Se você procura dicas sobre o que fazer em Málaga na Espanha, chegou ao local certo. A cidade foi uma grata surpresa em nosso roteiro na Espanha para comemorar bodas de prata. A gente não esperava muito, mas Málaga entregou bem mais do que a gente podia imaginar. Queríamos praia e ganhamos, também, cultura, boa gastronomia e uma energia contagiante. Um prazer apresentar Málaga no Café Viagem para vocês!
O que fazer em Málaga na Espanha: 3 dias na cidade de Picasso
Primeiramente, Málaga é a cidade onde nasceu o artista Pablo Picasso. Atualmente com 600 mil habitantes, é uma praia situada na chamada Costa del Sol na região da Andaluzia na Espanha. Porém, a gente descobriu que Málaga vai muito além de Picasso. Tem arte e história, excelente gastronomia e 16 belas praias ensolaradas no Mediterrâneo. Não é por menos que se tornou um dos destinos favoritos entre os turistas que visitam a Espanha, principalmente entre os turistas europeus.
Dizem que Málaga se reinventou nos últimos anos. Ganhou museus, uma cara mais moderna, bares e uma vibração contagiante. A seguir, listei dicas práticas sobre o que fazer em Málaga na Espanha, onde ficar e onde comer bem. Aproveite!
Como chegar em Málaga
Chegamos em Málaga de trem, a partir de Sevilha. A Estação María Zambrano tem conexão com Madri através de trens de Alta Velocidade (AVE). O trajeto trajeto leva menos de três horas. A estação central de trem de Málaga é linda e tem conexões de AVE com Córdoba, Zaragoza e Barcelona. Fica no centro da cidade, o que facilita o acesso.
A cidade também tem Aeroporto e um Porto gigante que recebe muitos cruzeiros. Aliás, Málaga é um dos principais portos de cruzeiros da Espanha.
A partir de Sevilha são 200 km. De Madri, 530 km (de trem de alta velocidade, apenas 2h40 min).
Para quem aluga um carro na Espanha, o acesso norte é pela A-45. Já a rodovia do Mediterrâneo A-7 percorre todo o litoral da província.
É importante destacar que é possível fazer a pé os principais pontos turísticos de Málaga. Além disso, é tranquilo turistar de bicicleta e ônibus.
Onde ficar em Málaga: dicas de hotéis
Para quem procura as melhores dicas de onde ficar em Málaga, eis o meu veredito depois de um roteiro intenso por lá durante 3 dias. Sem sombra de dúvida, ficar no centro de Málaga é a melhor opção. Principalmente em hotéis situados na Calle Larios, rua elegante de pedestres. Na Calle Larios, recomendo fortemente o Hotel 4 estrelas Vincci Larios. Nós nos hospedamos em um hotel boutique perto da Calle Larios que também recomendo, o Icon Malabar.
Para quem procura luxo, charme e boa localização, o histórico Palacio Solecio é a dica certeira. Ou o charmoso 5 estrelas Only YOU bem próximo ao Porto.
Para quem quer economia com charme e boa localização, tenho um achado para compartilhar: Alux Boutique Hotel. Com excelente café da manhã e um restaurante-vinoteca maravilhoso em frente ao hotel (Los Patios de Beatas).
Em contrapartida, quem gosta de ficar perto do mar – e ao mesmo tempo não tão distante do Centro – a recomendação é o 5 estrelas Gran Hotel Miramar. Situado em um prédio tombado como patrimônio histórico, do século XX. LINDO!
Outros hoteis em Málaga bem recomendados e com boa localização para pesquisar:
Hotel Larios
Molina Lario
Room Mate Valeria
Vincci Selección Posada del Patio
Cidade onde Pablo Picasso nasceu
Málaga é a cidade em que Pablo Picasso passou sua infância. Por isso, tem dois museus que fazem uma homenagem ao seu mais ilustre conterrâneo. A Fundação Picasso-Museu Casa Natal é onde nasceu o pintor em 25 de outubro de 1881. É um museu dedicado à vida do artista e está situado no entorno da histórica Praça de la Merced.
