Minas do Camaquã – descobrindo um fim de semana de ouro no RS
O post sobre Minas do Camaquã no Rio Grande do Sul abaixo foi inicialmente escrito por Juliana Jung, colaboradora do Café Viagem. Ela viajou com o marido e filho. Em 2017, viajei ao local com amigas na trip que virou um guia, a Rota Farroupilha. Em 2021, atualizei o Post Minas do Camaquã já que algumas empresas já não estão mais operando no local.
(Atualizado em junho 2021 ) Em agosto fomos conhecer um paraíso no Rio Grande do Sul chamado MINAS DO CAMAQUÃ. Tão perto de Porto Alegre e tão inexplicavelmente desconhecido. Trata se de uma cidade a 70km de Caçapava do Sul, cerca de 3h e meia a 4 horas de Porto Alegre. Muito pequena, quase deserta desde que a exploração de cobre parou em 1996.
Minhas do Camaquã surgiu em 1965
O local surgiu em 1865 quando foram descobertas as primeiras jazidas de cobre. Contudo, só virou mesmo uma cidade (com cinema, igreja, escola e tudo mais) quando o famoso playboy, Francisco Pignatari (1917- 1977), resolveu investir por lá e ganhar fortunas, tendo mais de 5 mil moradores. Quando a mina foi desativada (por volta de 1989), muita gente abandonou o local e a cidade ficou conhecida como “cidade fantasma“.
Por mais de um século, entre 1865 e 1996, o cobre transformou essa pequena vila em celebridade no Rio Grande do Sul.
Minhas do Camaquã hoje: turismo de aventura
Atualmente 400 famílias moram no local que recentemente ganhou um impulso com o turismo de aventura. Minas Outdoor Sports é a empresa que opera as atividades esportivas e turísticas. Há trilhas, passeios de bicicletas, caiaques, tirolesa, arvorismo, camping, entre outros. O passeio mais famoso é o da visitação das galerias de minas e da cratera a céu aberto onde o guia conta a história da cidade e da exploração do cobre.
Grupo de SUP em Minas do Camaquã
O nosso grupo foi convidado a participar dessa aventura pela empresa Paddle Trip, focada em organizar viagens para remadores de SUP. Assim a turma de 25 pessoas partiu em uma van fretada, com reboque próprio para as pranchas, em uma manhã de sábado às 5 horas da madrugada. Minha família foi a única que optou em ir de carro por causa do meu filho Gui, a única criança do passeio.
A estrutura de Minas do Camaquã
A cidade é muito pequena, não pega nem sinal de celular e tem opções bem simples de hospedagem e alimentação.
Atualmente, são 3 pousadas, 1 restaurante e 1 lancheria. O nosso grupo ficou todo junto na Pousada Minas, que é simples, com banheiro coletivo, mas muito aconchegante e limpa. A gente também recomenda a Pousada Bellamina que, por enquanto, é considerada a melhor da cidade com banheiros privativos.
À noite sentamos ao redor de uma fogueira para confratenizar e desligar dos eletrônicos. Bom demais.
Atividades de aventura Minas do Camaquã
Lá existem diversas atividades de aventura, todas muito bem organizadas e estruturadas por uma empresa de ecoturismo (a Minas Outdoor Sports na época dessa viagem) que possui autorização para ingressar nas Minas e na barragem João Dias. Esta empresa faz parceira com a Paddle Trip e organiza o acesso dos grupos nesses locais, pois sem agendamento prévio não há como fazer algumas das atividades, em especial a remada na Mina a céu aberto.
Minas do Camaquã: Trilha e tirolesa
Fizemos alguns desses passeios, como a trilha até o topo do Moro da Cruz. É relativamente tranquila e vale muito a pena, a vista é de tirar o fôlego. Lá de cima pode se ver todo o vale e a represa, onde é possível remar no meio do verde. A descida pode ser feita pela segunda maior tirolesa do Brasil, com uma descida de 1.100 metros.
Galerias das Minas
Também fizemos o passeio guiado pelas galerias das antigas Minas subterrâneas de extração de cobre. São diversos túneis que se ligam, e que um dia chegaram a ter 43 km de extensão e cerca de 300 metros de profundidade. Achei bem interessante, pois é uma maneira de conhecer a história do local, da região.
SUP só é permitido com grupos fechados
Mas o mais especial foi com certeza remar na cratera da Mina de céu aberto. Quando abandonada tinha cerca de 350 metros do topo ao fundo, sendo que 150 metros de profundidade encherem de água. A água é transparente e em muitos pontos fica num tom azul indescritível. Maravilhoso.
