberg
À tarde, ainda deu tempo de visitar o Tribunal e Museu do Julgamento de Nuremberg onde os criminosos nazistas foram condenados. Repito mil vezes: imperdível! Veja aqui o post da visita !

Roteiro Nuremberg: DIA 3
Em nossas últimas horas na cidade, fomos conhecer a vila de artesãos, a Handwerkerhof, que fica bem próxima à estação central de trem (Hauptbanhof). Trata-se de uma área murada com uma espécie de minivilarejo que retrata – na arquitetura e no artesanato – o estilo de vida de séculos passados. Há lojinhas e restaurantes por lá. Ao meu ver, é bem turístico, mas vale conferir!
- visita a Handwerkerhof (a vila dos artesãos);
- comprinhas (no mercado de Hauptmarkt e em lojas na Königstrasse );
- visita ao museu Albrecht-Dürer-Haus;
- almoço rápido na Bratwurst Röslein (ao lado da praça Haupmarkt);
- partida 13h para Munique de trem


Compras na Königstrasse
Em frente à vila está a Königstrasse, rua do comércio repleta de fast foods e boutiques.

Mercado gourmet e museu Albrecht-Dürer-Haus
Seguimos adiante e caminhamos até a Hauptmarkt para umas comprinhas gourmets. Como tínhamos tempo, resolvemos conhecer o museu Albrecht-Dürer-Haus.

Salsicha de Nuremberg
Para nos despedirmos da cerveja e da salsicha de Nuremberg (que por sinal, amei), fomos ao restaurante Bratwurst Röslein – recomendo!

Tem mais dias em Nuremberg?
Veja o que não deu tempo de incluir em nosso roteiro:
- Tour pelo Centro de Documentação Nazista Nuremberg (fizemos apenas o Tribunal)
- Para quem tem criança: Museu do Brinquedo e Museu da Faber Castel
- visita as caves subterrâneas e históricas de cerveja (mais de 700 anos de tradição)
+ Tours guiados em Nuremberg: veja aqui valores de tours guiados com diversas temáticas

Nuremberg com crianças
Para quem viaja com crianças (o que não era o meu caso), Nuremberg oferece boas atrações como o Museu do Brinquedo, Zoo, Planetário e Museu da Faber Castell. A poucos minutos da cidade, está situado o parque temático da Playmobil, o PlaymobilFun Park.

Gostou das dicas?
Sabia que uma forma de retribuir as indicações que você recebe no Café Viagem é fazendo suas reservas pelos nossos links parceiros? Não se preocupe, você não gasta um centavo a mais clicando em nossos links, apenas contribui para que o Café Viagem siga produzindo um conteúdo sério e inspirador. E sempre atualizado!
Sites parceiros do Café Viagem para Planejar a sua Viagem
Tours e ingressos na Alemanha: Get Your Guide
Hospedagem em Nuremberg: Booking.com
Seguro viagem: Seguros Promo
Aluguel de carro: pesquise aluguel de carro e pague parcelado
Chip celular: internet livre na Europa com chip saindo do Brasil
+ VEJA MAIS DICAS DE NUREMBERG NO CAFÉ VIAGEM
PROVANDO AS FAMOSAS SALSICHAS DE NUREMBERG
ONDE COMER E O QUE COMER EM NUREMBERG
12 atrações imperdíveis em Nuremberg para favoritar
Memorium Nürnberger Prozesse: o tribunal e museu do Julgamento de Nuremberg
8 MERCADOS GASTRONÔMICOS IMPERDÍVEIS NA ALEMANHA
7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE
SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA
VEJA O POST ÍNDICE : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA
SAIBA MAIS
CENTRO DE INFORMAÇÕES AO TURISTA DE NUREMBERG
ENDEREÇO: HAUPTMARKT, 18 OU KÖNIGSTRASSE, 93
Informações turísticas em inglês: tourismus.nuernberg.de/en
Informações turísticas em espanhol: tourismus.nuernberg.de/es
Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Apesar do convite, todas as opiniões e dicas são isentas e refletem a nossa experiência .
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi, Alê. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada no site
Até mais,
Bóia – Natalie
Ueba! Coisa boa. Obrigada pela seleção do post do Café Viagem. Vou lá conferir
Abraços
Alexandra
olÁ alessandra, tudo bem? o Tour que vocês fizeram é este (THE TASTE OF NUREMBERG – TOUR CLASSIC) . Obrigado e parabéns pelo blog!
Oi, Alexandra! Tudo bem? Essa viagem para Nuremberg foi em qual mês? Obrigada!
Olá Daiana
Esta viagem para Alemanha aconteceu no mês de maio, ínicio do mês. Entre 3 a 14 de maio
abs
Alexandra