Praias de Málaga de bicicleta
Para visitar as praias de Málaga, alugamos uma bicicleta elétrica que também valeu muito a pena. O endereço para alugar é ebikemalaga.es
O valor para 1 dia de aluguel para bike elétrica é de 30 euros.
Também é possível ir de ônibus as praias ou até caminhando se for a Praia de Malagueta, a mais próxima ao centro.
O que fazer em Málaga: museus, praias e castelos
Nós iniciamos nosso passeio com um Walk Tour de 3 horas que agendamos online no freetoursandalucia.co. Disponível somente com guia em inglês ou espanhol. Valeu muito a pena, recomendo. A partir do tour, tivemos mais dois dias e meio para turistar nos principais pontos turísticos que destaco a seguir.
1. Alcazaba de Málaga (palácio-fortaleza )
2. Castelo de Gibralfaro
3. Catedral de Málaga
4. Museu Picasso Málaga
5. Mercado Central de Atarazanas
6. Hammam Al Ándalus Baños Árabes
7. Calle Larios
8. Praias de Málaga e espetos de sardinhas
9. Muelle Uno + Porto + La Farola
10. Teatro Romano
11. Parque de Málaga
12. El Pimpi
1. Alcazaba de Málaga (palácio-fortaleza )
Uma das maiores fortalezas árabes da Andaluzia. Construída no século XI por desejo do rei Badis de Granada. Além de arquitetura fascinante, tem uma paisagem incrível da cidade. Aos pés do castelo fica o Teatro Romano e o centro histórico.
Anote: Calle Alcazabilla, 2
Ingressos no site www.alcazabamalaga.com
Café Viagem recomenda: vale a pena adquirir o ingresso combinado : Alcazaba + Castelo Gibralfaro 5,50 € (disponível para venda no site oficial)
2. Castelo de Gibralfaro
Trata-se da vista mais linda e panorâmica da cidade, no topo de uma colina. Foi construído no século XIV para proteger a Alcazaba. Aliás ambos estão unidos por uma muralha externa.
É possível chegar caminhando (um longa subida), subir de bike elétrica ou, da forma mais fácil, pegando um ônibus 35 que deixa em frente à entrada do Castelo. Na volta, é tranquilo descer caminhando até o centro.
Dica: é considerado um dos melhores locais para aprecisar o pôr do sol em Málaga.
3. Catedral de Málaga
A Catedral é conhecida popularmente como “La Manquita” devido a sua torre inacabada. As obras começaram na primeira metade do século XVI e continuaram nos séculos XVII e XVIII. Seu interior tem influências renascentistas e barrocas. Infelizmente, não consegui entrar pois estava fechada para um culto religioso. Entrada 10.00 €
Site malagacatedral.com
4. Museu Picasso Málaga
Dedicado ao filho mais ilustre de Málaga, Pablo Picasso. A saber: foi o museu que ajudou Málaga a ser tornar um dos destinos mais procurados da Espanha desde que inaugurou em 2003. Aprescoleção de Picasso doadas pela nora e pelo neto do artista, Christine e Bernard Ruiz-Picasso. Certamente, é a atração mais concorrida e sugiro comprar ingressos antecipados.
Também apresenta ótimas exposições temporárias.
Anote: Palacio de Buenavista. Calle San Agustín 8
www.museopicassomalaga.org
5. Mercado Central de Atarazanas
Local imperdível para os gourmets. Nunca vi tanta variedade de frutos do mar na minha vida. Gostoso também para o café da manhã com ótimos sucos de frutas frescas, jamón ibérico e queijos. Ou então, para vermute e tapas nos arredores.
Anote: Calle Atarazanas, 10. Fecha aos domingos.
mercadomalaga.es
6. Hammam Al Ándalus Baños Árabes
Na Andaluzia o banho árabe é uma instituição. Recomendado para quem quer relaxar e viver uma experiência ancestral no centro de Málaga. Com banhos termais de diferentes temperaturas. Vale a pena incluir uma massagem na experiência.
Dica: recomendo fortemente reservar com antecedência. Programação bem concorrida e com hora marcada.
