O Grupo Miolo e a GOL Linha Aéreas são parceiras nos ares. E agora, também, no enoturismo. A dupla acaba de promover o primeiro Wine Tour aos vinhedos do Brasil. E o destino fugiu do lugar comum. Fomos conhecer o Vale do Rio São Francisco no nordeste brasileiro. O Café Viagem teve a honra de estar entre os convidados para visitar esse terroir inusitado e ímpar não só no Brasil como no mundo. Afinal, a região de clima semiárido apresenta o bioma da Caatinga (único no mundo), a fruticultura irrigada e os vinhedos tropicais. E, acima de tudo, conta com o gigante Velho Chico (Rio São Francisco) que une tudo isso proporcionando até duas safras e meia de uva por ano. Tim-Tim!
O milagre do vinho no sertão: enoturismo no Vale do Rio São Francisco
Confira a seguir o incrível Wine Tour com Miolo e Gol pelo nordeste brasileiro. A saber: desde 2022, o Vale do São Francisco tem Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel espumante.
NOSSO ROTEIRO NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO
O grupo do Wine Tour ficou hospedado em Petrolina (PE) em um hotel de ótimo padrão e serviço com vista para o Rio São Francisco, o Nobile Suites del Rio. Pela manhã, visitamos os vinhedos da vinícola Terranova Miolo onde fizemos colheita da uva, degustação dos rótulos da casa e visita guiada com enólogos. Conhecemos também uma Fazenda de frutas, a Grand Valle, onde provei a melhor manga da minha vida.
À tarde, fizemos um passeio no Vapor do Vinho pelo Lago de Sobradinho onde tivemos excelente almoço regional com bufê de pratos nordestinos, banho de lago e um pôr do sol memorável. À noite, fomos ao Restaurante Capivara em Petrolina que serviu jantar harmonizado com vinhos e espumantes da Miolo. A viagem foi curta mas intensa em emoções e aprendizado.
O início da viagem: voo Gol de Guarulhos SP a Petrolina
O Wine Tour Miolo e Gol começou na Sala Vip da Gol de Guarulhos de São Paulo com a apresentação de alguns rótulos da Miolo que são servidos nos voos internacionais para a classe Gol Premium. Meu preferido foi o Seival sauvignon blanc da Mioloda Campanha Gaúcha. Vinho jovem, fresco, boa acidez. Após os brindes, pegamos um voo da Gol de São Paulo (Guarulhos) a Petrolina em Pernambuco.
De Petrolina a Vinícola Terranova Miolo no Vale do Rio São Francisco
Petrolina (Pernambuco) está a cerca de 40 km de distância da Vinícola Terranova do Grupo Miolo em Casa Nova na Bahia. O complexo enoturístico da Terranova foi inaugurado em 2008. A vinícola elabora vinhos, espumantes, destilados e suco de uva. Está situada no Vale do Submédio São Francisco. Atualmente, o Vale do São Francisco abriga as seguintes vinícolas além da Terranova Miolo: Botticelli, Bianchetti, Mandacaru, Terroir do São Francisco, vitivinícola Rio Sol e Vitivinícola Quintas São Braz. As propriedades estão distribuídas entre os municípios próximos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria em Pernambuco e Casa Nova na Bahia.
A viagem de ônibus de Petrolina à propriedade da Terranova Miolo foi bem tranquila. Chegamos por volta das 9h30 da manhã para visita aos vinhedos com o gerente da Terranova, Adauto Quirino Junior. Já a visita aos tanques e barricas foi conduzida pelos enólogos da vinícola Raphael Loura e Eloísa Nogueira. Tivemos a honra da participação de Adriano Miolo – superintendente do Grupo Miolo – durante todo o tour. Foi ele quem conduziu a degustação junto com o enólogo Raphael.
Os vinhedos do Vale do Rio São Francisco possuem a mais avançada viticultura tropical do mundo. Além do Vale do São Francisco, atualmente só encontramos essa viticultura em algumas áreas da Índia e Tailândia. – Adriano Miolo
O que faz o Vale do São Francisco ser um vinhedo tão único ?
O milagre do vinho no Sertão
Foi Adauto quem explicou algumas das peculiaridades desse terroir extremo onde a mata branca da caatinga se transforma em paisagem verde. E a pergunta que não quer calar: como um solo seco, argiloso e pedregoso em uma região plana de altas temperaturas, onde quase nunca chove, representa hoje um potencial gigante de produção de frutas ? Só pra se ter uma ideia, as propriedades do Vale do Rio São Francisco são, hoje, responsáveis por 90% da produção de uvas de mesa do Brasil. A região também tem a maior produção de manga do país. Ou seja, a fruticultura move a economia, movimenta as exportações e está formando uma das regiões que mais gera renda e emprego.
Quem vê de perto se espanta com o contraste da mata branca e da paisagem verde das plantações irrigadas.