Importante
1. NÃO É POSSÍVEL REMAR OU MERGULHAR NA CRATERA SEM GRUPO DE APOIO. O feito acima só foi possível por ser um grupo com apoio e segurança para tal atividade. No local há uma barragem onde é possível fazer atividades de canoagem e SUP, mas não é possível mergulhar já que também é perigoso.
2. Durante o inverno as atividades de aventura (como tirolesa, arvorismo, entre outros) costumam não funcionar. Verifique com o local!
Quem não tinha prancha, a empresa Paddle Trip emprestou. Assim todos participaram da remada.
Minas do Camaquã: ouro ao entardecer
Mas o melhor ainda estava por vir. Ao entardecer, o sol fica num ângulo que transforma os paredões cinzas num dourado brilhoso, parecendo ouro. Momento Inacreditável !
Remar junto aos enormes paredões é uma experiência única e extraordinária. E estar junto da família e amigos me deixou lembranças inesquecíveis. Enfim, recomendo muito para quem gosta de fazer atividades físicas em contato com a natureza. Foi memorável e voltarei com certeza.
Valeu turma, espero que esta seja primeira de muitas viagens. Até a próxima.!!!
Leia também no Café Viagem sobre Caçapava do Sul, região das Minas do Camaquã
+ Pôr do sol no Forte de Caçapava do Sul
+ CAÇAPAVA DO SUL: ONDE COMER BEM
+ Guia RS – Rota Farroupilha, a viagem que virou um guia
As Guaritas
No caminho até as Minas de Camaquã, você vai encontrar um dos grandes pontos turísticos da região, as Guarita. Consideradas umas das 7 Maravilhas do Rio Grande do Sul, segundo Secretaria de Turismo do Estado, as rochas formadas pela erosão de milhares de anos são um ponto turístico dessa área que já serviu de cenário para televisão e cinema.
>>Atualizado em junho 2021
Infelizmente, não encontram o os mais informações sobre a empresa de turismo citada neste post que operava o esporte de aventura no local. Em 2015, uma tempestade danificou pontos emblemáticos da vila. A pouca chuva fez com que o Arroio João Dias, utilizado para banho, secasse.
Dizem que atualmente o turismo nessa área é quase inexistente e limitado às experiências de montanhismo. Ainda existem antigas estruturas dos campings para quem quiser acampar. Antes de viajar para essa aventura, verifique condições e estruturas no local
Nos últimos anos diversos eventos foram relatados e fizeram com que grupos liga- dos a ufologia começassem a visitar a região, até fundarem uma associação e manterem na região um Observatório Ufológico.
COMO CHEGAR: Minas do Camaquã RS
Distante 70 km do Centro de Caçapava do Sul RS. Siga o trajeto indicado para as Guaritas, deixando a BR- 153 ao chegar ao entrocamento com a RS-625, seguindo sempre pela estrada de terra.
De Caçapava do Sul a Minas do Camaquã: 70 km via BR- 153 e RS-625
SAIBA MAIS
>ONDE FICAR EM CAÇAPAVA DO SUL
Pesquise aqui melhores hospedagens em Caçapava do Sul e Minas do Camaquã e arredores
>MINAS DO CAMAQUÃ
Caçapava do Sul – RS | Brasil
Distância de POA a Minas do Camaquã: 300,9 km via BR-290
(por volta de 3h30/4h de viagem)
> BELAMINA RESTAURANTE E POUSADA
Minas do Camaquã, Caçapava do Sul – RS
Tel.:(55) 99284375 / (55) 97110675
Facebook: www.facebook.com/BellaminaMinasDoCamaqua
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Gostaria de fazer um reparo no texto sobre as Minas do Camaquã. Nele está escrito que as atividades de mineração tiveram seu encerramento no ano de 1989. Na realidade a paralização se deu n ano de 1996, o que ocorreu em 1989, foi a criação de uma empresa chamada BOM JARDIM S/A. A qual os empregados adquiriram o poder acionário da companhia brasileira do Cobre-CBC, num processo inédito de visto que o governo federal (BNDES) havia colocado a companhia no processo de desestatização no ano anterior(1988). Como não houve interessados, os funcionários adquiriram a empresa até a exaustão das jazidas conhecidas. Um detalhe, a mina à Céu Aberto paralisou suas atividades no ano de 1995. De mais, o texto está perfeito. Um fraterno abraço.
José Deni Rodrigues Silveira – (Derli)
Sou morador,Gestor Ambiental, Guia Turistíco e historiador autodidata das Minas do Camaquã.