Anote: Plaza de los Mártires, 5
malaga.hammamalandalus.com
7. Calle Larios
A rua mais emblemática de Málaga, apenas para pedestres. Elegante, com muitas lojas, hotéis e cafés. Foi inaugurada em 27 de agosto de 1891 em homenagem ao Marquês de Larios, importante figura no desenvolvimento industrial de Málaga no século XIX. Liga a Plaza de la Constitución ( antiga Plaza Mayor) ao Parque de Málaga e ao porto.
Paralelamente, a Calle Larios também é o epicentro de eventos importantes como a Semana Santa , o Festival de Cinema e a Feira de Málaga. Seu ápice é durante o Natal, quando ganha luzes e aina mais brilho.
Dica: observe o chão da rua. Impressionante, de mármore e lavado na perfeição todos os dias. No início da rua (mais próximo ao Porto) está o “Monumento ao Marquês de Larios”.
Plaza de la Constitución
8. Praias de Málaga e espetos de sardinhas
São 16 belas praias à beira do mar. Visitamos a mais turística (Malagueta) e outra mais distante do centro e frequentada por locais (El Palo).
Malagueta
A praia urbana mais famosa e a mais próxima ao centro de Málaga. Repleta de bons restaurantes e quiosques para provar as típicas sardinhas assadas na brasa – especialidade local.
Praia del Palo
Mais distante do centro de Málaga e também mais tranquila. Com bons restaurantes a beira mar e sardinhas na brasa.
9. Muelle Uno + Porto + La Farola
O Muelle Uno é uma área turística no Porto de Málaga. Um calçadão à beira-mar repleto de bares, restaurantes, lojas e atividades culturais. E ainda, o Farol (La Farola), um dos símbolos da cidade.
Dica: o entardecer nesta área ao lado do mar e dos barcos é lindo.
Anote: P.º del Muelle Uno, 4, Centro
www.muelleuno.com
10. Teatro Romano
Ao lado da entrada para a Alcazaba você vai avistar as ruínas do teatro romano em Málaga. Descoberto apenas em 1951, após permanecer enterrado durante séculos. Sua construção, pasmem, é do século I, sob o império de Augusto.
Anote: Calle Alcazabilla, s/n
11. Parque de Málaga
Localizado entre o Porto e o centro histórico, um oásis verde no coração da cidade. Apenas passei de bicicleta quando fui visitar as praias.
12. El Pimpi
O restaurante e bar que é uma instituição na cidade e está situado em frente ao Teatro Romano e ao castelo-fortaleza ( Alcazaba). A casa é imensa e conta com mesas ao ar livre, terraço, bar e vários ambientes. Serve refeições com pratos típicos da culinária da Andaluzia e tapas. Prepare-se para filas nos horários concorridos!
Curiosidade: um dos sócios do El Pimpi, desde 2017, é o ator Antonio Banderas. Não é à toa que nas paredes do El Pimpi você vai encontrar fotos de celebridades que já passaram no El Pimpi desde 1971 quando foi inaugurado. Em 2024, abriu uma filial na praia de Marbella.
Anote: C. Granada, 62, Centro,
@bodegaelpimpi
Mais opções: o que fazer em Málaga
Não fui, mas também são atrações de Málaga para conferir:
Centro Pompidou Málaga
Único Centro Pompidou fora da França. O cubo colorido já se tornou um ícone de Málaga!
Museu Carmen Thyssen
Coleção de arte espanhola do século XIX, o museu destaca obras de artistas locais e da Andaluzia.
Plaza Carmen Thyssen – Calle Compañía 10
www.carmenthyssenmalaga.org
Centro de Arte Contemporânea
A arte urbana das fachadas e dos locais do bairro alternativo do Soho. A avenida da Alameda Principal e o cais chamado Muelle Heredia concentra grande parte dos grafites na rua.