Vinhedos Irrigados
E onde está o segredo? A mágica está na irrigação com o sistema de gotejamento, tecnologia que vem de Israel e da Califórnia. Já a captação da água no Vale do Rio São Francisco vem do Lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo. O Lago foi construído na década de 70 com o represamento das águas do Velho Chico.
O Ciclo da Videira: do verão ao inverno em apenas 1 dia
No Wine Tour Vale do Rio São Francisco o nosso maior impacto foi ver no mesmo dia, e em poucos metros ou km de distância, os vinhedos na fase do outono, do inverno, da primavera e do verão. Nesse terroir é a ação do homem que determina o ciclo da videira (repouso, poda, brotação, colheita) através do controle da água. Na maior parte do mundo o ciclo dura 1 ano.
Mas no Vale do Rio São Francisco, dura apenas 4 meses, o que resulta em até duas safras e meia por ano. Assim, o resultado é que quase sempre tem colheita em algum lote dos vinhedos. Então, anote: para ver as videiras carregadas de uvas tem colheita na Terranova Miolo de abril a agosto e de outubro a fevereiro.
Grande parte dos vinhedos da Terranova é em espaldeira. O pérgola (ou latada) é usado somente no cultivo do Moscato Itália que faz o espumante Moscatel Terranova (onde fizemos a colheita nas fotos abaixo).
Uvas mais doces no Vale do Rio São Francisco
O sol brilha 300 dias por ano no Vale do Rio São Francisco. O calor intenso e os dias ensolarados deixam as uvas – e outras frutas cultivadas nesta região – bem mais doces. Uma prova disso são os sucos de uva. Prove o Sunny Days da Miolo pra sentir quanta doçura em um suco que não é adoçado !
Visita e Degustação vinhos e espumantes na Terranova Miolo
Após a visita aos vinhedos e colheita da uva, percorremos os tanques e barricas da vinícola onde provamos o vinho base para espumante Moscatel. Também conhecemos a área onde é produzido o destilado Miolo Brandy Imperial.
Espumantes Terranova Miolo
Na sala de degustação provamos 5 rótulos da Terranova Miolo. Os espumantes da Terranova são refrescantes e têm aromas e sabores mais frutados e aromáticos. Apresentam variedades como Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Verdelho, Moscato Itália e Grenache. Um dos mais famosos é o Terranova Rosé de Noir – Brut Rosé com aroma de frutas vermelhas. Na degustação provamos também o espumante Brut Terranova e o Moscatel.
Tintos Terranova Miolo
A uva tinta emblemática do Valle do Rio São Francisco é a Syrah, seguida da Tempranillo. É com a Shyrah que a Terranova produz o ícone da casa, o vinho Testardi, estruturado, com aromas de frutas e notas defumadas. Recentemente, a Miolo lançou a linha Single Vineyards, vinho de um único vinhedo, procurando expressão máxima de cada terroir onde está presente. Do Vale do Rio São Francisco, a linha apresenta o Single Vineyard Syrah Miolo que traz aromas de frutas maduras e notas defumadas.
Castas Brancas da Terranova Miolo
Na Terranova Miolo as castas brancas principais são: Moscato Itália, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdellho.
Feliz por fazer parte do primeiro Wine Tour Miolo e Gol
Sou apaixonada por viagens com vinho no roteiro. Quem me acompanha no Café Viagem sabe que essa paixão me levou pra sala de aula. Desde o início do ano estou fazendo o curso de sommelier da ABS-RS na serra gaúcha. Logo, fiquei muito feliz com a oportunidade de conhecer a moderna viticultura em um local improvável do Brasil. De quebra, fui apresentada à paisagem da caatinga e conheci o Rio São Francisco – um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul que passa por 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas).
Viagem de lindas surpresas nesse emocionante roteiro de enoturismo no sertão. Valeu, Gol e Miolo!
Sabe aquela música…
O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
Vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
O trecho da música acima (Sobradinho) é de Sá e Guarabira. Foi composta com o objetivo de protestar contra a construção da usina de Sobradinho no interior da Bahia na década de 70. Os compositores se basearam na profecia de Antônio Conselheiro para apontar os impactos causados pela construção do lago de Sobradinho. Em contrapartida, anos depois, é evidente que a barragem de Sobradinho garantiu o crescimento econômico de toda a região, melhorando as condições de trabalho e vida da população.
Assim, p povo se divide. E por enquanto eu diria que …
O sertão vai virar mar … mar de uvas
POR FIM, DICAS PRECIOSAS PARA TURISTAR NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO:
1. Nos voos de Petrolina para outros destinos do Brasil (mesmo com conexão), é possível levar até 6 garrafas na mão no avião. Eu vi gente carregando também caixas de frutas e me arrependi de não ter comprado um estoque das mangas maravilhosas que provei na Fazenda Grand Valle.
