Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que fazer em Guaporé RS: um dia Nutela e outro Raiz

O que fazer em Guaporé RS: roteiro de compras e ecoaventura no Vale do Taquari

O que fazer em Guaporé no Rio Grande do Sul foi a pergunta que me fiz quando fui convidada pelo Belas Shopping para dar uma voltinha turística na cidade. Pesquisei e fiquei surpresa com a região. Aliás, são duas regiões. Afinal, a cidade faz parte de duas áreas turísticas do Rio Grande do Sul: a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari. Tem trem, cascata, gruta, viadutos cênicos, compras e muito mais. Em 2 dias deu para ficar bem impressionada.

vista da cidade do Cristo Redentor

Onde fica Guaporé? 

A cidade está a 200 km de distância de Porto Alegre, na região Nordeste do Rio Grande do Sul. Tem cerca de 25 mil habitantes. A partir de Bento Gonçalves, são por volta de 70 km.

Assim como muitas regiões da serra, Guaporé é um município de cultura italiana. O que tornou a cidade conhecida em todo o Brasil foi o seu Autódromo Internacional. Em contrapartida, o que eu não sabia é que Guaporé tem outras atrações muito mais imperdíveis o ano inteiro. Vamos conhecer?

O que fazer em Guaporé: compras 

Primeiramente, a mulherada mais consumista vai gostar de saber que Guaporé é destino de compras. Sim, é pólo de joias e lingeries.

Destino de joias e lingeries

São inúmeras lojas que vendem para revendedores e consumidores e estão espalhadas no centro da cidade e no shopping Belas Guaporé.

Belas Guaporé

Belas Guaporé, o shopping de joias e lingeries

O que fazer em Guaporé: ecoaventura

Além das compras, e junto com as cidades vizinhas do Vale do Taquari, Guaporé é destino de ecoaventura com cascatas, grutas, túneis e ferrovias. E pasmem: é possível aproveitar tudo isso em um passeio de 4×4, de cicloturismo ou trekking. Ou até de trem em datas específicas.

Ferrovia do Trigo

A Ferrovia do Trigo é uma das grandes atrações de ecoaventura nessa região. Trata-se de uma das ferrovias mais importantes e impactantes do Brasil, construída entre os anos 50 e 70.  Está situada no Vale do Taquari no Rio Grande do Sul. São 21 túneis e 17 viadutos.

Ferrovia do Trigo

Ferrovia do Trigo com 21 túneis e 17 viadutos

Guaporé, o ponto de partida do Trem dos Vales 

Sim, é de lá que parte o passeio do Trem dos Vales. Trem turístico que percorre a região do Vale do Taquari pela famosa Ferrovia do Trigo que tem paisagens de cinema. Aliás, nem parece ferrovia brasileira. Saiba que um dos viadutos é o mais alto das Américas e um dos mais altos do mundo. Não é pouca coisa, certo?

Meu roteiro em Guaporé teve duranção de 2 dias . O primero dia, um roteiro Nutela. Já o segundo, um roteiro raiz. Confira a seguir…

ROTEIRO 2 DIAS GUAPORÉ E VALE DO TAQUARI

 

DIA 1: GUAPORÉ SERRA GAÚCHA

No primeiro dia, a parte mais “Nutela do Roteiro”, fiquei apenas em Guaporé. Como chovia, aproveitei para conhecer as lojas do Belas Guaporé (e fazer umas comprinhas, afinal ninguem é de ferro). Após as compras, aproveitei para percorrer o centro da cidade que tem prédios históricos muito bem conservados, como o da Biblioteca Municipal, o da Padaria Vovó Chica e o da Igreja Matriz.

Ah, não deixe de experimentar uma torta com café na Padaria Vovó Chica. 

A seguir, visitamos de carro o Autódromo – que por sinal não dá pra ver muita coisa. Deve ser mais legal quando tem evento, claro!

Cristo Redentor: atração anúmero 1 de Guaporé no Tripadvisor

A saber: a atração número 1 de Guaporé no Tripadvisor é o Cristo Redentor. No morro mais alto de Guaporé (o Morro do Gallo), o  monumento do Cristo possui 13 metros de altura e foi construído em 1967. O acesso é pelo trevo principal, à esquerda da entrada da cidade.

Principais Aatrações Guaporé

  • Compras joias e Lingeries
  • Centro da Cidade: Igreja Matriz, Praça e  Biblioteca, Padaria Vovó Chica, Lojas
  • Cristo Redentor
  • Autódromo
  • Gruta do Seminário
  • Belas Guaporé
    Cristo de Guaporé

    atração número 1 de Guaporé no Tripadvisor é o Cristo Redentor

ONDE FICAR EM GUAPORÉ: DICA DE HOTEL

Nos hospedamos no hotel-fazenda Pala Sierra, hospedagem nova na cidade em área rural. Tudo novo, com restaurante, cavalos, trilha, lago para piquenique e  até bicicletas.

Adoramos o café da manhã e o espaço oferecido aos hóspedes para confraternização (lareira e restaurante).


ONDE COMER EM GUAPORÉ: CAFÉ E RESTAURANTES

Foi meio mão sair à noite do hotel-fazenda. Mas, como só tínhamos uma noite, queria conhecer um restaurante de Guaporé. Ficamos em dúvida entre dois bem indicados: o Primo Café e Restaurante e a Pizzaria do Chico. Pela proximidade com o nosso hotel, acabamos visitando a peculiar Pizzaria do Chico que fica bem escondida. Você jura que não vai chegar em lugar algum e de repente, um lugar rústico e charmosinho.

No dia que fizemos compras na cidade, almoçamos no Di Nono no Belas Guaporé e comemos uma torta maravilhosa na Padaria Vovó Chica.