Para visitar por perto
Se tiver tempo, vale a pena visitar estas cidades próximas a Málaga:
Nerja (praia) – 50 km de distância
Marbella (praia) – 60 km de distância
Ronda – 100 km
Mijas Pueblo – pueblos brancos
Granada – 125 km
CUPOM DESCONTO ROTEIRO + TRANSFER + RECEPTIVO
O Café Viagem indica a parceira Fabi Zavatta que oferece serviço de receptivo e transfer tanto em Portugal quanto na Espanha (saiba mais neste post). Para receber o desconto de 5%, mencione o Café Viagem no seu contato ou reserva pelo Instagram:
@fabizavatta
Veja os comentários no TripAdvisor sobre serviço da Fabi
No mapa abaixo você confere localização dos pontos indicados neste post sobre o que fazer em Málaga….
Onde comer em Málaga e o que provar
Restaurantes, cafés e bares, não faltam boas opções gastronômicas para visitar em Málaga na Espanha. Nós adoramos e indicamos o Mercado Atarazanas, com vários restaurantes e bares no entorno. No café da manhã, prove os sucos naturais do mercado e os tradicionais churros com chocolate quente do café Casa Aranda (perto do mercado de Atarazanas).
Outro imperdível é o El Pimpi, como já citei acima, uma instituição e tem como sócio Antonio Banderas.
Los Patios de Beatas é uma vinoteca-restaurante que adoramos. Foi uma das melhores experiências de toda a viagem. Em frente ao restaurante está uma pequena e ótima cafeteria com café da manhã (Mi Cafecito Brunch & Bistro). Já para quem não abre mão de ir em um restaurante estrela Michelin, a dica é o José Carlos García.
Não deixe de provar os frutos do mar e os espetos de sardinhas assadas em quiosques nas prais. Aliás, há vários restaurantes à beira mar. Para uma experiência mais elegante, vá ao Antonio Martín na Praia de La Malagueta.
Afora as sardinhas, outra iguaria para provar de Málaga é o doce chamado Loca. Grande parte das cafeterias vendem o doce.
E por falar em doce, não deixe de provar o sorvete em um ícone local: heladeria da Casa Mira (ou Dimas Mira e Hijos). Minha sugestão: o sorvete sabor Turrón.
Cerveja e Vinhos de Málaga e Andaluzia
Essa região da Espanha é conhecida por seus vinhos fortificados, tanto na região de Málaga quanto de Jerez (Cádiz). Málaga tem Denominação de Origem Protegida para vinhos tranquilos, doces e secos e vinhos licorosos. Esses vinhos mais doces são servidos como aperitivo antes das refeições ou tapas. Ao meu ver, não são vinhos que agradam facilmente todos os paladares!
Se quiser se aprofundar no tema vinho, visite a Antigua Casa de Guardia, ( Alameda Principal, 18, Centro) uma das vinícolas mais antigas de Málaga, fundada em 1840. A casa oferece ampla variedade de vinhos doces e secos típicos da Costa do Sol. Prove o famoso vinho de Málaga e o Pedro Ximénez (vinho doce), servidos diretamente das barricas.
No quesito cerveja, Victoria Málaga é a preferida local. Produzida em Málaga desde 1928.
Cerveja típica
SAIBA MAIS
Málaga – Costa del Sol
Andaluzia, Espanha
Central de Informações ao Turista: Pl. de la Marina, 11, Centro
Sites: www.malagaturismo.com
www.spain.info/pt_BR
QUANDO IR:
A alta temporada é entre setembro e outubro por conta do calor que intenso (e insuportável) nos meses de julho e agosto. Para quem quer evitar o calor, maio e abril também são excelentes meses.
A partir de novembro, a cidade está toda decorada e iluminada para o Natal.
>> Mais dicas da EUROPA NO CAFÉ VIAGEM
NOSSO ROTEIRO MÁLAGA 3 DIAS
DIA 1
Walk Tour Málaga pelo centro histórico
Caminhada no Muelle Uno
Visita Castelo de Gibralfaro
Jantar El Pimpi e sorvete Casa Mira
DIA 2
Café da manhã no Mercado Central de Atarazanas
Alcazaba
Praias de bike elétrica (Malgueta e El Palo)
Porto e Muelle Uno
Jantar Patios de Beatas
DIA 3
Museu Picasso
caminhada pelo centro
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?