Atualizado: ATENÇÃO, o restaurante Locanda di Lucca, originalmente situado no Caminhos de Pedra (as fotos deste post são de lá) mudou-se para Monte Belo do Sul (no final do roteiro do Vale dos Vinhedos) junto à @vinumterra. Na Linha Alcântara Alta, Capela Caravaggio, 1065, Monte Belo do Sul .
Locanda di Lucca – uma cozinha orgânica e biodinâmica
Locanda di Lucca é um restaurante no roteiro Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves (RS), inaugurado em maio de 2016. Sabe aqueles lugares para ter uma autêntica e memorável experiência gastronômica? Sim, o Locanda di Lucca é o lugar certo. Quase como um segredo bem guardado em um dos desvios do roteiro Caminhos de Pedra por uma estrada que vai dar em Pinto Bandeira. Cheio de encantos e delicadezas que começam na recepção de Edgar Giordani tocando sua sanfona.
Sobre o Locanda di Lucca no Caminhos de Pedra
A bela casa de pedra centenária, que já abrigou o artista Bez Batti e suas obras, foi restaurada para dar vida ao projeto do casal Edgar Giordani e Marilei. São eles junto com o filho Lucas que fazem tudo no restaurante: cozinham, servem e atendem os comensais.
Edgar é énologo, com especialização em agricultura biodinâmica. É produtor e entusiasta de alimentos orgânicos e biodinâmicos. Sua esposa, Marilei, é arquiteta e doutoranda em Paisagem Cultural Vitícola na Serra Gaúcha pela UFRGS. É ela a responsável pela cozinha e pelos detalhes lindos da decoração da casa. Cada mobília ou canto da bela casa de pedra merecem uma foto. Tudo muito charmoso. Aliás, o charme não está só na mobília antiga como também na escolha das louças à mesa. Impossível não comer com os olhos no Locanda di Lucca com tamanha beleza e poesia em cada prato.
Edgar logo se apresenta e emociona com suas palavras sinceras. Oferece um espumante de boas-vindas e apresenta a proposta da casa que preserva a cultura e amor à terra. Conta também sobre seus estudos e produção de vinhedos biodinâmicos. Alguns produtos produzidos por ele são vendidos no local como o delicioso mel. A cozinha tem o conceito slow food, com destaque para ingredientes locais, orgânicos e biodinâmicos, grande parte oriundos da produção de Edgar.
Locanda di Lucca: os pratos
É o comensal quem dá o start para iniciar o preparo da sequência de pratos que vão sendo servidos à mesa. O menu é sazonal e são por volta de 5 pratos com a sobremesa. Pedimos um espumante da região, Cave Geisse, para harmonizar com a refeição.
A caponata com banana servida com lascas de pão orgânico.impressionou.
Cada prato era uma pintura à mesa. Na sequência, um caldo de abóbora levinho …
… e uma salada fresquíssima com mix de flhas verdes, figos, laranja, lascas de parmesão, molho de mel e mostarda.
Um ovo pochê acompanha um pão de fermentação natural.
Sabe a refeição perfeita e sem pressa? Uma trilha gostosa de fundo acompanhava a delicadeza dos pratos. E o dia lá fora iluminava nossa janela deixando a experiência ainda mais charmosa. Very romantic!!
E eu nem precisava do prato principal para ser feliz, uma carne de porco servida com arroz biodinâmico, com coco, cenoura, pimentão e cúrcuma.
A sobremesa, outra aquarela: um sorvete artesanal com maracujá negro.
Quanto custa?
A refeição finalizou com um café passado na hora em uma louça que as mulheres se derretem. O valor do almoço (sem bebidas) é R$ 98 por pessoa (preço janeiro 2018 – inclui todos os pratos e espumante de boas vindas!). Preço mais do que justo para este banquete da natureza com a delicadeza do serviço e da cozinha do casal de proprietários. Concorda?
Certamente, uma experiência gastronômica cheia de afeto e sabor para viver sem pressa. Ah, é imprescindível reservar a sua refeição por telefone ou por mensagem na Fanpage do Locanda di Lucca.
Procurando hotel ou pousada em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos ?
SAIBA MAIS
Restaurante Locanda di Lucca
NOVO ENDEREÇO: Linha Alcântara Alta, Capela Caravaggio, 1065,
Monte Belo do Sul – RS
Reservas e WhatsApp: +55 (54) 9 9711-0424
Almoço aos sábados e domingos. Para almoço nos demais dias da semana ou jantares, somente sob agendamento.
Site: www.locandadilucca.com
VEJA + DICAS DA SERRA GAÚCHA NO CAFÉ VIAGEM
O que fazer em Pinto Bandeira – roteiro completo
10 programas em Bento Gonçalves com crianças
10 atrações imperdíveis da Vindima de Bento Gonçalves
Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra | um roteiro de onde ficar, comer e beber
Onde comer no Caminhos de Pedra
Como é o passeio de trem Maria Fumaça – dicas
ROTEIRO FIM DE SEMANA: Vale dos Vinhedos com amigas
Onde comer no Vale dos Vinhedos
Todas as dicas e roteiros de Bento Gonçalves e Arredores
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?