(55) 99711-6990
Gostaria de fazer um reparo no texto sobre as Minas do Camaquã. Nele está escrito que as atividades de mineração tiveram seu encerramento no ano de 1989. Na realidade a paralização se deu n ano de 1996, o que ocorreu em 1989, foi a criação de uma empresa chamada BOM JARDIM S/A. A qual os empregados adquiriram o poder acionário da companhia brasileira do Cobre-CBC, num processo inédito de visto que o governo federal (BNDES) havia colocado a companhia no processo de desestatização no ano anterior(1988). Como não houve interessados, os funcionários adquiriram a empresa até a exaustão das jazidas conhecidas. Um detalhe, a mina à Céu Aberto paralisou suas atividades no ano de 1995. De mais, o texto está perfeito. Um fraterno abraço.
José Deni Rodrigues Silveira – (Derli)
Sou morador, Gestor Ambiental, Guia e Condutor de Turismo e historiador autodidata das Minas do Camaquã.
(55) 99711-6990
Muito obrigada pelas informações José. Agradeço.
Grande abraço
Alexandra do Café Viagem
Estive la este final de semana (09/04/18) e a mina está interditada para visitação, não e possível nem se aproximar dela! O parque esta funcionando normalmente!
Boa tarde pessoal moro em canguçu pouco tem nos fim de semana adoro ativodade céu aberto gostaria de corrigir hoje não existem atividade nenhuma nas minas do CAmaquã.triste mais e decepcionam por que tu em frente hora de estrada ,por não tem um chat avisando que não tem atividade lá.
Oi! É possível chegar até a cratera? Gosto de sair de moto e visitar lugares novos. Pensei em ir esse final de semana, 23/08/20
Oi Marcus
Sim, é possível. Mas tem que ligar para confirmar como estão funcionando durante a pandemia
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
BOA TARDE!
gOSTARIa MUITO DE INFORMAÇÕES .eSTIVE HA MAIS DE 20 ANOS FAZENDO LEVANTAMENTO PATRIMONIAL DA ENTÃO CBC E NUNCA MAIS RETORNEI
tENHO MUITA VONTADE DE VISITAR NOVAMENTE.
boa noite. Gostaria de fazer uma visita rápida em minas do camaqua na mina. tens algum contato de algum guia, para verificar disponibilidade? agradeço…alexandre baumgaertner
boa noite. Gostaria de fazer uma visita rápida em minas do camaqua na mina. tens algum contato de algum guia, para verificar disponibilidade?
também queria comprar o livro rotas farroupilha…como faço? via pix se possivel
Oi Alexandre
Tudo bem? Para comprar o Guia Rota Farroupilha pelo pix você pode enviar um email para [email protected] que envio a chave
Abs
Alexandra do blog Café Viagem
Maravilhosa , Minas é minha cidade favorita pra reconectar com a natureza e aproveitar a beleza q tem lá , amo sentir a vibe de lá 🌳☀️✨👏👏👏♥️
Meu relato, cheguei hj no dia 23/07/3023 os portões fechados com correntes e cadeado, encontrei aqui o número da pousada e ligamos, a senhora q nos atendeu disse q está fechada a 4 anos e q se alguém acessasse seria convidado a se retirar. Parece que a Fepam multou o parque e desde então está fechado e proibida a entrada a visitação. Somente a Vila está aberta à visitação, porém ficam alguns km a para o outro lado.
Olá Viviane
Obrigada pela informação sobre portões fechados nas Minas do Camaquã RS
Abs Alexandra
Quando do PMC – 1979 à 1981 trabalhei com a Consultoria PAULO ABIB ENGENHARIA S/A, Expansão do Projeto, foi uma experiência diferente, muito conforto, boa alimentação, tínhamos automóvel para movimentação com combustível pago, conhecemos a região da campanha, finais de semana dava para visitar as fazendas próximas, as pessoas muito hospitaleiras, muita festas.
NOSSA EQUIPE:
EURICO CORVO – DIRETOR DO PROJETO – Engenheiro de Minas, Nacionalidade Portuguesa.
IMAR SANTANA DE AZEVEDO – Engenheiro Coordenador – Natural de Goiás – GO
ALFREDO PROCACCIO – Engenheiro Civil/Administrador de Empresas – Nacionalidade Italiana.
OLDRICH OTAVA – Economista, Gestor de Custo – Nacionalidade Austríaca.
EZI RODRIGUES MARTINS – Contador, Gestor de Recursos Humanos – Técnico em Segurança do Trabalho – Rio G Sul.