2. Para ter uma experiência completa, consulte o post do Café Viagem sobre o Vapor do Vinho que inclui a visita à Terranova Miolo, passeio de barco e almoço regional.
3. Leve roupas bem leves, chapéu e protetor solar.
4. Agende sua visita às vinícolas
5. Tome muuuuita água, o clima é seco.
Veja o vídeo com melhores momentos do Wine Tour Vale do Rio São Francisco
SAIBA MAIS
VINÍCOLA TERRANOVA
BR 235 km 40
Casa Nova Bahia
Visitas de segunda a sexta, das 9h às 14h. Fim de semana e feriados somente com agendamento antecipado.
Valor da Visita: R$ 15 (visita vinícola, vinhedos e degustação).
O ingresso dá um bônus R$ 5,00 para compras de vinhos, espumantes e destilados na loja da Vinícola Terranova.
Informações e agendamento: [email protected] ou pelos telefones:
(74) 3536-1132
(74) 3527-4243
(74) 3527-4002
Sites: www.miolo.com.br
O Wine Tour Vale do Rio São Francisco foi um convite do Grupo Miolo e Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Agradeço a oportunidade.
Sobre o Grupo Miolo
O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).
Sobre a Gol Linhas Aéreas Inteligentes
GOL Linhas Aéreas Inteligentes é a maior companhia aérea do Brasil. Atualmente, opera 700 voos diários para 64 destinos (Brasil, América do Sul, Caribe e, em breve, Estados Unidos). A companhia mantém alianças estratégicas com a Delta Air Lines, Air France e KLM.
Mais informações: www.voegol.com.br
Veja mais roteiros de enoturismo no Brasil no Café Viagem:
Vapor do Vinho – o grande atração do Vale do Rio São Francisco
Roteiro de Vinho na Fronteira do Campanha Gaúcha
10 vinícolas imperdíveis para visitar na Serra Gaúcha
+ Roteiro vinícolas em Santa Catarina
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi Alexandra, adorei a postagem e as dicas! Mas fiquei com uma dúvida sobre a melhor época do ano para fazer esta visitação.. Podes me ajudar com mais esta dica? =)
Muito Obrigada!
Oi Carla
Obrigada pela visita! Bem, como tem colheita quase o ano todo por lá, eu acho que o inverno é uma boa época pois não é tão quente (e isso que ainda é quente).
Beijos e bom passeio
Alexandra do Café Viagem
Qualquer época vc irá gostar. Inclusive o passeio na barca.
Entre as cidades de Petrolina-PE e Casa Nova-BA exite um curso superior de vinicultura e enologia para quem buscar especialização na área, no Instituto Federal de Pernambuco IF-PE.
Que post maravilhoso! Super obrigada pelas dicas e pelas lindas fotos do local! :)
Amo café e vinho. Viajo com você sempre.
Que amor, obrigada!
Beijooo
Olá Alexandra, tudo bem!
Ler a materia me fez relembrar O dia que estive na minha Terra natal-juazeiro- e tive a oportunidade de fazer Este passeio maravilhoso com o meu esposo.
Vale muito a pena conhecer os encantos do vale do são francisco.
Obrigada por divulgar lindamente a sua experiencia! 🥰
Obrigada pelo seu comentário afetuoso!
Abs e sempre bem-vinda nesse pequeno mundo do Café Viagem
Alexandra
Estou organizando um passeio com a família pelas vinícolas do vale do São Francisco para esta semana e seu post me ajudou muito. Grata!
Olá Milena
Fico feliz, bom passeio!
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Lindíssima,amei as dicas, vou sim agora em fevereiro,sou amante do miolo queria muito um piquinique regado ao vinho, não vi aí no seu roteiro. Mas vejo muito na Serra Gaúcha o piquenique wine miolo.
Olá sra.Alexandra. Sou o Francisco Vasconcelos, do RJ, e tenho feito alguns cursos sibre vinhos; e gostaria muito de aprender um pouco mais. Se poder, me passa algo que me acrescente conhecimento, agradeço.
Sou de Petrolina e adorei todas as informações contidas na página. Realmente a nossa região é muito rica. Faltou visitar a Vinícola Rio Sol, os melhores espumantes.
Entre as cidades de Petrolina-PE e Casa Nova-BA exite um curso superior de vinicultura e enologia para quem buscar especialização na área, no Instituto Federal de Pernambuco IF-PE.
Olá Alexandra,
As vinícolas têm hospedagem pra ficar aí um fim de semana?
Olá Eva
Infelizmnente, na época que fui ao Vale do Rio São Franciso não havia nenhuma.
abs
Alexandra
Quero conhecer( eu e meu marido) as viniculas do vale do São Francisco e fazer este tour que voce fez.
Que informações você pode me dar.
Obrigada