VINÍCOLAS DE GUAPORÉ

Não deu tempo de visitar as vinícolas da região, são elas:  Vinícola Scalco, Giaretta e Gheller.
Se tiver mais tempo no seu roteiro, pode ser um bom passeio!

A vinícola Gheller tem loja de joias e vinhos no Belas Guaporé

 

DIA 2: VALE DO TAQUARI ( Túneis, Viadutos e cascatas)

Segundo dia em Guaporé foi um roteiro raiz… Fizemos um passeio de de 4×4 como o condutor Charles do @caminhosguiados. Foi aí que cruzamos a “fronteira”  da serra gaúcha e percorremos também o Vale do Taquari, ambos no Rio Grande do Sul. 

Foi um dia itenso de viadutos, túneis, cascatas, moinho, gruta e até lama. Percorremos uma estrada onde somente um bom veículo 4x 4 passa. Verdadeiro rally.

Dia 2: Viadutos da Ferrovia do Trigo: Mula Preta

Começamos pelo Viaduto Mula Preta em visão de vários angulos. O Mula Preta é um dos viadutos símbolos da Ferrovia do Trigo com 98 metros de altura e comprimento de 360 metros. Todo curvado, sem mureta de proteção e sem piso de concreto. Está situado na divisa dos municípios de Guaporé e Dois Lajeados, obra férrea que liga um morro ao outro.

Viaduto Mula Preta

Na sequência, fomos conhecer o Viaduto Pesseguinho e sua cascata. Na parte superior do viaduto está situada a Casa Recanto da Ferrovia que oferece estrutura de banho, restaurante e camping para turistas. O Pesseguinho é um viaduto vazado com 268 metros de extensão e 86 de altura. Tem uma estutura semelhante ao Mula Preta. É o número 20 de viadutos da Ferrovia do Trigo, situado a 5 km do Mula Preta.

Ferrovia do Trigo Pesseguinho

Viaduto Pesseguinho

Casa Recanto da Ferrovia

 

Dia 2: túnel abandonado e mirante da Ferradura

Aventura foi grande percorrendo um túnel abandonado. E logo a seguir, um mirante com vista da Ferradura do Rio Guaporé.

Dia 2: Viaduto V 13

Enfim, chegamos ao ponto mais visitado do roteiro, o Viaduto 13, ou melhor, V13. Considerado o mais alto viaduto das Américas e um dos mais altos do mundo. Está situado em Vespasiano Corrêa no Rio Grande do Sul. Embaixo do viaduto há estrutura de camping e alimentação e até cascata para banho no verão e com vista para viaduto.

Ferrovia do Trigo

o famoso V13 da Ferrovia do Trigo

 

Minha dica é provar o PF raiz do Recanto da Cascata que tem um feijão com gostinho de infância , assim como a coca litrão de vidro. Foi lá que descansamos e almoçamos (almoço entre R$ 30/40 valor em setembro 2021). O visual é surreal. 

Almoço no Viaduto 13

Cascata no Viaduto 13

 

Dia 2: Moinho Colonial e Gruta do Seminário

Por fim, após o almoço, tivemos mais duas paradas. A primeira foi no Moinho Colonial em Vespasiano Corrêa que também tem uma bela cascata. Um pouco mais adiante, em Guaporé, visitamos também a belíssima Gruta do Seminário (ou Gruta dos Padres).

O que fazer em Guaporé

Gruta do Seminário

O que fazer em Guaporé

Mesmo sem ter a presença do sol no nosso passeio, a aventura foi inesquecível. Adorei “meu dia Nutela e meu dia Raiz”.

Um passeio que pode ser feito tanto de trem, veículo 4×4, bike ou caminhada pela Rota dos Túneis e Ferraduras

ROTEIRO NO INSTAGRAM E PODCAST

Para quem quister ver fotos do passeio ou vídeos, vale a pena acessar o Instragram @amoserragaucha e o @cafeviagem .

+ Para ouvir o roteiro em áudio e a entrevista com Charles do Caminhos Guiados,
só clicar no nosso PODCAST AMO SERRA GAÚCHA EP 30

MAPA

>> Fiz um mapa no Google Maps onde marquei várias atrações. Clique no link e confira

 

SAIBA MAIS

Guaporé e Vale do Taquari
Rio Grande do Sul, Brasil
Hospedagem: Hotel Fazenda Pala Sierra
Passeio Guiado: condutor Charles do caminhosautoguiados.com.br
Onde comer: Padaria Vovó Chica, Primo Café, Pizzaria do Chico, Di Nono (no Belas Shopping), King Bowling Bar
Compras: Belas Shopping

 

TURISMO DE COMPRAS E AVENTURA

Essa viagem teve apoio do Belas Guaporé Shopping de Fabricantes e parceiros da região. O Belas fica na ERS 129, tem lojas direto de fábrica, tendo como destaque joias e semi joias e moda íntima (lingerie). Além das lojas, tem espaço para shows e Kids, eventos, café e restaurante Di Nono. Uma das vantagem é que as lojas abrem também no domingo. Programação ótima em caso de chuva, como fizemos! Agradeço a oportunidade

 

Nossas melhores dicas do Rio Grande do Sul – post guia

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • hahaha…….alexandra aranovich degustando um pf raíz, por essa eu não esperava……bom né!? que delícia de refeição em um lugar fantástico. já passei por V. CorrÊa, mas náo cheguei ao v13.
    belo passeio no geral !

      • Isso aí…….A Coca-cola de vidro são as mais saborosas, tanto de 1l quanto 290ml.

DEIXE SEU COMENTÁRIO