Motivos para visitar Emilia Romagna na Itália não faltam. Eu visitei a região e amei. Voltaria certo. Abaixo, descrevo algumas das razões para se apaixonar por este cantinho delicioso da Itália.
O motivo do Foo Fighters para visitar Emilia Romagna
Em 2015, um vídeo emocionante da pequena cidade de Cesena em Emilia Romagna na Itália bombou nas redes sociais (veja abaixo o vídeo). Um grupo de fãs italianos apaixonados pelo Foo Fighters chamou a atenção do mundo de forma criativa e impressionante. O vídeo era dirigido à banda americana, mas acabou, é claro, impactando todo o mundo para essa região cheia de entusiasmo e paixão na Itália. O que eles queriam? Que Dave Grohl tocasse em Emilia-Romagna. Ao som de “Learn to Fly” mais de 1000 italianos selecionados pelo organizador do feito (e sonhador), Fabio Zaffagnini, arrasaram. O projeto ganhou o nome de #Rockin1000 . Vendo o vídeo, dá vontade de dançar, chorar e se juntar a essa galera. A multidão de músicos foi regida pelo maestro Marco Sabiu, que já trabalhou com artistas como Pavarotti (para quem não sabe, o tenor Luciano Pavarotti era de Modena, em Emilia Romagna!). Não demorou muito para Dave Grohl enviasse a sua resposta a essa galera (e em italiano!)
afirmando que Foo Fighters irá a Cesena> https://goo.gl/gxmgUI
Pois então, vendo o vídeo bateu uma saudades imensa, gigante da viagem que fizemos à Emilia-Romagna em 2013 no projeto BlogVille (por sinal, outro baita sucesso nas redes sociais de Emilia-Romagna!). Nessa viagem, aprendi a amar essa região da Itália que não é tão procurada por turistas. Todo mundo quer ver Roma, Veneza e Florença. Mas acaba passando sem perceber a energia e a paixão que habitam Emilia-Romagna.
Os meus 5 motivos para visitar Emilia Romagna
Em Bologna, Modena, Parma, Montese ou Cesena é possível sentir a paixão pela música, pela gastronomia, pelos carros, pelo ecoturismo e por todo o legado histórico e cultural desse pedaço da Itália. Emilia-Romagna não é só a terra da Ferrari ou da Lamborghini como também do Parmigiano Reggiano, do Pavarotti, das universidades históricas e das melhores escolas de música do mundo. Tem o contraste da antiga arquitetura dos prédios com a alegria dos jovens universitários. A região pulsa em criatividade como demonstra o vídeo do Rock In 1000. Toca o coração. Não nasci italiana por detalhe! Mas pelo menos, casei com um italiano da Serra Gaúcha. Não é, Mojo?
Abaixo, 5 motivos para você visitar Emilia-Romagna junto com Dave Grohl !
Ci vediamo a presto, Cesena! 5 passos para aprender a voar (Learn to Fly!) in Emilia Romagna.
1. A gastronomia de Emilia Romagna
amor a primeira mordida
Comer e beber em Emilia-Romagna é tudo de bom. Só a gastronomia da região já vale a visita.
Leia Aqui a matéria completa com dicas do que provar em Emilia Romagna!
2. Os Montes Apeninos
Descubra a importância histórica de Montese para o Brasil e a incrível paisagem da região.
Leia aqui a matéria completa com um roteiro de bicicleta pelos montes Apeninos da Itália !
3. A antiga e jovem Bolonha
Cidade que pulsa com clube de jazz, noite forte, prédios históricos, restaurantes e a primeira universidade ocidental, fundada em 1088. O termo “universidade”, aliás, vem de sua criação
Leia aqui a matéria completa com dicas de Bolonha !
4. Queijo Parmigiano Reggiano e bike em Parma
Parma para comer queijo Parmigiano Reggiano e prosciutto e pedalar com charme e elegância
Leia aqui a matéria completa com o Roteiro de Parma !
5. Modena para os apaixonados por carros e aceto Balsamico
Modena é a cidade dos motores, das máquinas como a Ferrari. E ainda: para os apaixonados por carros, pelo aceto Balsamico e pela alta gastronomia do Chef Massimo Bottura. Sua Catedral, a Torre Civica e Piazza Grande são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Leia aqui a matéria completa com roteiro e dicas de Modena na Itália !
SAIBA MAIS
Post índice de Emília Romagna no Café Viagem, leia aqui
Sobre o Rock In 1000, clique aqui!⇒ Hotéis indicados em Emilia-Romagna, pesquise aqui!
⇒ Hotéis indicados, tarifas e resevas em Emilia Romagna : Parma | Bologna | Modena |MonteseSpecial thanks to the tourism board of Emilia Romagna
for inviting Café Viagem to the Blog Ville project.O Café Viagem foi um dos blogs brasileiros convidados pelo Turismo de Emilia Romagna para conhecer essa região da Itália em maio/2013 representando a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). Independente do convite – que proporcionou a hospedagem em Bolonha e alguns passeios na região – , as opiniões são todas bem pessoais e isentas.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Que delíciaaaaaa!
Adorei a matéria, muito explicativa.
As fotos também estão incríveis, parabéns.